Tags:
Atlas: Hong Kong, China

Dicas de viagem para Hong Kong

O ocidente e o oriente se encontram em Hong Kong. A metrópole de sete milhões de habitantes exibe arranha-céus e letreiros de neon, apetrechos tecnológicos por preços incríveis e modernidade dos pés à cabeça. Mas, no meio dessa charmosa selva de concreto ainda existe espaço para templos budistas, meditação, mantras e incenso.

Colônia britânica até 1997, Hong Kong, assim como Macau, é hoje uma região administrativa especial da China. Isso quer dizer que eles possuem um elevado grau de autonomia no que diz respeito a quase tudo, exceto nas relações exteriores e defesa militar.

Por causa dessa falsa independência, Hong Kong alcançou níveis de desenvolvimento humano invejáveis. Quando analisado como um país, ostenta o 24º IDH do mundo e seu sistema de transporte público atinge 90% da população. Leia agora tudo o que você precisa saber para aproveitar uma viagem a essa ilha, seja a negócios ou a passeio.

Planeje sua viagem: Saiba onde ficar em Hong Kong

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável em qualquer viagem. Não fique desprotegido na China. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.

Onde ficar em Hong Kong - Wan Chai

Como Chegar em Hong Kong

Não existem voos diretos saindo do Brasil, mas o viajante pode escolher entre várias rotas, algumas chegando a durar três dias. A alternativa mais curta é passando por Johanesburgo, na África do Sul, que possui várias conexões para Hong Kong por dia. Algumas das companhias que fazem o percurso são a Air China, a Emirates e a South African Airways.

Visto

Ao contrário do restante da China, brasileiros não precisam de visto para entrar em Hong Kong.

Vacinas

Para entrar no país, é preciso ter o certificado internacional de vacinação contra febre amarela. Para fazer o seu, basta levar seu cartão nacional a qualquer prédio da Anvisa. Alguns aeroportos no Brasil também emitem o certificado.

Cable Car Hong Kong

Idioma

Cantonês e Inglês. Devido à colonização britânica, o inglês é muito falado em todos os lugares em que você, turista, vai se meter.

Fuso Horário

GMT +8 (ou 11 horas na nossa frente)

Telefone e Internet

Hong Kong é o paraíso da wi-fi. Em nenhum outro lugar do mundo ficar online foi uma tarefa tão fácil. Existe internet pública nas ruas, praças e prédios – de graça e sem necessidade de cadastro. Tudo que você tem que fazer é concordar com os termos de uso.

O código de telefonia internacional é 852.

Moeda

A moeda é o Dólar de Hong Kong, que vale cerca de R$0,26 ou $0,13. Apesar do valor baixo da moeda e de ser um paraíso do consumo, com pechinchas eletrônicas e produtos chineses, o custo de vida em Hong Kong está entre os mais altos da Ásia e também do mundo. Apesar disso, é possível fazer uma viagem a baixo custo.

Quando ir

Buda Gigante, Hong Kong

Hong Kong pode ser visitada durante o ano inteiro, mas entre abril e setembro existe um risco maior de que tufões atinjam o país. De dezembro a fevereiro os dias são frios e nublados, o que pode dificultar a vista de alguns dos principais pontos turísticos, como o Buda Gigante e o Victoria Peak. O verão vai de junho a agosto.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei muito lugar de casa, mas é pra Belo Horizonte que eu sempre volto. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Além do 360, mantenho uma newsletter sobre o a vida, o universo e tudo mais, que eu chamo de Vírgulas Rebeldes. Vira e mexe eu também estou procrastinando lá no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

37 comentários sobre o texto “Dicas de viagem para Hong Kong

  1. Bom dia Natália !

    Eu estou programando uma viagem para junho de 2018 inciando por HK, passando por outras cidades chinesas até o Tibet, incluindo o lado muçulmano da China. Depois disso desejo ir para o Nepal e finalizando na Índia. Já estive nestes dois últimos, mas num período de muita neblina o que comprometeu a viagem. A minha pergunta é que como estarei em trânsito pela China, tenho mesmo assim que apresentar obrigatoriamente as cidades e hotéis chineses do roteiro chinês e a saída para o Nepal?

    Desde já muitíssimo obrigado e parabéns pelo blog.

    Wagner

    1. Ei Wagner, eu nunca fui a China propriamente dita, apenas em HK, por isso não sei como é o processo de imigração para lá. 🙁

      Abraços e boa viagem!

  2. Ola boa noite… estou querendo ir a hong kong ano que vem, e quais as exigencias de comprovar renda ,quem e autonomo.o que e presciso tanto.obrigado

  3. Oi Natália, tudo bem?

    Primeiramente parabéns pelo blog! Sempre que viajo não deixo de conferir tudo que vocês compartilham sobre o destino.
    Vou para Hong Kong em Dezembro, tenho 21 dias disponíveis e já conheço Tailândia, Malásia e Cingapura. Quais outros destinos você sugere que eu acrescente no roteiro para tornar a viagem a mais “completa” possível?

    Obrigado

    1. Ei Raphael,

      Você pode entrar na China “real” ou o resto dos países do sudeste asiático, como Laos, Vietnã e Camboja.. O bom de Hong Kong é que, por ser um hub aéreo, há diversas passagens baratas para muitos países da região.

      Abraços!

  4. Boa noite! Pelo que estou pesquisando o visto de turista é semelhante com o da Nova Zelandia (estou aqui agora), porem a Nova Zelandia pede comprovação de 1250 dólares por cada mas que o turista for ficar aqui, no meu caso a imigração não me pediu para mostrar, so perguntou se eu tinha dinheiro. Hong Kong pede alguma comprovação? Ou so o passaporte e a carteira de vacina?

