Tags:
Atlas: Inglaterra, Londres, Reino Unido

Como é a imigração em Londres

A primeira coisa que eu quero dizer neste post é bem básica: brasileiro NÃO precisa de visto para entrar em Londres. Dito isso, é importante lembrar que o Reino Unido não faz parte do Acordo de Schengen, que estabelece livre circulação de pessoas na Europa.

Ou seja, mesmo que você já tenha passado por alguma imigração em Madrid, Paris, Lisboa ou outra cidade europeia, vai ter que passar pela imigração em Londres novamente. E vice-versa. Se passou na imigração em Londres quando chegou, tem mais um controle de passaportes te esperando se quiser ir dali para outros do continente.

Saiba mais: Onde vai ser sua imigração na Europa

Imigração em Londres Big Ben

Informações básicas dadas, vamos ao que interessa: como é a imigração em Londres? Eu já passei pelo controle de passaportes da capital da Inglaterra duas vezes, em aeroportos diferentes. A primeira foi em 2011, quando entrei por Heathrow, o maior aeroporto internacional da cidade (deus abençoe aquele freeshop). Foi um processo tranquilo, o cara não perguntou absolutamente nada, sorriu para a gente e carimbou os passaportes.

Na segunda vez, em dezembro de 2014, eu entrei por Stansted, o aeroporto das lowcosts.  Eu nunca vi uma fila tão grande para passar pela imigração. Ficamos uns 20 minutos em pé, esperando no túnel que levava do avião até os guichês de controle, simplesmente porque havia tanta gente, mas tanta gente, que aquela fila de ziguezague e a escada rolante que levava até a área não eram espaço suficiente.

Quando eu finalmente consegui chegar lá, queria dançar de alegria. Por quê? Pela primeira vez na minha vida, o meu passaporte azulzinho do Brasil me garantiu uma grande vantagem em relação ao passaporte-europeu-entro-em-qualquer-lugar. Enquanto a fila da imigração europeia estava causando toda essa algazarra no aeroporto, a fila dos passaportes não-europeus tinha apenas uma pessoa: euzinha.

Veja também: Onde ficar em Londres, os melhores bairros 

Imigração em Londres_Stansted

A fila!

Passei toda serelepe, rindo da cara dos outros, que iam demorar no mínimo uns 40 minutos para sair dali. Fui para o guichê, onde a Oficial de Imigração estava praticamente tirando um cochilo (e eu fui lá atrapalhar). Ela tinha cara de poucos amigos, mas não foi assustadora. Pegou meus documentos e perguntou o que eu fazia em Londres. Ela quis saber quais pontos turísticos eu ia conhecer e em qual região ficaria hospedada. Depois, quis saber mais sobre meu mestrado em Portugal. Daí me perguntou aonde eu  ia depois. Paris, respondi. Ela carimbou meu passaporte e voltou ao marasmo de sua vida.

Moral da história: Londres tem cinco aeroportos, Heathrow, Stansted, Gatwik, Luton e London City. Além disso, tem uma estação de trens internacionais, a St. Pancreas. Se você chegar por qualquer um desses lugares, vindo de fora do Reino Unido, pode ser que a imigração não te pergunte nada, como foi da minha primeira vez, mas pode ser que te questione um monte de coisas, peça documentos, etc. A verdade é que você tem que estar preparado para a segunda opção. Como? Só saber direitinho todos os documentos exigidos pela Imigração do Reino Unido.

Londres Kings Cross St. Pancreas

Estação St. Pancreas/Kings Cross

Imigração em Londres: tudo o que você precisa saber

1. Passaporte válido

2. Comprovação de vínculo com o Brasil: Com isso, eles querem ter certeza que você está realmente só passeando. Carta do seu empregador em papel timbrado comprovando sua contração na empresa, contra-cheque, declaração de imposto de renda, certificado de matrícula na Universidade, contrato social da sua empresa própria, etc. Se você for uma pessoa sem esse tipo de vínculo, como eu costumava ser, tente comprovar a sua situação como freelancer ou tenha um termo de responsabilidade assinado por algum familiar.

3. Comprovação financeira: eles querem saber se você tem como se sustentar como turista no período que pretende ficar no Reino Unido. O extrato da sua conta mais movimentada nos últimos seis meses, contra-cheque, declaração de imposto de renda, termo de responsabilidade dos pais (e todos os documentos que comprovem a renda deles), cartão de crédito internacional (com o comprovante do limite), além de dinheiro vivo.

Torre de Londres

4. Comprovação da viagem: passagem de volta, reserva de hotéis ou carta-convite do anfitrião que vai te receber lá, recibos das reservas em passeios feitas pela internet, trocas de emails falando de passeios e outras atividades que pretende fazer na Inglaterra.

Veja também: Modelo de carta-convite para viagem

5. Landing card preenchido: o Landing Card é um formulário distribuído no avião que deve ser preenchido por quem não é cidadão europeu. Se você comer mosca no avião e não pegar, há cópias na área de imigração. No blog Londres para Principantes tem uma versão do formulário escaneado. Preencha-o e entregue para o oficial da imigração junto com o seu passaporte.

Vista Londres

Tenha todos esses documentos guardados numa pasta e leve com você na mala de mão. Você só encontra com a sua mala despachada depois que passa pela imigração.  Se não souber falar inglês, solicite um intérprete e explique que só está lá de férias. Na hora de responder as perguntas, fique calma(o) e não minta em hipótese alguma! No mais, é só esperar o carimbo e aproveitar a viagem.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

446 comentários sobre o texto “Como é a imigração em Londres

  1. Olá Luiza!!
    Eu gostaria de saber se você teve que fazer seguro viagem para ir a Londres,mesmo estando fazendo mestrado em Portugal?
    No meu caso faço licenciatura em Portugal,mas possuo o PB4, e irei a Londres ficar 1 mês para um curso de idioma.

    1. Oi Aline,

      Com o PB4 você só pode ser atendida em hospitais portugueses (e italianos). Ou seja, qualquer viagem que fizer para fora de Portugal, independente do país da Europa, precisa contratar seguro viagem. Ah, detalhe, não dá para contratar seguro do Brasil, você tem que contratar algum aqui de Portugal, que é seu domicílio no momento.

      A única forma de mudar isso é ao tirar o estatuto de igualdade de direito e se inscrever na segurança social para conseguir ter o cartão europeu de seguro doença.

  2. Olá Luiza!

    Poderia me ajudar?

    Em julho farei minha segunda viagem para um “work exchange” (trabalho em troca de hospedagem em hostels). Passarei 3 meses em Barcelona e de lá quero ir a Londres para mais 3 meses, sempre na mesma modalidade, trabalho voluntário em hostel. Estou preocupado com a justificativa para permanecer em Londres durante esse período, nas minhas condições. O que você me recomenda? Posso tranquilamente afirmar que serei apenas um turista por 3 meses, com hospedagem na casa de uma amiga? (vou pedir uma carta-convite, só pra garantir, mas a hospedagem de fato será no hostel em que trabalharei) Você acha que posso mencionar voluntariado?

    Obrigado!

    1. Oi Thiago,

      Essa modalidade de work exchange ainda está num certo limbo legal. O problema é: você não possui visto para trabalhar lá e ao mesmo tempo, esse não é um tipo de trabalho que eles consideram voluntário mesmo, e mesmo que fosse, alguns países pedem visto para voluntários.

      Ou seja, a solução é você dizer que entrará como turista e não falar nada sobre trabalho. Eu nem sei se você deveria pedir a carta convite da sua amiga. Pode colocar o hostel como seu local de hospedagem.

  3. Eu estando em Londres e já ter passado na imigração, quero conhecer Paris de ônibus ou trem, na volta a Londres passo na imigração e posso deixar bagagem em Londres?

  4. Olá, eu e meu marido iremos a Paris (com conexão em Londres) em janeiro, na volta teremos uma conexão de mais 20h em Londres e pretendia usá-la para conhecer um pouco a cidade. Você acha que teriamos problema na imigração? Quanto deveria levar de dinheiro? Teríamos o hotel para o pernoite, um seguro, dinheiro, contra cheques, cartoes internacionais etc.. Mas me preocupo com quanto dinheiro levar para apenas um dia e tendo em conta que já estaríamos voltando de 6 dias em Paris.

    1. Oi Rebeca,

      Acho que a chance de vocês terem problemas é quase zero. Vocês terão um voo de saída, todos os documentos e precisam comprovar só uns 60 libras por pessoa, tendo em vista que vão passar menos de um dia inteiro na cidade.

  5. Minha filha foi pega em Londres ontem quanto dias demora para mandarem ela de volta para o Brasil. Estou muito preocupado não sei oque fazer.

  6. Bom dia Luiza!
    Já estou com passagem comprada pra ficar 27 dias no Reino Unido em janeiro de 2020. Pretendo levar 200 libras em espécie e mais um cartão de débito com 1.000 libras na conta. Além disso já providenciei seguro de viagem e levarei comprovante de vínculo empregatício, todos os comprovantes de reserva e de viagens que farei dentro do Reino Unido.
    Você acha que posso ter problemas pela quantia de dinheiro que levarei? Pode ser considerado pouco dinheiri?
    Desde já, agradeço pela ajuda!
    Abraço!

    1. Oi Matheus,

      Uma boa média para calcular são cerca de 65 libras por dia. Mas isso se você não tiver as reservas pagas ou coisas assim. Esse dinheiro que você vai levar também vai servir para pagar a hospedagem ou já vai estar paga? Pq se já estiver paga, seu dinheiro é suficiente. Se não, acho que é muito pouco.

  7. Ola, pretendo ir pra Londres no segundo semestre. Pretendo ficar 7 dias, levarei uma carta convite e pensei em levar mil libras, tenho mto medo da imigração principalmente por eu nunca ter feito uma viagem para o exterior, acha que posso ter problemas?

    1. OI Karina,

      Mil libras é muito mais do que o suficiente para sua estadia. Com esse dinheiro, passagem de ida e volta, comprovante de hospedagem e seguro de viagem, não vejo porque você teria algum problema.

  8. Boa tarde luiza! Vamos para londres em novembro, eu e marido os circuito CVC, somos aposentados e não falamos inglês. Pergunto: como fazer uma carta explicando todos os possíveis questionamentos feitos na imigração? Voltaremos de Lisboa para o brasil

  9. Bom dia. Poderia me ajudar com uma informação? Eu estive em Londres em 2016. Na ocasião estava estudando inglês e tive um problema de saúde. Fui internado e acionei o seguro saúde que contratei para a viagem. Depois de voltar ao Brasil, comecei a receber cobranças do hospital pois a companhia de seguros não pagou meu tratamento. Acionei de novo a seguradora e tivemos uma demanda jurídica. Não tenho certeza se a companhia de seguros pagou, por fim, meu tratamento. Por esse evento, eu posso ter minha entrada em Londres negada em uma nova visita? Se sim, eu conseguiria optar por seguir para Paris ao invés de voltar ao Brasil em uma eventual uma inadmissão em Londres ?

    1. Oi Marcelo,

      Não acho que você teria problema por conta disso. Por via das dúvidas, leve toda a documentação que você tem sobre o caso.

  10. Oi Luiza, tudo bem?

    Vou ficar 6 meses em Londres, minha dúvida é: posso viajar para outros países e depois retornar a Inglaterra sem problemas? Por exemplo, passar as férias com a família (de lá) na Suíça em agosto e depois retornar a Inglaterra e ir para dezembro para outro, por exemplo, Polônia?

    1. Oi Mirella,

      Depende: esses 6 meses você vai estar estudando? Fazendo intercâmbio? Tem algum motivo além de turismo?

      Se você tiver uma justificativa para estar lá esse tempo, pode sim ir viajar e retornar sem problemas.

  11. Olá Luiza, comprei passagens de ida e volta para Londres e Lisboa em outubro, além de ter reservado um hostel, entretanto estou com receio de ser barrado na imigração em Londres, sou formado em direito mas ainda não sou advogado, trabalho em um escritório de advocacia como assistente jurídico mas não tenho carteira assinada, nem contra cheque. Apesar disso ganho bem, tenho renda, endereço fixo, cartão internacional, tenho chance de ter o visto negado. Ah sim, vou com a minha irmã e um casal de amigos, e todos possuem emprego fixo.

    1. Oi Rodrigo,

      Acho muito difícil você ter algum problema com a imigração. Leve os documentos que você tem para comprovar a renda, as reservas no hotel e tenha mais ou menos na ponta da língua seus planos de viagem pela cidade. Você, sua irmã e amigos podem passar juntos pela imigração tb.

  12. Olá Luiza! Obrigada pelo post, muito esclarecedor!

    Irei para Londres como turista em setembro, mas confesso que lendo sobre a imigração fiquei bastante receosa. Eu trabalho como freelancer e não tenho nenhuma conta muito movimentada ou algo que comprove uma boa renda. A viagem vai ser um presente dos meus pais, na verdade. Você acha que é válido explicar essa situação na imigração e mostrar comprovante de renda dos meus pais ou isso não faz sentido?

    Muito obrigada!!

    1. Oi Andrea,

      Você só precisará explicar o que eles perguntarem. Mais importante do que comprovar a renda dos seus país é ter como comprovar a renda para os dias da sua viagem! Se você estiver com as informações na ponta da língua sobre como sua viagem é a turismo, tem menos chance de ter problemas.

  13. Olá Luiza!
    Pretendo fazer intercâmbio em Londres em Junho entretanto estou com receio da imigração. Possuo cidadania italiana, só que eu desejo ficar de 6m a 1 ano em Londres, trabalhando e estudando. Só que não tenho curso ainda pois gostaria de conhecer as opções de Colleges e não queria pegar um curso muito caro. Minha ideia é alugar Aibnb por 3 semanas e depois alugar um quarto e ir vendo. Com esses dados, o que tu aconselha, e o que a imigração poderá implicar?
    Obrigada pela atenção

    1. Oi Pricila,

      Como você tem cidadania italiana não precisa ter medo nenhum. Você vai entrar pela fila de europeus e apresentar seu documento italiano.

  14. Olá Luiza, obrigada pelo post.
    Eu e meu esposo estamos indo dia 12/04/2019 para Londres, e dia 15/04/2019 iniciaremos um curso de 4 semanas em Brighton. Os dois primeiros dias passaremos na casa de uma amiga em Londres. Preciso levar algum documento sobre onde irei ficar esses dois dias? Para o restante dos dias temos o comprovante de homestay da escola em Brighton. E você saberia dizer qual o valor para passar na imigração? Somos alunos de doutorado aqui no Brasil e nossa renda é a bolsa de estudo, o extrato bancário serve para comprovar essa renda?
    Grata.

    1. Oi Thayna,

      Sim, vocês devem levar uma carta convite simples com as informações sobre a estadia na casa da sua amiga. No mais, levem também o comprovante do Homestay e o comprovante de imposto de renda e extratos de cartões.

      Não há um valor especificado de quanto é necessário levar.

  15. Olá, td bem? Vou para Londres passar 5 dias e depois vou para outros 3 países (um deles é a Irlanda, onde ficarei 28 dias fazendo um intercâmbio de inglês). Levarei as passagens, a carta da escola, 400 libras em dinheiro e o restante dos euros no cartão de débito n26 (com o extrato). Acha que esta td bem? Ficarei em um Airbnb em Southgate, é so eu levar o comprovante do airbnb? Outra coisa, tenho 21 anos e faço faculdade aqui no Brasil. Devo levar a confirmacao de matricula em portugues ou ingles? E qual documento levar para comprovar o extrato da conta dos meus pais? Perdão por tanta pergunta! Grata desde já 🙂

    1. Oi Helena,

      Não precisa se preocupar, você está bem documentada!
      Leve o comprovante do Airbnb, a confirmação de matricula se tiver como ser em inglês, ótimo. Se não, leve em Português mesmo.

  16. Oi Luiza!
    Tudo bem?
    Vou para Londres dia 02 de Abril e vou levar minha esposa…
    Minha maior dúvida é que ela não trabalha há dois anos e não tem como comprovar renda e vínculos com o Brasil.
    Casamos neste mês de Março e gostaria de saber se eles vão pedir algum comprovante de vínculo dela?
    Neste caso eu que vou custear a viagem, hotel, passeios e os gastos da viagem.
    Teremos passagens de volta, inclusive, na volta desceremos em Portugal e ficaremos 01 dia num hotel em lisboa e depois pegaremos voo para o Brasil.
    Temos reservas do hotel em Londres, comprovantes de alguns passeios comprados pela internet e seguro viagem.
    Minha dúvida mesmo é em relação aos vínculos dela, que não tem.

    Muito Obrigado!!!

  17. Ola! Gostaria de saber nos casos que Londres é apenas conexão, a imigração é mais tranquila? Estamos planejando ir pra Dubai e vi passagens com preços ótimos com conexão em Londres … mas to com receios

    1. Oi Thami,

      Tem grandes chances, dependendo do tempo de conexão, de você nem passar pela imigração e ficar só na área internacional do Aeroporto. E, mesmo que passe pela imigração, é sim bem mais tranquila, tendo em vista que você não vai ficar na Inglaterra.

  18. Olá, Luiza! Estou pensando em ir para Inglaterra em agosto fazer Wordpacker até inicio de dezembro em um hostel em Liverpool, também pretendo fazer um mês de curso de inglês. Tenho 20 anos, recebo pensão e faço freela como redatora, junto por mês mais ou menos 570 libras (na cotação de hoje rsrs) e pensei em levar mais mil libras e 2 cartões de crédito de limites não tão altos ( uns 4 mil reais os dois).

    Você acha que eu posso encontrar algum problema na imigração por serem mais ou menos 4 meses ou por, na concepção deles, estar indo com pouco dinheiro? Lembrando que esse dinheiro não precisará ser gasto com acomodação…

    A minha real intenção é melhorar o meu inglês (por isso o longo período). Pensei em dizer na imigração que esse é o meu objetivo, que farei um mês de curso de inglês e que passarei o restante do tempo passeando e praticando o idioma na cidade (indo a igreja, mercado e socializando no hostel). Para fazer isso, precisarei trancar a minha faculdade e o único vínculo que poderei confirma é o de freelancer de uma empresa de marketing digital. Também terei uma passagem para fora do Reino Unido e uma voltando para o Brasil a partir de Portugal.

    Você acha que eu posso ter problemas? É uma boa ideia fazer essa viagem? Tem alguma dica? Obrigada e parabéns pelo post tão informativo! 🙂

    1. Oi Lu,

      Olha, é uma boa ideia sim, mas entendo a sua preocupação com a imigração. Realmente, não tenho como te dar nenhuma dica extra. Se você tiver um curso de inglês para todo o período é uma justificativa melhor do que o Worldpacker. Mesmo trancando a matrícula da Faculdade, o seu curso ainda é uma prova de vínculo.

  19. Olá Luiza, boa tarde.
    Minha pergunta se relaciona aos carimbos no passaporte.

    1 – Sou brasileiro, e desejo saber se entrar por Londres (saindo da França), se recebe um carimbo ou visto britânico?

    2 – E depois, ao sair de Londres com retorno a qualquer outro país do Espaço Schengen, receberei um carimbo de entrada nesses países da UE?

    Obs: Gosto de colecionar carimbos de entrada no passaporte, entende.

