Trabalhar viajando é o sonho de muita gente. Tanto que foi só a gente contar do nosso estilo de vida aqui no blog para choverem perguntas. A gente já falou sobre o conceito de nômade digital em vários posts, mas esse não é o único caminho. Existem trabalhos que não têm nada de digital, mas permitem que você viaje bastante sem deixar de lado sua carreira. Neste post, a gente já deu a dica de como conseguir uns trocados na estrada. Veja agora 12 profissões para quem gosta de viajar.
Acompanhar turistas, montar roteiros, organizar uma viagem. Essas são algumas das atribuições de um guia de turismo. Claro, é necessário fazer cursos na área e, caso você queira atuar no exterior, pode ter que tirar uma carteira especial que comprove sua habilidade na profissão. Em outros casos, você pode tentar ser guia de uma dessas empresas que promovem Free Walking Tours e não exigem formação na área, além de inglês fluente. O Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de São Paulo tem uma tabela referencial para remuneração no setor.
Tenho dois amigos que já consideraram essa carreira para viajar mais. O comissário de bordo é o profissional que dá assistência a passageiros e ajuda a tornar o voo mais seguro e confortável. É uma profissão que exige talento para lidar com o público e, claro, gostar muito de avião, já que é o trajeto, não o destino, que tomará a maior parte do seu tempo. Para atuar em companhias aéreas é necessário ter inglês fluente e também fazer um curso específico. No site do governo você encontra todas as informações sobre essa e outras profissões relacionadas ao transporte aéreo.
Crédito: Mattes/Public Domain
O piloto pode atuar na aviação civil ou na aeronáutica. É possível aprender a comandar aeronaves de diferentes portes, como helicóptero, monomotor e aviões comerciais. Também são necessárias licenças diferentes para ser piloto comercial ou privado, entre outros, além de fazer um curso da área. No site da ANAC tem todas as informações necessárias.
Médico Sem Fronteiras, Cruz Vermelha, Exército da Salvação, WWF e Green Peace são algumas das organizações que atuam no mundo inteiro em prol de causas ligadas aos Direitos Humanos e Meio Ambiente. Embora muitas delas sejam famosas por suas oportunidades de voluntariado, é possível conseguir um emprego de verdade e até seguir carreira nessa área. Tenha em mente que a maior parte dessas viagens será para áreas de conflito, pobres ou afetadas por desastres naturais. Profissionais humanitários podem atuar em diversas áreas: administração, medicina, engenharia e comunicação são algumas delas.
A geologia é a ciência que estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre, seus recursos e alterações. Os profissionais de campo precisam fazer viagens frequentes, a maioria para áreas mais remotas ou rurais. Para quem gosta de natureza e de viajar, essa pode ser uma opção interessante de carreira.
Esqueça o Indiana Jones. A Arqueologia lida muito menos com a busca da arca perdida e muito mais com a exploração, análise e conservação de áreas e materiais que constituíram antigas sociedades. É uma profissão que exige muitas viagens, na maioria das vezes também para áreas remotas.
O diplomata tem a função de representar o Brasil perante outros países. Sem dúvida, dentre os profissionais que viajam, o diplomata é um dos mais bem remunerados – sem contar o passaporte, que te permite ir para quase todo lugar do mundo e sem drama na imigração. Para trabalhar como diplomata brasileiro você precisa fazer o concurso do Instituto Rio Branco. Prepare-se muito bem, afinal o processo é concorrido e dificílimo de passar.
Trabalhar num cruzeiro permite que você atue em diversas áreas, que vão do entretenimento, atendimento ao público, cozinha e hotelaria. Esse profissional precisa dominar inglês e, claro, saber lidar com o público. É um área que possibilita viajar o mundo inteiro e juntar um bom dinheiro. Mas, em geral, é muito trabalho, o dia todo. O bom é que são tantas áreas profissionais que dá para encontrar alguma que te atraia mais. Veja, por exemplo, as várias áreas abertas da Royal Caribbean Internacional.
Para esse profissional é necessária a formação em Letras. É um campo com várias opções de trabalho, que pode ser tradução de livros, documentos, filmes, áudio, tradução simultânea em eventos ou acompanhar outros profissionais que não dominam alguma língua. Essa não é uma profissão regulamentada, mas você pode checar no Sindicato Nacional dos Tradutores os valores recomendados para traduções.
Você pode se tornar correspondente internacional, trabalhar na área de jornalismo de viagens ou produzir material como freelancer para empresas de comunicação. Outra área que acaba rendendo várias viagens é o jornalismo esportivo, já que muitas vezes é preciso acompanhar as equipes em campeonatos nacionais e internacionais. Alguns fotógrafos e cinegrafistas viajam para realizar projetos ou vendem seus trabalhos pela internet.
O profissional da área de Comércio Exterior atua com a relação de compra e venda de produtos e serviços com empresas do exterior ou órgãos governamentais de outros países. Com isso, é possível viajar muito. Conheci um cara que trabalhava na Câmara de Comércio da China e viajava para o país pelo menos duas vezes no ano. Várias faculdades, públicas e privadas, oferecem cursos nessa área.
Você pode usar seus conhecimentos numa língua, especialmente inglês, para dar aulas no exterior. Tenho uma amiga que morou oito meses na Finlândia dando aulas de inglês para estudantes. Ela foi via AIESEC e não tinha nenhuma formação em Letras ou certificado, apenas era fluente na língua. Já para conseguir vagas com escolas mais renomadas, pode ser mais complicado – eles exigem, além de formação, que você tenha inglês nativo e passaporte de alguns países que falam inglês. Ou seja, só vale para brasileiros com dupla cidadania.
