fbpx
Tags:
Atlas: Matera, Itália

Dicas de hotéis em Matera, Itália: onde ficar na cidade?

Quando eu falo que Matera é dos lugares mais fantásticos que já conheci, não estou exagerando. As casas e ruas de pedra, a vista do vale, a história milenar – tudo isso torna esse cantinho no sul da Itália num destino imperdível e infelizmente pouco conhecido. Neste post vou dar todas as dicas de onde ficar em Matera: lista de hotéis nos Sassi e fora dele, além do review do apartamento que eu aluguei para passar cinco noites lá na região de Puglia e Basilicata.

Leia também: Roteiro pelo Sul da Itália – Puglia e Basilicata
O que fazer em Matera: um roteiro pela cidade das cavernas

Onde ficar em Matera: hotel nos Sassi

Os sassi de Matera são o motivo que faz as pessoas visitarem esse cantinho no mundo. Mas, se você está planejando ir para lá, já deve saber disso. Essa região, que foi evacuada pelo governo italiano nos anos 50 e desde então vem sendo repaginada e reestruturada, é, desde 1993, Patrimônio da Humanidade. É habitada desde o tempo dos trogloditas, na Idade do Bronze. Nas antigas casas nas cavernas que um dia viveram famílias inteiras hoje surgem hotéis e restaurantes de todos os tipos.

onde ficar em matera itália

Vale a pena ficar ali com certeza – é a melhor vista, a maior proximidade com o melhor de Matera e ainda facilita muito a locomoção – há poucos argumentos que possam te convencer do contrário. Pois o ponto negativo de ficar na área dos Sasso Barisano ou Sasso Caveoso é a mobilidade: pode ser bem difícil para quem tem dificuldade de locomoção dada a quantidade de subidas, decidas e escadas. Dependendo do local, nenhum carro irá chegar lá.

Sobre o preço, tem valores diferenciados, mas é claro que os hotéis em Matera mais caros, confortáveis ou boutique vão estar na região dos Sassi. Você pode fazer uma busca de todos os hotéis na região dos Sassi de Matera ou dar uma olhada nas sugestões:

  • Apartamentos ou casas para alugar em Matera

Há boas opções de apartamentos para alugar, como o Residente San Pietro Barisano, com diárias a partir de 90 euros; a Casa Vacanze Emozioni, com diárias de 48 euros; e a Casa Vacanze La Grotta, com diárias de 55 euros.

  • Hotéis econômicos em Matera

O La Piazzeta tem nota 9,9 e uma diária bem camarada: 65 euros o quarto duplo! A Pousada Dimora Santa Bárbara tem quartos com varanda por 60 euros e nota 9,5. Por fim, a também pousada Casa 2019 tem nota 9,8 e fica num prédio novinho, com diárias de 60 euros.

Veja todas opções de hotéis econômicos em Matera

  • Hotéis confortáveis e especiais em Matera

As três opções escolhidas ficam em prédios históricos e tem uma vista especial da cidade. A pousada Sassisuite tem nota 9,8 e diárias a partir de 130 euros. O Hotel Palazzo Viceconte tem 4 estrelas, nota 9,4 e diárias de €204. Por fim, o Hotel e Termas Locanda Di San Martino tem 3 estrelas, nota 9,1 e diárias a partir de 94 euros. 

Veja todos os hotéis com com custo/benefício

onde ficar em matera itália

  • Hostels em Matera

Só tem um hostel disponível na região dos Sassi, o Ostello dei Sassi, que tem uma decoração muito fofa e elegante, dormitórios com 4, 6 e 8 camas e diárias a partir de 12 euros. Há duas opções bem localizadas, mas fora do centro: The Rock Hostel e Ostello dei Sassi Comfort.

Onde eu fiquei em Matera

Não necessariamente ficar fora do Sassi seja uma má ideia, digo isso por experiência própria. Fiquei nessa área que foi construída para abrigar as pessoas que foram tiradas do Sassi. Você encontra ali uma cidade bonitinha, com avenidas largas e agradáveis. E apesar de você não estar no meio do que torna Matera tão especial, consegue ir a pé ou de carro.

Eu e minha mãe queríamos economizar um pouco e também ter um bom espaço para ficar os cinco dias na região de Basilicata. Assim, acabamos escolhendo um apartamento que fica na região nova de Matera, o apartamento La Casetta al 21.

O La Casetta al 21 é um apê bem grande e confortável, de dois quartos, cozinha toda equipada e banheiro. No valor do aluguel também está incluído café da manhã, que eles deixam lá na casa no início da estadia e logo ao lado tem um mercadinho onde dá para comprar várias coisas.

onde ficar em matera itália la casetta al 21

Reserve aqui sua hospedagem no La Casetta al 21

Fica na via della Croce, bem pertinho da Via Nazionale, a uns 10 minutos a pé da região dos Sassi. O apê também tem área para estacionamento gratuito e o pessoal que aluga é muito gente fina. Eles foram nos buscar de graça quando chegamos na rodoviária e os táxis queriam cobrar uma fortuna para nos levar por um distância de 3 km.

Veja também todas as opções de hotéis em Matera, incluindo acomodações na região fora dos Sassi.

Avalie este post

Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 34 anos e atualmente moro na Inglaterra, quando não estou viajando. Já tive casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e visitei mais de 45 países pelo mundo afora. Além de escrever, sempre invento um hobbie novo: aquarela, costura, yoga... Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.