A Tamborada de San Sebastián, no País Basco

No século 19, as tropas napoleônicas varriam a Europa. De território em território, tomaram a Espanha. Era inevitável que, em algum momento, fossem parar em San Sebastián e destruíssem a cidade com um incêndio. E assim foi. Quando marchavam pelas ruas, os soldados tocavam seus tambores, lembrando a todos de sua presença. Também era costume na época que as mulheres fossem buscar água nas fontes. No caminho, ouviam as batidas dos franceses e respondiam, como uma forma de desafio e resistência, batendo em suas moringas.

De protesto, a guerra de percussões se tornou tradição. Todos os anos, à meia noite em ponto do dia 20 de janeiro, dia do patrono da cidade, milhares de pessoas se reúnem na Praça de la Constituición, no centro histórico de San Sebastián para ver o prefeito hastear a bandeira da cidade e os tambores começarem a soar. Pelas próximas 24 horas, sempre haverá, em algum ponto da cidade, uma tamborada tocando as marchas tradicionais de San Sebastián.

A festa envolve todo mundo. São 15.000 donostiarras (como são chamados os nativos dali) e 100 bandas diferentes percorrendo as ruas com seus tambores e barris. E eles são muito fiéis às tradições. Quem participa das tamboradas se veste de acordo. Os que levam os tambores se fantasiam de soldados franceses. As mulheres que levam os barris se vestem de camponesas, com as roupas tradicionais bascas, mas também podem aparecer, junto com os homens de cozinheiras. Isso porque as Sociedades Culinárias dali são grandes responsáveis pelo sucesso do evento. Foram delas que surgiram a maior parte das bandas.

As tamboradas são formadas por algo entre 20 – 50 tambores e entre 50 – 100 barris, acompanhados de uma banda musical e um porta-bandeiras. Em algumas, nas mais tradicionais, as mulheres não podem tocar, seguem a banda atrás, levando objetos tradicionais e de cozinha. Em outras, elas só podem tocar o barril. Esses costumes, no entanto, estão enfraquecendo e cada vez mais as bandas se abrem para elas. As crianças também participam da festa: a manhã dos dia 20 pertencem a eles. Cada escola local tem sua própria tamborada e é lá que eles aprendem desde cedo a tocas os instrumentos e a cantar as músicas que dão ritmo à celebração.

Durante todo o dia de San Sebastián, as únicas marchas que podem soar são as tradicionais. Nos últimos minutos do dia, a multidão volta a se reunir na Plaza de la Constituición e a bandeira é baixada, dando fim ao evento. A partir daí, tudo é permitido e as ruas viram pura festa.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Fotos: Shutterstock

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

Ver Comentários

Compartilhar
Publicado por
Natália Becattini
Tags: País Basco

Posts Recentes

A História do Time de Futebol Mais Antigo do Mundo

“Eu estabeleci um ‘foot ball club’ onde a maioria dos jovens de Sheffield podem vir…

2 meses atrás

Comida Cubana: o que é a culinária típica do país

Qual é a típica comida cubana? Bom, depende. “Em Cuba, a gente tem que sempre…

2 meses atrás

Chá da Tarde Inglês: De Onde Veio a Tradição e Onde Tomar?

O chá da tarde, ou o afternoon tea, ou simplesmente beber chá em qualquer hora…

3 meses atrás

Hilda Furacão: passeio em Belo Horizonte sobre história de Roberto Drummond

O nome dela era Hilda Gualtieri Von Echveger, mas Belo Horizonte inteira - e o…

4 meses atrás

Ciénaga Grande: Como é a vida nas vilas aquáticas da Colômbia

Nas margens dos rios e lagos da região de Magdalena, na Colômbia, as aldeias palafíticas…

4 meses atrás

12 Livros Para Ler em 2024: nossas dicas de leitura

Procurando livros para ler em 2024? Esta lista é bastante diversificada e inclui apenas livros…

5 meses atrás