Cabelo cacheado, viagens e liberdade

Dos meus 27 anos, provavelmente uns 12 eu passei tentando alisar o meu cabelo. Escova, chapinha, relaxamento, progressiva… tudo isso fez parte do meu vocabulário durante anos. A primeira vez que eu passei a considerar parar com isso foi na Índia. Eu lembro que eu e a Naty, que também alisava o cabelo, vimos uma dessas reportagens de sempre sobre os males dos tratamentos para alisamento. Todo mundo sabe que aos poucos está se envenenando, mas continua fazendo isso em prol do “cabelo bom”.

Como diria um palestrante que um dia eu ouvi: o quê o seu cabelo fez de mau para ser ruim? O meu, provavelmente nada. A verdade é que eu cresci ouvindo o mito de que cabelo cacheado era mais difícil de cuidar, que tinha que domar o volume, que eu ficava mais bonita de cabelo liso. Eu realmente acreditava nisso. Mas, ao mesmo tempo, se tantas viagens foram capazes de abrir meus horizontes e me fazer questionar várias coisas no mundo, o mito de que só cabelo liso é bonito e fácil de cuidar acabou caindo por terra.

Leia também: Vaidade no mochilão, é possível?

Claro, todo mundo que passa pelo período de transição entre a progressiva e o retorno dos cabelos naturais sofre demais para se adaptar e deixar todo o cabelo com química crescer e ser cortado. Todo o processo durou mais ou menos um ano e meio. Nesse período, tive que refazer a minha relação com meu cabelo e reaprender a cuidar dele. No início não foi fácil, mas graças à internet e outras amigas cacheadas, consegui resistir ao desejo de voltar a alisar. Com o tempo, fui ganhando confiança e elogios.

Hoje, sinto que o cabelo cacheado combina bem mais com a minha personalidade: eu, viajante, nômade digital. E meu cabelo, menos domado, mais livre. Mas a prova de fogo de que meu “novo” cabelo de fato combinava com o meu estilo de vida veio em junho deste ano: eu iria fazer uma grande viagem, sozinha, por dois meses. Se eu conseguisse manter meu cabelo do jeito que gosto, sem ter muito trabalho ou sem ter que carregar muitas tralhas, eu teria provado para mim mesma, e para o mundo de certa forma, que os cachos não são sinônimo de horas de trabalho e poderiam sim se adaptar à vida mochileira, sem eu parecer uma louca completa descabelada.

Como cuidar do seu cabelo cacheado durante uma viagem

Eu precisei de exatamente cinco produtos para manter meu cabelo feliz durante a viagem. Um shampoo e um condicionador mega hidratantes e nutritivos, um bom creme para pentear/leave-in e algum produto fixador de cachos, tipo um mousse. E, ainda, um pouco de óleo para manter o brilho no segundo dia. Então, basicamente esse era o meu kit de cosméticos, adaptado para os menos 100 ml que eu poderia carregar na mala de mão.

Além disso, vários elásticos e grampos (porque grampos salvam sua vida em qualquer situação). Eu não levei secador, porque como era verão, o cabelo seca bem melhor naturalmente. No inverno, eu teria que achar espaço não só para o secador, como também para o meu amigo difusor. Raramente hotéis têm o difusor também. Aliás, se alguém souber onde comprar um tipo de difusor universal que ocupe pouco espaço, ficarei extremamente agradecida.

Eu também tenho técnicas para manter os cachos bonitos. Para começar, evito secar meu cabelo com toalhas normais. Aprendi com as blogueiras dessa internet afora que o algodão e os pelinhos sugam a hidratação, causam fricção entre os cachos e frizz. O melhor jeito é usar uma camiseta velha ou então aquelas toalhas de esporte. Sorte a minha que era exatamente uma toalha esportiva que eu carreguei durante toda a viagem, já que elas ocupam bem menos espaço na mala e secam muito rápido.

Minha outra técnica é bem menos convencional, principalmente para aqueles que dormem em quartos coletivos. Enquanto as coreanas assustavam a galera com seu número sem fim de máscaras noturnas, eu colaborava com a hora do pesadelo usando a minha toquinha de cetim improvisada.

Como assim, Luíza? Veja bem, já falei aí que o algodão não faz bem para os nossos cabelos, sejam eles lisos ou cacheados. Por isso que a gente acorda parecendo que brigou com alguém durante o sono. Com isso, aprendi essa técnica de que a seda ou o cetim não só não roubam a hidratação, como evitam que os fios acordem todos embaraçados e sem forma.

Como não dá para esperar que qualquer acomodação vá ter fronha de seda, eu passei a usar um saquinho que eu tinha de cetim como touca noturna. Eu poderia ter mandando fazer uma touca para mim, mas eu sempre esqueço dessas coisas. O saquinho ocupa zero espaço e não pesa nada. Com essa técnica, eu não preciso lavar a cabeça todos os dias! Recomendo a todas.

