Tudo bem, vou admitir: estou morrendo de saudades da Índia. Dois anos depois de deixar o país, vira e mexe me lembro de coisas boas (e ruins) que passei por lá, durante os seis meses que vivi na terra da Gandhi.
A saudade é tanta que resolvi fazer uma lista com curiosidades incríveis sobre a Índia. Tomara que alguns desses fatos façam com que você pelo menos considere visitar o país. Sério, gente, a Disney é legal, a Europa também, mas só a Índia é, como o slogan oficial do país promete, inacreditável.
Pode acreditar: apesar dos problemas, vale a pena. Poucos lugares do mundo oferecem uma experiência tão fantástica ao viajante.
1 – Celebrado a cada 12 anos, o Kumbh Mela é o maior festival do mundo. Em 2001 a festa religiosa hindu envolveu 60 milhões de pessoas na mesma cidade, quebrando um recorde mundial de aglomeração humana – a ponto do monte de gente reunida ser visível do espaço.
Foto: ßlåçk Pærl, Wikimedia Commons
2 – Quatro das maiores religiões do mundo nasceram na Índia: hinduísmo, budismo, jainismo e o sikhismo. E, há quem diga, Jesus também teve um pezinho na Índia, mas aí já é controvérsia.
3 – A Índia tem a segunda maior rede ferroviária do mundo. E não para por aí: a Indian Railways tem 1.3 milhão de funcionários, número que faz da empresa a maior empregadora do planeta. Saiba mais sobre os incríveis trens da Índia.
Trem no Himalaia indiano (Foto: Raghavan V, Wikimedia Commons)
4 – A Índia tem o maior número de mesquitas do mundo: são 300 mil. O que é curioso, já que a maioria da população indiana professa a fé hindu. Para quem não sabe, o Taj Mahal também é uma mesquita.
5 – Os meses mais produtivos da carreira dos Beatles ocorreram enquanto eles estavam em Rishikesh, na Índia, não na Inglaterra. Esse intercâmbio na Índia também foi decisivo para o rompimento do grupo.
6 – O Censo de 1961 catalogou 1652 idiomas e dialetos na Índia, uma das maiores diversidades linguísticas do mundo. As seis maiores línguas do país são faladas por mais de 50 milhões de pessoas.
7 – A Índia é a maior democracia do mundo. O número de eleitores indianos impressiona: 417 milhões.
8 – Sim, a Índia tem a maior indústria de cinema do mundo. Mas o nome dela não é Bollywood, que é apenas a indústria com sede em Mumbai e com filmes gravados em hindi. Também há espaço para Tollywood, Kollywood, Pollywood…
9 – Na terra das religiões, o Críquete é outra. E a última Copa do Mundo do esporte foi realizada lá, com os anfitriões ficando com o título. Na semifinal, disputada em Chandigarh, norte do país, a Índia derrotou o Paquistão, eterno rival. Vê se aprende, Brasil.
10 – O Mahalaxmi Dhobi Ghat, em Mumbai, é conhecido como a maior lavanderia a céu aberto do mundo.
Foto: Ekabhishek, Wikimedia Commons
11 – Oito bilhões de passageiros. Sim, eu disse bilhões. Esse é o número de pessoas que são transportadas por ano de trem na Índia
Foto: Tracy Hunter, Wikimedia Commons
12 – Existem 25 milhões de indianos vivendo fora da Índia, uma população expatriada maior do que a de países como Austrália, Chile e Moçambique.
12 – Todos os anos, três mil corpos humanos são avistados boiando no rio Ganges, nas proximidades de Varanasi.
13 – Por falar em Varanasi, a cidade sagrada dos hindus é uma das mais antigas do mundo: a região é habitada há cinco mil anos.
14 – 600 milhões de indianos não têm banheiro em casa. Isso explica porque tanta gente faz as necessidades (números 1 e 2) em público. A falta de banheiros já foi chamada de vergonha nacional pelo governo.
15 – Depois dos Estados Unidos, a Índia é o segundo país com mais falantes de inglês do mundo: são 225 milhões de pessoas. Quer se surpreender mais ainda? O terceiro colocado desse ranking é o vizinho Paquistão, que até 1947 era parte da Índia.
16 – A Índia tem o sétimo menor índice de população carcerária do mundo. Na frente do gigante asiático só países como San Marino e Liechtenstein.
17 – A cada ano nascem 27 milhões de indianos, número que equivale a população inteira de países como Venezuela e Arábia Saudita.
18 – A Índia tem o menor consumo per capita de carne do mundo, além do maior número de vegetarianos do planeta. As vacas indianas agradecem.
19 – O estado indiano de Meghalaya tem a fama de ser área mais úmida do planeta – em poucos lugares chove tanto quanto lá.
Foto: Rajesh Dutta, Wikimedia Commons
20 – Da floresta para a falta de chuvas. O deserto do Thar, na fronteira da Índia com o Paquistão, é um dos maiores desertos subtropicais do mundo e foi durante séculos uma importante rota comercial.
21 – E, no norte, A Índia ainda tem grande parte do Himalaia, tornando o clima do país um dos mais diversos do mundo. E isso sem falar das monções.
Inscreva-se na nossa newsletter
Acabei de voltar da India… nunca imaginei que faria minha primeira viagem internacional para esse país…. mas eu tenho apenas uma coisa a dizer: EU AMEIIIII DEMAIS… um país rico em cultura e gastronomia incrível… e uma coisa eu digo, até o feio, o sujo, o negativo… é lindo, é de se surpreender… voltarei novamente no ano que vem… porque tenho muito o que ver ainda… a experiência foi linda…
Eu tenho uma vontade tão absurda de voltar, Elena.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Uma das maravilhas é O Templo de Lótus, considerada uma das magníficas infra-estruturas da Índia, rodeada pela história de amor. De acordo com as estatísticas, o Templo de Lótus é o monumento mais visitado na Índia após o de Taj Mahal.
O edifício é composto por 27 “pétalas” revestidas de mármore, dispostas em grupos de três para formar nove lados com nove portas que se abrem para uma galeria central com altura de pouco mais de 40 metros e uma capacidade de 2.500 pessoas.
só queria partilhar um pouco dos lugares que visitei quando estava em Nova Déll. A verdade é que Índia é uma maravilha, claro tirando todos aspectos negativos que podemos ter em qualquer país, variando de ponto para ponto.
Disse tudo, Dinno! Um país fantástico!
Abraço.