Roteiro de dois dias em Los Angeles: o que fazer

Se você já se perguntou por que uma cidade americana tem um nome tão espanhol a resposta é simples: Los Angeles foi fundada pelos colonizadores da Espanha, em 1781. Depois, com a independência da colônia, passou a fazer parte do México até a guerra entre o México e os Estados Unidos, que acabou levando os States a comprarem a cidade e o resto da Califórnia, em 1850.

Los Angeles é a cidade mais populosa da Califórnia e a segunda mais populosa dos Estados Unidos. Surpreso? É que muita gente não sabe que quando nos referimos a Los Angeles, ou LA, estamos falando de uma região metropolitana composta por 88 municípios. É que o lugar foi crescendo e incorporando as cidades a sua volta. Foi o que aconteceu, por exemplo, com Hollywood em 1910. As demais cidades não são parte do território, mas formam uma grande região metropolitana, que é o Condado de Los Angeles.

A cidade de Los Angeles mesmo inclui áreas como Downtown, Whilshire e Hollywood. Já o condado – ou a metrópole – de LA estão Bervely Hills, Santa Mônica e Passadena. Você não vê uma grande diferença entre as partes que formam essa grande região metropolitana, é mais como uma passagem de bairros.

Planeje sua viagem: Saiba onde ficar em Los Angeles

Não viaje para os Estados Unidos sem seguro de saúde internacional, já que os custos hospitalares lá são altíssimos. Leia aqui como achar um seguro com bom custo/benefício (e com desconto!)

Minha experiência em Los Angeles

Estive em LA em 2009. Meu hostel ficava em Santa Mônica, o que era muito agradável, porque essa é a parte costeira da cidade. Por isso, pude ver o pacífico, as palmeiras ao longo da avenida e passear pelo Third Street Promenade, que são vários quarteirões de uma rua fechada, muito bonita, organizada e cheia de restaurantes bonitinhos, bares legais e lojas de todos os tipos. Exatamente o que imaginamos da Califórnia.

Como meu tempo em Los Angeles era muito corrido e eu estava hospedada em uma região afastada, acabei me concentrando em conhecer Hollywood e os lugares que Hollywood fez famosos – ou seja, não conheci muito de Los Angeles mesmo: há museus, observatórios e outros tipos de atrações.  Recomendo dar uma olhada no site oficial da cidade. De qualquer forma, o pouco que eu visitei valeu a pena.

A primeira parada óbvia foi a Hollywood Boulevard, a avenida onde se encontra todo o “movimento”. A calçada da fama se estende por 15 quarteirões nessa avenida. E ainda são mais três quarteirões na Vine Street, que completam cerca de 2500 estrelas que homenageiam atores, músicos e outras personalidades da indústria do entretenimento. É legal andar pela avenida, ver todas as estrelas no chão e procurar por nomes conhecidos, mas não espere nada além disso.

Também por ali está o Teatro Kodak – que não se chama mais assim, agora é Teatro Dolby, porque mudou de patrocinador. Lá é onde ocorre a cerimônia do Oscar. É possível visitar o Hall de entrada, que tem plaquinhas dos nomes dos vencedores da premiação desde que ela surgiu, ou pagar 17 dólares e fazer o tour (coisa que eu não fiz por contenção de despesas).

Outro ponto famoso que fica ali do lado é o TCL Chinese Theatre, antigamente chamado de Grauman’s Chinese Theatre. O lugar é um cinema onde ocorrem lançamentos de grandes filmes e onde ficam os autógrafos e mãos de artistas famosos gravadas no concreto.

Para se ter uma vista legal da famosa placa de Hollywood, que fica nas montanhas, vale entrar no Hollywood and Highland Center, que nada mais é do que um shopping aberto. Alem disso, ali dá para visitar o Museu Madame Tussaud de Los Angeles e o Hollywood Museum, que traz uma exibição de quatro andares de artefatos, mobília e figurinos contando a história da indústria do cinema.

Outras duas avenidas conhecidas me fizerem achar que eu estava num episódio de 90210: a Melrose Av. e a Sunset Blvd. Nelas ficam muitas lojas famosas, bares e boates interessantes.

