O 360meridianos nasceu no dia 12 de outubro de 2011 como um espaço em que nós poderíamos escrever não apenas para quem estivesse se preparando para alguma viagem, mas para qualquer pessoa que gostasse de ler, de pensar, debater e aprender sobre o mundo.

O nome – que não por acaso evitou a palavra “viagem” – fazia menção à grande aventura que estávamos prestes a começar: Uma volta ao mundo em que, em pouco mais de um ano, cruzamos fronteiras, pisamos em vários continentes, moramos por seis meses na Índia e passamos por todos os meridianos do globo.

Mais que um blog de relatos pessoais, hoje o 360meridianos é um veículo de comunicação consolidado, lido por centenas de milhares de pessoas todos os meses e gerido cada hora de uma parte do mundo. Mudamos de casa conforme a vida anda, e carregamos o escritório com a gente, entre reuniões por Skype e diversos fuso horários.

Em que acreditamos

Muita coisa pode ter mudado de 2011 pra cá, mas seguimos acreditando na nossa essência, naquilo que nos motivou desde o começo:

Fazer do 360meridianos um ponto de encontro, um lugar de leitura, reflexão e debate sobre as viagens, o mundo, diversidade e sustentabilidade.

Somos um blog sobre Cultura Viageira. E isso quer dizer que buscamos ver o mundo com os olhos do descobrimento. Abordamos as viagens desde a perspectiva da diversidade e da empatia e acreditamos que elas também são uma forma de aprendizado. E é esse aprendizado que queremos dividir em nossos textos. – Trecho do nosso Manifesto

Nosso compromisso com você

Nós acreditamos no turismo ético e, por isso, não incentivamos atividades predatórias, que envolvem depredação de recursos naturais, danos ao patrimônio histórico, cultural ou imaterial e/ou exploração de pessoas e animais.

Temos uma política de transparência com nossos leitores. Como qualquer projeto profissional, o 360 precisa ser monetizado, mas jamais colocamos dinheiro na frente dos seus interesses. Aqui, publicidade é sempre clara e indicada, estratégias de monetização são explicadas, passo a passo, e qualquer viagem feita por convite é indicada como tal.

Convidamos você a ler nossa política comercial e a entender como é possível ganhar dinheiro com um blog de viagem.

Nossos textos

Nossos posts são divididos em três editorias:

  • Especiais: São reportagens sobre o universo das viagens que trazem temas relacionados a história, cultura, política, gastronomia e outros aspectos relevantes sobre os lugares visitados. Têm o objetivo de contextualizar os leitores com informações e curiosidades sobre os destino que costumam ficar de fora dos guias de viagem.
  • Artigos: São crônicas, reflexões e textos pessoais que nos permitem bate um papo com você de vez em quando.
  • Dicas: Aqui estão todas as nossas dicas e guias de viagem que te ajudam a visitar aquele lugar que você sempre sonhou. Todos os textos são escritos com base nas nossas próprias experiências depois de uma (ou várias) visitas ao lugar.

Onde mais você nos encontra

Além do blog, o 360meridianos também está presente no Instagram e no TikTok.

Temos uma newsletter no Substack. Desde 2023, essa é a melhor forma de você ficar por dentro dos nossos Especiais e Artigos, que podem ou não ser publicados no blog semanas mais tarde. A newsletter é gratuita, mas contribuições são bem vindas.

Para assinar, basta se inscrever no formulário aqui embaixo:

Entre em contato com a gente | Anuncie no 360meridianos