Dicas de viagem para Hong Kong

O ocidente e o oriente se encontram em Hong Kong. A metrópole de sete milhões de habitantes exibe arranha-céus e letreiros de neon, apetrechos tecnológicos por preços incríveis e modernidade dos pés à cabeça. Mas, no meio dessa charmosa selva de concreto ainda existe espaço para templos budistas, meditação, mantras e incenso.

Colônia britânica até 1997, Hong Kong, assim como Macau, é hoje uma região administrativa especial da China. Isso quer dizer que eles possuem um elevado grau de autonomia no que diz respeito a quase tudo, exceto nas relações exteriores e defesa militar.

Por causa dessa falsa independência, Hong Kong alcançou níveis de desenvolvimento humano invejáveis. Quando analisado como um país, ostenta o 24º IDH do mundo e seu sistema de transporte público atinge 90% da população. Leia agora tudo o que você precisa saber para aproveitar uma viagem a essa ilha, seja a negócios ou a passeio.

Planeje sua viagem: Saiba onde ficar em Hong Kong

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável em qualquer viagem. Não fique desprotegido na China. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.

Como Chegar em Hong Kong

Não existem voos diretos saindo do Brasil, mas o viajante pode escolher entre várias rotas, algumas chegando a durar três dias. A alternativa mais curta é passando por Johanesburgo, na África do Sul, que possui várias conexões para Hong Kong por dia. Algumas das companhias que fazem o percurso são a Air China, a Emirates e a South African Airways.

Visto

Ao contrário do restante da China, brasileiros não precisam de visto para entrar em Hong Kong.

Vacinas

Para entrar no país, é preciso ter o certificado internacional de vacinação contra febre amarela. Para fazer o seu, basta levar seu cartão nacional a qualquer prédio da Anvisa. Alguns aeroportos no Brasil também emitem o certificado.

Idioma

Cantonês e Inglês. Devido à colonização britânica, o inglês é muito falado em todos os lugares em que você, turista, vai se meter.

Fuso Horário

GMT +8 (ou 11 horas na nossa frente)

Telefone e Internet

Hong Kong é o paraíso da wi-fi. Em nenhum outro lugar do mundo ficar online foi uma tarefa tão fácil. Existe internet pública nas ruas, praças e prédios – de graça e sem necessidade de cadastro. Tudo que você tem que fazer é concordar com os termos de uso.

O código de telefonia internacional é 852.

Moeda

A moeda é o Dólar de Hong Kong, que vale cerca de R$0,26 ou $0,13. Apesar do valor baixo da moeda e de ser um paraíso do consumo, com pechinchas eletrônicas e produtos chineses, o custo de vida em Hong Kong está entre os mais altos da Ásia e também do mundo. Apesar disso, é possível fazer uma viagem a baixo custo.

Quando ir

Hong Kong pode ser visitada durante o ano inteiro, mas entre abril e setembro existe um risco maior de que tufões atinjam o país. De dezembro a fevereiro os dias são frios e nublados, o que pode dificultar a vista de alguns dos principais pontos turísticos, como o Buda Gigante e o Victoria Peak. O verão vai de junho a agosto.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

Ver Comentários

  • Oi Natália, tudo bem? estou com viagem marcada para hong kong,
    aqui no brasil eu achei dolares hong kong, para comprar você acha que vale a pena? ou devo comprar dolar americano.

    Obrigado!

    • Ei Adriano, você precisa comparar as cotações para ter certeza do que vale a pena mas *em geral* é sempre melhor converter dinheiro uma só vez do que fazer duas conversões, pois você sempre acaba perdendo um pouco em taxas. Normalmente eu saco diretamente do caixa eletrônico com meu cartão normal do banco (que tem cotações melhores que o pré-pago de viagens) para não ter que carregar tanto dinheiro em espécie.

      Abraços!

      • Muito obrigado, Natália! Minha outra dúvida na imigração eles exigem algum documento, pois eu não falo inglês fluente , tenho medo de ser barrado rs

    • Olá Adriano. Leve um cartão pré pago e utilize lá. Você pode sacar HK dólares nos caixas espalhados pela cidade e no metro, ou utilizar o próprio cartão, que é muito bem aceito. Tb vou dia 23/11 pra lá. Boa viagem.

      • Obrigado, Sérgio!
        Uma outra dúvida rs
        Irei ficar 20 dias , você acha que uns $2.000 dólares dá, pois hospedagem irei ficar na casa da minha irmã. Obg

        • Dá sim. O transporte, se for usar, é muito barato. Em 2013 fiquei 16 dias, e fiquei em hotel 4 estrelas. Mais transporte, comida, passeios, gastei apenas três mil reais.

  • Ola Natalia. Vou somente fazer uma conexao em Hong Kong pois vou para Tailândia. Nao vou precisar tirar o visto de transito nem de turista? Obrigada

    • Brasileiros não precisam e visto nem pra Hong Kong nem pra Tailandia, mas pra Tailandia você precisa do certificado de vacinação contra febre amarela. Boa viagem =)

  • Olá. Já estive uma vez em Hong Kong. Pretendo voltar em novembro deste ano e minha dúvida é: Devido ao atraso na confecção do passaporte, receberei o meu apenas em outubro. iso seria um problema? obrigado

  • Olá. Uma pergunta: onde é mais interessante fazer câmbio em HK? Vou pra lá em agosto/15, passando pelo Japão, e tb queria saber se vcs sabem qual a moeda melhor cotada: ien, dólar ou euro? Abs e parabéns pelas dicas, muito úteis!

Compartilhar
Publicado por
Natália Becattini

Posts Recentes

Quanto custa uma viagem para a Disney? Dicas para economizar!

Tem o sonho de viajar para Orlando, mas não faz ideia de quanto custa uma…

4 dias atrás

Onde ficar em Arraial d’Ajuda: pousadas baratas na vila e na praia

Onde ficar em Arraial d'Ajuda, Bahia? Essa vila é parte de Porto Seguro e acessível…

5 dias atrás

Onde ficar em Mendoza: Bons Hotéis nas Vinícolas e no Centro

Escolher bem onde ficar em Mendoza é essencial para apreciar o que a cidade tem…

5 dias atrás

Onde ficar em Amsterdam: melhores bairros e hotéis baratos

Escolher onde ficar em Amsterdam não é tarefa complicada. Bonita e bem cuidada, a cidade…

5 dias atrás

Onde ficar em Roma: 7 Melhores Bairros e Hotéis Bem Localizados

Na hora de decidir onde ficar em Roma, é fundamental fazer escolhas inteligentes. Isso porque…

5 dias atrás

Onde Ficar em Oslo: Melhores Bairros e Dicas de Hotéis

Nesse texto você descobre onde ficar em Oslo, garantindo acomodação bem localizada e com valores…

6 dias atrás