Sendo feliz naturalmente

Viajar com meus cabelos naturalmente cacheados me tomou bem menos tempo e preocupações do que no período da progressiva. Bem lembro meu pânico, durante a volta ao mundo de 10 meses, quando a química começou a sair e a minha raiz ficava feia. Ou do espaço ocupado na mala pela chapinha. E o tempo perdido tentando arrumar o cabelo. Os cachos se dão muito bem se deixados em paz, sem muita arrumação, sem pegar neles demais.

Hoje em dia, olho minhas fotos de cabelo liso e me acho meio estranha. Acho que aprendi a gostar do volume e do movimento diferente. Combina mais com meu rosto. E combina mais com quem eu sou. Mas, percebo também que, no final das contas, o que importa é ser do jeito que te deixa mais feliz e que o cabelo não deveria nunca interferir nas nossas escolhas de fazer ou deixar de fazer alguma coisa, tirar uma foto ou aproveitar a vida. Um sorriso vale mais do que os 150 mil fios de cabelo na sua cabeça.

Por fim, se você já é uma cacheada feliz, deixa nos comentários outras dicas que vocês tiverem para cuidar dos cabelos durante uma viagem. E se você está precisando de apoio no processo de cuidar do seu cabelo durante uma viagem, seja ele liso, cacheado ou alisado, compartilhe com a gente também.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Ver Comentários

  • Oi Luiza!
    Fiz a transição do liso para os cachos recentemente e não vivo sem mousse!
    Vou viajar mês que vem só com mala de mão e não encontro mousse em embalagem de até 100ml.
    Você conhece alguma marca que tenha?
    Obrigada!

    • Oi Juliana,

      Eu compro aqueles potinhos de plástico vazios e encho eles com os produtos que preciso, inclusive mousse. Isso você acha em qualquer loja de tranqueira ou farmácias maiores, daquelas que vendem de tudo.

      Outra opção, dependendo de onde vc for, é comprar no seu destino. É que normalmente aqui na Europa as redes de lojas de perfumaria e farmácias tem umas áreas muito boas com produtos tamanho viagem.

      Por fim, para tentar comprar o produto menor, em Belo Horizonte, eu tentaria ver na Araújo ou as Lojas Rede. Mas no resto do Brasil não sei te indicar onde.

  • Olá!
    Acabei de fazer meu BC e tenho uma viagem na semana que vem.Estou super tensa com as horas de vôo!O que fazer para não chegar lá toda descabelada???Alguma dica salvadora?

    • Oi Cris,

      Eu nunca soube não ficar descabelada em voo, nem de cabelo liso e nem cacheado. Antes eu tentava fazer trança, mas nem isso salvava. Hoje em dia eu faço um coque bem alto na cabeça e seja o que deus quiser.

      Vc também pode fazer um potinho de menos de 100 ml com seu leave-in, deixar na necessaire e quando desembarcar correr no banheiro, molhar um pouco o cabelo e amassar com o leave-in. Ou ter um potinho de spray com leave in (ou condicionador) e agua misturados - assim dá para borrifar tanto no banheiro do aeroporto quanto no do avião

  • Olá Luiza! Tudo bem?
    Adorei o seu post, me identifiquei muito. Nada como deixar os nossos cabelos livres, leves e soltos.
    Estou há quase 3 anos sem progressiva, no começo foi muito difícil passar por a transição, mas hoje, também não me imagino com meu cabelo liso.
    Bom.. Este ano pretendo fazer intercambio e ficar um tempo nos EUA. E por incrível que pareça uma das minhas preocupações é com meu cabelo, pois na época que estava saindo da progressiva uma amiga também estava, porém desistiu e voltou ao liso pq iria para este país e lá por conta do frio não conseguiria se adaptar com o cabelo cacheado. Fiquei muito triste, mas respeitei sua decisão.
    Hoje me encontro nesta situação, não quero alisar o meu cabelo, mas tenho medo de não conseguir me adaptar com ele no frio, fora do Brasil.
    Enfim, você tem alguma dica?

    Obrigada!! :)

    • Oi Andressa,

      Considerando que eu moro na Europa e estive em Berlim esse ano durante o inverno e mantendo meus cachos, tenho sim a solução dos seus problemas:

      Hidratação e Difusor

      Qualquer uma daquelas farmácias enormes dos EUA, ou a Amazon, vende secador com difusor. É aquele troço que parece uma boca de chuveiro e serve exatamente para secar cabelos cacheados sem destruir os cachos.

      Busque no youtube tutoriais de como secar seu cabelo com difusor e vá ser feliz

      Pro frio tb recomendo que vc capriche nas máscaras de hidratação, tenha uma daquelas mousses ou geleias mais pegajosas para manter os cachos mesmo no vento e tenha um óleo para proteger e finalizar.

