fbpx

O guia completo para viajantes solo: 17 dicas para ir sem medo

Publicidade – Ser uma viajante solo já me deu inúmeras experiências inesquecíveis na vida: Como o dia em que eu percorri as ruas de uma cidadezinha mexicana acompanhada de um grupo de amigos muxes, o terceiro gênero de uma tribo indígena. Ou quando eu dormi sozinha em uma barraca de camping posicionada em frente ao mar na Colômbia.

Em Varsóvia, dividi uma rodada de vodca com jovenzinhos russos enquanto escutava sobre a política de seu país. Contei com a ajuda preocupada de desconhecidos quando, por um descuido, eu perdi todo o meu dinheiro. Desde que comecei a viajar, já acumulei inúmeras lembranças, e muitas delas só foram possíveis porque inúmeras vezes eu enfrentei a estrada sozinha.

Eu costumo dizer que todo mundo que gosta de viajar deveria experimentar a viagem solo uma vez na vida, nem que seja para chegar a conclusão de que não é a sua praia. Quando estamos sós, somos mais vulneráveis e, por mais que isso possa parecer algo ruim, é também uma porta de entrada para o acaso fazer sua mágica.

A mesma viagem feita em casal, com amigos ou quando viajamos sozinhos são experiências completamente diferentes. E embora para algumas pessoas seja amedrontador se jogar no mundo na companhia de ninguém mais além de si mesmo, essa pode também ser uma aventura bastante recompensadora.

Para te ajudar a perder o medo, preparei este guia completo para viajantes solo, que reúne algumas dicas que coletei com a minha experiência com viagens solo.

Dicas de segurança para viajantes solo

Parque Nacional Tayrona, Colômbia

  • Deixe alguém ciente do seu itinerário e cronograma de viagem. Você pode criar uma tabela no Google Drive com as informações de datas, voos e hotéis e compartilhar com um familiar.
  • Seja qual for o seu destino, contrate um bom seguro de viagens e deixe uma cópia da apólice na nuvem (ou salva no email) e com alguém de sua confiança. Não importam o seu destino e o orçamento, o seguro de viagem é um item necessário e às vezes obrigatório.
  • World Nomads é uma empresa de seguros de viagem feita por viajantes para viajantes e conhecida por sua excelência entre os mais experientes. Eles contam com atendimento em português e uma cobertura ampla, que inclui mais de 180 esportes e atividades de aventura, e o viajante não precisa pagar adicional, assim como para gravidez e doenças pré-existentes. Todos os planos já incluem essas coberturas.

world nomads

  • Converse com os moradores locais e viajantes que você encontrar no caminho, mas evite soltar informações como a localização do seu hotel, horários e itinerários detalhados da sua viagem.
  • Mantenha-se conectado. Vale a pena investir em um chip local com 3G para ter acesso a mapas, aos seus contatos e outras informações que podem te salvar de um belo perrengue.
  • Guarde dinheiro, cartões de crédito e documentos em locais separados. Assim, se você perder algo ou for roubado, o dano será menor.
  • Tenha sempre anotado com você um cartão com o nome e endereço do seu hotel em língua local. Isso é especialmente importante em lugares que utilizam outro alfabeto.
  • Confie na sua intuição. Se alguma coisa te disser que tem algo errado com uma pessoa, hotel ou situação, tome as medidas necessárias para afastar o risco, mesmo que isso signifique adotar um tom de voz mais firme ou até mesmo mudar os planos da viagem.

Planejando uma viagem sozinho

Isla Grande, Islas del Rosário

  • Leia sobre o destino e planeje sua viagem, ainda que de forma meio vaga e aberta a mudanças. Vai ser mais complicado resolver certas reservas da estrada.
  • Mantenha sua bagagem leve e utilize o método mais prático para você: mochila ou mala de rodinha, o importante é estar confortável e conseguir levar suas tralhas sem a ajuda de ninguém.
  • Procure chegar ao destino durante o dia. Fica muito mais fácil pegar o transporte público ou encontrar o hotel em uma cidade desconhecida enquanto há luz.
  • Conheça o básico do contexto histórico, político e sociocultural do seu destino.

Aproveite a sua viagem sozinho

  • A experiência me mostrou que a maior parte das pessoas tem interesse genuíno em você pelo simples fato de você ser um estrangeiro – muitos só querem fazer amigos. Seja simpático e amigável e isso pode te proporcionar momento inesperados e inesquecíveis.
  • Se você se sentir sozinho, contrate um tour para alguma atração legal e que seria difícil de fazer por conta própria.
  • Outra maneira divertida de entrar em contato com mais viajantes é inscrevendo-se em cursos e oficinas. Aulas de culinária local, línguas e danças típicas são algumas das possibilidades.
  • Aprenda a aproveitar os momentos de solidão. Leve um livro, escute música: estar um pouco com você pode ser divertido.
  • Aproveite que você está sozinho para fazer somente aquilo que te der vontade. Quer passar a tarde inteira naquele museu? Ler em um parque em vez de visitar aquela atração? A melhor parte da viagem solo é que você é quem faz as regras.
  • Esteja aberto a novas experiências. Dizer sim a um passeio não programado. Comer sozinha em um restaurante. Provar sabores que você conhecia. Conversar com pessoas de culturas e bagagens muito diferentes das suas faz toda a diferença. E saiba que a World Nomads é um dos únicos seguros do mundo que você pode contratar enquanto está viajando, caso seus planos mudem no meio da viagem. Inclusive, você não precisa voltar de viagem para pedir reembolso, já pode iniciar o processo mesmo estando fora do Brasil, o que é ótimo para quem viaja por períodos longos.
  • Inscreva-se em atividades. Uma boa forma de conhecer pessoas com segurança é participar de atividades, como cursos e trabalho voluntário. Uma possibilidade, por exemplo, é participar de atividades de work exchange, quando você oferece algumas horas por dia para prestar algum serviço – que vai desde trabalho em hostel até voluntariado em ONGs e aulas de idiomas – em troca da hospedagem e, às vezes, de alimentação.

    Para isso, recomendamos a World Packers. A empresa é brasileira e conta com suporte 24h em português, você não paga por hospedagem (e algumas vezes, nem por comida). Além disso, os programas do Worldpackers costumam ser mais flexíveis, se adaptando a viagens de diferentes durações e programações e inclui um seguro que garante uma troca de experiência caso não seja exatamente aquilo que você combinou.

    Além disso, leitores do blog têm desconto de 10 dólares na membresia, basta aplicar o cupom de desconto 360MERIDIANOS. Clique aqui para conhecer os programas da Worldpackers!

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “O guia completo para viajantes solo: 17 dicas para ir sem medo

  1. Boa noite! Estou planejando a minha primeira viagem solo, ler as dicas do 360 meridianos, está me ajudando bastante. Seria legal, pessoas que já fizeram viagem solo, relatar, como foi a experiência.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.