fbpx
Tags:
Atlas: Roma, Itália

5 filmes que se passam em Roma para viajar sem sair de casa

Roma é uma das cidades mais visitadas do mundo. Cerca de seis milhões de turistas passam pela capital da Itália todos os anos, segundo a última pesquisa do Euromonitor International. Pessoalmente, acredito que ninguém deveria morrer sem conhecer a cidade eterna.

Mas como isso, infelizmente, não é possível, vários diretores e cineastas fizeram de Roma cenário e personagem de muitos filmes. De Fellini às gêmeas Olsen, para ser bastante eclética, é possível conhecer vários locais históricos, belos, movimentados, enfim, romanos, por meio dos filmes que se passam em Roma.

Assim, a visita à Roma, pessoalmente ou por meio de uma tela, fica garantida a todos.

Filmes que se passam em Roma

Cinco filmes que se passam em Roma

La Bocca della Verità – Roman Holiday, William Wyler, 1953

A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday) é meu filme favorito em Roma. A história é uma clássica comédia romântica de uma princesa que foge de seus compromissos e ganha um dia de folga na cidade, acompanhada de um jornalista (Gregory Peck) e um fotógrafo disfarçados.

O filme garantiu o Oscar de Melhor Atriz a Audrey Hepburn, que ganhou um papel supostamente feito para Elizabeth Taylor. De Roma, é possível conhecer boa parte dos monumentos, afinal, a cidade também é personagem do filme.

Planeje sua viagem: Saiba onde ficar em Roma

Busque a melhor opção de seguro de viagem obrigatório com desconto!

Uma das sequências mais famosas foi rodada na Bocca della Verità. Localizada no pórtico da igreja de Santa Maria de Cosmedin, na parte da Roma Antiga, o monumento supostamente é do século 1. A lenda diz que a boca é um detector de mentiras. Caso você seja um mentiroso, terá sua mão mordida e arrancada pela escultura. Bem, ninguém temeu tanto isso quanto a Princesa Ann. Não há como deixar de ir ao local e garantir para todos que você é muito sincero. Ou não…

Veja também: As lendas e mitos de Roma

Fontana de Trevi – La Dolce Vita, Federico Fellini, 1960

A mais famosa, mais bonita e mais lotada fonte de Roma. A Fontana de Trevi impressiona de dia e de noite e também está sempre impressionantemente cheia de turistas disputando espaço para tirar fotos e jogar sua moeda da sorte. Porém, se você for mais ousado, como Sylvia Rank e Marcello Mastroianni, pode se aventurar e tentar tomar um banho sob os olhares do Deus Netuno.

O filme é La Dolce Vita, de Fellini. A história também fala de um jornalista de celebridades, mas é bem menos leve. Ele passa por dramas existenciais ao mesmo tempo em que se envolve constantemente com o mundo glamoroso sobre o qual escreve.

Caso algum dia encontre a Fontana vazia – ou quem sabe com uma atriz bonitona se refrescando – sugiro o mergulho. Se não, jogar a moedinha já é um bom programa.

Vaticano – Anjos e Demônios, Ron Howard, 2009

O Vaticano é o menor estado do mundo e tem o maior número de polêmicas por metro quadrado. Pelo menos é o que sugere Anjos e Demônios, filme inspirado no romance homônimo de Dan Brown e estrelado por Tom Hanks, no papel do simbologista Robert Langdon.

Por isso, o filme é sem dúvida uma boa oportunidade para ver parte das atrações della Città del Vaticano e seus arredores. O Castelo de Sant’Angelo, a Praça e a Basílica de São Pedro, o museu do Vaticano e a Capela Sistina. Está tudo ali para ser conhecido, acompanhado por Langdon/Hanks, claro.

Além disso, um outro tour bem menos conhecido é citado no filme. A necrópole que fica localizada abaixo da Basílica (e onde supostamente se encontra a tumba de São Pedro) existe! E o melhor: pode ser visitada. Basta agendar a visita com muita antecedência. O tour, inclusive, é feito com um guia que fala sua língua e é bem mais amigável do que a visita que o personagem de Anjos e Demônios faz ao local, garanto.

Piazza Navona – The Talented Mr. Ripley, Antony Minghella, 1999

Mesmo quando Matt Damon interpreta um psicopata que faz de tudo para não ter que abandonar a vida de milionário na Itália ele é um bom cicerone para algumas das mais bonitas Piazzas da cidade.

Na Piazza Navona é possível encontrar, além da embaixada do Brasil, três belas fontes, uma feira de artes e um monte de restaurantes charmosos. Ripley costuma passar por ali enquanto finge ser um jovem rico (interpretado por Jude Law). Em frente à fonte central, o personagem de Damon afirma para Cate Blanchett que nunca se sentiu melhor. Pudera, em Roma, é difícil passar por tempo ruim.

Trastevere – The Bicycle Thieves, Vittorio de Sica, 1948

Para chegar ao Trastevere é preciso cruzar o rio Tibre (ou Tevere, em italiano). A região é a mais boêmia da cidade, cheia de ruelas e casas medievais. Hoje em dia badalada, a região de Trastevere pode ser conhecida de forma um pouco mais sombria no filme Ladrões de Bicicletas.

A história é de um homem que consegue um emprego de colador de cartazes que exigia uma bicicleta. Ele penhora sua casa para conseguir o transporte, mas é roubado. A trama se passa pelas ruas de Trastevere, enquanto Antônio e seu filho Bruno saem em busca da bicicleta perdida.

A região de Trastevere empresta seu encanto ao filme emotivo e melancólico. Além disso, caso a visita por lá ultrapasse as telas, sugiro um bom vinho e, porque não, pedalar pelas ruelas do lado de lá do rio Tibre.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Um comentário sobre o texto “5 filmes que se passam em Roma para viajar sem sair de casa

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.