    1. Oi Souza,

      Sim, ao entrar em Londres, saindo da França, você vai receber um carimbo na saída da França e um carimbo na entrada do Reino Unido.
      Depois de sair de Londres e voltar para outro país de Schengen, você receberá o carimbo de entrada no país que for (mas não o de saída do Reino Unido, não sei pq eles não tem imigração na saída).

  20. Olá Luiza! Td bem?
    Possuo o passaporte válido, certificado de matrícula na Universidade, a passagem de volta, reserva de hotéis e passeios (também sou fluente em inglês). Entretanto, as minhas dúvidas são: não possuo renda ainda e meus pais estão custeando minha viagem (3 dias em Londres e depois Paris), portanto, qual (is) o(s) documento(s) adequados para comprovar a renda deles? Além disso, tenho conta em banco e penso em usar cartão de crédito/débito + levar dinheiro in cash, preciso levar comprovante desta renda também?
    Obrigada pela atenção!

  21. Oi Luiza, uma dúvida, pretendo viajar pra Europa e conhecer uns 3 países, dentre eles Reino Unido. A comprovação financeira na imigração de Londres deve ser referente apenas aos dias que ficarei em Londres ou referente a toda viagem na Europa?

  22. Olá Luiza,

    Chegarei no aeroporto de Heathrow em um voo oriundo de Bogotá, sei que desembarcarei no terminal 2 e a minha dúvida é a seguinte: pegarei minha bagagem antes ou depois da imigração.
    Não sei mto bem como será as coisas e em último caso terei que seguir o fluxo.

  23. Olá estou querendo ir pra Londres em junho ou julho mais nunca fui pra fora do país antes, tenho uma filha de 4 anos passaporte tirado a pouco tempo e nao falo inglês (aprendi algumas coisas por app) qual a melhor opção pra passar sem problemas ?

    1. Oi Rosilene,

      Vá com a passagem de ida e volta, com a hospedagem reservada, um itinerario mais ou menos montado. Não precisa ter medo. Faça um bom seguro de viagem. No mais, é só seguir as dicas do post mesmo e ser feliz!

  24. Olá Luiza,
    Pretendo passar 3 meses estudando no reino unido (curso de inglês geral), como comprovante de passagem de retorno poderia ser uma para Europa? Pq eu pretendo estudar os 3 meses e depois viajar por outros países, inciando com Portugal. Na ida eles encuncariam com isso ou não?

    1. Oi Gabriela,

      No meu entendimento sim, a passagem para outro país da UE conta como saída do Reino Unido. Afinal, você terá seu passaporte carimbado e tudo mais.

  25. Olá Luiza, eu esquecí de mencionar que minha esposa e eu já fomos para o Chile e para a Argentina, mas, temos apenas o carimbo da Argentina no passaporte, pois, quando fomos para o Chile não tinhamos tirado o passaporte ainda…
    Obrigado…

  26. Por favor, gostaria de saber, no meu caso trabalho há um pouco mais de 5 anos numa boa empresa, me formei numa Pós graduação no ano de 2018 e tenho como provar vínculos e condições financeiras na minha estadia em Londres, no caso, pretendo ficar uma semana lá.

    Minha dúvida é que eu vou levar minha esposa e ela não trabalha há 2 anos e não tem nenhum vínculo no brasil, apenas a família, mas, nesse caso eu que custearei a viagem dela. Outro detalhe, não somos casados em documento.
    Gostaria de saber, por favor, se ela poderá passar na intrevista da imigração comigo no mesmo guichê e, mesmo sendo eu quem vai pagar a viagem, ela terá que provar algo para eles?

    Desde já, agradeço.
    Muito Obrigado!!!

    1. Oi Robson,

      Sim, vocês podem passar juntos pela entrevista. Levem todos os documentos da viagem, reservas, passagens de ida e volta. Não acho que terão qualquer problema

      1. Olá Luiza!
        Muito Obrigado…
        Minha grande dúvida mesmo era em relação nós não sermos casados oficialmente em documento. Se na imigração eles questionariam e como provaríamos sermos casados…já que minha esposa não trabalha e não tem vínculos para comprovar.
        Obrigado!!!

  27. Olá, Luiza!
    Meu passaporte é novinho, tem apenas 6 meses de validade e até o momento não tem nenhum carimbo. Sonho em conhecer Londres, mas fico ressabiada de ser barrada pela imigração por nunca ter viajado antes. Acredita que estou certa em ficar preocupada? Ou se eu levar tudo certinho (passagem de volta, documentação, dinheiro suficiente, reservas de passeios e hospedagem e seguro viagem) não terei problema?

  28. Bom dia,

    Me chamo Rachel e estou com dúvidas, minhas férias do serviço será em Agosto/19 e estou pensando em ir a Londres, mas já tive o visto americano negado (2018), eu tenho o papel que Consulado Americano me deu, o motivo de não conseguir foi parte financeira, será que pode ser um problema para eu não conseguir o visto?
    O que você me indicaria no sentido de cartão, crédito ou pré pago?

    1. Oi Rachel,

      Você não precisa de visto para entrar em Londres, logo, é muito mais simples do que ir para os EUA.
      Sobre o cartão, você tem que o escolher o que te deixa mais confortável. Se o seu cartão de crédito tem um limite alto, é uma boa opção. Se o limite não for muito bom, o pré-pago vale mais a pena. Sempre lembre-se de ter pelo menos duas opções para o caso do cartão falhar:

      Dinheiro+Cartão
      Cartão debito habilitado para uso no exterior + Cartão crédito
      Cartão pre-pago + Crédito

  29. Bom dia, os documentos como declaraçao escolar, passagem de volta e reserva do hotel deve estar em ingles? e se for o caso, essa tradução deve ser feita por um profissional? Obrigada 🙂

  30. Olá tudo bem?
    Gostaria de tirar uma dúvida, estou indo para Londres em março com minha filha como o pai dela não acionou a declaração de viagem estou indo com a declaração do juiz , gostaria de saber se preciso levar uma cópia traduzida para o inglês para passar pela imigração?

  31. Ola Luiza, tudo bem?
    Minha filha também se chama Luiza rs.
    Estou com duas duvidas, fico de férias em maio de 2019 e estou me programando para viajar para Londres passar duas semanas e levarei minha filha. Minha dúvida é, será que terei problema na imigração, por conta da minha filha estar em período escolar? Estou pensando em pedir uma carta da escola dizendo que ela foi liberada pela escola, está matriculada e a data de retorno as aulas.
    E não tenho cartão de credito, só internacional pré pago, posso recarregar esse cartão e levar o extrato dele? será que será aceito?

  32. Boa noite, Luiza. Como vai?
    Eu gostaria de tirar uma dúvida, já que tenho uma ideia um tanto quanto complicada na cabeça, rs.
    Eu vou viajar para Londres para fins estudantis, ficarei em casa de família. Receberei carta da escola e da família, para uso na hora de receber o visto. Porém, meu contrato com a agência de intercâmbio é de ser recebido pela família no dia 05 de Janeiro, e começar as aulas de inglês no dia 07 de Janeiro. Ficarei até o dia 02 de Fevereiro, mas, como pude reparar, as passagens para a data ficam bem mais caras que se eu comprasse no dia 31 de Dezembro, por exemplo. Como eu tinha a intenção de visitar Paris, mas já estando em Londres (porque comprarei voos de ida e volta, então tem que ser ida e volta em Londres), me veio à cabeça a ideia de chegar em Londres no dia 01 de Janeiro e já partir para Paris, até o dia 05, quando serei recebido pela família em Londres. Será que seria muito arriscado passar pela imigração fazendo toda essa gambiarra? rs

  33. Oi,tenho uma dúvida, estou na Itália meu marido acabou de fazer o processo da cidadania italiana, o problema é que demorou muito pra sair, meu visto esta vencido, estamos querendo ir pra Londres, será que vou ter algum problema na imigração de Londres ?

  34. Ola!
    Sou engenheira e atualmente só estou fazendo mestrado na área e ganho uma bolsa como pesquisadora. Meu esposo é engenheiro e temos um filho de 3 anos. Queremos ir para Londres ano que vem. Estamos pensando na possibilidade de levar meus pais que são os dois aposentados mas ganham o mínimo. Vamos ficar dois dias e depois vamos para Paris. É necessário traduzir toda a documentação para inglês ?
    A imigração pode ser feita em família já que meus pais não falam inglês ?

    1. Oi Sara,

      Você pode fazer uma tradução simples do que achar necessário. E podem pedir para passar a família toda junta na imigração, muitas vezes eles permitem. Agora, uma dica de ouro: vocês serão uma família com uma criança e dois idosos, logo, esse tipo de viagem correria não funciona. Não fique só dois dias em Londres, ainda mais contando a viagem longa do Brasil para lá. Londres merece 5 dias inteiros e você vai perceber como será bem menos cansativo não se deslocar muito.

  35. Olá! Estou indo para a Grécia em Novembro, com conexão em Londres. Tempo de espera no aeroporto 11:00 horas. Sendo assim, surgiram algumas dúvidas nessa minha cachola, rs.

    1° dúvida: minha imigração será feita na Grécia, ou em Londres?
    2° Com esse tempo de espera, eu poderia sair do aeroporto, passear um pouco por Londres e retornar para o aeroporto sem nenhum problema??

    Obs: Minha primeira viagem para a Europa, e já ouvi tanta coisa sobre conexão em Londres, que estou ficando assustada.

    1. Oi Gilmara,

      Como a sua conexão é longa, pode ser que você tenha que passar pela imigração por lá se tiver que mudar de terminal e também se quiser sair do aeroporto. O problema da imigração em Londres são as longas filas. Como você vai ficar lá por algumas horas e já tem passagem comprada certinha para a Grécia, não vejo porque teria qualquer problema na imigração.

      Só aconselho a tomar cuidado com o horário pq o deslocamento entre os aeroportos de Londres e o centro costumam ser demorados.

  36. Olá ! Estarei indo para Londres em novembro, estou levando 700 libras. Não tenho cartão de credito mas vou levar um cartao de credito pré pago que pode ser carregado pela minha conta corrente, entao vou mostrar o extrato da minha conta corrente. Ficarei 11 dias e tenho a carta convite e carta de vinculo empregatício. Acha suficiente?

  37. Olá! Vou completar 18 anos e ganhei de presente uma viagem pra Londres. Vou viajar no mesmo mês e vou sozinha, pra ficar 7 dias. Mesmo sendo maior aos 18 anos, você acha que é tranquilo se eu levar a documentação certinha ou vão cismar com a minha idade e pelo fato de eu ser uma moça desacompanhada? (Vou pelo LCY).

    1. Oi Samara,

      Leve a documentação certinha, prepare um roteiro das coisas que vai fazer e explique que ganhou a viagem de presente, se eles te perguntarem.

  38. Olá Luiza, parabéns pelo excelente trabalho.
    Gostaria de tirar várias duvidas, se vc puder me ajudar ficarei muito grata.
    Sou brasileira e moro em Portugal há 8 meses porem, não tenho documentação há não ser a marcação no Sef para reorganização familiar,
    uma vez que o meu marido é romeno.
    Eis a minha duvida vou fazer conexão em Londres (aeroporto Luton) com destino à Romenia.
    Estaremos indo para tratar dos documentos do casamento (já realizado no Brasil) que nos foi solicitado pelo Sef,
    não estamos com passagem de volta pois não sabemos quanto tempo levara para tratar dos documentos, não falo nada em inglês meu marido fala mas o passaporte dele é europeu. Eles vão nos separar? Há possibilidade de eu ser barrada? Se caso de ser deportada para onde eles vão me mandar?
    Fico no aguardo.
    Desde já peço desculpas pela complicação na história.

    1. Oi Zama,

      Seu marido pode passar com você na imigração. É só ele entrar junto com você na fila geral, para quem não tem passaporte europeu. Leve toda a documentação do casamento e da marcação do SEF. Existe uma chance de vocês nem passarem pela imigração em Londres e irem direto para a area de embarque para a Romenia.

  39. Boa noite!
    Vou em dezembro pra Londres

    Só que tenho só cartão de débito
    Vou passar 6 dias
    Sou formada e estou matriculada em uma pós graduação que começa em janeiro
    To levando 10 mil vou trocar em libras
    Passagem e reservas no hotel
    Seguro viagem
    Sou autônoma

  40. Oi Luiza
    Quero parabenizar a vc pelo blog vc está ajudando muito com as dicas.
    Me chamo Jéssica tenho 28 anos, em 3 semanas estarei into a Londres para turistar por 6 dias, ainda tenho um pouco de frio na barriga quando penso na imigração.
    Tenho uma micro empresa que abri a 8 messes e tenho dois filhos que não vão comigo na viagem pois estaram fazendo provas finais na escola.
    Isso conta como vinculos com o Brasil?
    Tenho medo Da imigração me questionar porque meus filhos não estão comigo na viagem.
    E meu ingles e peximo, mais uma vez agradeço pelas dicas.
    Bjs

    1. Oi Jessica,

      Em primeiro lugar fique tranquila. Leve as passagens de ida e volta, o comprovante de estadia no hotel, um pequeno roteiro do que você pretende visitar nesses seis dias, o comprovante da sua empresa e do dinheiro que você tem para esses dias de viagem.

  41. Olá
    Sou ganhadora de uma promoção de viagen internacional com acompanhante de um determinado banco. Tudo custeado por eles passagens, hospedagem, guia e até dinheiro pra gastos. Vou viajar dia 26/10 e retorno 30/10, estou de desempregada e só meu acompanhante trabalha, estou morrendo de medo de ser barrado pela imigração. Não uso cartão de crédito vamos levar dinheiro em espécie, minha dúvida é se mesmo com tudo pago(e com todos os documentos comprovando) pelo banco que ofereceu a promoção ainda posso ser barrada?

    Desde já parabéns pelo trabalho.

    1. Oi Kiara,
      Com a passagem de ida e volta, todos os comprovantes de hospedagem e dinheiro em espécie para gastos, não tem porque você ser barrada. Leve algum documento também sobre a promoção e o banco que premiou.

  42. Gostaria de tirar uma duvida! Estou indo para Londres e ficarei mais ou menos uma semana, para visitar meu namorado que está fazendo um curso de 3 meses de duração. Estou levando as passagens, comprovante de hotel para dois dias pq nos outros vamos para Londres e ele mora em Brighton, seguro, o id student card dele e uma declaração da minha faculdade falando que estou matriculada. Tenho que levar em ingles algum desses documentos?? E é tranquilo minha entrada??

  43. Estou indo para Londres daqui 5 dias e estou apavorada de passar pela imigração.
    Irei sozinha, meu noivo estará lá a trabalho (é militar brasileiro), e irei encontra-lo e passearemos por Londres juntos. Eu não trabalho, mas sou estudante de Técnico em Adm, tenho 25 anos, e ele está custeando tudo. Inclusive os gastos que terei lá ficarão por conta dele. Como explicar isso sem que desconfiem de mim? Devo levar muito dinheiro só para não passar sem nada? (quanto?)
    Devo citar que meu noivo estará lá me esperando, ou digo apenas que estou indo a turismo? Vou ficar 4 dias e depois voltarei para o Brasil (passagem de ida e volta já estão compradas e impressas, hospedagem também está impressa e tbm o seguro viagem, além disso tenho carteirinha de estudante internacional, isso contaria como comprovante estudantil?) Agradeço desde já 🙂

    1. Oi Su,

      Se você for ficar na casa do seu noivo, ele deve fazer uma carta convite para você, dizendo que vai se responsabilizar pela sua estadia e gastos. Não minta para a imigração. Respire fundo e fique tranquila. São só 4 dias e você é uma turista.

  44. Olá Luiza,
    Atualmente estou desempregada há apenas três meses. Aproveitei esse tempo para fazer um curso de inglês de 6 semanas em Cardiff, no Pais de Gales e depois passarei 1 semana em Londres na casa de uma amiga.
    Tenho todos os documentos que eles podem pedir: Carta da Escola, Carta da Acomodação em Cardiff e da minha amiga de Londres, Extratos bancários com movimentações e investimentos etc, Cartão de Crédito, Valor em espécie, Passagem de volta, Seguro viagem.
    Minha única preocupação é com a minha ocupação aqui no Brasil que no momento não possuo.
    Acima vc recomenda uma declaração da familia, como seria? Quais dados devo colocar?
    Obrigada

    1. Oi Carolina,

      Acho que você pode ficar tranquila. Com todos esses comprovantes do curso, de grana e passagem de ida e volta, não acho que tem porque se preocupar

  45. Bom dia Luiza parabéns pelo seu trabalho, eu estou indo para Edimburgo em novembro a passei ficarei um semana eu trabalho em Portugal só que não tenho a carta de residência ainda não saiu mais tenho carta de trabalho EO número do protocolo do sef será que com esses documentos eu consigo entrar? obrigado felicidade

    1. Oi Julio,

      Tem algum risco da imigração na Inglaterra implicar com o seu tempo de estadia em Portugal sem visto. Afinal, o papel da marcação do SEF é um papel em português. Eu não sei o que é a carta de trabalho.

  46. Fui para a Europa em novembro do ano passado, fui de Dublin a Londres e simplesmente não passamos pela imigração, não tenho nenhum carimbo de Londres, achei muito estranho isso, pousamos em gatwick e fomos direcionados direto para a área de metrôs.
    Minha pergunta é, será que isso não poderá afetar se um dia eu quiser viajar novamente a Londres?

  47. Bom dia,

    Primeiramente gostaria de parabenizar o blog e dizer que as dicas são muito valiosas.
    Estou indo ano que vem para Edimburgo, Londres e Paris, respectivamente.
    Este ano fiz um tour França, Bélgica, Holanda, Alemanha e Itália e devido ao tratado de Schengen não se fez necessário a passagem por imigração nestes paises e foi realizado de trem.
    Para esta próxima, vou desembarcar em Edimburgo e após 4 dias irei de trem até Londres, onde ficarei 5 dias. Após Londres irei de trem também até Paris, o que ficarei 9 dias.
    Minha dúvida é, para esta rota Edimburgo – Londres – Paris de trem é necessário a passagem por imigração, uma vez que Escócia e Inglaterra não fazem parte do tratado.
    Procurei por vários sites e não encontro o direcionamento.

    Obrigado.

  48. Eu tenho passaporte brasileiro e minha esposa italiano. Podemos passar juntos na imigração com o passaporte brasileiro e italiano? Ela não fala inglês e tem pavor de passar na imigração sozinha, por isso sempre usou o passaporte brasileiro em nossas viagens a Europa, para ir junto comigo. Mas como será nossa 1a vez na Inglaterra e estou vendo que a imigração é mais rigorosa que no espaço Schengen, estou pensando que seria melhor ela usar o italiano.

    1. Oi Davi,

      Se ela passar com o passaporte italiano não tem como ir junto com você, são duas filas diferentes. Na fila dos passaportes europeus eles não questionam nada, a pessoa simplesmente passa.

  49. Boa noite ! Luiza
    Tenho uma dúvida ! Estarei viajando agora dia 20 /06 para a Suíça (Geneva) pela primeira vez então farei conexão em London Heathrow passarei pela imigração ou não ?

  50. Luiza mais uma vez Bom dia
    enviei uma pergunta pra vc agora a pouco mas esqueci de dizer que tenho 64 anos e em julho completo 65 anos e como vou junto com minha namorada que tem 58 anos vc acha que poderei passar junto com ela na imigração com todos os comprovantes de transfers reservas de hotel em Londres e Paris que estão em nome dela e as passagens do Eurostar para Paris já marcadas. estaremos levando 200 libras cada e mais alguns Euros.Será que haverá problemas??

