Falar de Florença e não pensar em arte é impossível. O fato de ser uma das principais cidades na Europa para quem curte belas obras, o coração do Renascimento italiano, garante que caminhar pelas ruas, circular pelas praças, becos, pontes e admirar as construções incríveis e esculturas disponíveis em um verdadeiro museu a céu aberto sejam atividades fascinantes. Mas para realmente ver de perto a arte que os Medici e outros patronos financiaram é preciso entrar em alguns dos museus de Florença.
Os museus em Florença guardam uma coleção enorme das principais criações artísticas feitas pela humanidade, com esculturas e pinturas de nomes como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Botticelli. A tarefa de escolher qual deles visitar, porém, é difícil. São muitas opções, com coleção diversas.
Neste texto vou falar especificamente de dois museus em que dá para ver bastante coisa, com a possibilidade extra de passar por uma passagem secreta entre eles (nem tão secreta assim, mas já explico). São a Galleria degli Uffizi e o Palazzo Vecchio.
Se você vai visitar Florença, não deixe de ler também:
O que fazer em Florença em um dia (ou mais)
Onde ficar em Florença: dicas de hospedagem
Visita ao Duomo, Torre e Batistério de Florença
Museus em Florença: Galleria degli Uffizi
A Galleria degli Uffizi, ou Galeria dos Ofícios, é um dos maiores museus de arte do mundo, daqueles que dá para gastar horas e mais horas lá dentro e ainda assim não terminar de ver tudo. Esse também é o principal museu de Florença e o mais cheio de gente.
As galerias do museu estão recheadas de obras famosas e, como diria a nossa amiga Deyse Ribeiro, que é guia oficial em Florença, a visita à Galleria é uma verdadeira aula de história da arte. Ali você vai ver aqueles quadros que estão nos livros de história, como o “Nascimento da Vênus”, de Botticelli. E obras de todos os artistas italianos famosos que você pode imaginar.
Para completar, a arquitetura do prédio em si também é uma obra de arte. Foi construído a partir do século 16, pelas ordens de Cosimo I de Médici, que pediu que Giorgio Vasari fizesse esse palácio como um espaço administrativo da cidade, daí o nome hoje do museu. A construção durou mais de vinte anos.
O chamado “I Corridoi di Galleria” é um corredor no terceiro andar, construído nos anos de 1680, pelo Grand Duque Francesco I, filho de Cosimo, com estátuas e pinturas a cada metro e um teto todo trabalhado com afrescos. Das janelas do Palácio Uffizi você vê as belezas de Florença, como a Ponte Vecchio e o Duomo.
Como visitar a Galleria degli Uffizi
É imprescindível comprar os ingressos com antecedência. Não é apenas uma questão de evitar filas, é que os ingressos simplesmente se esgotam, principalmente na alta temporada de Florença, que vai de março a outubro. Nesses meses, o ticket também saí mais caro.
Os horários de abertura variam ao longo do ano. Para conferir certinho os horários e valores na data da sua visita, consulte o site oficial.
A compra pelo site exige que você diga o dia e hora que vai visitar. Quem adquire o bilhete pela internet evita a chance de não visitar o museu e a fila da bilheteria, mas precisa ir até um dos ticket offices trocar a confirmação da compra enviada por email pelo bilhete para entrar no museu.
Museus em Florença: Palazzo Vecchio
O Palazzo Vecchio fica ao lado do Uffizi, na Piazza Signoria. É muito fácil identificar esse local, porque é nessa praça que ficam várias esculturas para apreciação livre e bem em frente ao Palazzo Vecchio está uma réplica perfeita do Davi, de Michelangelo.
Esse é o Palácio Velho, que ganhou esse nome quando a corte dos Medici, em 1565, mudou-se para o Palazzo Pitti (que era o Palácio Novo).
O Palácio Velho foi construído no século 13 e cumpria funções administrativas para as famílias que comandavam Florença na época. A versão do local que vemos hoje é fruto de vários processos de remodelações e ampliações. Durante dez anos, de 1540 a 1550, serviu como casa de Cosimo de Medici até que, quando este mudou-se e transferiu a corte para sua nova residência, um corredor, no estilo passadiço, foi planejado por Vasari para conectar esse prédio com a adjacente Galeria dos Ofícios.
Esse local, conhecido como Corredor Vasariano, se estendia desde o Palazzo Vecchio até o Palazzo Pitti (do outro lado do rio Arno), cruzando a Ponte Vecchio pela parte de cima. Séculos mais tarde, em meados dos anos 1800, Florença se tornou a capital do Reino da Itália e o Palazzo Vecchio foi a sede do governo nacional.
Hoje o Palazzo é um museu que tem salas impressionantes, por conta da beleza das pinturas nas paredes ou da riqueza dos afrescos no teto. A sua sala mais importante é o Salone dei Cinquecento, que além das dimensões enormes, é famosa por conta da rivalidade entre os grandes artistas que a pintaram. De um lado a Batalha de Anghiari, por Leonardo da Vinci, e do outro a Batalha de Cascina, por Michelangelo.
