Está com viagem marcada, mas ainda não sabe onde ficar em Madrid? Separamos algumas sugestões de bairros e regiões para se hospedar nessa encantadora cidade espanhola. E damos também dicas de hotéis em Madrid para todos os bolsos e estilos de viajantes, incluindo, claro, as acomodações que nós mesmos já testamos e aprovamos.
Vai viajar?
O que fazer em Madrid, na Espanha
Imigração na Espanha: como é e como se preparar
Seguro de viagem para entrar na Europa é obrigatório! Compre com desconto
Índice do Conteúdo
Onde ficar em Madrid: os 5 melhores bairros
Os 5 melhores bairros para ficar em Madrid são:
- Centro histórico
- Bairro das Letras
- Chueca e Malasana
- Salamanca
- La Latina e Lavapiés
-
Centro Histórico
Escolha ficar no Centro Histórico de Madrid se você quiser um lugar cheio de gente de tudo quanto é tipo, ter várias opções de restaurantes, hotéis baratos e ficar perto do agito. Se hospedando ali, você também vai estar a uma caminhada de distância dos principais pontos turísticos da cidade. E bem perto de bares que servem cerveja a menos de um euro no happy hour.
Procure hotéis nas proximidades da Puerta Del Sol, Gran Via ou Plaza Mayor. Ficar no Centro Histórico foi nossa opção em todas as vezes que visitamos Madrid e sempre saímos muito satisfeitos. Só fique longe se, como o Tim Maia, o que você quer é sossego: a região é lotada de gente, comércio, baladas, mais gente e todas as desvantagens que o centro de uma cidade grande tem.
Clique aqui para encontrar hospedagem no Centro Histórico de Madrid
Dicas de hotéis no Centro de Madrid (que já experimentamos!)
Luxuoso: RIU Plaza Espana
Esse é um hotel 4 estrelas em Madrid com atendimento impecável, decoração elegantíssima, café da manhã farto e delicioso, quarto e banheiro muito espaçosos, cama mais confortável do mundo, e, para completar, fica numa torre histórica, que tem uma das vistas mais disputadas de Madrid no Rooftop bar (é a foto destacada deste post). Fiquei lá numa viagem de família.
A localização do RIU Plaza Espana é exatamente em frente à Praça, na Gran Via, de onde você consegue fazer tudo a pé. A nota é 9 (Fabuloso). Quando reservado com antecedência, é possível conseguir diárias para o quarto duplo a partir de €120 euros. Faça a cotação da sua estadia no RIU Plaza de Espanha.
Confortável: Petit Palace Puerta del Sol
A rede Petit Palace tem vários hotéis espalhados em Madrid. Eu já fiquei a um quarteirão da Praça Porta do Sol, uma localização excelente. É um hotel 3 estrelas, com decoração moderna e quartos pequenos, mas confortáveis.
Tem nota 8.7 (Fabuloso) e diárias a partir de 100 euros. Faça a cotação da sua estadia no Petit Palace Puerta del Sol.
Econômico / Mochileiro: Hostal Oliver
Hostals são pequenas pousadas na Espanha que oferecem hospedagem boa e barata. Diferente de hostels, tratam-se de quartos privativos, que podem ou não ter banheiro compartilhado. Já experimentei o Hostel Oliver duas vezes e é basicamente porque ele tem tudo o que eu procuro em uma estadia: barato, limpo e bem localizado, possui internet wi-fi gratuita, ar-condicionado ou ventiladores, e, de quebra, ainda tem uma decoração bonitinha.
Tem nota 7.6 (Bom) e diárias para quarto duplo a partir de 30 euros. Faça a cotação no Hostal Oliver.
-
Bairro das Letras
A região conhecida como Bairro das Letras, Huertas, é famosa por ter sido frequentada por escritores renomados – e pelos museus que estão localizados ali: Museu do Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza, entre outros. Com localização central, também está a uma distância curta dos principais pontos turísticos, como o Parque El Retiro e o Palácio Real.
É um bairro descolado, onde ficam as baladas da moda e os bares que são considerados os melhores da cidade. Fique no Huertas se você quer trombar com a galerinha cool – tanto a que visita a cidade, quanto a que mora ali.
Além disso, a região é vizinha à Atocha, onde ficam duas das principais estações de trem da cidade (Atocha e Chamartin) e um terminal de ônibus. Fique ali caso você esteja programando muitos deslocamentos e day trips na sua viagem.