  51. Luiza Bom dia
    Estarei chgando a Londres com minha amiga dia 11/06/2018 e como não falo ingles gostaria de uma dica ,pois as reservas de hotel e de transfers estão no nome dela.Aminha passagem em Londres será de apenas 02 dias pois dia 14/6/2018 pego o Eurostar com destino à Paris às 10:22 hs onde tam bém vou ficar 02 dias voltando ao Brasil as 09:25 hs saindo de Orly.Como posso passar junto com ela na Imigração? de uma dica por favor

    1. Oi Roberto, tudo bem?

      Mil desculpas por não ter respondido a tempo. Espero que tenha dado tudo certo. Sim, vcs poderiam passar juntos pela imigração

  52. Parabéns pelo post, ajudou muito!
    Uma dúvida que tenho, e que se alguém souber eu agradeço, é como está a questão de necessidade de tradução dos documentos atualmente (2018). Eu vou a Londres em junho e, conforme site do Home Office, eles solicitam que os documentos sejam em inglês ou traduzidos. Está sendo realmente necessário ou posso levar os documentos em português, e caso haja imprevisto um tradutor poderá confirmar a veracidade do que está escrito?

    1. Oi Willian,

      O ideal é ter os documento traduzidos, mas não precisa ser tradução juramentada, nem nada disso. Pelo menos a reserva do hotel, os passeios e comprovante do seguro você pode levar em inglês. Talvez algum documento do trabalho

  53. Luiza, parabéns pelo site! Toda vez passo por aqui, mesmo nao indo viajar pra lugar nenhum, pois adoro ver suas experiências!

    Acontece que dessa vez eu tenho algumas dúvidas! Rs

    Vou finalmente conhecer a terra da rainha com minha namorada. Ficaremos 10 dias entre Amsterdã e Paris e mais 10 dias em Londres na casa de um amigo brasileiro, casado com uma inglesa.

    1 – a carta convite pra ficar na residência deles deve ser escrita por ela?

    2 – Iremos de Eurostar saindo de Paris. A imigração é feita em Paris ainda, certo? A priore estamos pensando em 60 libras por dia para cada, total de 600 para os 10 dias. Você acha pouco? Sei que é difícil afirmar sim ou não.

    3 – Podemos passar juntos pela imigração?

    Desde já muito obrigado!

    1. Oi Halan,

      Pode ser escrita por ela ou pelos dois.
      A imigração é feita na saída de Paris e na entrada na Inglaterra.
      60 libras por dia eu acho bom.

      Acredito que possam sim passar juntos pela imigração, a não ser que na hora, o funcionário peça que não

      1. Legal Luiza!

        Uma outra dúvida que esqueci de te perguntar. Se souber opinar..

        Levaremos essa média de 60/70 euros/libras por dia divididos um pouco em dinheiro e tb um cartão de crédito com limite.

        Essa conta de 60 libras pode ser considerada dessa maneira? (ex 300 libras em cash + restante no limite do cartao)?

        Além disso, o cartão de crédito da minha namorada é um adicional da minha conta corrente. Acha que seria problema?

        Thanks!

  54. Luíza, parabéns pelo seu blog. Estou lendo e amando tudo.

    Tenho uma dúvida… estarei em Roma final do ano e gostaria de passar 3 dias em Londres. Na pior das hipóteses, se eu não conseguir passar pela imigração em Londres eu serei deportado para Roma ou para o Brasil????

    1. Oi Tiago,

      Eles te mandam de volta para Roma! Mas se prepare direitinho, não minta e grandes são as chances de que nada vai acontecer.

  55. Boa noite, eu vou pra Londres daqui a um mês… E tenho algumas dúvidas, estou indo visitar meu namorado por 15 dias, para comemorar meu aniversário , ele já veio ao Brasil 3 vezes pra me visitar, pois tenho um filho de 3 anos . Estou com toda a documentação mas tô com mt medo de ser barrada na imigração por esta indo ver meu namorado, a dúvida é: a certidão de nascimento do meu filho serve como vínculo ? Pode ser xerox ? Não estou estudando no brasil, mas vou me matricular em um curso técnico antes de ir, pra ter mais documentos , estou indo com um amigo que vai fazer intercâmbio , nossas passagens são iguais, podemos passar pela imigração juntos ? Não falo inglês e ele sim, estou super preocupada.

    1. Oi Yasmin,

      Leve todos os documentos que tiver, principalmente a passagem de volta. Faça uma lista impressa dos lugares que quer visitar. Sobre passar na imigração com seu amigo, depende um pouco do agente. Pode ser que ele reclame. E tente respirar fundo e não ficar nervosa.

  56. Olá Luiza tudo bem?

    Pode me tirar uma duvida. Estou indo para Praga mas meu voo tem conexao em londres. Desembarco no terminal 5 e embanfo no terminal 3.

    Pergunta:
    Terei que passar pela migracao, mesmo nao saindo do aeroporto?

    1. Oi Paula,

      O mais provável é que não. Pela minha experiência, são raros os casos que você tem que fazer imigração se só tem uma conexão curta.

  57. olá Luísa vou ficar 6 dias em Londres, Primeiro irei conhecer os arredores de Portugal e depois irei para Londres gostaria de saber quanto em Libras preciso levar para ficar 6 dias em Londres, como também minha dúvida é vou ficar na casa de uma amiga esses 6 dias será que ela tem que me enviar uma carta convite ou levo o comprovante de hostel?

    1. Oi Adriana,

      Sua amiga pode enviar uma carta convite assinada e escaneada por email, e você imprimir.

      Sobre a quantidade de dinheiro, não existe uma regra da imigração, então eu levaria o que você achar que vai precisar para esses dias. Os gastos para uma viagem econômica em Londres (sem a acomodação, já que vc vai ficar na sua amiga), fica por volta de 40 a 50 libras por dia

  58. Oie Luiz a vou pra Londres esse mês queria saber pq vou somente com a passagem não vou levar comprovante de renda nao até pq não tenho uma coisa que tenho é minha empresa que abri esses dias mais não tem como comprovários renda pq ainda não inaugurei minha irmã mora em Londres 8 anos .. Vou ficar na casa dela ela tem documento mora legalmente lá oq vc me aconselha uma carta convite dela? Obrigado

    1. Oi Helen,

      Leve carta convite, leve comprovante de que tem dinheiro para o período da viagem e leve a passagem de fora. E uma listinha de lugares que quer visitar, como roteiros, entrada em atrações, etc

  59. Eu estou pesquisando sobre essa imigração, e li em vários lugares que precisa de algo comprovando que você tem emprego no Brasil.
    Eu tenho mesmo que fazer uma tradução juramentada do meu contrato de trabalho?

    1. Oi Bruna,

      Não, tradução juramentada é algo super caro, não faz o menor sentido fazer isso para a imigração. Pode fazer uma tradução simples ou um documento com assinatura e carimbo da empresa. Grandes são as chances de nem te pedirem isso, no fim das contas.

  60. Oi Luiza, tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelo conteúdo da sua página, estou adorando!

    Vou fazer uma euro trip agora no final de março e minha primeira parada é Londres, pois tenho uma tia que mora lá e não precisaria pagar por estadia. Fico por la 13 dias e dps visito alguns outros países da Europa. Porém, minha passagem de volta para o Brasil é no final de abril e parte de Londres também, ou seja, ficaria mais 2 dias na cidade antes de embarcar para casa.

    Pedi para a minha tia fazer uma “carta convite” por email e me mandar para que possa levar como comprovante de onde vou ficar. Ela detalha os dois períodos?

    Já tenho comprovantes de todo o meu roteiro (passagens de trem, onibus, hostels), oq mais levo para que não tenha problemas por lá? Tenho medo de implicarem cmg pois sou novo (21 anos) e tenho parente que mora por lá.

    Obrigado!

    1. Oi Thiago,

      Se ela puder fazer duas cartas, uma com cada data, fica menos confuso para a imgiração.

      Como você tem o roteiro, a passagem de volta, acho que está tranquilo. É bom também ter o seguro de viagem e comprovativo financeiro.

  61. Oi luiza!

    Vou passar algumas semanas em Paris mas vou turistas por Londres um dia somente, vou de metrô com meus pais de manhã e voltamos às 20:00. Porém quando vc preenche o Landing Card eles pedem pra ti colocar um endereço fixo em Londres, mas como já disse vou passar só um dia. Então eu não sei se preciso botar o endereço q eu vou ficar em Paris ou se eu mostro a passagem de volta.
    Por favor me ajuda kkk

    1. Oi Julia,

      Eu não sei muito bem qual endereço você pode colocar. Eu colocaria o endereço de Paris mesmo e pegaria um cartão extra caso eles peçam para preencher novamente.

  62. Oi luiza, vou a Londres dia 12 e então ficarei lá por 10 dias, depois irei para França e então Londres por mais 1 dia, depois para Itália e por último Londres por mais 2 dias. Devo dizer que ficarei 13 dias? Ou cada vez que voltar a Londres falo as quantidades de dias como se fossem viagens separaras(10, 1, 2) ? Obrigado pela ajuda e pelo conteúdo maravilhoso

    1. Oi Guilherme,

      Cada vez que vc entrar em Londres terá que passar pela imigração novamente e preencher o landing card novamente. Então fale a quantidade de dias por entrada.

  63. Oi Luiza,

    Vou para Londres em Março e queria saber se preciso declarar o dinheiro que vou levar.
    Exemplo, se eu levar mil libras, tenho que declarar?

    Não tenho um inglês fluente, como deve solicitar o interprete caso me perguntem algo? Vou pelo Heathrow.

    Seguro viagem em Londres é obrigatório?

    Obrigada.

    1. Oi Priscila,

      Você só tem que declarar o valor no Brasil se ultrapassar 10 mil reais.

      Seguro de viagem é obrigatório sim.

      Pode pedir um interprete se não não conseguir entender o que eles te perguntarem.

  64. Boa noite, Luiza.
    Bem, eu estou planejando uma viagem para Londres com a minha mãe em julho de 2018. Mas o nosso maior medo é que ela não está empregada, quem está arcando a nossa viagem são meus avós – mais especificamente o meu avô –; minha mãe não tem nada em seu nome, como apartamento, carro ou algo assim pois tudo é financiado e em posse do meu avô ou da minha avó. Gostaria de saber se é algum problema a falta de comprovação de renda dela, carteira assinada ou contra-cheque. Não sei se é válido, mas ela possui conta-conjunta com meus avós (não sei se é interpretado como comprovação de renda, também). Nesse caso, específico, como ela pode comprovar vínculos em terra brasileira e que meu avô está arcando com a viagem como um presente para nós dois? Uma carta redigida por ele – em inglês – seria válida como comprovação?

    1. Oi Victor,

      Uma carta pode ajudar, e também o extrato da conta conjunta no nome dela, a comprovação da renda para o período da viagem, a passagem de ida e volta, saber dizer para o oficial da imigração o que pretendem conhecer durante a viagem.

  65. Bom dia!!! Irei fazer intercambio em Londres por 3 semanas, com inicio em 15-01.Porém, a passagem esta marcada para 30-12, pretendo viajar nessas duas semanas que antecedem o curso, para França, Holanda e Bélgica. Tenho que falar isso na imigração?

    1. Oi Silvia,

      Se eles te perguntarem, sim. Não tem problema nenhum em viajar. Aliás, você terá que passar pela imigração para sair e voltar de Londres, quando for a esses países.

  66. Me ajuda por favor. Eu vou em março para londres e depois paris. Eu tenho emprego de babá mas nao é com carteira assinada, se meu patrao fizer uma carta dizendo que trabalho pra ele e que estou de férias, isso comprova meu vínculo?

  67. Boa tarde, você poderia tirar uma duvida, eu moro em Lisboa e ainda estou em processo de legalização junto ao SEF. Será que posso viajar para 3 dias, levando contrato de trabalho , comprovante de morada, contra cheques e um documento justificando que aguardo ser chamada pelo SEF. Grata

    1. Oi Leandra,

      Se você estiver dentro dos 90 dias válidos como turista acho que não tem problema. Se já tiver passado esse tempo, eu não arriscaria.

    2. Gostaria de tirar uma dúvida vou visitar meu namorado em Londres vou com a passagem só de ida.e minha primeira viagem para Europa.sera que tem algum problema?

      1. Gostaria de tirar uma dúvida vou visitar meu namorado em Londres vou com a passagem só de ida.e minha primeira viagem para Europa.sera que tem algum problema? Por favor espero sua resposta obrigada.

  68. Boa tarde Luiza!

    Primeiramente, parabenizo pela página e por toda experiência aqui compartilhada. Muito obrigado!

    Estou com algumas dúvidas à respeito da imigração de Londres e gostaria de contar com sua preciosa ajuda.

    1 – É realmente necessário que leve documentos traduzidos? Sou empresário e só o contrato social da minha empresa são quase 5 folhas. rss

    2 – É permitido que um casal de namorados passe junto na entrevista?

    3 – Meu voo para Londres faz uma escala em Roma de 2h30 (troca de aeronave), você saberia me dizer se precisarei passar pela imigração em Roma?

    Desde já, muito obrigado!

    1. Oi Luciano,

      Você pode fazer uma tradução simples mesmo da primeira página, não precisa ser nada juramentado.

      Eu já vi muitas vezes casais, famílias ou amigos passando juntos. Se o funcionário do guichê reclamar, vocês separam.

      Sobre a imigração em Roma, existe a possibilidade que tenham que passar, mas tb é possível que não. Já aconteceram as duas coisas comigo.

  69. Boa Tarde Luiza, sou descedente de italianos e possuo a carteira de identidade italiana, mas nao possuo o passaporte italiano, no momento estou desempregado e faço uns bicos para me sustentar, irei pedir uma carta convite para minha familiar em Londres será que irão me barrar na imigração visto que não possuo comprovante de emprego ao brasil, tudo que possuo é um imóvel financiado pela caixa federal que é meu vínculo e confesso estar com medo de passar pela imigração. O que posso fazer para não ser barrado?

    Um abraço

    1. Oi Cassio,

      Se você tem a carteira de identidade italiana, é só apresentá-la na imigração. Não precisa apresentar nenhum documento brasileiro. Inclusive, entre na fila para cidadãos europeus.

  70. Olá, Luiza! Você vem salvando muito gente aqui com esse post! Excelente! Parabéns e obrigado!

    Uma dúvida que não consegui esclarecer em NENHUM lugar:
    Vou para Londres em maio/2018 – 20 dias no total.
    Desço em Londres (imigração na chegada em Heathrow), fico 03 dias e parto para Praga, Cracóvia e Berlim e retorno pra Londres, para mais 03 dias.

    Nesse retorno de Berlim para Londres (via low cost) vou ter que passar pela imigração de novo???
    Ou o visto que consegui na chegada me permite entrar e sair do Reino Unido por 90 dias, sem necessidade de nova imigração?

    Muitíssimo obrigado!

    1. Sim, você passa pela imigração toda vez que entra e sai da Inglaterra. Você não terá nenhum visto, porque brasileiros tem dispensa de visto como turistas.

      De qualquer forma, a imigração é um controle de fronteira, mesmo seu passaporte sendo carimbado na entrada dizendo que você tem permissão de ficar lá 6 meses, você vai passar novamente.

  71. Olá Luiza ! Eu e meu marido temos visto de residencia aqui na Alemanha, e nao temos vinculos com o Brasil mais. Neste caso o visto de residencia alemao nao basta, temos que levar nossos contratos de trabalho tambem como precaucao? Vamos ficar só 7 dias, ficarei na casa de uma prima e nao tinha nem lembrado deste lance de carta convite…ela pode me enviar por email escaneado? Obrigada !

  72. Olá,Luiza

    Estou indo pra Amsterdam em novembro agora,e de lá irei pra Londres
    Porém vou ficar uma semana e em cada dia vou estra em uma cidade diferente na inglaterra, tem algum problema na hora da imigração?

  73. Oi Luiza, parabéns pelo blog, tenho um perguntinha, vou para paris e de lá vou pegar o eurostar para Londres, sabe dizer como é a imigração pra que vai de trem é mais tranquila? Vou fica apenas 2 dias e voltar para Paris. Outra pergunta meu namorado trabalha por conta própria o que ele presta serviço para pessoa física não emite nota, não tem contrato e nem declara IR. Como ele poderia comprovar que trabalha?

    1. Oi Vivian,

      Eu fiz a imigração para sair de Londres e entrar em Paris. Eu achei mais tranquila, mas isso é uma questão de percepção, não quer dizer que é ou não é mais tranquila. Eu levaria todos os documentos.

      Sobre seu namorado, ele pode levar outros documentos, tipo comprovação financeira, passagem de volta, roteiro de viagem, etc

  74. Olá, tudo bem?

    Entendo que o post não é sobre Amsterdam, mas estou pegando um voo para Londres que tem parada em Amsterdam.
    Dentre tantos voos, a unica diferença é o tempo de parada em Amsterdam (1h20 ; 3h00 ; 4h00) você recomendaria um tempo aproximada que devemos ter até pegar o próximo avião para Londres ? Quanto tempo mais ou menos vamos levar até descer do avião, passar pela imigração, pegar as bagagens e conseguir ir para o outro avião com destino a Londres rsrs.. ?

    Obrigada pela ajuda desde já.
    Sabrina.

  75. ola, bom eu queria saber o seguinte
    eu sai do trabalho recentemente porque juntei dinheiro o suficiente para poder visitar minha prima que mora lá,então o único documento que terei é a carta,vou ficar apenas 10 dias e não sei falar inglês, será que consigo passar na imigração apenas com a carta e com a passagem de volta

  76. Oi Luiza, tudo bem? Será que você pode me ajudar?

    Estou indo para Dublin, mas tenho conexão em Londres, meu tempo de estadia lá será de 72 dias (24/Out a 03/Jan) para passar as férias do intercâmbio da minha namorada com ela. Pretendemos viajar para alguns países (Portugal/Itália/Alemanha), mas sempre retornando para Irlanda, pois ela tem estadia (alugada) por lá. Sou empresário e designer, mas queria saber o que eu poderia levar de documentos ou comprovantes, além do dinheiro claro, para não ter problemas na imigração achando que vou ficar por lá? Sobre essa documentação, é necessário levar tudo traduzido? E as passagens para esses outros países, ainda não temos definidas as datas, é realmente necessário já tê-las compradas?

    Desde já agradeço e peço desculpa pelo texto gigante (marinheiro de primeira viagem na Europa kkkk)

    Att,
    Thiago Alencar.

    1. Oi Thiago,

      Leve os documentos que você tiver, a comprovação financeira e a passagem de ida e volta para o Brasil.
      Mesmo que vocês não tenham um roteiro certinho, é bom você ter alguma coisa mais ou menos planejada, ou a imigração na Irlanda pode sim implicar de você ficar tantos dias lá.

  77. Oi, boa noite!

    Estou um pouco preocupado com dois fatores quanto à minha viagem a Londres, em dezembro:

    – A primeira coisa é que eu peguei uma tempestade com meu passaporte e um dos carimbos nele, o de entrada no Chile, ficou ilegível.
    – A outra é que, como decidimos estender nossa estadia depois de já termos feito reservas em um hotel, cujos quartos esgotaram, ficaremos 6 dias em um hotel (10-16 de dezembro) e depois um dia em um hotel ao lado (16-17 de dezembro).

