fbpx
Tags:

Vem conhecer Bangkok de um jeito diferente!

O que você pensa quando imagina uma atração cultural numa cidade? Quais programas te levam a visitar um lugar ou fazem você sair de casa na sua própria cidade? Como podemos contribuir para a preservação e o desenvolvimento de um destino?

Essas são algumas das perguntas que nos fazemos na hora de pensar o turismo aqui no 360meridianos, e é com elas em mente que elaboramos o nosso Guia de Bangkok: Viagens Criativas e Sustentáveis, que enviaremos hoje para os membros do Clube Grandes Viajantes.

Ebook de Bangkok - Viagens Criativas e Sustentáveis

O e-book é o primeiro guia da série “Viagens Criativas e Sustentáveis”, um projeto que já vínhamos tentando tirar do papel há muito tempo, mas que só foi possível graças a contribuição dos assinantes. Ele foi elaborado a partir dos quase 70 textos já publicados sobre a Tailândia – sendo a maior parte deles sobre Bangkok – e de informações reunidas em diversas visitas ao país.

São 174 páginas de informações escritas e selecionadas por nós. Procuramos responder aos questionamentos que podem surgir ao planejar uma viagem para Bangkok e propor uma abordagem diferente do destino, com explicações sobre a cultura e o modo de vida locais e valorizando iniciativas de moradores, tudo isso sem deixar de lado as grandes atrações tradicionais.

A partir de agora, os assinantes vão receber um guia da série a cada três meses, com um destino votado por eles. O próximo já está no forno e será sobre a Cidade do México.

Bangkok, a incrível capital da Tailândia

Prepare-se para desembarcar com a gente em uma metrópole fascinante, que mistura modernidade e tradições milenares, história e religião, ruas que se entrelaçam em caos e avenidas largas e imponentes, festas intermináveis e refúgios de tranquilidade.

Os mercados repletos de sabores exóticos para os paladares ocidentais, tuk tuks que cortam as ruas de uma ponta a outra da cidade, estátuas de Buda por todos os lados e bairros que nunca dormem fazem dessa cidade um lugar único. 

A cidade, que começou como um pequeno centro comercial e portuário, foi promovida e virou sede do Reino de Sião, no século 18, depois que os birmaneses (hoje Myanmar) devastaram a antiga capital, Ayutthaya. De lá para cá, Bangkok cresceu e se tornou um verdadeiro polo comercial, financeiro e cultural para o Sudeste Asiático e um dos destinos turísticos mais visitados do mundo.

Bangkok tem muitas caras que agradam desde o mais aventureiro dos mochileiros até aqueles que buscam luxo, restaurantes estrelados e bares modernos e sofisticados. Vem descobrir mais sobre ela com a gente?

Guia de Viagem Bangkok Guia de Viagem Bangkok

O que é o turismo criativo?

Até a década de 1990, investir em turismo significava construir museus, monumentos grandiosos e planejar grandes eventos. É por isso que em qualquer cidade europeia – pequena ou grande – tem um museu com um tema aleatório, como museu do papel, museu do relógio e até dos esgotos.

Isso, no entanto, não gera o retorno aceitável e as cidades acabam com atrações bastante parecidas entre si. Por isso, e também por questões econômicas, os anos 2000 foram marcados por uma mudança no entendimento do que era uma atração turística. Segundo Greg Richards, especialista no tema, o foco passou a ser o uso das novas tecnologias para a diversificação e fragmentação da produção cultural, que passa a ser vista também como um meio de criar identidades, apoiar a criatividade e estimular a coesão: ou seja, voltada não só para os visitantes, mas para os residentes.

A percepção do autor é que a tendência do turismo criativo ou cultural é uma mudança da valorização da cultura tangível para a intangível. Cada vez mais há interesse na cultura popular, em tradições e narrativas diferentes. A arte de rua, por exemplo, emerge com um fator importante nas cidades, às vezes tanto quanto os museus.

O turismo criativo também foca em proporcionar experiências aos visitantes, como cursos diversos, que permitam ao turista ter um contato maior com a cultura local. Daí a necessidade de promover oportunidades para que não só os turistas possam desenvolver seu potencial criativo, mas também se comprometam e participem ativamente dos modos de vida e das experiências típicas dos locais que visitam.

Clube de Assinaturas Grandes Viajantes

O Clube de Assinaturas Grandes Viajantes é um lugar para apaixonados por viagens e literatura. Todo mês, enviamos um ebook com um relato de viagem raro, de algum escritor(a) especial. Além disso, tem diversas recompensas exclusivas para quem fizer parte do clube.

Guia de Bangkok: viagens criativas e sustentáveis

São duas categorias, de 9 ou 19 reais por mês, apenas!

A categoria de 9 reais, chamada Amelia Earhart, em homenagem à pioneira da aviação, inclui como vantagem o envio do ebook mensalmente. Além de uma ilustração especial baseada no relato, para usar como pôster, cartão-postal ou fundo de tela. Assinantes dessa categoria também recebem um guia de viagem trimestral, de um destino votado pelos membros do clube.

 

Já na categoria de 19 reais, cujo nome é Nellie Bly, a primeira pessoa a dar a volta ao mundo em menos de 80 dias, você recebe as mesmas vantagens da categoria anterior, mas também tem acesso aos nossos grupos de discussão, oficinas de escrita e narrativas de viagem, e lives mensais exclusivas.

Como assinar? Passo a passo:

1. Entre na nossa Campanha e clique para assinar o projeto
2. Selecione em qual das categorias deseja contribuir: Amelia Earhart – 9 reais; ou Nellie Bly – 19 reais;
3. Crie sua conta: será necessário informar dados como nome, email e telefone.
4. Selecione o método de pagamento: Cartão de Crédito ou Boleto Bancário. Você poderá editar, cancelar ou reativar a assinatura a qualquer momento!
5. Efetue o pagamento. A cobrança será feita recorrentemente, todo mês, no mesmo dia da assinatura
6. Pronto! Você já é um membro do Grandes Viajantes, o Clube de Assinaturas 360meridianos!


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.