fbpx

Qual a melhor época para ir para a Tailândia?

Com duas costas com regimes climáticos opostos, praia, montanha, floresta tropical e monções, a Tailândia, apesar de não ser um país assim tão grande, pode dar uma dor de cabeça em quem vai colocar as férias no calendário. Por isso, se você quer uma solução rápida para seus problemas, vou ser curta e grossa: a melhor época para ir para a Tailândia é entre novembro e fevereiro. Agora vamos ao porquê.

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Melhor época para ir para a Tailândia

A Tailândia tem clima tropical, quente e úmido, com duas estações bem definidas:

  • o verão (ou estação chuvosa), que vai de maio a outubro
  • e o inverno (ou estação seca), que vai de novembro a abril

Sendo assim, se você quer fugir da chuva (sempre bom, né?), tem que ir entre o fim e o início do ano.

melhor época para viajar para a Tailândia

Só que os meses que vão entre março a maio são bem quentes, então, o melhor mesmo é viajar até fevereiro para pegar as temperaturas mais amenas. Não que seja impossível viajar para lá em março e abril, você só vai torrar mais um pouquinho. Entendeu?

Agora você me pergunta: “Mas eu não posso viajar entre novembro e fevereiro, só tenho férias sei lá quando. Compensa ir nessa data?”. No fim das contas, eu acho que a melhor época mesmo pra gente viajar é quando a gente pode ir. A menos que se trate de situações extremas, os locais continuam vivendo normalmente suas vidas apesar do clima.

Ilhas do golfo da Tailândia

Foto: Júlia Furquim

No caso da Tailândia, o período de monções já chegou a causar com grandes enchentes, chuvas que duram dias e desabamentos em alguns anos. Porém essa situação não é a mais recorrente. Na maior parte dos anos, as monções são marcadas por chuvas torrenciais diárias, mas que se restringem a um momento do dia, como o fim da tarde ou o começo da manhã e duram entre uma e duas horas. Durante o resto do dia, o tempo pode permanecer nublado.  Embora possa ser uma inconveniência, as monções na Tailândia não costumam, via de regra, causar tantos estragos como em outros países da região.

Independentemente da sua decisão, é sempre bom checar a tendência para os dias da sua viagem quando estiver próximo à data de partida. É que o tempo pode te pegar desprevenido e acabar causando contratempos no seu roteiro. Em outros casos, pode ser que você dê sorte e pegue uma semana boa, mesmo tendo resolvido viajar no período chuvoso. Estando preparado, você pode planejar um roteiro de acordo com a previsão do tempo. Um bom site para fazer isso é o wheather.com.

Phuket, Tailândia

As monções na Tailândia

Pra gente entender o que fazer para lidar com problemas de tempo na Tailândia, temos que primeiro entender como funciona o maior problema de tempo no país: o regime de monções. As monções na Tailândia são meio confusas, porque o país tem duas costas em mares diferentes. Na costa oeste (Mar de Andaman, onde ficam Phuket e Phi Phi), a temporada de chuvas vai de abril a outubro. Já costa leste (Do Golfo da Tailândia, onde ficam as ilhas Ko Samui e Ko Tao), as monções vão de setembro a dezembro.

Veja também: Guia de monções asiáticas

A costa mais famosa e turística, a que a maior parte das pessoas vai quando visita a Tailândia, é a costa oeste – das ilhas Phi Phi -, ou seja, pegam o regime de monções que vai de abril a outubro, o que coincide com o que eu disse lá em cima que é melhor viajar entre novembro e fevereiro.

Agora, se você precisa ir pra lá no meio do ano, o que fazer? Embora essa não seja a melhor época para ir para a Tailândia, há a alternativa de visitar a costa leste para fugir da chuva, e vice-versa. Na minha primeira viagem pelo país, nós nos confundimos com essas costas e, achando que estávamos fugindo das monções, fomos justamente para as praias que estavam sofrendo com elas na época. Aí já viu, né?

É bom também frisar que nas ilhas, as chuvas costumam ser mais intensas que no continente e causar mais estragos. Phuket, por exemplo, costuma ter que lidar com enchentes e alagamentos de pequenas proporções anualmente, e é comum que as chuvas se estendam por horas e até por um dia inteiro.

Por isso, um lugar que você pode optar por visitar nesse período é a cidade de Chiang Mai, um importante destino turístico no norte do país. Apesar da região também ser afetada pelo regime de monções (entre maio e outubro) – ou seja, vai chover -, por ali as precipitações são bem mais amenas que no litoral: chove, por ano, apenas 1.100 milímetros, em média. Só para você ter uma ideia, em Phuket, a média anual de chuvas é o dobro que em Chiang Mai. Na capital, Bangkok, o período de monções é o mesmo que em Chiang Mai – de maio a outubro.

Em resumo, a melhor época para ir Tailândia e fugir das monções varia entre as três regiões: 

COSTA LESTE (MAR DE ANDAMAN):

Onde ficam as ilha Phi Phi, Phuket, Krabi, Ko Lanta e Trang. Evite os meses entre abril e outubro.

COSTA OESTE (GOLFO DA TAILÂNDIA): 

Ko Samui, Ko Tao, Ko Chang e Ko Kood. As monções ocorrem entre setembro e dezembro.