Eu achei o Palazzo Vecchio um dos mais lindos que já visitei por dentro, daqueles lugares em que o queixo cai a cada sala nova que você entra.
Como visitar o Palazzo Vecchio
Não é necessário comprar o bilhete para o Palazzo Vecchio com antecedência, mas é possível fazer isso pelo site oficial. O bilhete é “aberto”, ou seja, quando você compra, pode usar uma vez em qualquer dia ou horário, num período de seis meses.
Há o risco de que alguma cerimônia institucional esteja acontecendo numa das salas – e com isso ela será fechada para visitas. Foi o que ocorreu comigo e eu só pude ver o Salone dei Cinquecento de um pequeno terraço.
Os horários de entrada variam bastante ao longo do ano. As áreas abertas para visitação são o museu (que inclui todos os salões dentro do palácio), o sítio arqueológico no subsolo e a Torre de Arnolfo e as ameias. Os valores dos ingressos variam de acordo com a combinação dessas áreas. Consulte o site oficial para saber as informações exatas sobre valores e horários.
Palazzo Vecchio e Galleria degli Uffizi: visita combinada passando pelo Corredor Vasariano
O Corredor Vasariano tem esse quê de passagem secreta dos ricos e famosos. Ter a chance de cruzá-lo, nem que seja num pequeno trecho, é uma experiência surreal. Qual foi minha surpresa então ao descobrir que existia a possibilidade temporária de fazer isso, comprando um bilhete combinado entre o Palazzo Vecchio e a Galleria degli Uffizi. Essa alternativa é recente, e não fica o ano todo disponível. Segundo o site oficial, a passagem estará fechada para manutenção, com previsão de ser re-aberta somente em 2021. Fique de olho na reabertura e compra de ingressos.
O bilhete que permite cruzar a passagem elevada, que marca o início do famoso Corredor, é vendido no site oficial dos museus. É necessário reservar com antecedência, visto que só são permitidos grupos de 25 pessoas por vez. Na hora da compra, é preciso selecionar a hora exata da passagem pelo corredor e estar pelo menos cinco minutos antes do horário reservado na Sala Verde dos Apartamentos de Eleonora, onde o corredor se abre.
Outra vantagem de comprar esse bilhete, quando disponível, é evitar as filas para entrar na Galleria degli Uffizi. Você entra no Palácio Vecchio, faz a visita por cerca de uma hora e depois já entra diretamente nos salões da Galeria.
Inscreva-se na nossa newsletter
Vou em novembro deste ano e queria MUUITO passar no corredor vassariano, mas parece que esta opção não está mais disponível, De todo modo, amando seu blog, aproveitando muitas dicas.
Oi Carla,
Que pena! Eles tem planos para reabrir em 2021, acabei de ler as notícias
Oi Luiza, uma pergunta, é possivel comprar o áudio-guia na Galleria dell’Accademia e Galleria degli Uffizi no momento da visita quando eu for retirar o meu ingresso já comprado no site oficial com atencedencia? Não consigo ver essa opção de compra no site oficial.
Oi Márcia,
Dá sim para comprar o audio-guia lá na hora!
360 Meridianos: vocês são um dos melhores blogs de viagem que conheço; informações bem detalharas, pesquisa profunda e um texto fácil e interessante para ler.
Obrigada Nathalyara <3
Oi, Luiza! Gostaria de saber se quando compramos os ingressos para o Palazzo Vecchio pelo site oficial, o indicado no blog, temos “direito” ao áudio guia?
Oi Lidiane,
Não, no site você só compra o bilhete. O audio guia você compra na entrada do museu (não achei no site para comprar)
O que você consegue reservar pelo site é um tour guiado pelo Palacio, que inclui a entrada e custa 14 euros. Me parece uma opção interessante.
Tem um tour geral: https://ticketsmuseums.comune.fi.it/11_tour-of-the-palace/
E um tour pelas passagens secretas: https://ticketsmuseums.comune.fi.it/10_secret-passages/
Gostaria muito de ir nesta passagem entre os museus, mas parece que ainda não foi reaberta.
A passagem entre o Palazzo Pitti e o Palazzo Vecchio é a mesma?
É a mesma passagem, mas outro trecho dela. Tudo é o corredor Vasariano
Qui LEEE GAUU
Olá, Luíza
Incríveis suas dicas, realmente úteis!
Estarei em Florença em maio.
Quero muito fazer a visita combinada passando pelo corredor mas não encontrei essa opção no site indicado.
Pode, por favor me dar uma orientação?
Já estou fazendo todos os agendamentos, não quero perder nada!
Obrigada,
Leila
Oi Leila,
A opção do corredor só se abrir no site, ainda não sabemos ao certo quando e como será isso para 2018. Como você vai em maio eu não recomendaria esperar muito para reservar a Galeria.
Concordo plenamente, não vou esperar mesmo!
Obrigada novamente