    Será que esses fatores podem complicar minha entrada?

    Além disso, minha namorada não fala muito inglês. Nós poderemos passar juntos pela imigração, ou é cada um em um guichê?

    Obrigado desde já pela atenção. 🙂

    1. Olá Rodrigo,

      Sobre o carimbo apagado, não dá para saber. Pode ser que eles nem vejam, pode ser que impliquem. O jeito vai ser você conversar.

      Sobre a mudança de estadia não há problema, leve os comprovantes de reservas de ambos.

      Pode sim passar com a sua namorada.

  78. Ola Boa Tarde:

    Sou de nacionalidade portuguesa e vou ficar 3 dias em Londres como turista. Como funciona a passagem de imigração? Costuma ser muito demorado? E que queria reservar a viagem para o centro de Londres e não sei se e normal ficar retida na imigraçºao muito tempo.
    Obrigado

    1. Oi Paula,

      As vezes tem fila, mas não demora tanto assim. Em geral, quando compramos o transporte do aeroporto para o centro, há uma margem de horários que eles permitem você pegar o próximo.

  79. Boa tarde,

    Irei a alemanha em dezembro de 2017 e ficarei lá por 4 meses. Estou pensando em comprar uma passagem com conexão para Londres (de 2 horas somente) então gostaria de saber se minha conexão seria em Londres ou na Alemanha. Obrigada.

  80. Olá, tudo bom?
    estou super aflita com a imigração, pois fui renovar meu passaporte a agente da polícia federal sugeriu que eu saísse sorrindo na foto, para ficar mias bonita.
    tudo certo, sai sorrindo, recebi o passaporte e agora li várias reportagens de que não pode sorrir. voltei a polícia federal e ela falou que nao tem problema nenhum, mas continuo muito tensa com o fato de estar sorrindo.
    sabe de algum relato de alguém que tenha tido problemas com isso?
    vou para londres, escócia e irlanda no final de setembro.
    sou advogada, meu marido é juiz estadual, temos passagens de ida, volta, hoteis, algumas atrações já compradas….
    estou muito aflita, nunca pensei em ficar aflita com imigração.

    obrigada pela atenção.

    1. Oi Thaiana,

      Não acho que você terá problemas por isso, pode relaxar.

      Desde que você tenha toda a documentação certinha que comprove que você vai como turista e seus vínculos com o Brasil, não acho que terá problema.

  81. Oiii, bom dia!

    Vou pra Londres agora no final de Julho para fazer um intercâmbio de 1 mês, estou com uma dúvida referente o hotel! Fiz minhas reservas via Booking para pagar somente direto no Hostel, tem algum problema ou preciso ir com as estadias já pagas?? A imigração pode não aceitar por eu não te pago ainda?

  82. Oiii, bom dia!

    Vou pra Londres agora no final de Julho para fazer um intercâmbio de 1 mês, estou com uma dúvida referente o hotel! Fiz minhas reservas via Booking para pagar somente direto no Hostel, tem algum problema ou preciso ir com as estadias já pagas??

  83. Boa noite! Parabéns pelo seu ótimo blog! Estou indo com minha família para tóquio e vou fazer uma escala de 4 horas em Londres terei que passar pela imigração? Eu já morei em londres ilegalmente por 3 anos.

    1. oi Moises,

      Provavelmente não passará pela imigração. Mas se passar, não sei se terá problemas, afinal, você não vai ficar lá. Nem vai sair da área internacional do aeroporto.

  84. Luiza, ótimo post!!
    Vou fazer uma conexão de 21h em Londres com destino à Bruxelas, chego às 13h e quero sair pra conhecer um pouquinho da cidade, depois volto pra dormir num daqueles hotéis-cápsula que tem dentro do aeroporto.
    Minha dúvida é se terei que passar na imigração e mostrar todos esses documentos mesmo se for ficar menos de 1 dia por lá.
    Saberia me dizer?
    Obrigada!

  85. Olá!

    Tenho um voo pela Norwegian que sai de Madrid e vai para Stavanger na Noruega.Vou fazer uma escala em Londres no aeroporto Gatwick. A conexão é de 1:30 (bem apertada). Pelo que li nos comentários você disse que é pouco provável de passar pela imigração em Londres. Você acha que seria necessário eu levar algum documento para se por acaso passar pela imigração? Com uma conexão tão rápida acho que eles não fariam a gnt passar pela imigração não, vc concorda? No meu comprovante de compra esta descrito que eu chego no terminal S e embarco no mesmo terminal.

    Muito obrigada por todas as dicas do blog!

    1. Oi Debora,

      Mesmo que você passe pela imigração, basta os documentos que você tem consigo por conta da viagem pela Espanha e Noruega, você não vai ficar em Londres, é só uma escala, e bem curta.

      Mas eu acho que não vai passar pela imigração.

      bjs

  86. Boo tarde;
    Estou indo pra Londres amanhã e vou ficar 2 semanas somente na casa da minha namorada , minha dúvida é em relação ao passaporte todos os sites que eu vi só dizem que é preciso ter uma passaporte válido o meu vai vencer só no final de outubro , tenho carta convite e minha passagem de volta , você acha que eles podem barrar a minha entrada por causa do passaporte vencer daqui 5 meses ?

    Grato
    Daniel

  87. Olá, tudo bem? Gostaria de tirar apenas uma dúvida. Passarei uns 14 dias na Inglaterra, mas nesse período irei a Dublin, será apenas um dia. Minha preocupação é se terei problemas na imigração por sair do país e retornar. Você já passou por essa experiência ou conhece alguém? Muito Obrigada.

  88. Ola!! Chegarei em Londres dia 27/05, fico até 30/05 quando sigo o itinerário da abreu turismo (empresa que contratei o pacote) rumo Bruxelas-amsterda- paris!!o voucher fornecido pela abreu turismo é genérico, menciona apenas “tour Londres- amsterda – paris”, a lista de hotéis vem em Outro papel separado, que não contém meu nome e também não tenho passagens relativas ao transporte Londres p/ Bruxelas, Bruxelas p/ amsterda e ams p/ paris! Tenho apenas a passagem de volta (paris / Brasil)! Será se a imigração irá implicar pela falta de comprovante específico de hospedagem de Londres? Vou com meu marido, os dois servidores públicos, estamos levando contracheques, cópia das portarias de concessão de férias, extratos bancários, o voucher genérico da abreu (com nossos nomes) e o itinerário/lista de hotéis (sem nossos nomes) e passagem de volta paris/Brasil, alguma recomendação a mais?? Parabéns pelo site!! Simplesmente amei!!

    1. Oi Kercya,

      Apesar dos vouchers serem genêricos, leve tudo. Acredito que não terão problemas com a lista de documentos que você mencionou. Sobre o hotel, para entrar em Londres você vai precisar ter certinho o endereço e a reserva no seu nome na cidade, apenas.

      Abraço

  89. Oi Luiza!

    Me responde uma dúvida: chega na Europa por Bruxelas e tenho uma conexão de 2 horas em Londres. Vou precisar mostrar todos esses documentos? Principalmente os do item 1, moro em Buenos Aires há 4 anos, trabalho como freelance total aqui, não tenho como mostrar vínculo empregatício nem de impostos no Brasil, nem na Argentina.
    Vou passar uma temporada estudando e trabalhando na Irlanda (8 meses) e só terei minhas economias e conta em banco Argentino porém antes de ir para lá, fico um mês viajando pela Europa. Aí com essa conexão em Londres, fiquei meio preocupada.

    Me dá uma luz? rs

    Brigada! Um abraço,

    Ingrid

    1. Oi Ingrid,

      Talvez vc não passe pela imigração lá, visto que sua conexão é bem apertada.

      Mas se precisar passar, apresente a documentação do seu curso na Irlanda. Eles não tem porque te segurar sendo que você não vai descer na cidade e está com o curso pago.

      1. Oi, Luiza, tudo bem?
        Como muitos aqui também estou receosa com a minha ida a Londres, vou sozinha.
        Chego dia 28/junho, no dia 29 viajo prá Madrid, fico lá 4 dias e volto prá Londres dia 02 e volto pro Brasil dia 08, ou seja, irei passar duas vezes pela imigração.
        Meu inglês é bem capenga, mas tenho todas as passagens, ida e volta prá Madri, volta pro Brasil, hotéis reservados, ingresso pra um show do Depeche Mode no dia 3/junho, a viagem foi toda montada em cima do show.
        Quero fazer passeios com ônibus sightseeing, será q se comprar daqui tb ajuda?
        Tenho trabalho fixo, vou levar libras e euros, dois cartões de crédito internacional,vou pedir prá empresa fazer uma carta que comprove vinculo empregatício, mas ainda assim tenho receio por conta dessa viagem prá Madri e volta.
        Você acha que pode dar problemas?
        Agradeço sua atenção e ajuda.

        1. Oi Elieuza,

          Pode ficar tranquila, você tem toda a documentação certinha. Comprar passeios daqui ajuda caso eles impliquem. Como muitas vezes sai mais barato comprar com antecedência pela internet, pode ser uma boa

          abrçao

  90. Olá Luiza como vai?
    Você como sempre nos salvando… =)
    Estou de viagem marcada a Londres e vou passar 20 na casa de um amigo, também quero visitar Paris e ficar lá um ou dois dias, mas ainda não tenho nada certo se vou mesmo ou se fico apenas em Londres, vou decidir quando chegar!
    Minha dúvida é: Eu preciso dizer na imigração que vou a Paris mesmo sem ter certeza? Se eu não disser nada posso ter problemas caso resolva em cima da hora?

    Desde já agradeço

    1. Minha outra duvida é: Se eu disser que volto dia 30 por exemplo eu sou obrigada a voltar nessa data ou posso prolongar um pouco mais a estadia sem ter problemas depois… Quero dizer: numa próxima visita posso ter problemas na imigração por isso?
      Obrigada!

      1. Oi Kátia,

        É complicado entrar sem ter uma passagem de volta também.

        Você pode prorrogar a estadia dentro da data permitida para turistas, mas se você já vai com o plano de ficar mais tempo, melhor não mentir na imigração

        1. Comprei as passagens de ida e volta, mas acho que 20 dias talvez seja pouco, e se eu gostar vou alterar a passagem de volta e ficar uma ou duas semanas a mais, obviamente sem extrapolar o prazo permitido a turistas… Obrigada Luiza e parabens pelo excelente trabalho!

  91. Olá Luiza!
    Estou me organizando para fazer um intercambio de 2 meses em Londres e depois fazer um mochilão de 1 mês pela europa. Acabei de me formar, estou sem emprego e não tenho conhecidos por la que possa fazer a carta convite, apesar de que vou ter a matricula dos dois meses em mãos. Você acha que é suficiente o comprovante de matricula, os comprovantes de estadia nos paises durante a viagem e a passagem de volta como documentos para a imigração? Fora esses, diante das minhas condições, algum outro eu poderia levar comigo?

    1. Oi Bruna,

      Se você já tem comprovantes de alojamento não precisa de carta convite.

      Acho sim que o comprovante do curso mais as passagens de ida e volta são o suficiente. Também é necessário levar documentos que comprovem como vc pretende se sustentar nesse período!

      Abraço

  92. Bom dia!!

    Vou viajar para a Londres e Itália, com minha esposa, um tio e uma tia. Não falamos absolutamente nada em inglês, gostaria de saber se eu e minha esposa seremos entrevistados juntos ou separados? Outra questão, aqui no Brasil sou Advogado autônomo e minha esposa é atriz, há algum problema? Estou levando cópia do imposto de renda, certidão de casamento, matrícula dos meus imóveis, além das passagens de ida e volta, passagem para a Itália, trens na Itália etc…será que é o suficiente? Obrigado!!

    1. Oi Orlando,

      Acho que é o suficiente sim. Você e sua esposa podem tentar passar juntos na entrevista, na maioria das vezes eles permitem.

  93. Oi Luíza estou indo para o Mexico, vou para um casamento do irmão da minha noiva que será no dia 27/05, vou para o México com minha noiva e a mãe dela no dia 04/05 e depois para Londres dia 12/06 ficar por 10 dias, estou muito preocupado pela questão da imigração o que faço pra me previnir?

    1. Oi Angelo,

      Como já explico no post e em outras perguntas como a sua nos comentários, a passagem de ida e volta, um roteiro do que vão fazer na cidade, invoices ou comprovantes de pagamento do trabalho da sua mãe.

  94. Oi, tudo bom?
    Vou viajar dia 31/10 e volto dia 01/12 (já sofrendo com a ansiedade) e estou com algumas dúvidas.

    Eu faço faculdade e termino ela em 2018, o que creio ser um ponto positivo para mim.
    Eu estagio atualmente em uma empresa, mas não sei se irão me contratar depois de outubro (meu contrato acaba no dia 19/10). Se eu for contratada, ótimo, se não, isso implicaria em algum problema, eu ir sem trabalho? Se eu não for contratada, eu posso comprovar meu últimos anos trabalhando na empresa, serviria de alguma coisa?

    Eu tenho um amigo europeu que ofereceu a residência dele para eu me hospedar. Meu medo é de estranharem uma mulher solteira (ainda mais brasileira) indo se hospedar com um cara. Você acha que daria problema? Ou melhor conseguir outro comprovante de hospedagem?

    Outra coisa, como eu ficaria na casa do meu amigo, isso interferiria no valor de libras que eu levaria? Porque não pretendo levar muito (menos de 60 que o recomendado).

    Enfim, muitas dúvidas e obrigada desde já!

    1. Oi Isabelle,

      É possível entrar lá sem emprego se você tiver outros comprovantes. Leve o comprovante da faculdade e do estágio. E a carta convite do seu amigo.

  95. Olá Luiza, boa tarde

    Vou para Londres agora em Abril e vou ficar na casa de um amigo que mora legalmente em Londres, ele vai me enviar a carta convite e vamos ficar 20 dias, sendo que neste meio tempo vamos dar um pulo em Paris e Roma e depois retornamos a Londres, de onde retornarmos ao Brasil. A questão é, estamos indo em 02 casais, vc acha que tem problema irmos juntos na hora da imigração ?

  96. Boa noite. Primeiramente, seu blog é muito bom e útil, parabéns!

    Eu vou para Lisboa no dia 29 deste mês, a turismo mesmo, e terei uma conexão (troca de aeronave) em Londres. Esta conexão durará 18 horas. Minha dúvida é: poderei sair do aeroporto para dar umas voltas no centro da cidade? Pois ficar 18 horas dentro de um aeroporto é muito complicado.

    E caso eu possa, o que preciso de documentos para isso? E a mala despachada, ela fica comigo ou só terei acesso a ela no meu destino final (Lisboa). Desde já muito obrigado 🙂

    1. Oi Diogo,

      Pode sim. Você terá que passar pela imigração para sair, mas apresente a documentação que trouxer para a imigração em Portugal. O documento mais importante será a sua passagem para seguir a viagem. Também costumo recomendar que você saiba de cor ou tenha por escrito uma listinha de lugares que queira visitar, para eles verem que você é turista mesmo.

      Sobre a sua mala, provavelmente só terá acesso no seu destino final, a não ser que não comprou as passagens todas juntas.

      1. Comprei as passagens todas juntas sim, e tudo pela mesma companhia. Muito obrigado pela ajuda, foi de enorme valia.

        Só quero mesmo ir de metrô até a estação de Westminster para ver o Big Ben, a London Eye e ir andando ao palácio de Buckingham. Depois pego o metrô de volta pro aeroporto e lá aguardo meu vôo. É coisa rápida, só pra tirar umas fotos.

        Super obrigado e mais uma vez parabéns pelo ótimo blog!

  97. Olá! Vou fazer uma eurotrip com minha mãe e meu namorado, ficaremos 5 dias em Londres, na imigração devemos ir separados nos guichês ou podemos ir juntos? Já que nossos hotéis são os mesmos e o quarto também, já vamos com tudo pago, desde os hotéis até a passagem de volta.

  98. Olá. Estou indo para Londres a primeira vez agora em Abril. Estou indo para estudar e à passeio e ficarei por um mês. Ficarei hospedada na casa da minha prima que mora lá legalmente. Estou com muito medo da imigração, pois sou recém formada (então não faço faculdade mais) e ainda não estou trabalhando. Estou levando passagem de ida e volta, carta convite da minha prima, seguro viagem e a carta da escola que me matriculei, você acha que minhas chances de passar sem problemas são boas ou posso enfrentar problemas pelo fato de não estudar pu trabalhar e ainda ter parentes por lá?

    1. Oi Ana,

      É difícil prever, mas se você está com tudo certinho, jeito é ficar tranquila.

      Eu levaria também uma espécie de roteiro das coisas que pretende visitar.

  99. Oi Luiza,

    Primeiro parabéns pelo blog!!!!
    tenho algumas dúvidas então vamos lá,pretendo fazer um tour pela Europa e conhecer tb Londres mas(permanecer lá apenas uns 2dias) mas tem um grande problema não falo quase nada inglês, posso peridr um tradutor na hora da imigração e isso seria um fator para me negarem a entrada?
    Aguardo
    abç

  100. Olá Luiza, me ajudar por favor..

    Sou empresário de empresa individual, chego em Londres dia 26/2, devo levar o contrato social o mesmo precisa está traduzindo em inglês? assim como extrato bancário também?

    Outra coisa, além de empresário sou engenheiro, o que devo colocar no papel que recebe no vôo?

    Vou ficar 5 dias em Londres, depois 2 na Bélgica, 6 na Holanda, dos dias que vou estar na Holanda vou alugar um veiculo para ir na Alemanha para assistir um jogo de futebol, no fim de tudo volto pra Londres pra embarcar de volta para o brasil, quantos dias tenho que colocar que vou ficar em Londres ?

    Fico grato se puder me tirar essas duvidas..

    1. Oi Thiago,

      Desculpe não consegui te responder a tempo.

      De qualquer forma, o mais importante sempre é não mentir e ser objetivo nas respostas. Se você vai ficar 5 dias em Londres, é isso que tem que preencher no papel.

      Sobre a tradução dos documentos, essa é a recomendação da imigração no Reino Unidos, mas muitas vezes acaba sendo inútil pq eles não pedem sempre os documentos.

  101. Boa noite, Luiza! Parabéns pelo blog!

    Uma dúvida, no preenchimento do Landing card. Minha viagem chegarei dia 23/02 em Londres e dia 25/02 irei à Paris de trem e só voltarei dia 28/02 a Londres, onde embarco p/São Paulo.
    No preenchimento duração da estadia no Reino Unido ou ao me perguntarem quantos dias ficarei na cidade, qual a resposta mais exata?
    Desde Já, agradeço!!!!!

  102. Ola Luiza. Estou indo de São Paulo à Lisboa com conexão de 12 horas em Londres. Queria aproveitar esaas 12 horas para conhecer a cidade. Gostaria de saber se eu precisaria de todos esses documentos mesmo passando apenas 12 horas lá. Tipo, apresentando a passagem com destino a Lisboa e explicando que isso é apenas uma conexão.