Você tem mais alguma sugestão de trabalhos para quem gosta de viajar? Conta aí nos comentários.
Salve essas dicas no seu board do Pinterest:
*Por Silvia Paladino No dia 12 de outubro de 2023, eu cheguei ao acampamento base…
– Aí estão vocês, eu estava esperando! Venham!, disse, apontando para um beco que parecia…
Chegar no povoado Marcelino é uma atração à parte na visita aos Lençóis Maranheses. Depois…
A Domestika é uma comunidade criativa e que oferece diferentes categorias de workshops: do desenho…
“Na Pedra Furada, abaixo de um local onde havia pinturas, escavamos tentando encontrar marcas do…
“Muita gente acha que comer saudável é cortar açúcar, por exemplo, entrar num mundo de…
Ver Comentários
Sou estudante de Engenharia Civil do 7º Período !
E a cada semestre , ou aventura que eu faço pelo mundo, penso em largar tudooo!
AHHAH
Olá, eu chamo-me Neuza, tenho 16 anos e vivo em Coimbra.
Eu sou surda desde que nasci mas eu uso aparelho para ouvir. Eu estou tirar curso profissional de Apoio à Infância e eu não sei o que estou a fazer. O meu sonho é viajar por todo lado adoro tirar fotos e eu queria perguntar qual emprego que da viajar por todo lado?
Bjs
Olá Neuza,
Você pode tentar investir nessa carreira como fotógrafa!
bjs
Olá Luiza
Eu sou fonoaudióloga, trabalho a 25 anos gosto do que faço, mas quero e preciso mudar. O que mais gosto de fazer é viajar. Será que tenho como associar a minha profissão a viagens e naturalmente ganhar por isso?
Beijos!
Não existe a menor exigência de ser formado em Letras para ser intérprete ou tradutor. Não sei onde foram buscar uma informação tão equivocada. No máximo pode raramente algum empregador sugerir como diferencial uma graduação, mas aí será em qualquer área. Está mais fácil alguém pedir graduação em Letras para ser professor do que para ser intérprete/tradutor, o que no texto dá a entender que tal exigência é irrelevante.
Oii!!
Primeiramente Estou muito grata pelas dicas.
Tenho 16 Anos estou cursando o 2* ano do ensino médio e estou fazendo curso de Inglês na CNA ..
Meu Sonho sempre foi viajar ao mundo e com suas dicas hoje finalmente sei oq quero seguir de carreira para meu futuro "GUIA DE TURISMO" se Deus quiser vou fazer minha faculdade de Turismo OBRIGADA DE VDD ❤
Stefaniie, fazendo faculdade de turismo você será Bacharel em Turismo ou Turismóloga. Para poder atuar como guia de turismo, você deve fazer um curso específico de guia. Lembrando ainda que existe curso de guia Regional, Nacional/Mercosul e Internacional.
Eu mesma sou Turismóloga e Guia de Turismo.
Olá Luiza!
Tenho 17 anos e terminei a escola há um ano. O sonho da minha vida sempre foi Medicina, entretanto depois que viajei pra outro país descobri que viajar, conhecer línguas e culturas novas é ainda mais fascinante! Em suma, minha cabeça está uma confusão! Você tem alguma dica para mim? Obrigada desde já ! beijoos, parabéns pelo blog !
Oii, Eu estou no meu último ano na escola, tenho 17 anos, e esse ano tenho enem e vestibulares.
Mas eu ainda não sei o que fazer na faculdade, amoo de viajar e falo inglês fluente. Eu preciso de ajuda!!! Gostei de guia de turismo, mas não tenho certeza, o que você acha???
Oi Suelen, tudo bem?
Desculpe a demora para responder.
Você pode cursar a faculdade de Turismo, que envolve várias carreiras na área. Para ser guia, existem cursos específicos, que não são de graduação.
Olá, Luiza.
Sou estudante de design e gostaria de percorrer o mundo trabalhando como fotógrafa. O que você aconselharia?
Oi Luana,
Aconselho que você crie um projeto que te permita se sustentar, seja fazendo frilas ou ganhando dinheiro com algo de produção própria.
abraço
Olá Luiza, meu nome é João Pedro, tenho 16 anos e pretendo cursar a faculdade de Arqueologia. Minha duvida é;O Arqueologo tem uma boa remuneração? ou é dificil se sustentar com esta renda??
Oi João Pedro,
Te aconselho a pesquisa mais sobre a remuneração em sites sobre a profissão e conversar com um arqueólogo.
Oi, Luiza!
Estou pensando em me formar em alguma área dessas...Como aviação, ou jornalismo (sei,são bem diferentes). Gostaria que você me disesse, se puder é claro, o que acha da sua área em jornalismo. Desculpe perguntar, mas você julga a renda salarial boa? E são muitas as viagens? Por favor, seria de grande ajuda suas respostas. Desde já, grata!
Oi Marina,
Não, a renda salarial do jornalista, que trabalha na área, não é boa. Para viajar, você teria que buscar um veículo da área (poucas vagas, salários ruins) ou começar um veículo próprio, como um blog. Porém, para ter um blog, não necessariamente você precisa se formar em jornalismo. Eu gostei muito do curso, mas não aconselho se você se estiver interessada em ganhar dinheiro.
abraço