  • Menina mto legal seu post! Meu cabelo não cresce muito, e estou a um ano e meio em transição mas ainda nem tá no ombro o comprimento :( dai eu escovo e prancho e faço mil hidratações. Mas em maio vou passar mais de 20 dias nos Estados Unidos com 4 mulheres lisas. Só eu de cacheada. O que ne preocupa é se eu cortar e assumir os cachos e não souber cuidar, ficar parecendo um cogumelo na viagem e nas fotos da viagem :( e ficar fazendo escova não vai dar, as moças não entenderão o trabalho do cabelo em transição . Estou pensando em alisar, com muita dor no coração!

  • Oi, moro em Cuiabá-MT, aqui é verão o ano inteiro, minha dica para cabelos cacheados além dos cremes e deixar secar no ar condicionado, os cachos ficam perfeitos.

  • Olá Luiza! Amei seu post! Vou sair em um ano sabático daqui 6 meses e estou apavorada com meu cabelo. Não pelo liso/cacheado, mas por serem loiros. Estou perdendo noites de sono porque irei ficar a maior parte do tempo na Asia e não vou ter como retocar as luzes. Penso em pintar o cabelo de castanho para não me preocupar com isso mas estou com muuuita dor no coração! hehehe!

    • Oi Pam,

      Você pode retocar as luzes num salão na Ásia (o que é pouco confiável) ou tentar pintar você mesma para manter o loiro ou invés e trocar para o castanho.

      Sempre dá também para ver no salão se dá para mudar a forma que você faz as mexas para um jeito que dure mais.

      Não sei se ajudei, mas espero que sim

  • Também sou cacheada, e também acho que os cachos combinam mais com minha natureza. Mas menina, conta o segredo pra fazer um frasquinho de 100ml de creme de pentear durar dois meses? Pra mim deve durar uma semana e olhe lá! Você leva vários? Mas e o limite de 10 frascos? Eu sempre acabo despachando mala por causa do bendito creme de pentear...

    Uma dica: a Lola está com uma linha para cachos mais barata. Chama Meu Cacho, Minha Vida, e o creme de pentear de 500ml custa cerca de R$15. Além do creme, tb to usando o Jelly Gel, que segura os cachos (os meus são fininhos, desmancham ao longo do dia). Eu estou gostando muito!

    Beijos!

    • Oi Dani,

      Meu cabelo não precisa de muito creme, o que ajuda muito. Mas mesmo assim, eu costumo levar dois potinhos. Nunca implicaram com esse limite de 10 potinhos para mim não...

      Eu ainda não testei nada da Lola, mas vou para o Brasil no final de outubro e vou comprar alguns produtinhos. Obrigada pela dica!

  • Adorei o post. Era escrava da escova convencional desde os meus 20 e poucos, depois aderi às escovas progressivas e inteligentes há uns 10 anos...agora com 38 eu quero parar....a cada vez q retoco a escova, sinto como se estivesse me envenenando, colocando um produto no meu organismo que lá na frente vai me fazer mal. Sei q essa transiçao vai me deixar horrorosa mas é preciso. Quais produtos vc usou? Gostaria de seguir os mesmos passos. Seu cabelo é lindo, cachos largos. Bjs

  • Luiza,
    Há alguns anos tenho vontade de passar um período fora do país e, o cabelo sempre foi um ponto que me preocupava bastante.
    Então há 10 meses resolvi parar com a química. Infelizmente os planos de morar fora não estão em vias de acontecer, mas a liberdade com meus cachinhos tem sido algo gratificante.
    E sinto o mesmo que você: olho minhas fotos lisas e já não me reconheço mais. Entendo como um período importante e crucial pra minha vida, mas agora essa nova Naíra tá aqui, super natural e pronta pra encarar os novos desafios que estão por vir.

Compartilhar
Publicado por
Luiza Antunes

Posts Recentes

O que eu vi do alto do campo base do Everest

*Por Silvia Paladino No dia 12 de outubro de 2023, eu cheguei ao acampamento base…

5 meses atrás

Como é a relação dos iranianos com o álcool

– Aí estão vocês, eu estava esperando! Venham!, disse, apontando para um beco que parecia…

5 meses atrás

Lençóis Maranhenses e o artesanato com fibra de Buriti

Chegar no povoado Marcelino é uma atração à parte na visita aos Lençóis Maranheses. Depois…

3 anos atrás

Como são os Cursos Domestika? Descubra como funciona a plataforma

A Domestika é uma comunidade criativa e que oferece diferentes categorias de workshops: do desenho…

3 anos atrás

Niède Guidon, a arqueóloga que mudou a Serra da Capivara

“Na Pedra Furada, abaixo de um local onde havia pinturas, escavamos tentando encontrar marcas do…

3 anos atrás

Comida saudável pra todos: comer bem e descolonizar o paladar

“Muita gente acha que comer saudável é cortar açúcar, por exemplo, entrar num mundo de…

3 anos atrás