Tags:
Atlas: Bucareste, Romênia

Restaurante em Bucareste para provar os pratos típicos da Romênia

A comida na Romênia, tal como a comida em boa parte do Leste Europeu, é influenciada pelos vizinhos e as diversas invasões que eles viveram ao longo dos anos. Então, não estranhe se você notar uma semelhança grande entre os pratos típicos romenos, sérvios, turcos, alemães e húngaros. E também não ache pouco criativo o uso dos ingredientes: carne de porco, peixe, repolho, milho e muita, muita sopa.

Aliás, não tem almoço ou jantar na Romênia que não comece com sopa, ou melhor, “Ciorbă”, que é como eles chamam o prato. Tem de feijão com carne (fasole cu carne), de almôndegas (perişoare), de vegetais (ţărănească) ou a famosa versão com tripas (burtă). O guia do meu Free Walking Tour disse que uma versão tradicional da culinária romena é essa feita de feijão e foi a que eu provei e aprovei. Bem saborosa e temperada, a sopa acabou sendo minha entrada e prato principal num jantar.

ciorba pratos típicos romênia

Leia também: Onde ficar em Bucareste: melhores bairros

Ideias de Roteiro pela Romênia

Entre os pratos típicos com carne, o Sarmale é bem famoso: carne de porco moída e misturada com arroz e ervas e enrolado em folhas de repolho. A Tochitură, que é uma carne cozida com cebola, geralmente acompanhada de outra tradição, a Mamaliguta ou Mamaliga, nossa velha conhecida polenta. Uma espécie de fast food romeno é o Mici ou Mititei, uma carne bem temperada, moída e servida grelhada, no formato de linguiça. É o espetinho da Romênia, servido com molho, pão ou batatas.

A sobremesa mais tradicional é Papanaşi, um bolinho frito feito de queijo cottage, servido com sour cream e geleia. É gigante e bem pesado. É gostoso e não é muito doce, mas não é meu estilo favorito de sobremesa. Ah, não deixe de provar também a ţuică, uma bebida fermentada a partir da ameixa, muito forte, tomada antes das refeições.

papanasi pratos típicos romênia

Dica de restaurante em Bucareste

Eu estava em Bucareste e queria saber onde provar alguns desses pratos típicos sem ser assaltada ou cair numa pegadinha. A indicação do meu guia foi o tradicional Caru’ cu Bere. O restaurante existe desde 1879, fica num prédio maravilhoso, com decoração art nouveu, e, o melhor, eles fabricam a própria cerveja. Que é ótima, por sinal.

Caru cu bere bucareste romenia

Caru cu bere bucareste romenia

O Caru’ cu Bere é bem turístico, com direito a bandinha de músicas tradicionais e garçons e garçonetes vestidos com roupas típicas, mas ao mesmo tempo os preços no cardápio – que é enorme – são honestos, a cerveja é boa e barata e a população de Bucareste também frequenta o espaço.

Caru cu bere bucareste romenia

Caru cu bere bucareste romenia

Eu estive lá no jantar, quando provei a Ciorbã de fasole cu carne afumatã (da foto ali em cima), comida servida num pão, que, como já disse, acabou me alimentando o suficiente. Ainda mais com os três canecos de cerveja, ţuică de aperitivo e um papanaşi gigante de sobremesa.

No dia seguinte, voltei na hora do almoço para provar uma tradição da casa: eles têm um menu especial para estudantes e idosos, desde a época da abertura, servido das 10h às 18h. O prato para estudantes custa 11,90 lei (cerca de 2,60 euros) e inclui uma porção de almoço pequena e mais uma cerveja (ou limonada).

Caru cu bere bucareste romenia

Sinceramente, a porção é tão pequena que mesmo um viajante econômico estudante estará melhor se investir 22,40 lei (€5,00) num menu do almoço.

O Caru’ cu Bere fica no centro histórico de Bucareste, na rua Stavropoleos, 5. Pode ser necessário reservar mesa para jantares em alta temporada. Consulte o site oficial para fazer a reserva.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários sobre o texto “Restaurante em Bucareste para provar os pratos típicos da Romênia

  1. Dia 1 de setembro vou visitar a Roménia e gostaria de saber se existem pêras, laranjas e bananas nos supermercados ou mesmo nos restaurantes?
    Pergunto isto porque devido a um problema de saúde apenas posso comer fruta deste género e não posso comer fruta rija, tipo a maçã, uvas e kiwis.
    Já pesquisei mas não consigo encontrar nada que fale sobre as frutas.

    1. Oi Madalena,

      Fruta aqui na Europa é uma questão de estação. Mas se tem uma coisa que eu sempre vejo no supermercado é laranja e banana. Pêra depende um pouco, mas costuma ter também.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.