Tags:
Atlas: Espanha

Como abrir uma conta em um banco na Espanha

Quando eu me mudei para Barcelona, uma das primeiras coisas sobre as quais eu procurei me informar foi como abrir uma conta em um banco espanhol. Eu não queria pagar as taxas do meu banco brasileiro toda vez que eu sacasse dinheiro ou perder preciosos euros nas péssimas taxas de conversão. Se você está planejando ficar na Espanha por mais de seis meses, pode ser interessante abrir uma conta por aqui também. Há dois tipos de conta que um estrangeiro pode abrir: para residentes ou não-residentes, sem muitas diferenças nas taxas cobradas para cada uma delas.

Leia também:Como transferir dinheiro para o exterior: 9 métodos possíveis

Escolhendo seu banco na Espanha

Escolha um banco grande, com uma boa rede de agências ou caixas eletrônicos. Na Espanha, há bancos privados e públicos, como no Brasil. Os públicos costumam ter taxas melhores e ser mais socialmente responsáveis, investindo, por exemplo, em infraestrutura e projetos culturais. Para identificá-los, basta ver se eles têm a palavra “caixa” ou “caja” no nome.

Principais bancos:

Os bancos em geral cobram uma taxa de administração de 15 a 30 euros, dependendo do banco e do seu tipo de conta. A La Caixa tem uma conta jovem para menores de 35 anos que não cobra taxas.

ING Direct e N26

O ING Direct é um banco com poucas agências, mas com a premissa de que você pode resolver tudo pela internet. Por isso, ele não cobra taxas de administração, mas só abrem conta para quem tem o NIE espanhol (somente residentes). Basta apresentar o documento em uma das agências e em cinco minutos a conta está aberta. Caso você escolha a opção sin-nômina (sem salário), precisa colocar 600 euros na conta todos os meses para se ver livre das taxas. O site deles é muito bom de navegar e eles também não cobram nada para fazer ou receber transferências, mesmo para outros países da União Europeia. Dá para sacar dinheiro sem cartão na agência deles ou nas caixas do Banco Popular, Banco Pastor e Banco March sem taxa de saque.

Outra opção é o N26, um banco totalmente online, que opera em diversos países europeus. Desde o processo de abrir a conta por uma video-chamada a todas as operações, tudo é feito com o aplicativo do banco. Não cobram nenhuma taxa bancária, e você tem 5 saques gratuitos por mês, em qualquer caixa eletrônico em euros. Abrindo a conta com o código nataliap1269 você ganha 15 euros para começar. Porém, é necessário ter um endereço registrado.

Contas para não-residentes

Você vai precisar apresentar apenas um passaporte válido ou outro documento de identidade válido no seu país. 15 dias depois de aberta a conta, você precisa justificar o seu status com um documento de não-residência expedido pela polícia, mas muitos bancos acabam não pedindo esse documento. Em teoria, a cada dois anos o banco vai checar com você se esse status se mantém. O BBVA, CaixaBank, Bankia e Santander são alguns dos que oferecem essa modalidade de conta.

Como enviar dinheiro para a sua conta na Espanha

Se você precisa enviar dinheiro de uma conta no Brasil para uma na Espanha e não sabe como não ir à falência com as altas taxas cobradas nas transferências internacionais, não entre em pânico! Aqui vai uma dica salvadora de vidas que descobrimos quando eu fui morar na Espanha e a Luíza em Portugal. Como recebíamos nosso dinheiro em reais todos os meses, tínhamos que fazer uma transferência internacional a cada 30 dias e acabamos pesquisando todos os métodos possíveis. Hoje, chegamos a conclusão que o melhor atualmente é a Remessa Online, uma plataforma que envia dinheiro entre duas contas correntes em diferentes países cobrando as menores taxas do mercado e com um limite bastante alto.

Use o código 360meridianos para ter 10% de desconto nas suas transferências

O dinheiro chega na conta em um dia útil de forma simples e totalmente segura (de verdade, usamos todos os meses e nunca tivemos nenhum problema). Basta se cadastrar no site e informar o valor que você deseja transferir. Daí, você faz um TED e espera o valor cair na conta em euros. A Remessa Online não serve só para a Espanha: funciona em dezenas de países e moedas.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

O 360meridianos é parceiro da Remessa Online, o que significa que ganhamos uma comissão a partir das transferências geradas através do blog. É uma forma de ajudar-nos a continuar sendo um veículo independente e que disponibiliza informações interessantes e de qualidade sem pagar nada mais por isso.

Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

50 comentários sobre o texto “Como abrir uma conta em um banco na Espanha

  1. Ola, sou aposentada no Brasil. Estou vivendo na espanha tenho NIE e passaporte. Nao trabalho aqui. Sera que o banco sabadell é uma boa opção pra eu depositar meu salário de aposentada todo mes?

  2. Bom dia Natália eu sou português e suíço estou reformado por invalidez na Suíça recebo a reforma em Portugal poraue estou a viver aqui em Portugal o porbolema e que tenho uma dívida às finanças e sempre que cai a minha reforma levam quase tudo cada mês se abrir uma conta em Espanha eles vão lá buscar também esse dinheiro??? Ficarei a espera de uma resposta +351961663884 wasp ou [email protected]

    1. Olá Nelson, nossa, me desculpe! Não tenho nem ideia! O post é para brasileiros indo estudar ou morar na Espanha terem um lugar para enviar o dinheiro, mas não sei de leis fiscais na União Europeia. Sugiro consultar um advogado.

      Abraços e boa sorte!

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.