Tags:
Atlas: Inglaterra, Londres, Reino Unido

Como é a imigração em Londres

A primeira coisa que eu quero dizer neste post é bem básica: brasileiro NÃO precisa de visto para entrar em Londres. Dito isso, é importante lembrar que o Reino Unido não faz parte do Acordo de Schengen, que estabelece livre circulação de pessoas na Europa.

Ou seja, mesmo que você já tenha passado por alguma imigração em Madrid, Paris, Lisboa ou outra cidade europeia, vai ter que passar pela imigração em Londres novamente. E vice-versa. Se passou na imigração em Londres quando chegou, tem mais um controle de passaportes te esperando se quiser ir dali para outros do continente.

Saiba mais: Onde vai ser sua imigração na Europa

Imigração em Londres Big Ben

Informações básicas dadas, vamos ao que interessa: como é a imigração em Londres? Eu já passei pelo controle de passaportes da capital da Inglaterra diversas vezes, em aeroportos diferentes. O processo em geral é o mesmo, eles fazem algumas perguntas sobre a sua estadia e carimbam seu passaporte.

Uma vez, me pediram para ver o voo de volta. Em outra, me perguntaram sobre os pontos turísticos que eu visitaria durante a viagem e em qual local ficaria hospedada.

Veja também: Onde ficar em Londres, os melhores bairros 

Imigração em Londres_Stansted

A fila!.

Londres tem cinco aeroportos, Heathrow, Stansted, Gatwik, Luton e London City. Além disso, tem uma estação de trens internacionais, a St. Pancreas.

Se você chegar por qualquer um desses lugares, vindo de fora do Reino Unido, pode ser que a imigração não te pergunte nada, como foi da minha primeira vez, mas pode ser que te questione um monte de coisas, peça documentos, etc.

A verdade é que você tem que estar preparado para a segunda opção. Como? Só saber direitinho todos os documentos exigidos pela Imigração do Reino Unido.

Londres Kings Cross St. Pancreas

Estação St. Pancreas/Kings Cross

Imigração em Londres: quais documentos são necessários

1. Passaporte válido

2. Comprovação de vínculo com o Brasil: Com isso, eles querem ter certeza que você está realmente só passeando. Carta do seu empregador em papel timbrado comprovando sua contração na empresa, contra-cheque, declaração de imposto de renda, certificado de matrícula na Universidade, contrato social da sua empresa própria, etc. Se você for uma pessoa sem esse tipo de vínculo, como eu costumava ser, tente comprovar a sua situação como freelancer ou tenha um termo de responsabilidade assinado por algum familiar.

3. Comprovação financeira: eles querem saber se você tem como se sustentar como turista no período que pretende ficar no Reino Unido. O extrato da sua conta mais movimentada nos últimos seis meses, contra-cheque, declaração de imposto de renda, termo de responsabilidade dos pais (e todos os documentos que comprovem a renda deles), cartão de crédito internacional (com o comprovante do limite), além de dinheiro vivo.

Torre de Londres

4. Comprovação da viagem: passagem de volta, reserva de hotéis ou carta-convite do anfitrião que vai te receber lá, recibos das reservas em passeios feitas pela internet, trocas de emails falando de passeios e outras atividades que pretende fazer na Inglaterra.

Veja também: Modelo de carta-convite para viagem

Vista Londres

Tenha todos esses documentos guardados numa pasta e leve com você na mala de mão. Você só encontra com a sua mala despachada depois que passa pela imigração.

Se não souber falar inglês, solicite um intérprete e explique que só está lá de férias. Na hora de responder as perguntas, fique calma(o) e não minta em hipótese alguma! No mais, é só esperar o carimbo e aproveitar a viagem.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!







Quer nosso kit de Planejamento de Viagens?
Contém um Ebook, tabelas de orçamento,
roteiro e check-list (DE GRAÇA!)




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

508 comentários sobre o texto “Como é a imigração em Londres

  1. Boa tarde!
    Estamos indo a Londres, eu e minha filha, vamos ficar na casa de uma amiga. Gostaria de saber se 500 libras para mim e 300 para minha filha não teríamos problemas na imigração? Posso ficar com todos dinheiro vivo comigo ou seria melhor deixar as 300 libras com minha filha?
    Não tenho cartão de crédito, uso do meu esposo internacional, poderia levar este cartão?

    1. Oi Raquel,

      Depende quanto tempo vão ficar. Como já tem hospedagem (e acredito que uma carta convite), calcule pelo menos umas 45 libras por dia. Dependendo da idade da sua filha, você pode ficar com o dinheiro sim. Você pode sim usar o cartão do seu esposo, se quiser.

  2. Ola boa noite!
    Estou indo para londres dia 10 vou ficar por 5 meses, eu tenho a carta convite de uma amiga, que na carta fala que vou te moradia, e vai arca com minhas despesas, posso te algum problema na imigraçao?

    1. Oi Maria,

      Vale a pena verificar com cuidado quais são as regras para a entrada de Brasileiros no Reino Unido com a situação do Covid. Se você não tiver visto, pode ser que não consiga entrar.

  3. Olá, Luiza
    Estou indo no início de Julho para Inglaterra, por Heathrow, ficar 6 meses como aupair, posso dizer na imigração que vou ficar como turista esse tempo? Quanto teria que apresentar de dinheiro? Como acha que seria mais fácil de entrar? Atualmente estou de intercâmbio na Espanha com visto válido até Agosto

    1. Olá Jaine,

      Eu nunca recomendo mentir para a imigração. Não vejo porque vc teria problema para entrar como Aupair, a não ser que não seja algo regularizado. Eu recomendaria você pesquisar como foi a experiência de outras aupairs no Reino Unido. É provável que você necessite sim apresentar uma carta convite da família que você vai morar/trabalhar.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.