fbpx

Termas em São Miguel: onde tomar banhos quentes nos Açores

No arquipélago dos Açores, Portugal, há bastante atividade vulcânica adormecida. O resultado disso não são só paisagens lindas e diferentes, mas também muitas opções de termas: aquelas piscinas de água quente natural, ricas em minerais, que são uma delícia de mergulhar, algumas delas abertas em qualquer época do ano.

Leia também: O que fazer na Ilha de São Miguel
Onde ficar nos Açores: dicas de hospedagem
Comida típica dos Açores e dicas de restaurantes

Só na Ilha de São Miguel existem cinco locais para tomar banhos termais, com paisagens diferentes e temperaturas variadas, que você encontra na lista abaixo.

Algumas dicas antes de visitar as Termas em São Miguel

  • É recomendável usar roupas de banho mais velhas, porque o ferro contido na água mancha o tecido e também pode afetar a elasticidade das peças.
  • Evite também mergulhar o cabelo na água, principalmente se você tiver cabelo descolorido. Eu nunca tinha visto esse tipo de recomendação até que a minha amiga voltou para casa com todas as mechas loiras alaranjadas – e não teve tratamento que salvasse a situação.

5 termas para visitar na Ilha de São Miguel

Poça da Dona Beija

Poço da d. beja são miguel açores

Esse foi o local que escolhemos para fazer o passeio das águas termais, simplesmente porque eles ficam abertos até às 23h e a ideia de ficar lá mergulhadas na água quentinha sob a luz do luar pareceu ótima. E de fato, foi.

Dá para visitar o local a noite sem precisar de carro! Veja aqui o passeio com transfer

A Poça da Dona Beija, que fica na cidade das Furnas, desvia a água natural de uma espécie de riacho e tem cinco piscinas naturais, uma delas com cascata. A temperatura da água pode chegar até 40º e eles oferecem estrutura de escaninhos e ducha.

Leia também: Lagoa das Furnas, vulcões e cozidos dos Açores, Portugal

poço d. beija açores são miguel

Crédito: Divulgação

Serviço:
Entrada: 6 euros adultos e 4 euros crianças (até 6 anos)
Horário: 7h às 23h
Site: pocadadonabeija.com
Endereço: Lomba das Barracas s/n – Furnas

Parque Terra Nostra

termas são miguel parque terra nostra

Crédito: David Samuel Santos (CC BY-NC-SA 2.0)

O Parque Terra Nostra fica na propriedade de um hotel chique de mesmo nome e a grande piscina termal ali localizada foi construída em 1780, pelo então cônsul americano nos Açores. Além do enorme tanque com águas férreas a cerca de 40 graus, em volta fica um belo jardim botânico, com várias espécies de flora diferentes.

Está aberto para visitação para o público em geral, mas apenas os hóspedes podem ficar na piscina termal até às 22h.

Serviço
Entrada: 8 euros
Horário: 10h30 às 16h30
Site: Parque Terra Nostra
Endereço: Rua Padre José Jacinto Botelho, 5 Furnas

Caldeira Velha

termas são miguel caldeira velha

Crédito: David Samuel Santos (CC BY-NC-SA 2.0)

A Caldeira Velha é bem diferente da Poça da Dona Beja e do Parque Terra Nostra. Trata-se de um Monumento Natural, ou seja, essas termas ficam dentro de um parque e o cenário no entorno das “piscinas quentes” é uma floresta.

Além disso, não dá para entrar em “qualquer poça” por ali, visto que algumas dessas são de água fervente – claro, sinalizadas com placas. São duas poças para banho, uma junto a uma cascata, com temperatura de 25 graus e a outra com temperatura entre 35ºC e os 38ºC.

Serviço:
Entrada: 2 euros
Horário: Novembro a Fevereiro – 09:00 às 17:00; Março e Outubro -10:00 às 18:00; Abril a Setembro – 09:00 às 20:30
Endereço: Estrada Regional da Lagoa do Fogo, Ribeira Grande

Ponta da Ferraria

A Ponta da Ferraria é uma formação vulcânica única do mundo. Realmente, o cenário acidentado, as pedras de cor negra e o mar batendo forte tornam toda a paisagem especial. Ali é bem interessante porque tem uma praia com piscina natural termal perto das pedras e de água salgada.

Dependendo da hora do dia e da maré, dá para sentir a mistura de água fria e quente, que fica em torno dos 40 graus. É ótimo porque, além de lindo, é grátis.

ponta da ferraria spa são miguel açores

Mas só dá para visitar com tempo bom: o acesso às piscinas é difícil – quando eu fui, em outubro, mal dava para ver a paisagem com a força da tempestade. Também há ali um Spa Termal, com tratamentos especiais e piscinas de águas termais, as Termas da Ferraria.

Serviço
Entrada: Gratuita na piscina natural. Para o Spa, consultar os preços dos tratamentos
Horário: O Spa funciona de 11H-19H (Excepto Segundas-Feiras). Eles também têm serviço de bar e restaurante.
Site: Termas da Ferraria
Endereço: Ponta da Ferraria, Ginetes

Praia do Fogo, Ribeira Quente

Praia do Fogo, Ribeira Quente

Assim como a Ponta da Ferraria, essa é uma praia em forma de baía, com nascentes hidrotermais submarinas, ou seja, águas termais salgadas. E de graça.

No verão, as águas ficam em torno dos 23 graus, o que não é muito quentinho, mas agradável. No inverno é mais frio, tanto que eu nem arrisquei de ir, por conta da chuva e vento.

Serviço
Entrada e acesso livres
Site: Visit Portugal
Endereço: Ribeira Quente – Povoação

*Crédito imagem destacada: Divulgação Poço da D.Beija

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 comentários sobre o texto “Termas em São Miguel: onde tomar banhos quentes nos Açores

  1. Nossa que lugar lindo! Serio, nem parece que é Brasil.

    Luiza, sou do Espirito Santo, e aqui na minha cidade tem varias pessoas que largaram tudo para viajar ao mundo, espero um dia ter essa coragem.

    Luiza, no seu blog tem uma categoria de destinos no Brasil?

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.