  103. Olá Luiza como vai ?
    Estou indo em agosto de 2017 para Londres com minha mãe, pretendo ficar 3 dias e depois pegar um trem até Paris
    Na imigração do aeroporto de Londres ( Heathrow) vc acha que eles podem me barrar mesmo estando com passagens de trem ate Paris e de Paris até Barcelona ( que é onde pretendo voltar para o Brazil) ?

  104. Olá Luiza!

    Boa tarde Eneida!

    Estou indo passar 1 mês na Europa, reservei 30 dias de estadia em Londres e durante esse meio tempo visitarei dois países. Vou para Luxemburgo tirar a cidadania europeia, você acha que é conveniente mencionar pro oficial de imigração que um dos objetivos principais da minha viagem é este? Ou acha que seria melhor falar que vou apenas à turismo?

    Muito obrigada!

  105. Olá Luiza tudo bem?

    Tenho uma dúvida eu vou pra Dublin em Julho e faço conexão em Londres….Na conexão preciso mostrar todos os documentos?
    A carta de vínculo empregaticio tem que ser em inglês? ou pode ser em portugues? E eu tenho que colocar o valor do meu salário?

    Desde já agradeço a atenção

    1. Oi Clhis,

      Talvez você passe pela imigração em Londres, talvez não. As duas vezes que eu fiz conexão lá para outro destino europeu não passei na imigração.

      O ideal é que a carta seja em inglês, mas não precisa ser uma tradução oficial, se não tiver como

  106. Oi Luiza!!

    Estou morando na Suíça a um ano sem documentos. Logo quando cheguei dei entrada para o visto de estudante só que 4 meses depois foi negado. Decidi nao ir embora e estou aqui até hoje.
    Meu namorado é português e esta aquí comigo.. recebeu uma proposta de emprego e vai para Londres no final do mes. Eu pretendo ir no próximo, só que estou com medo de ir de trem é ser parada na imigração..

    Meu passaporte nao tem carimbo nenhum pois venceu na época em que esperava a aprovacao do visto e fiz outro no consulado brasileiro da cidade em que estou. (Geneve)

    Dito isso, tem algum jeito deles saberem que estou ilegal aqui?
    Qual o melhor jeito para poder entrar?

    Te agradeço muito!!

    1. Oi Ludmilla,

      Sim, eles tem como saber, pq provavelmente há um sistema além do simples controle dos carimbos.

      Não sei te dizer sobre como evitar a imigração, infelizmente. Qualquer entrada em Londres envolverá imigração.

  107. Boa noite luiza!
    Tenho mais.uma.duvida,recebi a carta convite para Espanha, porem, quando meu amigo foi fazer a carta na Comissaria sugeriram colocar uma semana antes e uma semana depois ,da data de ida e volta do meu voo . É comum.fazerem isso?Sera que terei problema? Minha imigraça é em portugal.

  108. Olá Luiza, boa tarde.

    Tudo bem?

    Terá algum problema, se eu entrar na Europa por Paris, e voltar para o Brasil de Londres?

    Ja irei com a passagem de volta.

    Aguardo.

    Obrigado

  109. Oi tudo bem? Estou indo à Londres passar 180 dias mais apenas estudo e não estou trabalhando, estou terminando o ensino médio e vou ficar na casa de conhecidos o que devo falar na imigração o que fazer?

    1. Olá Alejandra,

      Desculpe a demora para responder.

      Você pode levar uma carta da sua família comprovando renda. Uma carta convite de quem vai te receber. E as passagens de ida e volta. O seguro de viagem para o período e um possível roteiro de lugares que quer visitar. Mas tenha em mente que sem um curso no Reino Unido ou uma justificativa sobre o porque de passar esses 180 dias eles podem sim te barrar.

  110. Bom diaaa! vou pra londres dia 31 aeroporto heathrow, e pedi na faculdade uma declaração de matricula, mas está em portugues. Devo procurar tradutor juramentado? Se nao, como faço? alguem pode traduzir pra mim e apenas assinar ? Obrigadaaa

    1. Oi Marina,

      Desculpe a demora para responder,

      Não precisa de tradução juramentada não, é muito cara! Uma tradução simples e um carimbo da faculdade resolvem.

      Como você fez?

  111. Olá, Luíza! Estou indo para a Inglaterra dia 25. Vou pousar em Londres mas ficarei em Worthing na casa de uma amiga. Meus pais me deram de presente e viagem de presente, então vou trancar a faculdade por seis meses e quero aproveitar o máximo do tempo que tenho para conhecer melhor o Reino Unido e melhorar o inglês. Assim, vou ficar cinco meses por lá e no último mês vou fazer um curso de inglês. Já providenciei comprovante de matrícula da faculdade aqui e do curso de inglês lá, carta convite da minha amiga, contrato da empresa que tenho em parceria com minha mãe aqui, cartão de crédito, cartão travel money. A minha dúvida é em relação ao extrato do banco. Poderia ser apenas o saldo? Como ganhei de presente a minha conta é nova e tenho extrato apenas de um mês com todo o dinheiro e nenhuma movimentação. Estou com aquele medo da imigração, ainda mais pela minha passagem ser de longa duração.. Agradeço antecipadamente!!

  112. Boa Noite Luiza! Estou em dúvida quanto aos documentos a serem apresentados. Tenho empresa no Brasil e estarei com a família de férias, primeiro irei a Portugal, depois Bordeaux e pretendo ficar dois dias na Inglaterra. Retorno depois para Bordeaux e no dia seguinte faço a viagem de volta para o Brasil. Tenho os vouchers dos hoteis, passagens aéreas. QUe documentos tenho que apresentar? eles tem que ser traduzidos para o inglês? Posso apelar para o Google tradutor 🙂 ??? Obrigada desde já pela atenção.

    1. Oi Cristiane

      Mil desculpas pela demora para responder

      Você pode levar seu imposto de renda e comprovantes de renda bancários. Como são só dois dias e você tem passagens de ida e volta, não acho que terá problemas.

  113. Ola Luiza! Parabéns pelo blog e pela matéria muito esclarecedora!
    Estou com algumas duvidas… eu e minha família faremos (pela primeira vez) uma viagem à Europa. Nosso voo será SP-LONDRES (10 dias) LONDRES-ORLANDO (ficaremos 5 dias em Orlando), ORLANDO-SP.
    Acontece que estamos programando de chegar em Londres (LHR) e já pegar um voo para Munique, onde ficaremos 3 dias. Após isso, mais 3 dias em Paris e os últimos 3 dias em Londres. Teremos que passar pela imigração assim que chegarmos em Londres, em Munique (por estar saindo de Londres) e ao entrar novamente em Londres? Como fica a entrada na França e Áustria? (que pretendemos visitar 1 dia uma cidade próxima a Munique)
    Quantas horas de intervalo você sugere para programarmos o voo LONDRES-MUNIQUE? (Sei que é complicado estimar um tempo para a imigração, mas gostaria que me sugerisse um tempo médio e estaremos com nosso filho de 4 anos – o que me preocupa muito em relação ao excesso ou carência de tempo. Chegaremos 03/03/17 as 7h da manhã)
    Peço desculpas pelo texto e quantidade de duvidas 🙂
    Beijos, e muito obrigada!

    Errata: na mensagem anterior escrevi Noruega no lugar de Áustria. Pretendemos visitar uma cidade na Áustria 😉

    1. Oi Ana,

      Vamos por partes:

      Não há imigração entre a Áustria e a França. Somente na entrada e saída em Londres, porque o Reino Unido não faz parte do Tratado de Schengen.

      Impossível eu estimar um tempo de imigração para você. Não é má vontade, isso é simplesmente imprevisível, por ser 5 minutos ou uma hora. Já passei por imigração sem nenhuma fila e já perdi voo por conta de fila de imigração.

      Além disso, tome cuidado porque voos podem atrasar. Se eu fosse vocês não viajaria no mesmo dia que chegarem. Principalmente se estão com uma criança. Além de um voo longo e cansativo, todo esse processo de chegar, pegar a mala, passar pela imigração, passar pela alfândega, é muito chato e extenuante.

  114. Oi Luíza, tudo bem? Oh eu aqui de novo, hehe. Me dá uma luz, pleaseee. Viajo pra Londres em duas semanas, estou levando cartão de crédito e decoração da minha mãe de que ela me dará suporte financeiro. Estou estudar inglês por 6 meses. A minha dúvida é: Devo levar libra em mãos? Ou só o cartão posso ficar tranquila? Bjs e obrigada mais uma vez.

    1. Oi Renata,

      Você vai precisar ter uma certa quantia em mãos, afinal cartão de crédito não paga os pequenos gastos iniciais, mas a imigração lá não define um valor exato. E tb afirmam que o cartão de crédito vale como comprovação.

      Então leve o extrato do cartão tb e acho que vai dar tudo certo.

      Abraço

  115. Olá Luiza,

    Viajarei para Espanha em fevereiro de 2017, mas faço conexão em Londres (Heathrow). Já li várias informações divergentes sobre passar pela imigração nos dois países ou não, mas por prevenção vou com os documentos preparados para as duas imigrações.

    Tenho dúvida com relação ao idioma da documentação (comprovante de trabalho no BR, Imposto de Renda, extrato bancário e reserva pelo AIRBNB): essa documentação precisa estar traduzida para inglês e/ou espanhol? Caso positivo, tem de haver algum reconhecimento (em cartório?!) dos documentos traduzidos? É necessário um tradutor juramentado?

    Desculpe o tanto de pergunta, mas tenho pesquisado e não encontrei essas informações.

    A tempo, parabéns pelo Blog, o tenho visitado quase todos os dias enquanto planejo e organizo a viagem.

    Obrigada!!

    1. Oi Thanievelyn,

      Não precisa de tradutor juramentado não! Isso é caríssimo!

      Olha, acho que a chance de você passar pela imigração em Londres é pequena (pelo menos na minha experiência, nunca passei quando estava de conexão).

      Você pode fazer uma tradução informal em espanhol se quiser e nos máximo pedir para a sua empresa carimbar.

      A reserva do Airbnb tem como ser impressa diretamente em espanhol do site.

      1. Oi ano passado estive na Inglaterra e era minha primeira vez…o medo de ter algum problema era tao grande que mande logo juramentar a carta de trabalho kkkkk e realmente é MUITO CARO. Eles cobram por lauda. E uma pagina apenas com algumas palavras paguei R$ 110,00 MUITO CARO (No fim nem foi preciso mostrar nada msmo.) Enfim. Estou voltando agora em março entrando por Roma e não vou traduzir para italiano. Vou fazer uma tradução informal mesmo, vou carimbar na empresa e em Ingles, aproveitar e pegar todos os dados da juramentada que fiz ano passado e irei alterar apenas a data e o numero de passaporte que emiti outro.. hehehe

  116. Olá Luiza, como pude observar nos comentários eu também estou um tanto quanto ansiosa por conta da passagem pela imigração, eu vou para Portugal, o meu passaporte ta ok, tenho passagem de ida e volta, pedi uma declaração na escola onde trabalho e vou apostilar (o termo que utilizam para autenticar um doc de maneira que esse possa ser reconhecido internacionalmente, antes autenticava no consulado agora apostila em cartórios da capital), tenho um termo de responsabilidade de um amigo português que vai me receber na casa dele, ele assinou e autenticou em cartório em Portugal e me enviou por correio, e to levando dinheiro por volta de uns 40 euros por dia para usar em Portugal e mesmo assim fico ansiosa, pq como sou professora as férias do começo do ano são longas então eu vou ficar por volta de uns dois meses, tenho medo de invocarem por conta do tempo longo de estadia!
    Outra coisa é que vou para o Marrocos do dia 28/12 até dia 03/01/2017, então terei que passar pela imigração em Lisboa duas vezes?

    Vou para Portugal dia 19/12 e volto no dia 19/02/2017.

    Muito obrigada pela atenção

    1. Olá Priscila,

      Você está com toda a documentação certinha e apesar da ansiedade, não acho que vai ter nenhum problema.

      Sim, se vc vai ao Marrocos irá passar pela imigração novamente quando voltar.

      Como vai ficar quase 2 meses, faça uma programação de viagem e leve impressa, para deixar bem claro que você vem a turismo mesmo.

      Abraço

  117. Ola Luiza, muito interessante seus posts. Esta ajudando muito nos preparativos da minha viagem, porem tenho duvidas ainda! Ja ate me imformei com algumas pessoas e umas dizem uma coisa e outras outra….estou indo para Harstad na Noruega e o itinerario e o seguinte : Guarulhos com conexao de 2:30 em Londres + 1:35 minutos de conexao em Oslo. A imigracao acontecera ao chegar na Noruega? Me falaram que seria em Londres pq seria o primeiro pais da europa a pisar, mas existe essa regra do tratado de Schengen ne? Outra coisa que ta me deixando apreensiva e a conexao em oslo, estou achando curtissima. E se eu chegar la e encontrar uma fila quilometrica? Kkkk

    1. Oi Amanda,

      Assim, o mais provável é que você não passe pela imigração em Londres e siga direto para o raio x. Pelo menos comigo foi assim todas as vezes que tive conexão em Londres vindo para Portugal.

      A sua imigração deve ser diretamente na Noruega. A conexão dentro desse país está um pouco apertada mesmo. Mas se você perde o voo por conta da fila da imigração, a cia aérea tem a obrigação de te acomodar no próximo voo. Além disso, quando chegar na fila procure algum oficial e explique que está com a conexão apertada, eles costumam ter uma fila rápida para esses casos.

      Abraço

  118. Olá! Gostaria muito de tirar uma dúvida!
    Meu voo era de São Paulo x Paris ida e volta!
    Chegando em Paris, passei pela imigração onde meu passaporte foi carimbado! Depois peguei um voo para Londres, onde também passei pela imigração e meu passsaporte também foi carimbado! Depois, peguei um voo de Londres para Roma, na Itália, onde meu passaporte também foi carimbado! Depois fui de Roma para Alemanha, depois Alemanha para Amsterdam, e depois Amsterdã para Paris, e por fim de Paris para Suíça ida e volta! Por fim, Paris x São Paulo!
    A minha dúvida é, por que meu passaporte foi carimbado em Roma, saindo de Londres? E nos outros países não?

    Segunda dúvida, de Lisboa para Frankfurt passei por imigração, e depois de Lisboa para munik, não precisei passar por imigração! Por que? Já que as duas cidades são no mesmo país!

    1. Olá Érika,

      Isso acontece porque o Reino Unido não faz parte do Tratado de Schengen, que define a livre circulação entre os países europeus. Então, para entrar e sair dali, você passa pela imigração.

      Já entre outros países, como França, Itália, Alemanha, Portugal, Holanda, etc, fazem parte desse acordo e não há fronteiras de imigração entre eles, é uma zona de circulação livre.

      Não sei porque você precisou passar pela imigração entre Lisboa e Frankfurt.

      Abraço

  119. Oi Luiza, não sei se você está respondendo ainda mas vamos lá tentar

    Eu to meio em pânico com essa história da imigração…então queria tirar umas dúvidas:

    Eu vou com a minha mãe e um amigo
    minha mãe é aposentada pensionista, eu estou desempregado
    eu estou morrendo de medo de ser barrado por isso, eu vou levar a passagem de ida e volta, a hospedagem também já está paga (13 dias)…mas mesmo assim to com medo, se perguntarem do meu trabalho aqui.

    Outra dúvida, é melhor trocar o dinheiro aqui no Brasil ou trocar lá? Quanto por pessoa você acha bom levar em Libras? Tem alguma dica de onde trocar o dinheiro aqui no Brasil? Eu pretendo gastar no total da viagem uns 2800 reais…o que dá umas 700 libras…mas tenho reserva (2000 reais) pra emergencia.

    Acho que por agora é só, aguardo uma resposta.

    1. Olá Thiago,

      Além das passagens e da grana, leve também um roteirinho com tudo o que vocês pretendem visitar nesses dias. É mais provável que o agente da imigração te questione sobre o que você vai fazer lá do que seu emprego no Brasil.

      Acho melhor trocar o dinheiro no Brasil mesmo, pesquise entre diferentes casas de câmbio, não troco dinheiro a muito tempo aí, então não tenho indicação. Acho que uma média de 60 a 70 libras por pessoa (incluindo a hospedagem – como vocês já estão com ela paga, uns 40 a 50 por dia está bom).

      Leve o comprovante do extrato bancário ou do cartão de crédito tb.

  120. olá Luiza, Boa Tarde. Tudo bem?

    Parabéns pelo Blog!

    Gostaria de tirar uma duvida…vou fazer intercambio de 1 mês em Malta (estudar Inglês)…mas antes, gostaria muuuuito de conheçer Londres, então quero passar uns 4 dias por lá. Tenho um amigo que mora na cidade, e que poderia fazer a carta convite…minha dúvida seria com os documentos necessários para passar tranquilo pela imigração…

    -Tenho passagem de ida de Londres para Malta (4 dias depois da minha chegada em Londres)
    -Passagem de Volta para o Brasil (Malta para SP – no final curso).
    -Vou Levar 150 libras em espécie + 2 cartões de créditos e débito internacional).
    -Carta convite de amigo que mora em Londres
    – Carta em Inglês da empresa que trabalho no Brasil, falando do meu cargo, salário, sobre as férias e data de retorno (não sei se ajuda, mas trabalho numa grande multinacional que é conhecida no mundo inteiro…tem algum peso? rs
    -Documentos do curso em Malta

    Acha que isso é o suficiente?

    MUITO OBRIGADO 

    Everton.

  121. Luiza querida! Nem acredito que te achei! hahaha Sério! Estão na tensão pré intercambio -.-
    Estou com duas dúvidas, poderia me responder por favor caso vc saiba, é claro.
    Faço faculdade no Rio de Janeiro e vou para Londres. Além de toda documentação q o estudante deve apresentar, queria saber se é necessário a declaração da minha faculdade estar traduzida para o inglês e se precisa ser juramentada? Meu curso é de 5 e meio. Bjuuu

    1. Oi Renata,

      Não precisa de tradução juramentada. Mas você pode verificar se a faculdade já não pode redigir a declaração em inglês de uma vez.

  122. Olá Luiza, me tira uma dúvida a 1 vez q fui para Inglaterra eu fui com visto tier 5 e passei aproximadamente 11 meses lá, voltei esse ano em janeiro, gostaria de ir agora em novembro de novo porque meu esposo mora lá no caso conseguindo ir em novembro com visto de turista e ficando por 5 meses o meu retorno vai ser de quanto tempo novamente? Porque pelo que eu li em outras lugares ficando 6 meses o retorno é de 1 ano mas ficando 5 ninguém fala a respeito. Grata desde já

    1. Oi Kézia,
      A regra é a seguinte:

      No Reino Unido, os visitantes podem ficar até 180 dias sem necessidade de visto. Caso você permaneça por todo esse tempo, há um período de 12 meses que você não pode retornar à região. Caso você fique menos tempo, não há uma regra exata para definir o tempo que você vai poder ficar quando tentar entrar novamente. Isso vai depender do funcionário da imigração.

      Read more: https://www.360meridianos.com/2015/07/como-ficar-legalmente-na-europa-90-dias.html#ixzz4NfBtMsUR

  123. Ola
    Pretendo ficar 10 dias em londres no ano que vem !
    porem , eu vou sair do meu emprego antes de ir ( ja o faria indo ou nao )
    e vou usar basicamente todo o meu dinheiro para viajar e bancar esses 10 dias.