Clique aqui para encontrar hospedagem no Bairro das Letras
Dicas de hotéis no Bairro das Letras em Madrid
Econômico/Mochileiro: Hostal Dulcinea, nota 8.7, diárias a partir de 40 euros
Confortável: Hotel Cortezo, nota 8.2, diárias a partir de 80 euros
Luxuoso: Vincci Soho, 4 estrelas, nota 8.8, diárias a partir de 150 euros
-
Chueca e Malasana
Crédito: JJFarq / Shutterstock
O glamouroso bairro alternativo de Madrid é também famoso por receber muito bem pessoas de todos os tipos. Possui vários cafés, lojas legais, baladas e restaurantes. No verão, a parada gay reúne centenas de milhares de pessoas de toda Europa e de diversas partes do mundo. É próximo à Gran Vía, a 15 minutos de caminhada da Puerta del Sol. Sem dúvida, essa é a região mais animada da cidade. As estações de metrô mais próximas são Chuca, Tribunal e Alonso Martinez
Clique aqui para encontrar hospedagem em Chueca e Malasana
Dicas de hotéis em Chuca e Malasana, em Madrid
Econômico/Mochileiro: Bluesock Hostels Madrid, nota 8.8, dormitórios e quartos privados, diárias a partir de 25 euros
Confortável: B&B Hotel Madrid Centro Fuencarral, 3 estrelas, nota 9.1, diárias a partir de 100 euros.
Luxuoso: URSO Hotel & Spa, 5 estrelas, nota 9.2, diárias a partir de 160 euros
-
Salamanca
Eis o bairro mais chique de Madrid. É em Salamanca que ficam as ruas de compras com marcas de luxo, como a Calle de Jose Ortega y Gasset, Serrano e Velazquez. Está ao pé do Parque El Retiro e da Puerta de Alcalá. Além disso, mesmo os quarteirões um pouco mais distantes têm acesso de metrô. Essa região, apesar de concentrar hotéis 5 estrelas, também é bastante residencial e tranquila.
Clique aqui para encontrar hospedagem em Salamanca
Dicas de hotéis em Salamanca, Madrid
Econômico/Mochileiro: Hostal Salamanca, nota 8.1, diárias a partir de 60 euros
Confortável: H10 Puerta de Alcalá, 4 estrelas, nota 8.8, diárias a partir de 130 euros
Luxuoso: Hotel Único Madrid, 5 estrelas, nota 9.1, diárias a partir de 300 euros
-
La Latina e Lavapies
Crédito: Alexandre Rotenberg / Shutterstock
Distritos populares de localização central, os bairros de La Latina e Lavapiés carregam a fama do tradicional espírito madrileno. As ruas ainda tem o traçado medieval, e é ali que você deve ir se quiser encontrar o espírito madrileno de raiz, aquele moleque, de várzea. Um caldeirão cultural, onde vivem imigrantes de todo o mundo, adicionando um tempero indiano, árabe, latino ou africano às tradições espanholas. Inclusive, se você quiser ir a bares de tapas tradicionais, é para La Latina que deve seguir.
Nessa região há menos opções de hotéis e mais apartamentos e hostals, com preços mais baixos.
Clique aqui para encontrar hospedagem em La Latina e Lavapiés
Dicas de hotéis
Las Musas Hostel, nota 8.3, diárias a partir de 20 euros
THC Latina Hostal, nota 9, diárias a partir de 50 euros
Hotel Ganivet, 3 estrelas, nota 8.5, diárias a partir 115 euros
Onde ficar em Madrid: outras opções
Se nenhum dos lugares sugeridos te agradou, não se preocupe! Madrid oferece muitas opções de hospedagem não citadas aqui que atendem muito bem aos viajantes. Basta ficar atento ao que você quer ver e fazer na cidade e às opções de deslocamento. Se quiser procurar mais alternativas, escolha no mapa abaixo. Em caso de dúvida sobre onde ficar por lá, não deixe de perguntar nos comentários.
Seguro de viagem obrigatório na Europa
Sim, ter um seguro viagem para Europa é obrigatório na imigração de vários países do Velho Continente: são as regras do Tratado de Schengen e valem para todos os países signatários, incluindo a Espanha.
Mas não vale qualquer seguro. É obrigatório que o seguro contratado tenha uma cobertura mínima de 30 mil euros. É pensando nisso que muitas seguradoras oferecem planos específicos para viajantes que vão para essa região. Mas como escolher o melhor seguro viagem para Europa, com o melhor preço e melhor cobertura?
Como é o bairro berruguete? Recomendaria?
Não conheço, Ricardo.
Oi Natália, o site está super rico de dicas ótimas. Obrigada!
Vou semana que vem para Madri e ficarei um mês no bairro de Salamanca. Voceê conhece esse?