Não muito longe de West Hollywood, onde estão os pontos turísticos citados acima, fica Bervely Hills. Não dá para ir até lá a pé, mas o ônibus faz o trajeto rapidamente. Eu só fui em Bervely Hills durante a noite, então não cheguei a ver as patricinhas enquanto andava pela luxuosa Rodeo Drive e suas lojas de marca. O local é conhecido pelas casas dos famosos. Também é ali que a Sunset Blvd exibe aquelas palmeiras altas que aparecem nos seriados.

É sua primeira viagem ao exterior? Conheça nosso e-book com dicas exclusivas

Eu visitei esses lugares de manhã e no final da tarde, porque nos dois dias eu também fui ao Universal Studios Hollywood. Assim, tive que correr muito para conseguir ver um pouco da cidade. Junte isso ao fato que LA foi o único lugar dos Estados Unidos onde eu tive grandes dificuldades para me locomover.

O metrô por lá é bem recente e não atende a todos os lugares. O sistema de ônibus é ultra-mega-master-blaster-confuso e, em geral, é preciso pegar mais de um veículo para fazer os trajetos. E você até pode alugar um carro, mas prepare-se para engarrafamentos.

Uma cidade tão grande e espalhada acaba gerando mesmo esses problemas de navegação. O ideal a fazer, creio eu, é planejar direitinho onde você quer visitar e lembrar de sempre deixar um bom tempo para se locomover de um ponto ao outro.

 *Foto destacada: Wikimédia Commons

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Ver Comentários

  • Ola Amigos! Estou planejando uma ida pra Los Angeles por 7 dias apenas. Moro em Sydney e vai ser um stopover no caminho para o Brasil. O que vc me aconselha, estava pensando em fazer assim: 3 dias Los Angeles, 2 las Vegas e 2 Sao Francisco, o que acha?

    Escrevo sobre minha vida aqui na Australia, se precisar de algo :)

    blogviajepelomundo.com.br

    • Oi Silvia,

      Eu ficaria um dia a menos em Los Angeles e um dia a mais em Las Vegas ou São Francisco.
      Mas, sinceramente, se fosse você, cortaria uma das cidades, porque vai ser bem corrido - pensa que ainda vão ter os tempos de deslocamento entre as cidades.

      bjs

      • Obrigada pela dica! Cortei Sao Francisco dessa vez. Voce tem algum hotel para indicar em LA? Estou achando tudo mto caro e complicado!

        • Oi Silvia.

          Eu fiquei no HI em Santa Mônica. Gostei bastante do hotel e da vizinhança. Apesar de Santa Mônica não ficar no miolo, é uma das regiões mais bonitas e agraváveis de LA, principalmente para restaurantes e vida noturna.

          A região mais barata é em Hollywood mesmo.

          Essa semana ainda entra um post com dicas de onde ficar em Los Angeles,ok?

          bjs

Compartilhar
Publicado por
Luiza Antunes

Posts Recentes

Quanto custa uma viagem para a Disney? Dicas para economizar!

Tem o sonho de viajar para Orlando, mas não faz ideia de quanto custa uma…

4 dias atrás

Onde ficar em Arraial d’Ajuda: pousadas baratas na vila e na praia

Onde ficar em Arraial d'Ajuda, Bahia? Essa vila é parte de Porto Seguro e acessível…

5 dias atrás

Onde ficar em Mendoza: Bons Hotéis nas Vinícolas e no Centro

Escolher bem onde ficar em Mendoza é essencial para apreciar o que a cidade tem…

5 dias atrás

Onde ficar em Amsterdam: melhores bairros e hotéis baratos

Escolher onde ficar em Amsterdam não é tarefa complicada. Bonita e bem cuidada, a cidade…

5 dias atrás

Onde ficar em Roma: 7 Melhores Bairros e Hotéis Bem Localizados

Na hora de decidir onde ficar em Roma, é fundamental fazer escolhas inteligentes. Isso porque…

5 dias atrás

Onde Ficar em Oslo: Melhores Bairros e Dicas de Hotéis

Nesse texto você descobre onde ficar em Oslo, garantindo acomodação bem localizada e com valores…

6 dias atrás