fbpx
Tags:

Fotos de viagem e selfies, uma saga

No meu post-manifesto sobre mulheres que viajam sozinhas pelo mundo, publicado no ano passado, recebi um comentário engraçado sobre as fotos de viagem. A moça estava lidando bem com o fato de largar marido que não podia viajar e enfrentar todos os desafios necessários para realizar seu sonho. A grande preocupação era: mas e as fotos, quem vai tirar?

Aliás, nem é preciso viajar sozinha para saber que é um drama pedir para as pessoas tirarem uma foto sua. Além das criaturas com má vontade, do medo da sua câmera ser roubada e da possível timidez de quem pede, o maior problema costuma ser a qualidade das fotos. Vi esse meme que expressa bem a sensação:

Quando eu tiro foto de alguém e quando alguém tira uma foto minha

Não é exagero. Aposto que você tem aí no computador uma pastinha de fotos esquisitas que alguém tirou de você. Para piorar, e quando você vê a foto ruim e não sabe se pede para pessoa tirar outra? Ou quando você se pergunta se o indivíduo vai achar ruim de você pedir para um terceiro? Enfim, é a vida.

A solução para os problemas fotográficos pessoais deveria ser só uma: selfie! Se você mora em Marte e não sabe o que é uma selfie, basicamente é uma abreviação para self portrait, ou seja, autorretrato. Tem até uma galera que fica famosa e ganha dinheiro publicando selfies no Instagram.

O problema é que eu sou o desastre em forma de fotógrafa de selfies. Minhas fotos conseguem sair piores do que aquelas que eu peço para os tiozinhos nos pontos turísticos. Duvida? Num momento de auto-humilhação nunca antes visto neste blog, vou compartilhar com vocês uma série das minhas tentativas de selfie fracassadas. Com vocês, a saga da Torre de Belém:

Selfie Torre de Belem

Em nenhuma foto eu consigo enquadrar a pobre da Torre de Belém e para completar tenho um festival de cabelo horrível. Acha que é o único caso? Tem mais um festival de cabeça em frente do monumento, cabelo na cara, foto muito escura, sombras estranhas, olhos fechados, enquadramentos nada a ver (e por aí vai).

Selfies ridiculas

O resultado disso aí é que quase não tenho foto minha das viagens em Portugal e só as paisagens têm merecido minhas postagens no Instagram.

Além disso, ando pensando em aderir à modinha do bastão ou pau de selfie. Quem sabe essa não é a salvação das minhas fotos de viagem? Sei que muita gente acha o cúmulo do ridículo circular por aí com uma vareta para tirar fotos de si mesmo. Mas a verdade é que nada pode ser pior do que as fotos acima.

O problema é que eu não achei ainda para comprar. Leia-se: a lojinha chinesa da esquina não tem para vender. E eu me recuso a pagar caro num troço desses. Quem sabe eu não adiro (verbo feio, né?) ao jeitinho brasileiro, ou seria cingapuriano?, da selfiestick improvisada?

Receba mais dicas de viagem

Então curta nossa página no Facebook

Siga o @360meridianos no Twitter

Veja nossas fotos no Instagram

Receba novos posts por e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

37 comentários sobre o texto “Fotos de viagem e selfies, uma saga

  1. Ótimo texto Luiza.
    Acho que todos passamos por estas situações.
    Eu já aderi ao famoso pau de selfies e pronto.
    Pelo menos tenho a prova que estive nos lugares.
    Tenho um amigo que não gosta de fotos com pessoas, durante uma viagem, ele com a esposa, sempre enviava diariamente algumas fotos de várias cenas/paisagens, nada dele e esposa.
    Aí não resistiu e perguntei se eles estavam viajando ou baixando fotos dos lugares.
    Só ai ele enviou foto da esposa nas cenas, pra comprovar que estiveram nos lugares.
    Hehe

  2. Kkkkkkk,do tipo rindo pra não chorar já que enfrento o mesmo problema sempre, amo fotos e eh impressionante a capacidade das pessoas de cortarem partes dos monumentos, do meu corpo, ou ambos, hahahah!!! Tentei aderir o Pau d selfie na minha última viagem, comprei o mais baratinho q tinha, sem aquela fita que segura o celular, qd fui usar, o cel escorregou e virou em 50 pedaços, fiquei sem as fotos, e sem o cel durante toda a viagem??!! Então uma dica eh cuidar para não acontecer o que aconteceu comigo, rs!!! Bjs e adoro seus textos!!!

    1. hahahaahhaahah

      Suéli, aconteceu EXATAMENTE a mesma coisa comigo.

      Comprei um pau de selfie e ele derrubou meu celular 3 metros abaixo. Felizmente, por algum milagre, o bichinho não quebrou.

  3. Kkkkkkk. Já pensou, VC em Portugal com uma pá na mão com o celular dentro pra tirar uma self ?? E esses nossos cabelos que não gostam de fotos? Pq eles não se entendem com o vento?
    Um abraço e boa sorte nas selfs

  4. Post sensação! HAHAHA
    NUNCA tive uma foto tirada por outra pessoa que saísse razoavelmente boa.
    Parece que na hora de pedir pra alguem, o capiroto das fotos horrorosas coloca na nossa frente os piores fotógrafos do mundo!
    Quanto às selfies, to descobrindo meus melhores ângulos, mas ainda tenho uma centena de fotos ridiculas .. hahahha

  5. Também sofro com o mesmo desafio que voce, Luiza. Mas sabe o que me salva? (ainda nao aderi ao pau de selfie nao, ficaria meio com vergoinha, eu acho rsrsrs) foi a minha camera da Samsung que tem Visor Frontal (não é dessas cameras super bacanas, até porque eu nem saberia usar uma, mas é boa e barata, além de super util nessas horas…).
    https://www.samsung.com/br/consumer/cameras-camcorder/smart-cameras/compactas/EC-DV150FVDBBR
    Bjus!

  6. Lu, sabe a lojinha Ale-hop que tem em tudo que é canto em Portugal e vende um monte de tranqueirinha legal? Vi o tal do pau da selfie lá, bem baratinho!

    1. Ei Fernanda, obrigada pela dica.

      Vou contar para as meninas em Portugal que estavam procurando.
      Eu acabei comprando na Itália, bem barato tb.

  7. Luiza,
    Eu vivo nesse eterno drama também. Raramente viajo sozinha, mas acabo indo visitar os lugares sozinha, já que a minha mãe (pessoa com quem eu geralmente viajo) prefere fazer compras do que conhecer os lugares, rs.
    Confesso que também já pensei na possibilidade de comprar o pau de selfie, mas todo vez que eu vejo alguém usando penso como isso é ridículo.
    Adoro o blog!

    1. Juliana, eu também acho meio ridículo, mas depois que você vê a melhora nas fotos, até muda de ideia e desapega do pessoal te olhando torto…

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.