fbpx

Salerno, Itália: o que fazer por lá?

Salerno tem a cara do sul da Itália: os cheiros, gostos, autenticidade e as belezas. Enquanto as vilas da Costa Amalfitana têm aquele charme do colorido e uma certa carinha de “feito para turistas” (que de forma alguma tira o valor e atrativo), Salerno tem cara de cidade onde os italianos vivem, sem tantos turistas, mas com muita estrutura de hospedagem, restaurantes, tratorias, pizzarias, bares e movimento.

Onde fica Salerno? A cidade está no Sul da Itália, na região conhecida como Campânia e é uma das pontas da Costa Amalfitana: do outro lado, a cidade é Sorrento.

A verdade é que: se você estiver programando uma temporada romântica ou um descanso na Costa Amalfitana, ficar em Salerno como base não é a melhor opção: escolha uma das vilas indicadas no guia de onde ficar na Costa Amalfitana.

Mas se você quer economizar, conhecer mais dos arredores e experimentar uma cidade maior, Salerno é uma boa opção: foi lá que eu fiz base para minha viagem durante cinco dias explorando a Costa Amalfitana e arredores.

Não fique sem internet na sua viagem pela Itália! Veja nossas dicas de como viajar conectado pela Europa

Salerno Itália vista do mar

Leia também: Roteiro e dicas de viagem para Costa Amalfitana
O que fazer em Nápoles: guia de viagem
Saiba tudo sobre a visita a Pompéia e arredores

O que fazer em Salerno, Itália

Salerno é uma cidade histórica que foi um rico ducado no século 11. Seu centro histórico mantém o traçado medieval e é bastante preservado. Comece explorando pela Via dei Mercanti, a rua principal, e depois se perca pelas ruelas, procurando becos e palácios.

Salerno Itália Centro Histórico

Salerno Itália Centro Histórico

Por ali está o Duomo de Salerno, uma das catedrais mais bonitas da região. Foi construída no século 11, época do ducado de Salerno, e remodelado nos séculos seguintes, sem perder algumas das características originais. A igreja é dedicada a São Mateus e dizem que os restos do apóstolo estão na cripta abaixo da catedral, cuja entrada é gratuita.

Salerno Itália cripta são mateus

Como é um cidade italiana, você vai encontrar várias igrejas medievais, como a de San Pietro a Corte, a de San Giorgio e a Di Santa Maria de Lama.

Dentre os museus da cidade, o Arqueológico Provincial é para mim o mais interessante. Cometi o erro primário – por causa da chuva que mudou nossa programação – de não checar a data de abertura do local e dei de cara com a porta: o museu abre de terça a domingo. Também fecham nas segundas os Jardins de Minerva. Esses jardins ficam no alto da cidade e permitem uma vista bonita. O ingresso custa 3 euros.

Em 1076, quando Roberto Guiscardo tornou-se duque de Salerno, ele apoiou o crescimento de uma escola médica fundada dois séculos antes, a Scuola Medica Salernitana, que tornou-se uma das mais famosas da Europa. Hoje, o museu usa de tecnologia 3D e interatividade para contar essa história. A entrada também custa 3 euros.

Por fim, há duas avenidas muito agradáveis para caminhar. O Corso Vittório Emanuele, uma avenida larga, com partes fechadas para trânsito, muitas lojas e moderna e a Lungomare Triste, um calçadão de 8 km na beira do mar e com uma vista bem bonita.

Salerno Itália Centro Histórico

Corso Vittório Emanuele

salerno-italia-lungomare

Lungomare Triste

Onde ficar em Salerno

Escolhemos um apartamento no centro histórico, na Via dei Mercanti, bem no miolo mesmo: dava para caminhar até o porto, até a estação de trem, até o ponto de ônibus para a Costa Amalfitana. Sem contar que todos os restaurantes legais e pontos turísticos estavam a nossa volta.

O Apartament in Salerno abrigava até quatro pessoas, tinha banheiro e cozinha equipadas e o dono fez questão de nos receber com calma, dar muitas dicas e tirar todas as nossas dúvidas. A diária para outubro custou 65 por noite, para duas pessoas. No Booking, o apê tem nota 9.

Onde comer em Salerno: dica de pizzaria

Salerno Itália

Como estávamos num apartamento e acabamos fazendo muitos bate-voltas, não experimentamos os restaurantes da cidade. Compramos comida para cozinhar nós mesmas (sério, supermercado na Itália é maravilhoso). Mas comemos em duas pizzarias muito boas e que merecem a sugestão aqui.

A Vaco ‘e Pressa foi indicação do dono do nosso apartamento e realmente vale a pena. É uma típica pizza napoletana, com a massa deliciosa e recheios que vão dos bem clássicos aos mirabolantes. Fica no Vicolo Barriera, 2. O espaço também é bem bonitinho para um jantar mais legal.

Nos dois casos, nós compramos a pizza para levar (o que a maioria dos restaurantes no sul da Itália permite fazer) e saiu bem mais barato que sentar para comer. Uma pizza, que no cardápio custa 9 euros, sai por 3 euros quando pedimos para viagem.

