Visita à Torre de TV de Brasília: melhor vista da capital

Atração turística pode ser qualquer coisa. Até uma antena de TV. A de Brasília, que tem inacreditáveis 244 metros, é a melhor prova disso. E o tamanho da estrutura – a terceira maior do Brasil – é só uma das explicações. A Torre de TV de Brasília entra para o roteiro de quase todo turista que passa pela capital federal por conta da vista que é possível ter a partir de lá. Segundo a Setur, pelo menos mil visitantes passam por ali todos os dias.

Projetada por Lúcio Costa, o urbanista que desenvolveu também o Plano Piloto de Brasília, a Torre de TV está de frente para a Esplanada dos Ministérios. Inaugurada em 1967, já durante a ditadura militar e sete anos após o surgimento da cidade, a Torre tem um mirante que fica a 75 metros de altura. A melhor parte? A entrada é de graça, mais um dos motivos que tornam esse passeio um dos favoritos entre os viajantes.

Veja também: Onde se hospedar em Brasília

Eu gostaria de ter feito minha visita a hora do pôr do sol, mas, por uma série de motivos, acabei chegando no pior horário possível: meio-dia. Valeu a pena mesmo assim. Enfrentamos cerca de 15 minutos de fila. Não há escadas, o que é ótimo, mas a consequência é a espera para conseguir um lugar no elevador que leva até o mirante.

Uma vez no topo, basta gastar seu tempo reconhecendo cartões-postais. A vista mais famosa mostra a Esplanada dos Ministérios, o Eixo Monumental, a Catedral Metropolitana e o Congresso Nacional. Atrás do Parlamento estão ainda o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, e o Supremo Tribunal Federal – essa é a chamada Praça dos Três Poderes.

Veja também: Como é a visita guiada ao Congresso Nacional, em Brasília

onde ficar em Brasília

Esplanada dos Ministérios

Outro lugar que chama atenção é o Parque da Cidade, o lugar onde, segundo aprendi com o Renato Russo, Eduardo e Mônica se encontraram, ela de moto e ele de camelo. Na outra direção é possível ver o Memorial JK e o Estádio Nacional, pra mim a mais bonita das arenas construídas para a Copa. O Lago Paranoá também dá as caras e completa o visual.

Parque da Cidade

onde ficar em Brasília hotéis baratos

torre-de-tv-brasilia

No pé da Torre de TV fica uma fonte luminosa, jardins projetados pelo paisagista Burle Marx e a feira da Torre. Almoçamos ali, logo que descemos do mirante. Cada uma das barraquinhas tem comidas de um estado ou região brasileira – do churrasco gaúcho ao pato no tucupi paraense. Os preços são interessantes.

Essa feira está ali desde a década de 70, mas no começo era bem mais informal – apenas barraquinhas que começaram a funcionar embaixo da torre. Desde 2010 há uma estrutura melhor, além de muitas mesas no estilo bandeijão. Se não puder comer, tente ao menos perambular por ali e dar uma olhada nas barraquinhas de artesanato. E eu não fui, mas no mezanino da Torre funciona um café e um espaço para eventos. Para acessá-lo é preciso fazer uma baldeação – você pega o elevador para o mirante e outro do mirante para o café.

torre de tv de brasília

Torre de TV de Brasília: horário de funcionamento

A Torre funciona de terça a domingo, das 9h às 20h. Esse é o mesmo horário de funcionamento do café do mezanino. A visita, como dito antes, é de graça. Já a Feira da Torre tem dois horários de funcionamento: entre terça e quinta as barracas abrem das 9 às 17 horas. Já sextas, sábados e domingos o horário de funcionamento é das 9h às 18h.

Importante: não confunda com a Torre de TV Digital, projetada por Oscar Niemeyer, inaugurada em 2012 e onde também há um mirante. O blog Nós no Mundo, que é de Brasília, já esteve na Torre de TV Digital e conta como é a visita nesse texto aqui.

Dica extra: Brasília – com ou sem carro?

Eu já estive na cidade com e sem carro. E não tenho a menor dúvida em dizer que o veículo ajuda e muito, principalmente se você estiver viajando em finais de semana e feriados, quando o trânsito é tranquilo e é fácil estacionar. Se estiver viajando sozinho pode não compensar – aí use e abuse do transporte público e de uber/cabify/táxi. Por outro lado, quem viaja em grupo pode fazer as contas e descobrir que alugar um carro compensa. Se for o caso, leia nosso texto sobre como garantir o melhor custo/benefício na reserva.


Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Visita à Torre de TV de Brasília: melhor vista da capital

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.