    Nesse caso , como comprovar vinculo com o Brasil sem estar empregado !
    E como comprovar a renda? ja que eu vou conseguir comprovar apenas o dinheiro para os 10 dias em londres , mais o meu saldo no banco vai estar quase zerado justamente por arcar com os custos da viagem

    obrigado desde ja !

    1. Oi Rafael,

      Se você tiver a renda para os 10 dias já ajuda bastante.

      No caso da falta de emprego, você pode ver se tem algum outro vínculo que consegue apresentar, levar a passagem de ida e volta e um roteiro certinho de viagem com as reservas, os passeios, etc.

  124. Olá Luiza, tenho acompanhado suas dicas, hoje eu visitei o site da imigração inglesa, no gov.uk, e observei que eles exigem para todos os visitantes uma carta do empregador traduzida para o inglês datada e assinada informando profissão salário etc mas no meu caso pretendo ficar como turista uma semana apenas, será que só o aviso de férias já não é suficiente? Será necessária toda essa burocracia. ? Obrigado

    1. Oi Samuka,

      Sinceramente, a chance de te pedirem uma carta dessas aí é pequena e ter todo esse trabalho sendo que é uma viagem de uma semana, eu acho demais. Eu levaria os documentos que você tem, como o aviso de férias e o contra cheque. Leve também uma programação do que vai fazer nessa semana e, claro, a passagem de volta.

  125. Luiza boa tarde!

    Muito obrigada por esta materia brilhante!

    No mes que vem minha m]ae vem me visitar, primeira viagem dela internacional. Eu moro em Jersey, portanto ela vai passar por Londres, mas somente para pegar o voo ate aqui. Vc acredita ser necessario a carta convite?

    Ela nao vai ficar nem duas horas em londres…

    Obrigada!

  126. Ola Luiza. Muito boa suas dicas. Vou em março para londres.. passar apenas 3 dias.. irei portugal, frança e por ultimo, londres.. da onde embarco para Sao Paulo. Eu nao falo ingles, ia ate cancelar londrez, mas sonho em conhecer um pouco de la. Acha arriscado? Como é o esquema do interprete? Existe mesmo? Por favor.. me responda se puder.. abracos

    1. Oi Adilson,

      Não precisa cancelar a viagem porque você não fala inglês. Dificilmente a imigração vai implicar com você, ainda mais porque são só 3 dias e você depois já volta ao Brasil. Pode pedir interprete sim. Também sugiro que você leve impresso um roteiro do que pretende fazer nos três dias, eles costumam fazer essa pergunta.

      Abraço

  127. Oi Luíza

    Vou para Londres dia 4, acompanhar meu marido que vai a negócios. Estou de férias. Ficaremos 12 dias. Vamos em vôos separados no mesmo dia e ele estará me esperando no aeroporto.A reserva do hotel está no nome dele.
    Já fui a Londres em 2012 e meu antigo passaporte tem bastante carimbos. O que falo na imigração?

    1. Oi Giselle,

      Isso depende muito do que te perguntarem. Se você já foi para lá, sabe mais ou menos como é a imigração. Leve os documentos certinhos e se te perguntarem qualquer coisa, explique a verdade.

  128. Ola luiza. Sou funcionària publicae minhas férias são.sempre.nos meses de janeiro e julho,nao sendo possivel tirar outros meses.Fiz minha primeira viagem internacional em.Barcelona julho/2016 gostei muito e agora pretendo.voltar em janeiro de 2017,por 18 dias .Com a carta convite acha que terei problemas para passar pela imigraçao, duas vezes no mesmo país dentro de um ano?

    1. Não tem problema isso Regina.

      Desde que você não fique mais do que 90 dias seguidos dentro da Europa, pode entrar e sair para o mesmo lugar como turista

  129. Olá, tudo bem? achei super interessante e útil seu texto, só uma coisa que eu gostaria de tirar dúvida. Tenho planos de ir com a minha mãe para lá, eu falo em inglês e ela não. Na imigração, eu poderia ajuda-la, ou o interprete é o correto? E nós sendo familia precisamos comprovar rendas distintas? Muito obrigado. Abraço

    1. Oi Natali,

      Sim, podem pedir um interprete. Não sei bem sobre essa questão da família. Mas se vocês moram juntas, acho que podem comprovar a renda juntas. Até porque, se uma estiver financiando a viagem da outra, conta é o dinheiro que tem em conjunto para o passeio.

  130. Olá, obrigada pelas informações. O landing Card precisa ser preenchido em Inglês? Eu vou de lua de mel. Vou exatamente no dia do casamento. Sou funcionária pública. Como explico isso pra eles? Pq pra mim, ser servidora pública é ter um vínculo grande com o Brasil. Será que eles entendem essa estabilidade? Como eu falo isso em inglês? A carta da empresa do meu noivo pode ser a padrão da empresa dele ou precisa ser um modelo que tenha na internet? Obrigada pela ajuda mais uma vez.

    1. Olá Tamires,

      No Landing Card você responde coisas práticas, tipo o nome do hotel e endereço. Não tem que justificar nada lá.

      Você pode levar seus contra-cheques e explicar que é uma “public worker ou servant” ou que “I work for Brazilian Goverment”

      A carta pode ser padrão da empresa dele, mas se puderem fazer em inglês, seria melhor.

  131. Boa tarde …Sera que alguem pode me ajudar!! tenho visto de seis meses em Londres, eu e o meu namorado queremos noivar em Venesa, quando voltarmos de venesa para londres o meu visto ainda vale? tem a possibilidade de um novo visto com menos tempo??

    1. Oi Rozane,

      Você precisa verificar se o seu visto permite “multiple entries” ou “single entry”. Se for a primeira opção, está tranquilo, pode ir para Veneza e voltar, desde que o visto ainda esteja válido. Porém, se for single entry, não pode. Quer dizer que seu visto só vale para uma entrada no Reino Unido, que você já está utilizando.

  132. Olá luiza vou para inglaterra dia 22/09. ,minha filha mora em liverpool e esta para ter o terceiro bb,vou para dar uma força pra ela não sou uma pessoa que viaja muito sozinha e agora vou sozinha estou apavorada ,tenho pânico dsó de pensar vou ficar 2 meses ,tremo só de pensar na hora de passar na imigração não falo uma palavra de inglês será que vou ter problemas? Por favor mr dê uma luz.

    1. Oi Cristina,

      Desculpe não responder antes.

      Não fique com medo, vai ser tranquilo. Você não tem obrigação de falar inglês e pode solicitar um interprete! E você não estará sozinha por dois meses,terá a sua filha.

  133. Olá, estou indo para Londres daqui uma semana. Ansiedade que não cabe em mim. Sou universitário e autônomo aqui no Brasil. Vou com meu namorado e estamos com todas as despesas (hotel e as passagens) pagas e levando 1600GBP para ficar uma semana.Já fizemos nosso seguro viagem para a data da viagem, mas agora comecei a ter uma super insegurança e medo de ser barrado lá. (rs) Ele não fala nada de inglês, eu falo razoavelmente bem, no momento da imigração precisamos passar separados? Além das passagens de ida e volta, comprovantes de hotel, declaração da empresa que ele trabalha e da minha faculdade existe alguma coisa que precise levar? Ah, e as declarações precisam estar todas em inglês?

    1. Oi Álvaro,

      Fique tranquilo, dificilmente você terá problemas.

      Quando eu viajo acompanhada, costumo passar junto com a pessoa, a não ser que o funcionário da imigração reclame. Se vocês tiverem que passar separados, ele pode solicitar um interprete, caso precise responder as perguntas.

      É bom que estejam em inglês, mas não precisa ser tradução juramentada! Só algo simples mesmo, até porque a maior probabilidade é que nem olhem isso.

  134. olá! estou planejando ir pra londres passar uma semana lá na casa de uma amiga. ela vai fazer a carta convidando e tudo mais. mas tava com algumas duvidas. no caso eu não estudo e estou desempregada(tenho 22 anos) mas tenho umas economias guardadas que da pra levar na viagem pra me sustentar por essa semana. sera que uma carta dizendo que meus pais iriam bancar a viagem ajudaria na imigração junto com as passagens ja compradas ida e volta tbm?

    outra coisa, voce sabe como que esta a situação agora que UK nao faz parte mais da UE?

    brigada!

  135. Olá, vou para Londres esse mês vou ficar 30 dias lá na casa de uma amiga, ela já me enviou uma carta convite por e-mail passando seus dados e afirmando que sou sua convidada e ficarei na sua casa sem despesas, estou levando 1.120 libras, a qual a troca foi feita dessa forma: minha amiga achou alguem que precisasse depositar para o Brasil então eu fiz o depósito aqui e a pessoa lá depositou em libras, tenho o meu extrato e o do depósito dela, será que terei problemas nessa forma de troca de dinheiro e a quantia é o suficiente?

    1. Oi Adri,

      O reino unido não define uma quantia mínima para a entrada. Como você já tem a hospedagem, seriam cerca de 37 libras por dia. Eu acho que é o suficiente. Mas se você tiver algum cartão de crédito e dados financeiros seus do Brasil pra comprovar sua renda também, é bom levar, por via das dúvidas!

      bjs

  136. Boa Tarde Luiza!

    vi seu blog gostaria de saber fui deportado em 2005 da Inglaterra.
    vc sabe me dizer se tem como eles saberem na hora que ja fui deportado apesar de ter passado os cinco anos.
    estou querendo voltar de novo só que pela França no euro star.

    obgd!

  137. outra duvida, o termo de responsabilidade devera estar em ingles e ter assinatura autenticada?

    a passagem aérea será:
    1) Fortaleza-lisboa ficando 1 semana lá
    2) lisboa-edimburgo
    3)eurotunel londres-paris
    4) lisboa-fortaleza

  138. gente, to precisando de super ajuda. Morro de medo da imigração de Londres affe… Estou largando meu emprego para ficar por seis meses na europa, começando por um curso que irei fazer durante 1 mes na escócia.
    Queria saber algo específico sobre isso, vocês podem me ajudar?

    1. Oi Camila,

      Não sei te dizer especificamente sobre isso, mas se você vai fazer um curso, leve toda a comprovação sobre isso: carta da escola, comprovante de matrícula, tudo isso! Assim, você tem uma justificativa sólida para passar na imigração.

      Também leve os comprovantes de onde você vai se hospedar no período do curso e seu roteiro de viagem impresso. Assim como os comprovantes de passagens de ida e volta!

  139. Oi, Luiza! 🙂

    No Landing card precisarei preencher o endereço em que vou ficar no Reino Unido. Como pretendo ficar em quatro cidades diferentes durante a estadia, tens uma ideia de como posso preencher?
    Sempre fico na dúvida nessa parte!
    Gostei do seu Site!

  140. Olá Luíza boa noite
    Fui deportado em Dublin a mais de um mês e pretendo ir agora na França e depois em Londres mas nesse período me casei e to tirando as documentação de casado e tirando outro passaporte será que corro risco de ser deportado quero ir de lua de mel mas minha esposa

  141. Ola boa tarde,mesmo sendo a intenção ir para Portugal,preciso preencher o Landing Card,pois vi que precisa colocar endereço de onde vai ficar,então no meu caso,coloco endereço de Portugal?

  142. Olá, Luiza! Tenho 18 anos, no momento sou vestibulando, logo nem trabalho nem estou matriculado em alguma instituição de ensino. Pretendo viajar com uma amiga, que trabalha e ela me ajudaria nas despesas. Pra arrecadar dinheiro organizaríamos eventos e venderíamos comidas/bebidas neles. É possível que tenha o visto barrado? Um termo assinado por algum familiar seria suficiente? Pretendo usar um TravelCard e levar dinheiro em mãos, e chegar lá com reserva feita e passagem de volta comprada. Brigadão! Abraço

  143. Olá Luiza, tudo bem?

    Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre a imigração em Londres. Em junho viajarei para a Inglaterra com o meu namorado, que é inglês. Irei como turista e quero ficar por lá 6 meses, morando com ele, até o meu ‘visto’ expirar. A minha dúvida é: mesmo sendo dentro da legalidade, ficar os 6 meses na Inglaterra somente a turismo pode ser motivo para suspeitas? E em relação ao dinheiro necessário para a minha estada, posso dizer que o meu namorado vai me ajudar a arcar com custos de acomodação e comida, além do meu próprio dinheiro?

    PS: Levarei (é claro) toda a documentação que puderem perguntar: Carta da minha chefe sobre o meu retorno em dezembro e outros documentos mostrando meu vínculo empregatício, carta convite do meu namorado sobre acomodações na Inglaterra, extrato da conta bancária, cartão de crédito e dinheiro vivo, passagem de volta ao Brasil…

    Muito obrigada!

    1. Oi Talise,

      Eu já vi relatos de agentes da imigração que não garantem os 6 meses de estadia. O que eu posso te recomendar é que você leve todos os documentos possíveis e mais uma carta convite do seu namorado.

      Abraço

      1. Essa carta convite precisa ser a original? Se sim, vc sabe me dizer quanto tempo leva pra chegar aqui no Brasil via FEDEX? Eu já tentei ver sobre isso,mas não achei. =/

  144. Olá, Luiza. Estou montando um tur pela Europa e a primeira cidade que vou descer e conhecer é Londres. Mas… “I don’t speak english” rsrsrs…
    Consigo passar na imigração msm assim? Existe algum tradutor na imigração?
    Grato.

  145. OIII…

    Então.. estou indo para Nova Deli pela Aiesec e farei escala em Londres.. de umas 8 horas.. fiz um roteiro de apenas duas horas na cidade.. (apenas pra tirar umas fotos e respirar o ar londrino) .. Como posso falar ou fazer na imigração?

      1. Consegui.. Deu tudo certo. consegui ficar um bom tempo em londres. Ja estou na India a 15 dias j[a tive muitas surpresas incluindo um passaporte roubado.. mas vida que seue.. tenho f[e que tudo vai se resolver.. Agora [e desapegar do passaporte antigo e sofrer menos

  146. Ola!

    Estou com planos e ir para londres fazer aquele intercambio de trabalhar voluntariamente em um hostel em troca de hospedagem.. e lendo sua materia fiquei com muita duvida de falar o motivo da viagem, que no caso seria mesmo turismo e pesquisando achei essa forma mais barata de me hospedar..

    voce teria alguma dica nesse caso de trabalho voluntario em troca de hospedagem em hostel?

    Obrigada!!

  147. Olá, primeiramente adorei sua matéria!!! No meu caso tenho residência de agregado familiar de 5 anos em Portugal pois moro aqui com meus pais…Acha que vai haver mais facilidade para passar pela imigração por este motivo ou é tudo a mesma coisa?

  148. Ola

    estou indo pra ficar uma semana apenas, so com documento provando que sou freelancer
    no caso da minha faculdade, ajuda mais eu mostrar a matricula e falar que estou faltando esses 7 dias para viajar, ou mostrar um trncamento de matricula ? te, difenca?

    obrigada e parabens pelo postt 🙂

  149. Oi Luiza! Vou viajar para Europa, chegando por Londres e depois indo para Amsterdam, Berlim e Barcelona. Essa viagem é presente de formatura e atualmente trabalho como freelancer. Alguma dica para não complicarem com a falta de vínculo empregatício? Já tenho todas as passagens e reservas feitas. Obrigado.

    1. Oi Henrique,

      Se você tiver, leve seus contratos dos freelas. No mais, tenha bem certinho o roteiro, monte um impresso, porque aí você pode mostrar para o oficial da imigração.

      Ter como comprovar que tem a grana no período da viagem também ajuda, apesar de que esses países que você vai passar na imigração não definirem um valor mínimo.

  150. Oi Luiza!

    Uma dúvida: na fila, eu e meu marido podemos juntos passar pelo Oficial ou tem que ser um de cada vez??? Primeiro ele e depois eu??

    1. Oi Daniela,

      Quando eu estou viajando acompanhada geralmente vou junto com a pessoa no guichê. Se o cara implicar, aí vocês passam separados.

    2. Família sempre passa junto. Pelo menos tinha um aviso na fila quando cheguei agora em junho indicando que familiares tinham que ir juntos aos guiches.

  151. Oi Luiza! ótimo post, me esclareceu muito!!! Minha dúvida é: Vou para Roma com uma conexão de 23 hrs em Londres. Então pensei em sair e tal.. Com certeza vou passar pela imigração lá, mas falo e entendo muito pouco do inglês… e isso tá me deixando muito nervosa. Como funciona o processo para solicitar um intérprete??? Obrigada!

    1. Oi Marília,

      Se ele fizer perguntas que você não entender você pode dizer “Sorry, I don’t speak english”. Basicamente é isso. Como você é turista e só estará em Londres para a conexão, não vejo porque teria problemas.

      Abraço

  152. Primeiramente, gostei muito da matéria!! Só fiquei com uma dúvida mesmo. Sobre os documentos, eu já possuo todos, mas eles estão em português. Existe a necessidade de fazer tradução juramentada?

    Obrigado!!!

    1. Oi Rafael,

      Tradução juramentada é caríssima, não faz sentido fazer isso só para passar na imigração. Você pode fazer uma tradução mais informal mesmo.

      Abraço

  153. Olá. Estou com viagem comprada entrando por Heathrow e saindo por Paris. Tenho visto americano e canadense no passaporte. Esse fato facilita a vida de quem passa pela imigração ao entrar pela Inglaterra?

      1. Ixi…. eu tinha visto dos Estados Unidos, cheguei em Londres num voo que tinha saído de Miami, já tinha ido pra Europa em 2013 e tinha visto de 3 países, inclusive da Inglaterra e isso não me ajudou em nada…. :/

  154. Olá pessoal, acho importante a troca de informações…eu mesma li diversas vezes para ficar mais tranquila, mas estava super ansiosa…levei diversos documentos (que pesa horrores na mochila…rsrsrs), dinheiro, cartões, vouchers.

    Passei pela imigração no dia 03/02/2016…pelo que pude perceber, todos os agentes eram educados e pareciam de bom humor…eu fui atendida por uma moça…entreguei a ela o passaporte e o Landing Card (e acrescentei que falava pouco inglês, mas entendia relativamente bem), ela sorriu e respondeu “no problem”, digitalizou o passaporte e leu o formulário …perguntou: qual o motivo da viagem? o endereço do Landing Card é do hotel? qual sua profissão? quantos dias trabalha no semana, quantos dias vai ficar na cidade, tem familiares no Brasil, tem filhos?? Pediu para ver a passagem de volta ao Brasil, pegou o carimbo, concedeu um visto de 6 meses e “Welcome to London”…Parece muito, mas juro, não levou 5 minutos…sorri, agradeci e saí feliz da vida.

    Conselho: vá munido de todos documentos pertinentes, mantenha a calma, seja objetivo nas respostas (quando vc demora muito parece que está mentindo), entregue apenas o q for solicitado…todo o resto acontece naturalmente.

    Espero ter ajudado, assim como eu fui…Boa sorte a todos!!!

  155. Oi, boa noite!

    Tenho uma dúvida.. Vou fazer um intercâmbio de 6 meses na Inglaterra e depois vou viajar 26 dias pela contiki, mas não estarei dentro do território do Reino Unido neste último mês. E minha passagem de volta é por Paris, terei algum problema na imigracao?

