Como se locomover e viajar mais barato pela Europa: conheça a GoEuro

Como se locomover e viajar mais barato pela Europa: conheça a GoEuro

Aqui no 360, temos mais de dez posts de roteiros na Europa, isso sem contar aqueles que dizem quanto custa a viagem, quantos dias ficar nas cidades, o que fazer, etc. Desses textos, uma pergunta muito recorrente é “como ir do país A ao país B”. Ou ainda: “Quero ir para as cidades C, D, F e E, qual a melhor ordem?”

Essas são perguntas sem uma resposta única, mas bora lá, vou tentar responder de uma forma prática.

Leia também: 10 roteiros de viagem pela Europa

Existe ordem certa para se locomover na Europa?

A minha resposta sempre é: a ordem mais barata. Na maioria das vezes, essa também é a ordem que faz mais sentido geograficamente, mas nem sempre. Por exemplo, supondo que a pessoa vá fazer Paris, Roma, Madrid, Londres e Lisboa numa mesma viagem, e que vá chegar e sair por Lisboa, como pensar essa ordem de cidades?

A ordem geográfica seria: Lisboa => Madrid => Roma => Paris => Londres => Lisboa

Mas é só fazendo uma busca entre esses trajetos que você vai ter certeza disso. Às vezes, vai sair muito mais barato fazer Lisboa => Madrid => Londres => Paris => Roma => Lisboa

goeuro onibus europa

Foto: Shutterstock

Como então pesquisar qual forma de transporte mais barata na Europa?

Para descobrir qual a melhor rota, baseada na teoria acima, é preciso escolher qual o melhor método de transporte. Volta e meia tem quem me pergunte como ir de Portugal a Itália por meios terrestres – ou seja, trem ou ônibus – sendo que as horas gastas nessa viagem e o custo dos transportes a inviabilizam. E, ao mesmo tempo, um voo low cost entre os países será feito em duas horas e na maioria das vezes por menos de 50 euros, ida e volta.

Talvez porque no Brasil estamos tão acostumados com voos caríssimos, nos esquecemos que na Europa o avião pode ser o transporte com melhor custo/benefício. Isso, claro, depende de uma série de fatores.

Eu já fiz textos sobre como viajar de trem pela Europa e como viajar de ônibus na Europa, mas segue um pequeno resumo sobre cada transporte:

  • Vale a pena ir de trem se: o trajeto durante o dia for de até cinco horas; se o trajeto noturno for muito mais barato do que as outras opções; se o trecho for regional ou se você estiver disposto a comprar com antecedência trechos não-regionais.
  • Vale a pena ir de ônibus se: você quiser economizar; se estiver viajando para os países do leste (onde trens são muito ruins); se você não gosta de comprar passagem com antecedência.
  • Vale a pena ir de avião se: as passagens estiverem muito baratas; se o aeroporto não for tão distante que o tempo gasto até ir lá + tempo de voo não somem mais que o trecho terrestre; se o horário do voo não for tão cedo ou tão tarde que não tenha mais transporte público para se deslocar.

goeuro aviao europa

Foto: Shutterstock

Ainda, há a possibilidade de usar aplicativos de carona, que já explicamos como funcionam aqui.

Enfim, com tantas alternativas, como fazer para pesquisar isso tudo?

GoEuro: um comparador entre trem, avião e ônibus

Eu conheci a Go Euro há alguns anos, e desde então indico para todo mundo. Ao invés de ter que deixar 20 abas abertas no computador para fazer a pesquisa, desde então esse é um dos primeiros sites que eu consulto para saber qual é o trajeto que mais vale a pena.

Como funciona: a GoEuro faz uma busca entre as opções de trem, ônibus, avião e carona e te fala os preços, tempo de viagem e qual o melhor custo/benefício. Olha um exemplo, baseado na comparação que eu estava fazendo ali em cima. Para aquela viagem imaginária, é melhor ir de Madri para Roma ou de Madri para Londres?

Página inicial do site para fazer a busca

De Madrid a Roma, a melhor opção é o vôo por €34,99

De Madrid para Londres, o voo sai por €19,99

Surpreso com os resultados?

Bem, o site da GoEuro mostra também o tempo de viagem até o aeroporto e te deixa ver as opções entre recomendado, mais barato, mais rápido, hora da partida e hora da chegada.

Clique aqui para buscar seus trajetos de viagem pela GoEuro

Para dar um exemplo de trajeto em que o trem ou ônibus faz mais sentido, tirei um print da pesquisa entre Viena e Praga e Viena e Bratislava:

goeuro viena para praga trem

De Viena para Praga faz mais sentido ir de trem

goeuro viena para bratislava

Mas de Viena para Bratislava o ônibus fica muito barato

Viu? Dá para achar promoções, como esse ônibus por um euro!

Mas a GoEuro é confiável?

Depois que você clica para selecionar o trajeto, é direcionado para o site oficial das cias aéreas, ou seja, compra diretamente com elas. Já para os percursos de trem ou ônibus, o site atua como uma agência de viagem e você compra por meio da página de vendas da GoEuro, sem ter que entrar no site internacional do seu país de destino. Há uma taxa de serviço de dois euros.

Eu já fiz compra com eles e não tive problemas. O sistema usa o modo seguro de compra de cartão de crédito, a empresa já está no mercado há alguns anos, tem uma equipe muito diversa e estão baseados em Berlim.

Vale dizer que a Goeuro funciona muito bem para os destinos mais visitados, mas ainda não é tão boa para países menos tradicionais, como a região dos Bálcãs, onde não costuma ser possível comprar as passagens com antecedência na internet.

*Nós fazemos parte do programa de afiliados da GoEuro. Isso significa que se você clicar nos links indicados, ganhamos uma comissão, sem que você pague nada a mais por isso

Sou jornalista, tenho 29 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite “morar no aeroporto”. Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

2 comentários em Como se locomover e viajar mais barato pela Europa: conheça a GoEuro

  1. Boa noite Luiza. Gostamos de suas dicas. Pretendemos viajar para Londres para o casamento de um sobrinho. Nunca saímos do Brasil. Estamos mais perdidos que cachorro em tiroteio. Se puder nos dar uma luz agradecemos. Abraços e parabéns pelo blog.

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: