Tags:
Atlas: Cascais, Lisboa, Portugal

O que fazer em Cascais: roteiro pelas praias e atrações

Cascais faz parte do imaginário de quase todo brasileiro que planeja uma viagem a Portugal. A pequena vila de pescadores que também já foi balneário da família real portuguesa fica a apenas 40 minutos de Lisboa, o que a torna um bate-volta perfeito para quem está na cidade. Neste texto, conto para vocês o que fazer em Cascais, com um roteiro bem fácil de como chegar, as atrações e praias, onde comer, onde se hospedar e tudo mais. Visitar Cascais é uma ótima ideia desde que você não caia no erro da turma da correria, que quer colocar muitos lugares em uma viagem só e, no final das contas, não conhece ou aproveita nada direito. Não acho que dá para fazer Cascais e Sintra no mesmo dia. Enquanto Cascais tem mais uma vibe “deixe a vida me levar”, com poucas atrações e uma proposta de caminhar pelas ruelas e ver as praias e paisagens, Sintra tem realmente muitas atrações – e nem dá para ver todas em um dia só.

Saiba mais: O que fazer em Sintra – passeio de um dia pelos palácios e castelos

o que fazer em cascais portugal roteiro

Vale a pena ir para Cascais no inverno?

Cascais é à beira do mar. E parte do charme de uma cidade praiana se perde na época do inverno (mais ou menos de novembro a fevereiro), quando costuma chover bastante em Portugal. Quer dizer que eu acho uma furada ir lá no inverno? Não, a vila continua charmosa e as paisagens bonitas. o que fazer em cascais praia da ribeira Além disso, a água do mar nas praias de Cascais é tão gelada que mesmo no verão o mergulho não agrada a todo mundo. Ou seja, no inverno dá para visitar a vila num dia de céu azul e aproveitar o que ela tem de melhor.

Como chegar em Cascais num bate-volta de Lisboa

Em Lisboa, os trens da linha de Cascais partem da Estação de Cais do Sodré, mais ou menos a cada 20 minutos. Você paga €2,20 pelo trajeto se comprar na bilheteria, mas também pode simplesmente usar o cartão Viva Viagem utilizado no metrô. Nesse caso, cada trecho sai por €1,90. A estação de Cascais é a última da linha e você já desce bem no centro histórico. Para quem vai de carro, é uma viagem de 30 km partindo de Lisboa por uma estrada litorânea cênica, a N6. Chegando lá, deixe o veículo num dos Parques de Estacionamento em Cascais e explore a cidade a pé.

Leia também: 7 ideias de bate-volta a partir de Lisboa

O que fazer em Cascais: as praias

praias em cascais portugal

Praias de Cascais no mapa

Na região de Cascais você encontra 17 praias – veja aqui uma lista com todas. Dentro da cidade mesmo, para ir a pé, tem cinco. Tenha em mente que ali a água do Atlântico é geladíssima. Quando eu estive em Cascais, era um dia de sol e fazia por volta de 21ºC, mas as únicas pessoas que tinham coragem de entrar na água eram do norte da Europa, muito acostumadas com o frio. Quando você desce na estação de trem, as mais próximas são a Praia da Conceição e da Duquesa (que são interligadas) e a Praia da Rainha. Todas têm águas calmas. Caminhando mais para o centrinho da cidade fica a Praia da Ribeira, que tem uma boa faixa de areia. E pouco depois da Citadela há a pequenina Praia de Santa Marta, onde também fica a Marina e a vista para o antigo palácio. o que fazer em cascais praia da conceição Para quem curte caminhar existe um caminho, conhecido como “Paredão de Cascais”, que nada mais é do que um calçadão, que tem um trajeto de 2.7km entre Estoril e Cascais. A vista para o mar e falésias é bem bonita. Os dois limites são a Praia da Conceição (estação de trem: Cascais) e a Praia da Azarujinha (estação de trem: São João do Estoril). Entre elas também há as estações de trem Monte Estoril e Estoril. No caminho ficam as praias da Duquesa, Moitas, Tamariz e Poça, além das piscinas oceânicas gratuitas de Alberto Romano e Tamariz. praias de cascais 1 praias de cascais 2 Para quem gosta de surf e outros esportes marítimos que envolvam ondas, o lugar mais recomendado é a Praia do Guincho, localizada na Serra de Sintra, a cerca de 8 km do centro, com acesso por uma das estradas mais bonitas de Portugal. As condições de vento nessa praia são utilizadas para competições internacionais. Também é possível chegar até lá de bicicleta, pela ciclovia, ou com o ônibus que sai em frente do Cascais Villa Shopping Center. Por fim, existe a famosa Boca do Inferno, uma formação rochosa com uma fenda de pedra no mar, que forma uma paisagem linda. Eu não conheci, mas é possível chegar no miradouro com uma caminhada de 1,5km ou um passeio de bicicleta