    1. Oi Marina,

      Não. Fora do Reino Unido você tem o direito de visitar, como turista, por 90 dias (toda a área do Acordo de Schengen). O que vai acontecer é que na saída do RU e entrada em outro país você vai passar pela imigração e terá o passaporte carimbado. Só isso.

  156. Boa tarde! Estou indo com minha esposa para Roma, porém ficaremos 5 horas (conexão) no aeroporto de Heathrow em Londres. Nessas 5 horas, da para sair rapidamente do aeroporto e conhecer alguma coisa? Li em algum lugar que da pra ir ao Big Ben nesse curto espaço de tempo. Procede? Teremos que passar pela imigração, mas teremos apenas Euro, n teremos Libra, tem algum problema? Já iremos com as passagens e hoteis td certinho pros dias que passaremos em Roma, Florença e Veneza. Eu e minha esposa somos concursados aqui no nosso Estado. Muito Obrigado pela atenção.

  157. Oi, irei para Amsterdam mas com conexão em Londres (HEATHROW). Preciso levar documentação financeira, impostos de renda, etc? Eu nem irei a Londres, é só conexão. Aguardo. Estou desesperada, me falaram que eu tenho que comprar até libra, só pra comprovar que tenho dinheiro…afff..em AMS nem se usa libra.
    Aguardo, obrigada.

    1. Oi Luana,

      Sinceramente, acho um exagero você comprar libra ou qualquer coisa assim. Leve todos os comprovantes e documentação para a sua viagem para Amsterdam. Muito provavelmente não vão te pedir nada disso em Londres.

      abraço

  158. Olá Luiza, muito bom o blog, estou pegando várias dicas para minha viagem.
    Agora venho com uma dúvida, eu e meu (futuro) marido vamos fazer uma viagem de lua de mel para Europa e passaremos em Londres (que mais nos preocupa) e estamos um dúvidas com documentos. Já temos a lista toda e queremos fazer tudo certo para não ter surpresas logo na nossa lua de mel. Tentamos pesquisar mas as informações são muito vagas e vi que aqui você é muito atenciosa, quero ver se pode nos ajudar.
    Nossa dúvida é sobre as traduções de documentos, como comprovações de trabalho, férias, faculdade, certidão de casamento, extratos, etc. Devem ser traduzidos? Pode ser uma tradução simples? Ou precisa ser juramentada? Algum documento específico precisa ser juramentado?
    Fico no aguardo.
    Agradeço desde já a atenção. Abraços!

    1. Oi Ana Paula,

      Olha, tradução juramentada é caríssima. Eu levaria as traduções simples mesmo, até porque grandes são as chances deles nem pedirem para ver esses documentos.

      Abraço,

  159. Cheguei de Londres tem uma semana e não acreditei na minha entrevista. A moça foi super educada, foi basicamente assim: “O que vc veio fazer no Reino Unido? Quando volta? É advogada no Brasil? Conhece alguém aqui?” (meu namorado é britânico mas fiquei com medo e disse que era amigo, mas eles são muito bem treinados e ela desconfiou porque perguntou se ele era solteiro e eu também) por ultimo perguntou, “Só amigo?” eu confirmei e ela sorriu. Daí ela disse “Geralmente nós concedemos 3 meses mas eu vou conceder 6 meses. Seja Bem vinda a Inglaterra”
    Nem abri minha bolsa, não mostrei nada além do passaporte. Na verdade você acho que vc deve estar com todos os documentos e responder com segurança e só.

  160. Boa noite Luiza

    Passei pela imigracao dia 08/11/2015, a fila nao estava tao grande assim devo ter esperado uns 10 a 15min. fui atendida por uma agente muuuito mal humorada com uma cara de poucos amigos!Ela foi muito mal educada ao meu ver, pois nem respondeu ao meu “boa tarde”, alias nem olhou para mim e nem quis pegar meu passaporte…¬¬ depois disso comecou a falar um monte de vezes q nao entendia nada do que eu estava dizendo, mas bem q entendeu muuito bem qdo eu disse qto de dinheiro eu estava levando!A mal educada me fez uma serie de perguntas: o que vc veio fazer aqui?, quanto tempo pretende ficar, por que quer ficar tanto tempo assim? o que os meus pais fazem,(mostrei-lhe o termo de responsabilidade) nessa hora quase achei que ela fosse analfa de ingles! aff… perguntou em que eu trabalhava aqui no Brasil, qdo eu iria voltar e me pediu para mostrar o ticket de volta. ahhh, a grossa ainda pediu para mostrar o quanto de dinheiro eu estava carregando ( isso pq qdo eu perguntei se ela queria ver o montante ela fez q nao) ¬¬ Ela estava com cara de que ja estava de saco cheio de trabalhar ali na verdade e queria alguma coisa para me mandar embora mas nao conseguiu! carimbou meu passatorte e nem boa viagem me falou…
    Ja estou em UK faz uma semana, e no meu ponto de vista achei as pessoas muito frias e grossas, sei lah, talvez seja so uma impressao…=))

    1. Oi Greice,

      Na maioria das vezes o pessoal da imigração é assim mesmo. O jeito é ter paciencia e frieza para lidar com isso.

      Espero que você não leve sua má impressão pelo resto da viagem. Há pessoas boas e pessoas más em qualquer lugar do mundo.

      1. oi Luiza,

        ah sim, eu so tive a ma sorte de pegar uma chata de ovo virado…pelo menos ela me deixou entrar,rsrs. fora isso estou gostando daqui sim.;)
        eh vdd, gente ma tem em tdo lugar msm. =(

        ps: desculpe nao colocar acento nas palavras, esse note daqui nao quer fazer de jeito nenhum qlq sinal…

  161. Ola tenho 18 anos e tenho muita vontade de mora definitivamente em Londres pela Cultura trabalho entre outras coisas e eu queria saber como faço.

    1. Oi Higor,

      Olha, eu não sei te responder isso não. Só conheço bem os trâmites para quem é turista. Te aconselho a entrar em contato com o Consulado Britânico e saber deles quais as possibilidades para você

  162. Bom dia Luiza..mto Obrigada. .esse blog me ajudou mto! Estou aqui em Londres. ..consegui passar pela imigração…mesmo sem comprovar emprego fixo. ..vim só com 100 libras na carteira. ..o oficial nem me pediu pra ver dinheiro e nem comprovação de trabalho. .Também não sei se foi porq eu só vou ficar 9 dias..tbm pode ter sido por isso! Meu namorado fez uma carta convite e na carta ele mencionou minha filha de 7 anos…o oficial me perguntou é claro! Sobre minha filha e ainda me pediu fotos dela! Ainda bem que eu tinha fotos dela no meu telefone e ainda tinha 20% de bateria kkkkkk ..me perguntou tbm qual era a idade dela..só p ver se batia com a idade que estava na carta convite! Por isso é bom n mentir NUCA! E TBM perguntou a quanto tempo nos conhecíamos e como nos conhecemos….bom.essa foi minha minha experiência. ..espero poder ajudar tbm…É não mostrei nervosismo algum! Pensamento positivo Sempre! Quando ele disse seja bem vinda..haaaa que felicidade!!!!!

  163. Olá, eu gostaria de saber quando tempo nós brasileiros podemos ficar em Londres. E se é obrigatório possuir cartão de crédito internacional ou extratos bancários.

    1. Oi Clarissa,

      É permitido ficar no Reino Unido até 180 dias sem necessidade de visto.

      Não é obrigatório possuir cartão de crédito, mas você vai ter que comprovar que tem grana para se sustentar durante todo o período da sua estadia!

  164. Bom dia Luiza! Primeiramente gostaria de parabenizar vc por esse blog tão explicativo e vc sempre pronta a ajudar! Bom o meu problema é o seguinte…tenho um namorado que vive na Englaterra. …e só temos um mês e 15 dias de namoro,não tenho como provar vínculos com o Brasil porq meu caso é parecido com o seu…pois sou cabelereira e faço cabelo em minha casa..Assim sendo não tenho como comprovar renda! Nenhuma! Estou desesperada sem saber o que pensar. ..e gostaria muito de visitá lo…mas n tenho provas contundentes. …tenho uma filha de 7 anos que no caso iria ficar com minha mãe. ..Será que a certidão de nascimento dela ajudaria?e teria que ser traduzida essa certidão? Meu caso é mto complicado por não ter como comprovar renda…Se puder me responder por favor…pois seria p viajar ainda dentro dessa semana. .mas estou com medo.E ficaria nem uma semana lá.
    Em.torno de uns 5 ou 6 dias….quanto vc acha de libras que eu teria que levar? Obrigada. .Desde já agradeço. ..

    1. Olá Vanessa,

      Uma carta convite do seu namorado, as passagens de ida e volta certinhas e pelo menos 60 libras por dia de viagem. O que você também pode fazer é criar um roteiro de viagem, das coisas que quer fazer nesses dias, e levar impresso. E torcer para dar tudo certo.

  165. Luiza, sou advogada e, sendo autônoma, não tenho qualquer contrato, contra-cheque ou declaração de IR .. Como comprovo renda além dos extratos bancários?

  166. Oi!
    Estarei viajando para Inglaterra no início de Dezembro. Minha dúvidaé: basta um atestado de frequência e matrícula da faculdade comum, ou há algum modelo específico que é exigido pela imigração?

    1. Oi Cris,

      A imigração pede que o documento seja traduzido para o inglês. Mas os documentos originais devem vir junto, não há um modelo específico.

  167. Oi Luiza, tudo bem? Não sei se você vai chegar a ver esse comentário, já que o post é antigo, mas enfim.

    Estou indo passar dois meses em Londres fazendo treinamento pela empresa, mas continuo a receber meu salário pelo Brasil. Você tem alguma sugestão de carta que eu possa mostrar na imigração?

  168. Oi Luiza
    Eu e minha filha vamos a Londres e depois a Paris. è nossa primeira viagem internacional. Minha dúvida é sobre o deslocamento de londres a paris. Queremos ir de Bus. Consigo passagens na hora ou durante os dias que estarei em Londres ou preciso comprar antecipado pela internet?

  169. Eu e minha filha vamos a Londres e depois a Paris. Minha dúvida é sobre o deslocamento de londres a paris. Queremos ir de Bus. Consigo passagens na hora ou durante os dias que estarei em Londres ou preciso comprar antecipado pela internet?

  170. Oi, tudo bem?
    Tenho algumas dúvidas que espero que me ajude a solucionar. Pretendo viajar à turismo para Londres durante uma semana:

    1) O fato de eu ser funcionário público pode facilitar a liberação do visto pela imigração?
    2) Nunca ter viajado para o exterior e ter o passaporte “em branco” pode ser uma dificuldade?
    3) Preciso levar traduzido os documentos que a imigração pode querer ver, como contra-cheque, titulo de propriedade de minha casa, extratos, etc.? Essa tradução terá que ser juramentada?

    Um abraço,
    Amarildo

    1. Oi Amarildo, tudo bem?

      Seguinte, não tem visto. A imigração só autoriza sua entrada.
      Mas vamos às suas dúvidas.

      Sim, o fato de você ser funcionário público e levar os documentos comprovando isso é um facilitador, porque você tem um emprego fixo e estável. O fato de você nunca ter viajado não é um problema.

      Sim, precisa levar os documentos traduzidos (assim como os originais), mas eu acho que é um exagero (e muito caro) levar a tradução juramentada.

  171. ola gostaria de tirar uma duvida, em dezembro vou viajar com meu esposo para Paris de dia 16/12 a 25/12 ,já compramos pela Tam viagens passagens de ida e volta Paris, e reserva de hotel na França,durante todos esses dias,e tb adquirimos seguro viagens para os dois,pela Tam viagens tb, pretendo fazer um bate e volta no mesmo dia em Londres pra conhecer os principais pontos turísticos, estou desempregada no momento, e meu único vinculo com o Brasil no momento é que estou fazendo auto escola, tirando minha primeira habilitação,meu esposo é o único que está trabalhando no momento,ele trabalha em uma multinacional aqui de Curitiba há 15 anos, e este ano meu esposo comprou um apartamento para alugar no meu nome e nome dele será que deveríamos levar xerox desses documentos também? será que teríamos problemas porque é minha primeira viajem pela Europa e não quero ser deportada e não conseguir conhecer Paris direito, tenho vontade de ficar por dois dias na Itália tb ,lá tb é preciso passar pela imigração? e outro detalhe não falamos nada de inglês, mas vi em alguns comentários que vc respondeu que é possível pedir um interprete.

    1. oi Adriana,

      Sim, leve os documentos do apartamento. Você não será deportada, fica tranquila. Tem passagens de ida e volta, seguro e a grana necessária para o período de férias.

      Você só vai passar pela imigração em Paris e em Londres.

      1. Ola! Obrigado pela resposta.
        Embora seja informal, se eu nao levar uma carta convite terei problemas?
        Ainda nao entendi o porque, mas meu amigo ingles diz estar com problemas para me enviar a carta.

  172. Faço faculdade posso levar o comprovante de matrícula?
    Não falo nada em inglês na imigração tem intérprete?
    Me ajude por favor essa será minha primeira viajem sozinha!

    1. Oi Lais,

      Sim, leve o comprovante de matrícula da faculdade, se tiver, leve também sua carteirinha de estudante.
      Você não precisa falar inglês para ser turista, só explicar com calma e pedir um interprete.

  173. Consigo passar pela imigração Britanica sem cartão de crédito , estou levando 800 libras e vou com uma carta convite, será que consigo passar pela imigração. Irei passar 6 dias em Londres. ???

    1. Oi Marcos,

      Você tem mais de 100 libras por dia, acho que não terá problemas. Além disso, leve outros documentos comprovando vínculo com o Brasil

  174. Oi Luiza, estou indo pra Londres dia 29 de janeiro para fazer um curso de 4 semanas e queria saber se a declaração do meu emprego aqui declarando férias tem que ser em Inglês ou pode ser em português mesmo.

  175. Luiza, adorei seu blog.

    Vou visitar alguns países na Europa, inclusive Londres.Tenho dúvidas quanto ao comprovante financeiro. Vou levar o contra-cheque, IR, dinheiro em espécie e comprovante bancário. Sabe qual prazo do comprovante bancário? Pode ser de uma semana antes do dia? Vou levar os documentos em português e lendo alguns blogs fiquei em dúvida se precisa traduzir algum.

    Obrigada!

  176. Olá, Luiza, obrigado pelo post, tirou muito minhas dúvidas, eu tô indo pra Londres em Outubro e pretendo passar 10 dias, eu saí do meu último emprego e não tenho como comprovar vínculos com Brasil, no momento estou apenas fazendo 2 cursos, um de Inglês e um de Design gráfico, você acha que declaração de algum desses cursos pode servir? se sim, eu teria que mandar traduzir pro Inglês? desde já Obrigado!

    1. Oi Joel,

      Se você não tem nenhum outro documento, a declaração pode ajudar. Também ajuda ter um roteiro impresso das coisas que você planejou fazer em Londres,
      Abraço,

  177. Continuando minha situação…

    Eu vou como turista, sem visto de estudo ou de trabalho.

    E vou fazer conexao em Madrid antes de chegar em Londres. Em madrid eu preciso passar também por imigração?

    Obrigado 🙂

    1. Sim, você vai passar pela imigração em Madrid, mas como estará seguindo direto para Londres, não tem problema.

      Você já considerou se matricular num curso de inglês só para facilitar esse processo?

  178. Olá,

    Por favor, vou passar 5 meses em londres. Vou morar com minha irmã para ajudá-la a cuidar dos gêmeos dela que vao fazer 6 meses de vida. Minha dúvida é que, eu não tenho um documento para comprovar vinculos com o Brasil, já que tive que pedir demissão de meu emprego e me formei na faculdade em dezembro de 2014. O que posso fazer?

    Quanto ao resto dos documentos, minha irmã irá me entregar a “Carta convite” e eu ja tenho o passaporte e a passagem de ida e de volta, tenho cartao de credito internacional e uma quantidade de dinheiro em Reais por volta de R$2.500,00 que ainda irei trocar por Libras.

    Aguardo uma opiniao.

    Obrigado 🙂

    1. Oi Marcus,

      Sua situação é um pouco mais delicada, porque você não está exatamente indo fazer turismo e eles podem implicar da sua estadia mais longa. Não sei bem o que você pode fazer para comprovar o vínculo. Mas leve também coisas como seu imposto de renda.

    2. Olá Marcus, minha situação é parecida com a sua.
      Você conseguiu passar na imigração? Como foi?

      Espero que tudo tenha saído bem.

      Grande abraço

  179. Boa Tarde,

    Vou fazer um intercâmbio de 6 semanas em Londres, gostaria de saber quais documentos preciso levar? Tenho 18 anos e não trabalho, só faço faculdade. Se eu levar um atestado de vínculo/matrícula da faculdade, a passagem de volta e a carta da escola em que vou estudar juntamente com o comprovante de alojamento você acha que são bons documentos ou preciso de mais algum? O atestado da faculdade precisa ser traduzido?

    Obrigada 😀

    1. Oi Luciana,

      É o mesmo problema que eu sempre tive. Você tem algum contrato com a empresa que você presta serviço? Enfim, tenta reunir algum documento que mostre que você faz esse tipo de trabalho ou tentar uma declaração de que é freelancer.

      Além disso, capriche nas outras exigências: ou seja, tenha toda a comprovação de renda para o período da visita certinha e leve também um roteiro mais ou menos organizado do que você vai fazer todos os dias da viagem.

  180. Oi!!!
    Vim para Londres no domingo e antes de viajar li suas dicas… Elas foram super legais e me ajudaram bastante!! Achei que seria legal compartilhar minha experiência na imigração do Heathrow com vcs.
    Cheguei aqui ontem (10/08) por volta das 15:00h (horário local). A fila para pessoas com passaporte não europeu estava ENORME, tanto que eu fiquei na fila por mais de uma hora. Vim sozinha e a viagem foi super tranquila. Quando chegou minha vez de passar pela “temida” entrevista com o oficial foi tudo super tranquilo. Ele me recebeu com um sorriso no rosto, pediu para ver meu passaporte e o Landing Card. Perguntou quanto tempo e onde eu ficaria (estou na casa dos meus tios), perguntou há quanto tempo meus tios moravam aqui e como eu sou menor de idade ele quis saber porquê meus país não vieram. Ele leu a carta convite que eu trouxe e depois disso carimbou meu passaporte (6 meses) e, ainda sorrindo, disse “thank you”. Isso tudo não durou nem cinco minutos! Eu que morria de medo de passar por eles vi que a imigração é muito relativa de verdade. Aprendi que o principal é manter a calma pois eles só estão fazendo o trabalho deles e querem nos ajudar e que se você tiver os documentos necessários em mãos, tudo será tão traquilo quanto foi para mim!
    Queria novamente agradecer pelas dicas e desejar a todos uma ótima viagem, seja ela para qualquer lugar onde vocês estejam indo!

  181. Bom dia!
    Eu vou para a Inglaterra este ano e o vínculo que eu tenho com o Brasil é um curso de inglês que eu faço. Acontece que eu não tenho carteirinha de estudante… Será que se eu apresentar o contrato de matrícula e os comprovantes de pagamento o pessoal da imigração aceita?

    1. Oi Carolina,

      O contrato de matricula é mais importante que a carteirinha de estudante (a carteirinha só serve para te dar descontos). Agora, se o seu curso for só um cursinho, não chega a ser um vínculo forte o suficiente e eu te recomendo organizar bem os documentos, tenha uma grana suficiente para os dias da visita e monte um roteiro impresso com os lugares que você pretende visitar na Inglaterra, de forma que mostre que é só turista.

