A experiência de voo de balão na Capadócia

A Débora Resende é leitora aqui do 360, tem 21 anos e também é autora do blog Foco no Mundo. Ela já fez dois intercâmbios e compartilhou conosco um pouco de suas viagens pelo globo.

Desde criança, voar de balão era um dos maiores sonhos da minha vida. Quando coloquei a Turquia no roteiro do meu mochilão pela Europa, vi que era a chance de realizar meu sonho. A Capadócia é um dos principais destinos para quem quer voar de balão e essa é a atividade que atrai mais turistas para a região.

Eu fui no mês de Setembro, que não é considerado alta temporada, então deixei para reservar o voo assim que chegasse lá. Para quem vai em alta temporada, a melhor opção é fazer a reserva com antecedência, principalmente se for ficar apenas um ou dois dias na região.

Assim que cheguei no hotel, vi vários folhetos de empresas que fazem o passeio e pedi para a recepcionista ligar e reservar em uma delas para o dia seguinte. A primeira já estava sem vagas, então ela ligou para outra que tinha disponibilidade. Estava marcado que, às 4:30h da manhã, uma van da empresa iria me buscar na porta do hotel.

No dia seguinte, pontualmente, a van estava lá e me levou para o escritório da empresa, onde eu fiz o pagamento e pude tomar um pequeno café da manhã, com café, leite e alguns biscoitinhos. Os valores variam entre 130 e 160 euros por pessoa, para os voos econômicos, que tem duração de 1 hora e o balão tem capacidade para 16 pessoas. Depois que todos os passageiros estavam na empresa, entramos novamente na van e fomos para o local do voo. Chegando lá, alguns balões já estavam subindo e foi uma sensação indescritível presenciar aquela cena. Parecia que eu estava dentro de um filme – ou de um sonho!

Entramos todos no balão, colocamos o cinto e então o piloto se apresentou e nos deu algumas instruções. Estava perto de 6h da manhã, o sol estava nascendo, o dia estava clareando e o balão começou a subir. Foi um dos momentos mais incríveis da minha vida e é impossível explicar o que eu senti durante todo o voo. Eu estava tão em paz e tão feliz que acho que poderia ficar ali para sempre!

O piloto parecia super experiente e nos levou bem pertinho das formações rochosas que são lindas e famosas na Capadócia. Depois fomos subindo, subindo, e chegamos a 1km de altura, podendo apreciar uma vista maravilhosa. Eram tantos balões coloridos no céu azul que parecia uma pintura, eu ainda não acreditava que estava realmente ali.

Infelizmente o tempo “voa” e uma hora depois começamos a descer. Nos abaixamos para a posição de pouso que o piloto havia nos ensinado e pousamos em cima da caminhonete da empresa. Existe uma tradição de brindar com champagne após todo voo de balão, para comemorar que tudo ocorreu como esperado. Além do brinde, ganhamos um certificado assinado pelo piloto.

A van da empresa levou todos de volta para os hotéis e eu fui dormir mais um pouquinho, para depois aproveitar o tempo que me restava na incrível Capadócia.

O voo de balão foi uma das melhores experiências que já tive na vida! É uma atividade bem cara, mas vale a pena cada centavo gasto. Na minha opinião, é uma das coisas que todo mundo deveria colocar na lista de coisas para se fazer antes de morrer 🙂

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
360meridianos

Blog de três jornalistas perdidos na vida que resolveram colocar uma mochila nas costas e se perder no mundo.

Ver Comentários

  • Realmente Débora, o passeio de balão na Capadócia é uma experiencia indescritível. Mas Turquia é muito mais do que Istambul e Capadócia. Pamukalle e Éfeso é de perder a respiração é transpirar cultura e beleza. Um país delicioso, amigável e encantador. Também não vi referencia ao museu Topkapi com joias verdadeiras!!!! Com o terceiro maior diamante do mundo, relíquias originais e usadas pelos sultão e odaliscas, escravos e eunucos. Até os bebedouros dos cavalos são cheias de detalhes. O castelo "O senhor dos senhores", do outro lado do Bósforo, erguido em mármore com jardins preservados, portas, banheira, tapetes, tudo original da época dos sultões!!! É um espetaculoso a parte. Sem falar das frutas, legumes e um peixe que nunca havia comido tão saboroso. Turquia é maravilhosa. Obrigada

Compartilhar
Publicado por
360meridianos

Posts Recentes

O que eu vi do alto do campo base do Everest

*Por Silvia Paladino No dia 12 de outubro de 2023, eu cheguei ao acampamento base…

5 meses atrás

Como é a relação dos iranianos com o álcool

– Aí estão vocês, eu estava esperando! Venham!, disse, apontando para um beco que parecia…

5 meses atrás

Lençóis Maranhenses e o artesanato com fibra de Buriti

Chegar no povoado Marcelino é uma atração à parte na visita aos Lençóis Maranheses. Depois…

3 anos atrás

Como são os Cursos Domestika? Descubra como funciona a plataforma

A Domestika é uma comunidade criativa e que oferece diferentes categorias de workshops: do desenho…

3 anos atrás

Niède Guidon, a arqueóloga que mudou a Serra da Capivara

“Na Pedra Furada, abaixo de um local onde havia pinturas, escavamos tentando encontrar marcas do…

3 anos atrás

Comida saudável pra todos: comer bem e descolonizar o paladar

“Muita gente acha que comer saudável é cortar açúcar, por exemplo, entrar num mundo de…

3 anos atrás