Vila Nova de Gaia, a cidade do Vinho do Porto

Uma coisa interessante sobre Porto é que se você atravessa algumas pontes (lindas), você sai da cidade. Muitas cidades são divididas por um rio, mas no Porto não é assim. Na outra margem do rio Douro fica Vila Nova de Gaia, que faz parte da região metropolitana do Porto e é casa para algumas das atrações turísticas mais importantes da região. Sabe o vinho do Porto? Pois é, as caves do vinho mais conhecido de Portugal ficam em… Vila Nova de Gaia.

Sabe o que é ainda mais interessante? Segundo a Wikipedia, no período romano, a maior parte da população vivia na margem sul do Douro, ou seja, que se chamava Cale ou Gaia. Apenas uma pequena comunidade habitava a margem norte, que era o “porto” de Gaia: “Portus Cale”. Mas com o desenvolvimento do comércio, a região onde ficava o porto ganhou importância, com burgueses e clero se estabelecendo ali.

Vista para Porto Vila Nova de Gaia

Porto, visto do lado de Vila Nova de Gaia

Depois, com as invasões árabes no século 7, a fronteira entre o estado cristão e o muçulmano era o rio Douro. Com isso, a população de Gaia diminuiu bastante e boa parte da galera foi se refugiar ao norte do rio. Foi só com a reconquista do território que colonos e feudos foram reinstalados e uma nova cidade foi fundada em torno das ruínas da antiga Gaia. Por muito tempo, Vila Nova e Gaia foram duas cidades separadas, apesar de não serem autônomas em relação a Porto. Foi somente em 1834 que os dois conselhos se fundiram e ganharam autonomia.

Vila Nova de Gaia vista do Cais da Ribeira Porto

Vila Nova de Gaia vista do Cais da Ribeira, no Porto

As pontes entre Porto e Vila Nova de Gaia também são mais ou menos desse período e marcam esse novo momento da história da cidade. Em 1843, foi inaugurada a primeira delas: a ponte pênsil ou ponte D. Maria II, que hoje não existe mais.

Ela foi desmontada após a inauguração da ponte D. Luís., um projeto de 1886 construído por um engenheiro belga que era colaborador de Gustave Eiffel, o próprio, da Torre de Paris. Eiffel foi o responsável por outra ponte entre Porto e Vila Nova de Gaia, a Ponte D. Maria Pia, inaugurada alguns anos antes, em 1877, como a primeira passagem ferroviária sobre o rio.

Ponte Luis I Vila Nova de Gaia Porto

Devido ao bom solo para produção agrícola, a região ao sul do Douro foi essencial para o desenvolvimento da produção do Vinho do Porto. Foi mais ou menos no século 18 que se instalaram ali os diversos armazéns (ou caves) para a exportação do vinho. Atualmente, Vila Nova de Gaia seria o local com maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo.

Cave de vinho do porto Vila Nova de Gaia

Cave de Vinho do Porto, Vila nova de Gaia

Claro, um dos principais passeios para se fazer ao cruzar a ponte, além de contemplar a vista incrível de Porto, é visitar uma das caves. São várias delas, que permitem passeios e degustações a preços variados. É bem interessante porque alguns desses armazéns têm séculos de história. Algumas das mais famosas são: Taylor’s, Cálem, Ramos Pinto, Cockburn’s e Sandeman. Claro, há dezenas de opções.

Teleferico de Gaia Portugal

Outro passeio possível em Vila Nova de Gaia é usar o teleférico de Gaia, que faz um trajeto cênico da beira do Douro até o topo da Ponte Luís, em Jardim do Morro. A viagem dura cinco minutos e custa 8 euros ida e volta (ou 5 euros por trecho).

Por fim, quem está em busca de restaurantes e bares pode correr para o Cais de Gaia, que me lembrou um pouco Puerto Madero, em Buenos Aires. Essa é uma agradável região na beira do rio, com ótimas vistas para Porto. Dali também partem barcos de passeio pelo Rio Douro e alguns cruzeiros fluviais.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

*Crédito Imagem Destacada: Poco a poco – CC BY-SA 3.0


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

11 comentários sobre o texto “Vila Nova de Gaia, a cidade do Vinho do Porto

  1. Oi Luiza!
    Saindo de Coimbra no início da tarde e conhecendo por Aveiro, melhor conhecer Vila Nova de chegada ou enquanto se estiver hospedado em Porto?
    Quantos dias vc indica de hospedagem no Porto?

    1. Oi Maura,

      Tanto faz. Vila Nova de Gaia fica praticamente dentro do Porto, inclusive o metro do POrto tem estações lá.

      Acredito que 3 dias seja o ideal para conhecer bem a cidade

  2. Olá Luiza

    Sou Angolana e pretendo fazer uma pós graduação no Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia,poderias me dar umas dicas de acomodações proximas do instituto?que fica na alameda Jean Piaget.

    Abraços e aguardo

  3. Oi , td bem?
    Vou p Portugal em novembro . Ficarei uns 10 dias e quero conhecer o norte. Vou ficar uns 3 dias em lisboa e alugar um carro e ir ate a serra p pernoitar em Manteigas. Depois quero continuar , mas nao sei onde pernoitar….o q vc me indiica? Quero ir nas vinicolas tb.
    Obrigada

  4. Olá Luiza,
    Fiz uma busca aqui no Blog sobre documentos e não encontrei nada sobre O NIF então vou então deixar minha pergunta neste post. Você precisou de algum cidadão português ou estrangeiro com visto de residência como responsável financeiro para tirar o NIF? Li algumas coisas na internet sobre isso e gostaria de saber se isso também se aplica para quem não tem cidadania européia e vai estudar com bolsa de estudos em Portugal.
    Gostaria muito de morar em Gaia! 🙂
    Abraços

    1. Oi Renata,

      Não, o NIF você tira na loja do cidadão, antes mesmo de receber o seu cartãozinho do título de residência em Portugal já dá para fazer o NIF, com o visto que você veio do Brasil mesmo e um comprovante de residência de onde você estiver morando em Portugal.

      Abraço

    2. Olá tudo bem
      agora. sim precisa de um representante legal
      que seja português ou legalizado.e também. comprovante de residência no Brasil
      pretendo a bem. morar em.gaia
      amem
      abracos

  5. Estou aqui para externar minha alegria em encontrar vocês.
    Aaaaaaaaaaaaaaaaaamo viajar. Confesso que muitas vezes não tenho tempo de pesquisar os lugares desejados. Parabéns pela iniciativa e pelo conteúdo das matérias.

  6. Adorei o artigo. Gaia é sem margens de dúvidas uma cidade encantadora. A sua vista para a Cidade do porto especialmente a noite é simplesmente fantástica.
    Parabéns pelo Blog

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.