  182. Olá, adorei as dicas, vou para o Reino Unido em outubro pelo Contiki,e peguei uma extensão de 4 dias em Londres, também pelo Contiki,um agência australiana de intercâmbio turístico,sou professora de inglês, sem vínculo com nenhuma escola, trabalho por contratos temporários, e da escola que eu trabalho expirou agora em julho, mas vou continuar trabalhando nessa escola quando voltar.Posso falar que sou professora particular pra dar mais status, ou falo que sou freelancer mesmo sem ter como comprovar? Isso me assusta um pouco, a falta de vínculo empregatício ser um problema.

    1. Oi Damaris,

      Leva os contratos anteriores com a escola para mostrar o vínculo. Se possível, também seria legal pedir uma carta para eles, que explique que você trabalha como freelancer lá.

      Entendo sua situação, já passei por isso. Mas apesar do medo, nunca me pediram nenhum. Leva também um itinerário impresso da sua viagem, o que pretende fazer em cada dia. Isso ajuda eles entenderem que você é só turista e não tem objetivo de morar lá!

  183. Prezada Luiza,

    Boa noite! Tudo bem com voce?

    Bom, preciso de algumas dicas sua… Ha alguns anos eu tenho vontade de mudar do Brasil. Tenho vontade de imigrar para algum pais Europeu. Estou pra pegar a minha cidadania Italiana por causa da minha descendencia. Mas, na verdade tenho vontade de morar em Londres. Tenho uma empresa no Brasil, tenho uma condicao financeira razoavel aqui no Brasil; mas tenho vontade de ir para a Inglaterra e nao voltar mais. Principalmente nos ultimos anos eu estou revoltado aqui nesse circo que é esse Brasil. E o pior que os palhacos somos nos… Eu sou casado e tenho uma filhinha de 01 aninho… O que voce tem a me dizer diante dessa minha pretencao?

    Abraco.

    1. Oi Marconi,

      Sinceramente, eu não entendo absolutamente nada a respeito da imigração em si, digo, mudar de vez para um país europeu! Eu sei que a sua cidadania italiana pode ser estendida para sua família, mas não sei qual o processo e nem quais as regras do Reino Unido para vocês se mudarem para lá. Mas eu conheço uma brasileira que mora em Londres, a Liliana, do blog Catálogo de Viagens. Talvez ela consiga te ajudar em alguma coisa: http://catalogodeviagens.net/ Também tem outra blogueira, a Fernanda, do Preciso Viajar que tem cidadania italiana e já morou na Europa por um tempo: http://www.precisoviajar.com/

      Espero que te ajudem

  184. Passei pela imigraçao ontem dia 24 de julho,foi super tranquila mostrei a minha carta convite minha passagem de volta e a carta do meu trabalho dizendo que estou de ferias. A agente olhou perguntou se as passagens estva no meu nome e conferiu o intereço da carta com oque eu tinha colocado no cartão que recebemos no aviao,e perguntou se era onde eu trabalhava e pronto carimbou meu passaporte. Foi muito rapido serca de 5 minutos. Ha eu nao falo inglês.

  185. Olá, tudo bem?!
    Estou indo para Londres agora no final do ano como presente de aniversário e ficarei na casa dos meus tios. Li seu texto e vi que você não costumava ter algum tipo de vínculo com o Brasil tal como emprego etc. Eu estou nessa situação pois terminei recentemente meus estudos. Então será que você poderia me explicar um pouco mais sobre esse termo de responsabilidade assinado por algum familiar? Será que dá certo se eu levar? Obrigada desde já!!

    1. Oi Mariana,

      Eu não levei isso. Levei alguns documentos que comprovavam que eu trabalhava como freelancer.

      Mas o termo de responsabilidade é algo tipo assim:

      Termo de responsabilidade

      Eu, NOME DO SEU PAI, ESTADO CIVIL, PROFISSÃO, portador do Bilhete de Identidade n°XXXXXXX, passaporte XXXXXX, residente em CIDADE, ESTADO, Brasil, declaro, para os devidos e legais efeitos, que me responsabilizo pelos meios de subsistência – alimentação e demais despesas necessárias durante a estada – de SEU NOME, de nacionalidade brasileira, portador do passaporte n°XXXXXXX, pelo período de XXXX a XXXX.
      CIDADE, DIA MÊS E ANO.

  186. Boa noite, Luiza! Tudo bem?
    Estarei indo a Londres a passeio em outubro deste ano. Li (não em site oficial!) que na imigração pode exigir o mínimo de 6 meses para data de expiração do passaporte. O meu vence em março/2016, ou seja, irei com pouco mais de 5 meses para expirar. Essa informação é verdadeira? Será que terei problemas?? Grande abraço e obrigada.

    1. Oi Emilene,

      A imigração de Londres não exige isso oficialmente, mas costuma ser uma recomendação. Como não é uma exigência oficial e seu passaporte não vai expirar em breve, eu acho que não terá problemas.

  187. Boa noite Luiza Antunes,

    Gostaria de saber como é esse termo de responsabilidade assinado pelos pais? Vou para Birmingham em novembro como turista e vou descer em Heathrow, ficarei 5 meses na casa do meu namorado que é europeu; como meu pai é fazendeiro e não preciso trabalhar, gostaria de saber o que escrever ou quais documentos mostrar para a agente que nao tenho intençao de ficar no país deles e que tenho como me sustentar todos esses meses;( quais seriam esses documentos em específico que comprovam a renda do meu pai?)…ah, vou para casa dele (meu namorado) mas é claro, vou fazer turismo em Londres =)) Estou muito preocupada e nem consigo dormir por conta desses documentos… outra pergunta, eu falo para ele que estou visitando meu namorado ou falo que é só um amigo mesmo??

    muito obrigada pela atenção. =))

    1. Oi Sayuri,

      Acho que o ideal é ter um termo de responsabilidade escrito pelo seu pai e uma carta convite escrita pelo seu namorado. Não minta na entrevista, mentir é sempre uma péssima ideia. Nosso post sobre carta convite:

      Sobre o termo de responsabilidade, eu usei esse modelo abaixo – traduza para inglês – quando me mudei para Portugal. Peça para seu pai registrar num cartório e leve junto uma cópia da declaração do imposto de renda dele.. Além disso, leve com você um cartão de crédito com bom limite, cartão de débito com o extrato da conta e dinheiro físico. Ah, a passagem de ida e volta também ajuda muito!

      Termo de responsabilidade

      Eu, NOME DO SEU PAI, ESTADO CIVIL, PROFISSÃO, portador do Bilhete de Identidade n°XXXXXXX, passaporte XXXXXX, residente em CIDADE, ESTADO, Brasil, declaro, para os devidos e legais efeitos, que me responsabilizo pelos meios de subsistência – alimentação e demais despesas necessárias durante a estada – de SEU NOME, de nacionalidade brasileira, portador do passaporte n°XXXXXXX, pelo período de XXXX a XXXX.

      CIDADE, DIA MÊS E ANO.

      1. oi Luiza,

        Obrigada por me responder =))
        Sobre a passsagem, já tenho de ida e volta pagas.
        É que li em alguns fóruns que não era boa ideia falar q ficaria na casa de namorado ou amigos… mas estou indo para visitá-lo e não é nenhuma mentira.
        Eles olham mesmo o extrato da conta? que horror…
        Eu preciso levar meu passaporte antigo? pois ele venceu e preciso fazer um novo, eles encrencariam com isso também? no antigo eu tenho vistos do Japão e do USA…será que conta pra alguma coisa?

        muuuito obrigada de novo

        1. Oi Sayuri,

          Não necessariamente eles conferem tudo. A maior chance é que eles só façam algumas perguntas e carimbem seu passaporte. Mas é importante ter tudo a mão, caso seja solicitado!

          Você não precisa levar seu passaporte antigo, a não ser que pretenda ir ao Japão ou EUA depois da viagem!

          bjs

  188. Eu cheguei em Londres a 4 dias atrás! O que eu achei mais difícil na imigração em Heathrow foi que tinha uma fila com umas 500 pessoas na minha frente para ser atendido. Sem brincadeira, umas 500 pessoas!! Fiquei mais de 1 hora esperando. Quando chegou minha vez, uma linda e educada inglesinha perguntou o que eu ia fazer em Londres. Respondi normalmente que estava de férias. Ela já tinha visto todas as informações no cartão que preenchi no avião e me perguntou se eu só ia ficar 4 dias. Respondi que sim,ela agradeceu e me disse bem vindo a Londres. Ainda na fila, fiquei conversando com um dos funcionários que estava organizando os passageiros, enfim, achei tudo normal.

  189. Oi Luiza, tudo bem?
    Eu estou indo agora dia 12 de junho para Londres, estudar 6 meses e provavelmente ficar mais 6 meses trabalhando e praticando mais o inglês.
    Bom, eu tenho o passaporte italiano, mas nunca fui para o exterior, então nunca passei por imigração. Como meu vôo tem conexão em Lisboa, sei que tenho que parar na inigraçao lá também.
    Mas você saberia me dizer se a imigração para passaportes da União Européia, pede algum documento, algo a mais além do passporte, carta da escola.. Essas coisas?!
    Obrigada! 🙂
    Beijos

  190. Ola bom dia!!

    Você acha que eu levando uma “declaração” nela explicando que eu ficarei hospedado em tal hostel em Londres, ficarei por tantos dias, tenho X em dinheiro e demais informações é valido para entregar ao agente de imigração ao invés de falar? Pq apesar de arranhar um pouco o ingles tenho um pouco de insegurança. . .

    Obrigado 🙂

    1. Oi Jonatas,

      Você não é obrigado a falar inglês para entrar na Inglaterra como turista. Você pode sim fazer essa carta, mas também pode solicitar a ajuda de um interprete para te ajudar.

      abraço

  191. Oi, Luiza!
    Onde você viu a obrigatoriedade de “Passaporte válido por 6 meses a partir da entrada no país”? Não achei esse dado no Visitor supporting documents guide.
    Vou viajar em junho com uma amiga que agora está desesperada porque viu que o passaporte dele vence em setembro, mas nós voltamos ao Brasil no inicio de julho. Sei que o visto britânico geralmente tem validade de 6 meses, mas é só eles reduzirem a validade, não?

    Obrigada.

    1. Oi Nívea,

      Você tem razão, essa não é uma exigência oficial do Reino Unido, mas é uma exigência muito comum mundo afora. Vou acrescentar essa informação no post.

      Se vocês vão voltar antes e tem passagem de ida e volta, não deve ter problema.

      ps. Eles não irão emitir um visto, porque brasileiros não precisam de visto dentro do período concedido a turistas!

      abraço

      1. Olá, Luiza! Só agora vi a sua resposta. De qualquer maneira obrigada!
        Mas na verdade vim aqui para dar o retorno sobre como foi a minha imigração.
        Entrei pelo aeroporto City London em um voo vindo de Amsterdã com apenas 4 não europeus. Eu e minha amiga passamos juntas. O que pegou foi que ficamos mais de 30 dias no Reino Unido e por isso a oficial passou o pente fino. Perguntou se íamos estudar (a resposta era não). Confirmou onde nos hospedaríamos e nossas ocupações no Brasil. Pediu para ver a passagem de volta. Perguntou sobre dinheiro e mais de uma vez o porquê de passarmos tanto tempo no Reino Unido e se íamos ficar só em Londres. Quando falamos que íamos para Escócia pediu para ver as passagens. Neste momento ela viu que tinha um roteiro na minha pasta de documento e pediu para ver. Só então ela carimbou os passaportes. A validade do passaporte nem foi tópico de questionamento.
        Já tinha lido que era bom ter um roteiro, mas agora ficou a lição de qualquer coisa mostrar o roteiro detalhado que sempre faço.
        Sobre o visto eu achei que ia ser como da última vez que estive em Buenos Aires que no carimbo tinha escrito “90 dias”. Mas só tem a data de entrada.
        Beijos e obrigada pelas inúmeras ajudas.

  192. Boa tarde,

    Eu vou a Dublin( visto de estudante) e farei conexāo em Londres. Algumas pessoas me informaram que eu nāo passo pela imigraçāo ( só detector) mas outras me disseram que passaram sim. Sabe me dizer como posso checar se passarei ou Não? Obrigada!

    1. Oi Vanessa,

      Dublin não faz parte do Reino Unido, então, teoricamente, você passaria sim pela imigração. Mas isso depende um pouco da sua conexão, do terminal que vai trocar, etc.

      De qualquer forma, se você tem o visto de estudante, fica tranquila. Mesmo que passe pelas duas imigrações, tem um motivo forte para estar lá

      abraço

  193. Olá pessoal tudo bem??
    Estou planejando viajar pela Europa em julho do ano que vem e como percebi vcs são bem experientes em viagens e essa será a minha segunda viagem internacional, a primeira fui para Argentina, então não tive que passar por nada que vcs passaram e Argentina é quase Brasil, então não conta kkkk
    Será que vcs podem me dar algumas dicas de lugares para conhecer, onde ficar, quanto de dinheiro é necessário, enfim, qualquer informação que vcs me derem será muito bem vinda.
    ah!! só uma coisa, falo o basico de ingles e eu viajarei sozinha.
    Obrigada
    Thauany

    1. Oi Thauany!
      Então, viajar pela Europa em julho é uma boa ideia, porém os meios de transporte, hoteis, restaurantes, atrações turísticas, etc…costumam ficar bem cheios. Mas, estamos falando de Europa, ou seja, a infraestrutura é muito boa. Julho é verão, por isso quase todas as grandes cidades da Europa estarão cheias de turistas.
      Agora uma dica, a Europa é grande…seria importante você já escolher quais países ou cidades pretende conhecer e como será sua locomoção por entre eles. Vou contar como planejei minha viagem para junho e julho de 2015. Seremos 04 pessoas, chegaremos em Londres, depois seguiremos para Paris de avião (faremos alguns passeios por cidades próximas), Alemanha (Frankfurt, Munique e arredores), Republica Tcheca (Praga e arredores), Áustria (Viena, Innsbruck e arredores), Itália (diversas cidades), Holanda (Amsterdam), apenas passaremos algumas horas em Bruxelas (aguardando o horário do Eurostar) e voltaremos para Londres para embarcarmos de volta ao Brasil. Será uma viagem corrida, mas tudo foi bem planejado e roteiro já definido em cada cidade visitada. Optamos pelos hotéis de bandeira Comfort Inn, Ibis e NH (são de qualidade, geralmente boa localização e preço justo).
      Quanto falar inglês seria interessante você aprender algumas frases para não se complicar em alguma situação, lembre-se não é NECESSÁRIO saber inglês, mas ajuda muito.
      Bom, quanto de dinheiro deve levar…isso depende de seu perfil de viajante e do que já estará pago quando você chegar em cada país ou cidade. Estamos indo com transportes entre cidades e países pagos, hospedagem paga, algumas atrações também…então levaremos aproximadamente 750,00 libras e 2.850,00 euros…mas DEPENDE muito de seu perfil e o que pretende fazer.
      Se quiser antecipar sua viagem, será bem vinda ao nosso grupo de amigos…brincadeira!
      Super abraço!

      1. Oi Cleiton!!
        Muito obrigada pelas excelentes dicas, elas me ajudarão demais.
        Eu pretendo ir com as hospedagens e passagens pagas, vou para Lisboa, Barcelona, Paris e Londres, como irei sozinha vou ficar em hostel, assim eu faço novas amizades.
        Quanto ao inglês, eu sei o básico, dá pra me virar, mas eu pensei que fosse necessário ter um ótimo inglês…kkk
        Olha que eu aceito o convite heim?! kkkkkk brincadeira
        Obrigada mais uma vez!!
        bjussss

  194. Peraí, é sério mesmo que eu tenho que levar todos os documentos como se eu fosse tirar um visto americano? Porque parece que os documentos são exatamente os mesmos … rs rs. De jeito nenhum vou levar toda essa papelada comigo na minha viagem de férias agora em maio … credo!!!
    A imigração em Londres é assim mesmo??? Qual a probabilidade deles pedirem tudo isso para um cidadão brasileiro???

    1. Fernanda, vai na minha… leva! leva até o que vc achar que não é necessário!!!
      Fui para Londres de trem de Paris, e peguei a imigração na estação. cheguei na fila e tal, tudo bem, até que meu namorado que é português, foi responder por mim, dizendo que eu ia fazer um intercâmbio em Dublin e estava indo para Londres só para visita de 3 dias! Jesus!! A mulher me pediu tudo o que você possa imaginar, carta da escola, comprovante de alojamento… até passagens de viagens internas… de países que nem pertenciam ao reino unido! moral da história, perdi meu trem…
      Na hora bate um nervoso tão grande de não ter os documentos todos em mãos (tinha os documentos de dublin dentro da mala) que parece que a gente tá mentindo…

    2. Oi Fernanda,

      Bom, se eu fosse você repensava esse de jeito nenhum. No mínimo, você tem 50% de chance de eles pedirem tudo isso para um cidadão brasileiro.

      1. Oi Luiza e Izabela!!! Muito obrigada pelos conselhos.
        Eu sinceramente acho um absurdo ter que levar todos esses documentos, mas vocês estão certas em aconselhar a levar tudo, pois nunca se sabe o que se passa na cabeça do agente da imigração né?
        É que eu acho tão injusto um turista querer visitar e gastar dinheiro no país deles e ainda correr a chance de ser deportado … é deprimente!!!
        Mas vou sim tentar levar o máximo de documentos que eu achar necessário nesse caso.
        Obrigada mais uma vez

        Fernanda 🙂

  195. Luiza!!
    Fui a europa no começo deste mês e passei pela imigração em Amsterdã! E me surpreendi com tudo que tinha pesquisado e blogs que diziam que lá era super tranquilo! FOI TENSO! Me colocaram num salinha e fizeram mil perguntas e até o meu celular eles mexeram =/ Fiquei muito nervosa, mas no final me liberaram!

    Beijooo

  196. Minha imigração em Londres também foi tranquila – já a em Amsterdam (fui depois de Londres) deu vontade de chorar; até me levar pra uma salinha para me entrevistar (aterrorizar) particular o guarda me levou. Quase morri hahaha

    1. Gente! Nem sabia que a imigração em Amsterdam era assim assustadora…

      De qualquer forma, acho que independente do país ou do tempo da viagem, o ideal é sempre ter consigo todos os documentos e se poupar de estresse caso eles sejam solicitados.

  197. Então deixa eu entender: Saio de SP, paro em Lisboa (só uma conexão), mas meu destino final é a Itália. Depois vou pra França, Bélgica, Holanda e por fim, Irlanda, Escócia e Inglaterra. Eu tenho que passar na imigração em todos esses lugares ou apenas em Lisboa e depois em Dublin? E será que essas regras são as mesmas pra quem entra no Reino Unido pela Irlanda? É confuso, né? Ainda mais pra quem vai pela primeira vez… hehe 🙂
    Obrigada!

    1. Oi Janaina,

      Você vai passar na imigração em Lisboa (ou na Itália, depende se é conexão ou escala), depois em Dublin e depois no Reuni Unido novamente.

      Ou seja, serão três imigrações diferentes.

      bjs

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.