Acho que é um pouco mais afastado do centro, mas parece ser também uma boa localização, Se tiver alguma dica por lá, vou adorar!
Outra dica que queria era sobre como conhecer outros estrangeiros. Como vou viajar sozinha, queria fazer contato com outras pessoas.
Obrigada e, mais uma vez, parabéns pelo site!
Marina
Não conheço, Marina, mas o bom é que com transporte público se chega fácil aos lugares, então não é tão importante ficar no centro. A melhor forma de conhecer estrangeiros é em hostel ou em atividades, como walking tours, etc.
Abraços!
Oi Marina!
(recebi um mail sobre este comentário e decidi responder)
O bairro de Salamanca é no centro de Madrid (o conceito de centro aqui é bem grande!) e dependendo da zona em que ficar, pode até ir caminhando para a Porta do Sol 🙂
O bairro de Salamanca começa na Praça de Cibeles (onde está a entrada do parque do retiro) e sobe pelo Passeio da Castellana até à estação de metrô de Gregorio Marañón. Daí faz um “quadrado” até chegar à m-30, a circular que limita o centro de Madrid.
Se estiver hospedada na zona perto da Praça de Cibeles, é numa boa caminhar por Madrid! 🙂
Oi Ricardo!
Berruguete fica no bairro de Tetuán, e é um bairro um pouco perigroso para quem não o conhece… Vivem por aí muitos membros das bandas latinas (Latin kings, trinitários, etc) e muitas vezes há assaltos e brigas nas ruas.
Eu não recomendaria essa zona 🙂
Abraço
Olá Natália
Estive em Madri em 10/2014 e aluguei por uma semana um apto no bairro de Lavapiés, gostei da localização ficava entre a estação Tirso de molina e Lavapiés, ou seja eu tinha duas opções de metro, fui ao Reina Sofia a pé e para deslocamento para Toledo ficava bem próximo da estação de trem Atocha. No mês que vem irei novamente ficarei 5 dias, dessa vez me hospedareiem um Hostal bem próximo a Puerta do Sol e passarei 1 mês na Espanha. Estou com uma dúvida em relação a compra de passagens de ônibus para outras cidades, pensei em comprar on-line o bilhete de Madri para Salamanca, você saberia me informar se funciona como no Brasil, se o site emite apenas um voucher e precisa ser trocado na estação rodoviária?
Muito legal o blog de vcs estou gostando muito, parabéns!!
Ana, acredito que isso deve mudar de empresa para empresa, mas quando eu comprei o de Barcelona, o bilhete que eu recebi por email já valia como passagem. Acredito que isso deverá ser informado na hora da compra ou no email de confirmação.
Abraços e obrigada 🙂
Obrigada pela resposta. Vc se lembra de qual empresa vc comprou?
Comprei por um site que se chama Movelia (movelia.es) e a empresa de ônibus que fez o trajeto chamava-se Alsa.
Ana, estive um mês em Salamanca, se vc não conhece ainda vai amar, é linda,limpa, charmosa, de um incalculável patrimônio histórico, suas construções, histórias são impressionantes e com arquiteturas de várias épocas.
É a cidade Espanhola mais rica em monumentos desde a idade média. Fiquei 40 dias lá, foi pouco…. próximo ano voltarei!
Comprei bilhete AVE de Madrid/Salamanca por 61,00 euros… primeira classe. 2 hs de duração. Viagem perfeita!
Estou a disposição
flor
Obrigada pela informação, ainda estou na Espanha já passei por Salamanca que até o momento elegi juntamente com Granada como as duas mais aconchegantes e com muita opção de história. Fui de ônibus, como estou fazendo um passeio com vários deslocamentos foi a maneira mais econômica e nos dá a bela vista da Catedral na chegada. Adorei a cidade.
Olá Natália,
Meu marido e eu estamos indo para Madrid em agosto próximo e ficaremos hospedados na Avenida de La Reina Victoria. Gostaria de saber se é um endereço tranquilo no que diz respeito à segurança.
Obrigada pela atenção
Nunca fiquei nessa região, Rose.
Abraços
Oi Natália!
Pela minha experiência de viver em Madrid há pouco mais de um ano, e por experiência de viagens, creio que os melhores bairro de Madrid para procurar alojamento são mesmo Huertas e o Centro Histórico. O bairro de Lavapiés não é adequado a todas as pessoas, é mais sujo, mais “dark” mas tem os melhoooooores restaurantes indianos, isso sem dúvida!!
Espero que tenha gostado de Madrid 🙂
Adoro Madrid, Susana! Obrigada pelas dicas!
abraços!