Como ir de Salerno para outras cidades da Costa Almafitana

Salerno tem uma estação ferroviária bem movimentada, o que facilita a locomoção para os outros cantos da Itália. Nós, por exemplo, fomos para lá num trem rápido saindo de Roma, que só para em Nápoles antes de seguir para Salerno.

Também dá para ir de Salerno para vários pontos da Itália. Foi de lá que seguimos para Basilicata – e tem ônibus, com a opção Frecciabianca para Matera.

Se você for conhecer essa região de carro, recomendamos que leia nosso guia de como alugar carro na Itália, que tem dicas de como conseguir carro com o melhor preço e como evitar cair em pegadinhas típicas das estradas italianas.

Salerno Itália porto

  • Nápoles e Roma a Salerno: ida e volta

O mesmo trem rápido que vai de Roma a Nápoles também chega em Salerno. A viagem a partir da capital da Itália deve ser comprada com antecedência pela Trenitália: quando comprada com cerca de 90 dias de antecedência, custa metade do preço. O trajeto leva de 2 a 3 horas de viagem.

Também há trens regionais que ligam Nápoles e Salerno. O trajeto custa 4,30 euros para viagens de trem Metropolitano, que dura 1h30. Para o Intercity sai por €9,50 e dura 40 minutos. E o trajeto de Frecciarosa custa a partir de 14,90 e dura 36 minutos (mas se você não comprar com antecedência sai mais caro).

Dá para fazer o trajeto de ônibus, mas eu acho que essa opção só vale a pena se você quiser ir para o Aeroporto de Nápoles. Tanto a SITA quando a CSTP fazem a viagem, que custa cerca de 4 a 7 euros.

  • De Salerno a Amalfi

Dá para ir para Amalfi direto de Salerno com uma ferry que custa 8 euros e sai do porto (que é bem bonito – foto acima). A viagem demora uns 20 minutos. Muita gente que chega de trem a Salerno pega a ferry para ir se hospedar em Amalfi.

Leia também: O que fazer em Amalfi e Ravello, na Costa Amalfitana

A outra forma, mais barata, é pegar um dos ônibus SITA SUD, que passam em frente ao Teatro Verdi. Os pontos não são os de ônibus comum, por isso cheque se tem a indicação SITA neles. E a passagem tem que ser comprada numa Tabaccheria antes de embarcar. Esse ônibus para em todas as cidades da Costa Amalfitana antes de chegar a Amalfi, ou seja: Vietri sul Mare, Cetara, Erchie, Maiori, Minori e Atrani. É um trajeto de 26 km que leva mais ou menos uma hora. De Amalfi você pode pegar o ônibus que segue para Ravello.

  • De Salerno a Positano e Sorrento

Qualquer trajeto de Salerno a Positano envolve baldeação em Amalfi. A mesma ferry que segue de Salerno para Amalfi vai depois para Positano, sem ter que descer do barco. O trajeto custa 14 euros e dura cerca de 40 minutos.

De ônibus é uma viagem mais demorada. Some uma hora de Salerno a Amalfi. Chegando lá, é preciso descer do ônibus e embarcar em outro – que segue até Sorrento. Quando você for comprar o bilhete na Tabaccheria, já avise que vai para Positano, de forma que eles vão te vender o bilhete de maior duração de tempo e você não terá que comprar outro. O ônibus para Positano para antes em Conca dei Marini e Praiano, e depois segue viagem.

Saiba mais: Positano, na Costa Amalfitana: o que fazer em 1 dia

O trajeto dura mais de uma hora. Isso quer dizer no mínimo duas horas até Positano e pelo menos mais uma hora até Sorrento. Ou seja, se você quiser ir para Sorrento, vale mais a pena ir até Nápoles e de lá pegar outro trem.

Salerno Itália Ferry

  • De Salerno a Pompeia

Você consegue ir para Pompeia de Salerno de ônibus com a CSTP ou a SITA ou ainda de trem.

  • De Salerno a Paestum

Salerno Itália Paestum

Paestum foi a melhor surpresa da minha viagem – vou continuar falando isso em todos os posts até convencer vocês a incluírem no roteiro. É bem fácil ir de Salerno a Paestum, basta pegar um trem regional cujo ticket você compra na hora e custa só €2,90. O trajeto dura 30 minutos.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (2 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

31 comentários sobre o texto “Salerno, Itália: o que fazer por lá?

  1. Olá Luiza ! Esse hotel que se hospedou em Salerno, fica em área de ZTL ? Pois estou viajando de carro. Poderia me passar o link do hotel ?
    Muito obrigada !!
    Mariana

  2. Oi Luiza, estou indo para a Costa e me hospedarei em Salerno, com carro, início de outubro. Foi muito complicado andar de carro nessa época por lá? Quanto tempo levava até Amalfi e Positano, por exemplo? Obrigada!

  3. Maravilha!!!! Estou indo pra Roma e de lá irei para a costiera Amalfitana com a intenção de fazer base em Salerno. Amei a riqueza de detalhes, preços, horários, duração das travessias, indicações de restaurantes, confirmei que escolhi o ponto certo para base. Obrigada e parabéns.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.