Do Lonely Planet ao New York Times, não faltam listas de lugares para conhecer em 2018. Então, não poderíamos deixar de considerar as nossas próprias experiências de viagem e conhecimento para sugerir cantinhos deste mundão sem porteira para vocês embarcarem no ano que vem. Dividimos a lista de dicas de viagem para 2018 do 360meridianos em três sugestões por categoria de país, região, cidade e também experiências no Brasil.
Melhores países para visitar em 2018
México
Zócalo, centro histórico Cidade do México
O México conquistou o coração do 360meridianos. Tanto o Rafa quanto a Naty estiveram no país e desde então é uma chuva de textos sobre os lugares incríveis, as comidas deliciosas e as pessoas simpáticas que encontraram por lá. Por mais que muitos brasileiros sigam o caminho direto para Cancún ou para outras praias do Caribe, nós garantimos: a Cidade do México é imperdível e você deveria passear por lá pelo menos quatro dias.
Leia também: Todos os nossos posts sobre o México
Nossa sugestão é: passe pelo menos 15 dias no México e aproveite para desfrutar as ruínas pré-colombianas, as cidades coloniais, uma das maiores metrópoles do planeta, praias paradisíacas e, claro, da comida e cultura de um dos países mais legais da América Latina.
Chichén itzá
Quanto custa? De cinco a seis mil reais por pessoa para uma viagem de duas semanas, incluindo passagens, hospedagens, passeios e comida.
Qual época para visitar? O México é enorme e, tal como o Brasil, não existe uma época específica em que é melhor visitá-lo – depende da região. Porém, se você quer ter uma experiência cultural diferente, uma boa é aproveitar o Dia de Los Muertos, um festival que ocorre de 31 de outubro a 2 de novembro. Para Cancún e adjacências, a melhor época é de novembro a maio
Bósnia Herzegovina
Cachoeiras de Kravice
Muita gente pensa nela como um lugar destruído pela guerra, feio e que poucos aventureiros se atreveriam a conhecer. Mas a Bósnia Herzegovina é um país lindo, com montanhas, rios, cachoeiras, de cidades históricas, comida boa e uma cultura riquíssima.
A Bósnia fica entre Croácia, Sérvia e Montenegro. Muita gente faz só um bate-volta até Mostar, quando está Dubrovnik ou Split, mas isso é uma pena. Mostar é uma cidade encantada, com a cênica e histórica ponte velha e suas ruelas de pedra. No mínimo, merece dois dias de sua atenção. Mas se quiser aproveitar mesmo, fique três dias para conhecer as cachoeiras de Kravice, o monastério e fontes d’água de Blagaj e a cidade otomana de Počitelj.
Vista do alto de Sarajevo
O caminho entre Mostar e a capital Sarajevo é daqueles que dá vontade de filmar o tempo inteiro, com a estrada passando ao lado do rio Neretva. Dedique pelo menos três dias para a capital da Bósnia, onde você encontra a ponte latina, estopim para o início de Primeira Guerra, belos prédios do período de dominação austríaco, as ruelas coloridas e movimentadas do centro velho turco, uma fortaleza no alto da montanha, o túnel onde as pessoas transportavam comida durante o cerco da guerra, a pista de Bobslead – que foi utilizada como trincheira pelos atiradores – e muito mais.
Há ainda paisagens naturais, como os parques nacionais Una e Sutjeska, ou Lukomir, uma vila nas montanhas.
Quanto custa? Boas notícias, a Bósnia Herzegovina é um dos países mais baratos da Europa. Espere gastar entre 40 e 50 euros por dia, para uma viagem confortável, com tudo incluído – viajantes econômicos conseguem baixar mais esse valor.
Qual época viajar? Dá para visitar em qualquer época, lembrando que as estações do ano são bem marcadas e neva em Sarajevo no inverno. Para aproveitar mais as cidades sem sofrer com frio, chuva ou calor, minha sugestão são os meses de maio e junho.
Egito
Conheci o Egito nos 45′ do segundo tempo de 2017 e posso dizer que foi a viagem que mais marcou o meu ano. Visitar o Egito é a realização de um sonho. Poucos países têm tanta importância histórica e nenhum outro tem ainda de pé uma das maravilhas do mundo antigo, como a Grande Pirâmide de Gizé.
