Tags:
Atlas: Índia

As vacas sagradas da Índia

Elas estão por todos os lados. Deitadas nas ruas das grandes cidades, caminhando calmamente por becos milenares ou mesmo tomando sol na areia da praia (e do lado de um turista que faz o mesmo). Na Índia, as vacas são sagradas. A maior parte da população do país professa a fé hindu, que é contrária ao consumo de carne bovina.

A explicação para isso não é muito clara. Tem quem diga que o boi era o meio de transporte de Shiva. Já outros fiéis garantem que Krishna era um pastor. Junte isso ao fato de que a vaca fornece aos humanos o leite, importantíssimo na dieta indiana. Com isso, as Dharmaśāstras, leis hindus, definem como deve ser a alimentação dos fiéis – e o resultado é que muitos deles são vegetarianos.

Mas isso não é uma garantia de vida segura para as vaquinhas indianas. Como o país também tem centenas de milhões de muçulmanos e outros tantos milhões de cristãos, é na mão desses que o mercado de consumo de carne prolifera. Em cidades de grande população islâmica, inclusive, é fácil achar restaurantes que tenham bife no menu. E, acredite se quiser, em 2014 a Índia se tornou o país que mais exporta carne bovina no mundo, desbancando o Brasil.

Ao mesmo tempo, a Índia tem o menor consumo de carne bovina do mundo: apenas quatro quilos por pessoa anualmente, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). No Brasil o consumo é só 20 vezes maior.

Contradição? Talvez, mas também a prova de que a Índia é um dos países mais complexos e diversos do planeta. Para saber mais sobre o vegetarianismo na Índia (e entender o papel da vaca para os hindus), leia nosso texto sobre o assunto. Neste texto a ideia é outra: te mostrar como as vacas são parte fundamental de uma viagem para a Índia, uma marca registrada do país.

Elas estão nas ruas das cidades

E não escapam nem do Holi, o famoso festival das cores. Você vai encontrá-las nos mercados, nas praças e na frente das lojas. Cheguei a ver algumas delas entrando dentro das lojas (e causando uma enorme bagunça nessas horas).

Veja também: Holi, o festival indiano das cores

Vaca-rishikesh

Oi pra vocês 🙂

Vaca no Holi

De boas no Holi

vaca é sagrada na índia?

Batendo papo na praça

Elas estão nos mercadinhos de rua

Vaca em varanasi, Índia

Ok, nem só de vacas vive o mundo bovino. Mas da (quase) na mesma (Foto: Jorge Royan, Wikimedia Commons).

Elas fazem amizade facilmente. Né?

vaca na Índia

vacas são sagradas na Índia

Eita bicho folgado (Foto: lamoney, Wikimedia Commons)

Elas estão lá mesmo no inverno…

E de boas com a neve. Como essas duas, em Manali, cidade que guarda a principal estação de esqui da Índia. E sim, neva na Índia. Afinal de contas, parte do Himalaia fica lá.

Vaca sagrada Índia

Elas estão lá no verão…

E adoram uma praia. Em Goa, por exemplo, as vacas estão sempre tomando um sol. Até quando você menos espera encontrar uma por perto.

vaca sagrada na Índia

 Vaca sagrada na Índia

Vaca na Índia

vacas na Índia

Elas estão no meio da multidão

E fazem sucesso, como nessa cerimônia religiosa, em Varanasi, cidade às margens do Rio Ganges. Não viu a vaca? Olhe direito.

Vaca indiana

a vaca é sagrada na Índia?

Elas estão até na fila do pão. Ou melhor, do bebedouro

Vaca tomando água

Confesso que eu nem lembrava que tinha tantas fotos de vacas no meu computador. Mas sabia que um dia, mesmo que anos depois, elas seriam úteis.

Vaca na Índia

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

12 comentários sobre o texto “As vacas sagradas da Índia

  1. Bom dia Rafael, pretendo fazer uma viagem pra lá no ano que vem e sou vegetariano, gostaria de saber se lá, eles não usam nenhum tipo de carne pois não quero correr o risco de comer frango ou peixe sem saber, Obrigado Man!

    1. Muito complicado isso acontecer, Heverton. Até produtos como pasta de dente precisam estar identificados como sendo totalmente sem partes de animais.

      Dá pra achar carne, mas você saberá quando a comida leva isso.

      Abraço.

  2. Fui à India em Janeiro e pensava que as vacas eram tratadas como algo sagrado. Que decepção: elas na rua comendo lixo. Por que não soltam no seu habitat natural onde vão comer a sua verdadeira comida?

  3. Que ótimo post. Adorei as fotos das vaquinhas, estou tentando virar vegetariana 🙂 e tenho muita vontade de conhecer a India. Especialmente a cidade na qual se declarou vegetariana.

    1. Que bom que gostou, Josine.

      A Índia tem algumas cidades onde o consumo de carne é proibido mesmo. Lugares 100% vegetarianos.

      Abraço,

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.