    Cheers

    1. Rafael, não há uma exigência oficial de valor mínimo ou comprovação de renda para entrar em Hong Kong, porém é sempre bom levar seus extratos pois eles podem sempre pedir na hora.

      Abraços

  5. Oi Natália, tudo bom?

    No aeroporto de Hong Kong a imigração costuma barrar brasileiros como acontece na Espanha? Oq eu preciso levar para não ser barrado aí?

    1. Vitor, essa coisa da Espanha é antiga e já não acontece mais… Também não tenho notícias de brasileiros sendo barrados sistematicamente em Hong Kong. O único documento exigido é um passaporte em vigor, mas como sempre, é aconselhável ter cópias das reservas dos hoteis, voo de volta, seguro de viagem, etc…

      Abraços

  6. Natalia, td bem?
    Pretendo fazer um tour pela Ásia e gostaria de saber se posso entrar por Hong Kong, sair e ir para Tailândia, Vietnã e arredores e depois voltar para Hong Kong para a viagem de volta ao Brasil. Tem algum problema?
    Desde já meu muito obrigado.

    Abs

    Rogério

  7. Natália Becattini, como vai você ?
    Bom gostaria de saber e você se conhece alguma loja de “ATACADO” para compras de relógios, tenes, bolsas,acessórios para PC, eletronicos e roupas ?
    Desde já muito obrigado por sua ajuda.

  8. Natália, tudo bem?
    Estou planejando ir a Hong Kong na segunda quinzena de agosto (14 a 28/08). Comecei a planejar a viagem e, na hora de fazer reservas de hotel e passagens, veio a seguinte dúvida: tenho que tirar visto Chinese para entrar em Hong Kong já que a mesma é centro administrativo da China?

    1. Rodolfo,

      Hong Kong tem um governo que goza de certa independência do governo central da China e por isso não exige visto para Brasileiros.

      Abraços

  9. Oi Natália, tudo bem?
    Estou embarcando daqui a duas semanas para uma viagem de aproximadamente 4 meses pela Ásia. Meu primeiro destino é Bangkok e de lá vou para algumas cidades no sudeste asiático. Finalizando este primeiro mês parto para a Índia, onde fico por mais 50 dias. De lá vou para o Nepal e… estou com uma certa dúvida sobre como completar a viagem. Quero ir para a China, no entanto, vi que para a emissão do visto chinês é necessário ter passagens de ida e volta compradas (coisa que ainda não tenho, já que quero ter certa flexibilidade de datas na Índia).

    Meu plano atual é ir de Kathmandu a Hong Kong e de lá entrar por terra na China. Li em algum lugar que é simples tirar o visto chinês em HK. Você sabe me dizer se essa informação procede?

    Obrigado e parabéns pelo blog!

    1. Caio, não sei sobre tirar o visto chinês em Hong Kong, mas se eles permitem que você tire o visto lá (tem países que não emitem visto fora do país da pessoa) acho que seria a melhor opção para você. Não tem porque ser muito complicado, mas entre em contato com o consulado antes para pegar todas as informações certinhas.

      Abraços

  10. Oi Natália, tudo bem? estou com viagem marcada para hong kong,
    aqui no brasil eu achei dolares hong kong, para comprar você acha que vale a pena? ou devo comprar dolar americano.

    Obrigado!

    1. Olá Adriano. Leve um cartão pré pago e utilize lá. Você pode sacar HK dólares nos caixas espalhados pela cidade e no metro, ou utilizar o próprio cartão, que é muito bem aceito. Tb vou dia 23/11 pra lá. Boa viagem.

      1. Obrigado, Sérgio!
        Uma outra dúvida rs
        Irei ficar 20 dias , você acha que uns $2.000 dólares dá, pois hospedagem irei ficar na casa da minha irmã. Obg

        1. Dá sim. O transporte, se for usar, é muito barato. Em 2013 fiquei 16 dias, e fiquei em hotel 4 estrelas. Mais transporte, comida, passeios, gastei apenas três mil reais.

    2. Ei Adriano, você precisa comparar as cotações para ter certeza do que vale a pena mas *em geral* é sempre melhor converter dinheiro uma só vez do que fazer duas conversões, pois você sempre acaba perdendo um pouco em taxas. Normalmente eu saco diretamente do caixa eletrônico com meu cartão normal do banco (que tem cotações melhores que o pré-pago de viagens) para não ter que carregar tanto dinheiro em espécie.

      Abraços!

  11. Ola Natalia. Vou somente fazer uma conexao em Hong Kong pois vou para Tailândia. Nao vou precisar tirar o visto de transito nem de turista? Obrigada

    1. Brasileiros não precisam e visto nem pra Hong Kong nem pra Tailandia, mas pra Tailandia você precisa do certificado de vacinação contra febre amarela. Boa viagem =)

  12. Olá. Já estive uma vez em Hong Kong. Pretendo voltar em novembro deste ano e minha dúvida é: Devido ao atraso na confecção do passaporte, receberei o meu apenas em outubro. iso seria um problema? obrigado

  13. Olá. Uma pergunta: onde é mais interessante fazer câmbio em HK? Vou pra lá em agosto/15, passando pelo Japão, e tb queria saber se vcs sabem qual a moeda melhor cotada: ien, dólar ou euro? Abs e parabéns pelas dicas, muito úteis!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.