Desde a Primavera Árabe, a revolução de 2011 e o surgimento do ISIS, o clima de tensão e a insegurança afastaram os turistas do Egito. Mas as coisas estão mudando e o país se esforça em ser seguro para os visitantes. Ameaça terrorista, infelizmente, existe hoje no mundo inteiro e o risco em certas cidades europeias é ainda maior que nas do Egito. Lá, você vai ver muita segurança, guardas armados e raio-x na entrada de todos os lugares.
Também vai encontrar um povo simpático e disposto a receber bem e toda aquela maravilha de paisagens, monumentos e artefatos históricos, mercados coloridos e bons preços. Além disso, para o final de 2018 está programada a inauguração do novo museu do Cairo, o Grand Egyptian Museum, que contará com 50 mil peças em exposição, cinco mil delas na sala do Tutancâmon.
Um roteiro geral pelo país inclui a capital Cairo, as cidades do sul Aswan, Luxor, e Abul-Simbel, e os balneários Alexandria e Sharm al Sheik.
Quanto custa? Os valores variam, visto que muita gente prefere fazer essa viagem com o apoio de uma agência. Um viajante econômico e independente pode esperar gastar em torno de 30 a 50 dólares por dia. Já quem busca mais conforto deve calcular entre 70 a 90 dólares por dia. Além disso, uma passagem para o Egito custa, em média, entre três e quatro mil reais.
Qual época viajar? É melhor evitar o calorão e conhecer o Egito nos meses do “inverno” no país. Inverno entre aspas porque lá não faz frio de verdade. Ou seja, programe a sua viagem entre outubro e março.
Três regiões para conhecer em 2018
Arquipélago de Chiloé, Chile
Imagine casinhas coloridas como na foto acima, além de uma terra de lendas próprias e comida deliciosa. O arquipélago de Chiloé, no Chile, merece entrar no seu roteiro! Leia todos os nossos posts sobre esse destino chileno
Alentejo, Portugal
O vinho alentejano é muito famoso. Também não conheço um português que não recomendará a comida da região do Alentejo como uma das melhores do país. Isso sem mencionar os castelos, as praias, o céu estrelado… Veja todas as nossas dicas e sugestões de roteiro pelo Alentejo
Ko Chang, Tailândia
Dá para imaginar um cenário das praias paradisíacas tailandesas sem multidões de turistas ou festas loucas? Sim! Ko Chang é um parque natural com várias ilhas, ótima escolha para quem prefere sombra e água fresca. Saiba tudo sobre esse parque natural tailandês.
Três cidades imperdíveis para conhecer em 2018
Matera, Itália
Em 2019, a cidade das cavernas no sul da Itália e um dos lugares mais incríveis que já visitamos será a Capital Europeia da Cultura. Ou seja, melhor visitar Matera em 2018, quando os preços ainda estão baixos. Leia o que já escrevemos sobre lá.
Bilbao, Espanha
Em 2018, é tempo de conhecer o País Basco, esse cantinho separatista na fronteira de Espanha e França. Nada melhor que começar a visita com Bilbao, uma cidade moderna, controversa, revolucionária e artística. Veja nossos textos sobre a cidade.
Lima, Peru
Dentre as capitais latinas, Lima costuma ser esquecida pelas listas de destinos incríveis. Não aqui! A capital peruana é uma cidade linda, com atrações históricas que valem a viagem e uma culinária imperdível. Inclua no roteiro de 2018. Veja dicas sobre a cidade.
Três experiências brasileiras para ter em 2018
Círio de Nazaré, Belém do Pará
Uma das experiências religiosas mais impressionantes do nosso país: leia aqui.
Cânion do Xingó, Sergipe e Alagoas
O nordeste é muito mais do que praias e o Cânion do Xingó é uma daquelas provas irrefutáveis disso. Saiba mais
Inhotim, Minas Gerais
Já passou da hora de visitar o maior centro de arte a céu aberto da América Latina. Veja nossas dicas.
Já fui em mostar e é realmente maravilhoso e mágico. Vale a pena DEMAIS!
=D
Realmente Lima fica no esquecimento, mas eu não deixei, recomendo, é encantador. Deixará saudades.(Maio 2017)
Vale muito a pena!
Menina, que decepção. Não consegui eliminar nenhum item dessa lista. Digamos que mal e mal já passei pelo Alentejo, mas conheceeeer, não conheço. Muito trabalho pela frente esse ano.
Bilbao tá na mira. ?
P.S.: Feliz 2018!
Feliz 2018 vizinha!
Bora viajar muito nesse ano