A vila de Cascais: roteiro pelas atrações

Para mim, a melhor atração de Cascais é circular pelo centro histórico sem pressa e destino. Observar os detalhes e cores das casas, os encantos das lojas, os cheiros e sabores dos restaurantes. Mas, para ajudar vocês, seguem algumas sugestões de ruas, praças e atrações turísticas em Cascais para visitar. o que fazer em cascais ruas pedonais o que fazer em cascais ruas e atracoes A rua Frederico Arouca é fechada para pedestres e tem uma série de lojas, restaurantes e prédios bonitos. Seguindo por ela você irá passar perto de várias coisas interessantes, como a feirinha do Largo Cidade de Vitoria. Outro ponto de partida é a praça do Paço dos Conselhos, com vários prédios bonitos no entorno, além da Praia da Ribeira. Por ali, recomendo seguir pela rua Afonso Sanches e pela Avenida Valbom. Mas não se limite a essas ruas, use-as como guias para entrar nos becos e esquinas. o que fazer em cascais pontos turísticos o que fazer em cascais ruas pedonais Suba pela avenida Av. Dom Carlos I e suas palmeiras imperais para chegar até a Citadela, antiga fortaleza que servia de defesa para a cidade e hoje funciona como um distrito de arte com entrada gratuita e hotel da rede Pousadas de Portugal. Essa região da cidade é conhecida como Bairro dos Museus, com mais de 20 opções de museus de arte e história. o que fazer em cascais pontos turísticos Contornando a Citadela você chega a Marina, cheia de restaurantes e bares. E ali por perto também está o Farol Museu de Santa Marta. Para quem quer curtir a noite em Cascais, o lugar que me foi recomendado é a região do Largo de Camões.

Onde comer em Cascais

Eu fui a Cascais com uma amiga e juntas encontramos outra amiga dela, que mora na vila. Ela nos levou para comer na região da Marina de Cascais, onde há um monte de opções legais de restaurantes e bares, que vão desde a cozinha portuguesa mais tradicional até comida japonesa. Optamos pelo restaurante que ela já conhecia, a Tasca da Linha, que se mostrou uma excelente escolha. Com mesa na varanda e um cardápio que oferece pratos e tapas, escolhemos uma porção para dividir por três pessoas que saiu por 29 euros, com pão, enchidos, salada, carne e camarões. Ainda pedimos uma tradicional salada de polvo. onde comer em cascais Para a sobremesa, recomendo a Santini, na avenida Valbom, que é uma gelateria artesanal, presente em diversas cidades de Portugal e que vende o melhor gelato do país. Outro cantinho ótimo é o renovado Mercado da Vila, que fica próximo à estação de trem. Fundado há 65 anos, o espaço tem uma grande variedade de produtos frescos, além de sediar eventos gastronômicos.

Onde ficar em Cascais? Dicas de hotéis e localização

Se encantou pela vila e quer aproveitar esse clima maravilhoso por mais tempo? Eu também senti vontade de ficar em Cascais. Isso sem contar que de lá para as outras cidades e palácios da Serra de Sintra é um pulo!

Veja aqui todas as opções de hospedagem em Cascais

Se você gostar de conforto e qualidade e ainda quiser ficar num lugar histórico, a dica é se hospedar numa das exclusivas “Pousadas de Portugal”, que são hospedagens de luxo, 5 estrelas, da rede Pestana, todas localizadas em algum espaço histórico, que no caso de Cascais é na antiga Citadela. Para ficar na Cidadela Cascais – Pousada & Art District, as diárias são a partir de 350 euros. Outra opção luxuosa é o 5 estrelas boutique Farol Hotel. onde ficar em cascais hotéis Mas há mais alternativas confortáveis. Por exemplo, com diárias em torno de 100 euros para o quarto duplo, localização excelente e nota acima de 9, encontramos a Villa Vasco da Gama, a Pergola Guest House B&B e a Casa Vela Charm Guest House. Já para opções econômicas, com diárias de menos de 50 euros, mantendo a boa localização e nota excelente, tem o Mico’s Hostel, o Ljmonade Hostel, The Ocean Soul Guest-House, e o Cascais Bay Hostel.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.