Nosso dia de Pânico na Neve

18:15 Tongariro National Park, Nova Zelândia – 04 de julho de 2012

Já faz 40 minutos que o carro com o resto do grupo partiu. Ficamos apenas eu, Rafa e Luíza aguardando no estacionamento da estação de esqui. As outras pessoas também já foram embora, restam poucos carros aqui. A cabana mais próxima é um restaurante, mas temo que esteja fechado. Meu medo é que interditem a estrada por causa da neve e os outros não possam voltar para nos buscar. Não temos comida, nem água suficiente para passarmos a noite. Isso se conseguirmos resistir ao frio, claro.

O dia estava bonito e quente. Tão quente quanto pode estar em uma estação de esqui. Pobre de nós, pessoas tropicais pouco acostumadas com o gelo! O tempo virou rápido. Em cerca de três minutos, a neblina nos cercou e não conseguiamos ver nada ao nosso lado. E a temperatura caiu, cedo demais. Tão rápida quanto veio, a neblina foi embora. Mas o frio ficou. Meus dedos da mão doem e já não sinto mais os de pé. Parece impossível parar de tremer.

Os primeiro sinais de hipotermia começam a aparecer. Eu li sobre eles uma vez: pele fria, tremor, fadiga, irritabilidade, apatia, sonolência, hipertensão arterial, arritmias, dificuldades na fala, confusão, delírio, coma e, finalmente, morte. Confusão! Sinto que a Luíza vai ser a primeira a sucumbir. Ela corre de um lado para o outro, pula e diz coisas sem sentido como “Vamos brincar de pinguim”! Ela sempre foi menos resistente ao frio.

Nós sabíamos que corríamos esse risco. O aviso estava em todos os lugares, mas nós não tivemos muita escolha a não ser ficar lá e esperar. No carro que alugamos, o mais barato da loja, não cabiam cinco pessoas e cinco equipamentos de esqui.

Delírio! Já enxergamos luzes ao longe, na estrada. Não era nada. Será que estamos vendo coisas? Mais um farol. Cada farol é uma esperança de salvação… Dessa vez é real. Um carro vem em nossa direção. Não é o que esperamos, mas pode ser uma ajuda. O veículo se aproxima e diminui a velocidade. O motorista coloca a cabeça para fora. “Vocês têm cigarro?”, pergunta. Não, não temos. Ele sorri e vai embora. Estamos sozinhos novamente.

Logo vai escurecer. Não sei que chance teremos quando sol se por. Será que vamos vencer o frio?  Caso o pior aconteça, deixo registrado meus últimos pensamentos (que são, na verdade, citação de um bravo herói):

“This is such a beatiful place to be with friends” Dobby

Ass. Naty

O relato acima, baseado em fatos reais, conta do dia em que tivemos que esperar nossa carona na neve e a temperatura caiu drasticamente de uma hora para outra. Tudo bem, ele é bastante exagerado ficcional. Nós não chegamos nem perto de ter hiportermia e a Luíza… bom, a Luíza estava só sendo ela mesma. A verdade é que qualquer frio é monstruoso para quem nasceu em terras tropicais.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

Ver Comentários

  • Muito bom o texto, fiquei curioso para saber o final e não consegui parar de ler. Ainda bem que foi tudo exagero, quer dizer, ficção...

    • Hehehe, foi exagero mesmo. Mas eu juro que tive que ficar 30 minutos em frente ao aquecedor para parar de tremer de frio depois disso. Com neve e frio não se brinca, né? Obrigada por passar por aqui! Abraços!

Compartilhar
Publicado por
Natália Becattini

Posts Recentes

O que eu vi do alto do campo base do Everest

*Por Silvia Paladino No dia 12 de outubro de 2023, eu cheguei ao acampamento base…

5 meses atrás

Como é a relação dos iranianos com o álcool

– Aí estão vocês, eu estava esperando! Venham!, disse, apontando para um beco que parecia…

5 meses atrás

Lençóis Maranhenses e o artesanato com fibra de Buriti

Chegar no povoado Marcelino é uma atração à parte na visita aos Lençóis Maranheses. Depois…

3 anos atrás

Como são os Cursos Domestika? Descubra como funciona a plataforma

A Domestika é uma comunidade criativa e que oferece diferentes categorias de workshops: do desenho…

3 anos atrás

Niède Guidon, a arqueóloga que mudou a Serra da Capivara

“Na Pedra Furada, abaixo de um local onde havia pinturas, escavamos tentando encontrar marcas do…

3 anos atrás

Comida saudável pra todos: comer bem e descolonizar o paladar

“Muita gente acha que comer saudável é cortar açúcar, por exemplo, entrar num mundo de…

3 anos atrás