CENTRO DO PAÍS: 

Fora das praias, onde ficam as principais cidades da Tailândia, como Bangkok, Chiang Mai e Ayutthaia. Nessa região, as monções vão de maio a outubro. Mais ao norte, na região montanhosa de Ching Mai, a pluviosidade média anual é bem mais baixa que nas praias.

Verão na Tailândia: temperatura média e outras dicas

Por estar na zona tropical, a Tailândia não sofre grande variação de temperatura ao longo do ano. Em geral, o país se mantém entre os 22ºC e os 35º C, com alguma variação entre as temperaturas médias das regiões, como veremos a seguir. Por ser também um clima bastante úmido, a sensação térmica pode ser mais alta que isso devido a uma intensa transpiração. Por isso, é importante lembrar de colocar na mala muitas roupas leve e de tecidos transpiráveis, além de algumas lenços umedecidos para se refrescar ao longo do dia. Também é importante se manter bastante hidratado em climas como esse.

Em Bangkok, a temperatura média fica entre 22ºC e 35º C, sendo abril o mês mais quente (entre 26º C e 35º C) e dezembro o mais fresco (entre 22º C e 31º C).

No norte e nordeste do país, por se tratar de uma região mais montanhosa e mais seca, o calor e a sensação térmica costumam ser menos intensos. No inverno do hemisfério norte – entre dezembro e fevereiro – as mínimas podem chegar até mesmo aos 14º C. No verão, as máximas chegam aos 36º C.

Já nas ilhas, os termômetros voltam a subir, ficando entre os 25ºC e 31ºC o ano inteiro, porém com uma grande umidade do ar (e o mar ali do lado pra dar aquela refrescada).

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (2 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

132 comentários sobre o texto “Qual a melhor época para ir para a Tailândia?

  1. Olá Natalia e equipe fo 360meridianos, muito obrigada pelas informações sobre a Tailândia onde eu e meu marido planejamos ir em março próximo. Estão ajudando bastante. Gostaria de saber se o valor estimado de passagem continua em torno de 4 mil? Se o valor contempla ida e volta? Se tem uma companhia aerea que tenha melhores preços que outra? Como passaremos 30 a 35 dias viajando pelo sudeste asiatico que outros países sugere visitarmos ? Abs e obrigada

    1. Olá Regina,

      Ainda é possível encontrar passagens nesse valor, porém está mais difícil. Elas em geral estão mais caras, em torno de 5 mil ou até mais 😰. E, sim, o valor contempla ida e volta. Você pode visitar também o Vietnã, Camboja e Laos. Em geral esse é o roteio do pessoal no sudeste asiático.

      Um abraço!

  2. O filme “FOME DE SUCESSO” me animou a saber mais sobre a Tailândia e gostei muito do que conheci.
    Gostaria de ter acesso ao E-book de Natalia Becattini pois amo viajar conhecendo lugares e cultural!

    1. Oi Rosa! Estamos com problemas técnicos no formulário do Ebook, mas estamos trabalhando para resolvê-los em breve! Peço desculpas por isso! 🙁

  3. Natália, meu nome é Rogério quero ir à Tailândia para um tratamento com células tronco acho que é em baikock não sei como se escreve direito,mas gostaria de saber os valores do vôo do Brasil a Tailândia

    1. Olá Rogério, os valores variam muito de acordo com a época do ano e a procura, mas em geral saem a partide de R$ 3500…

      Abraços!

  4. Olá ? vou de lua de mel. Gostaria de ir à Tailândia. Nunca saí fora da Europa e sabemos falar pouco inglês. No entanto pode mos escolher a altura pelo que li em Novembro é uma boa altura. Para visitar ilhas phi phi e etc… Ainda tenho muitos receios pode dar me dicas para ter uma boa viagem e segura. Beijinhos parabéns pelo blogue. ? se poder enviar algo pro meu email fico grata. lisamarquescbc17@hotmail.com

    1. Ei Elisa, não precisa ter muito medo, a Tailândia está preparada para o turismo. É bem seguro viajar para lá. Você só precisa ficar preocupada com golpes contra turistas, gente que vai tentar fazer você pagar mais do que deveria pelas coisas. Mas isso você tem que ver em cada situação. Aqui tem alguns posts que podem te ajudar: https://www.360meridianos.com/dica/golpes-comuns-na-tailandia e https://www.360meridianos.com/dica/o-que-nao-fazer-na-tailandia

      Abraços e boa viagem!

    1. Olá Tony, em setembro é o fim das monções na costa do Mar de Andaman e início no Golfo da Tailândia. Mas pode ser que pegue chuva sim… Também vale a pena explorar o norte do país nessa época…

    1. Oi, Gisele! Meu nome é Grasiela e estou querendo ir para Tailandia na segunda quinzena de fevereiro, também sozinha. Quando você está querendo ir? Podemos combinar de irmos juntas.

      1. oi meninas!!! tbm to planejando ir sozinha!!! me contem a experiencia dps..pq tbm estou preocupada de ir sozinha c minha mochila..rs.. bjss

  5. Ola Naty!
    Nossa quanta informacao maravilhosa.

    Estava pensando em ir em Dezembro. Ja que nessa epoca evita se esse tempo de chuva. O q vc acha?

    8 dias é suficiente?
    Qual a moeda?

    Precisa se de vacina??

    Vc sabe os valores das balsas para as ilhas Phi phi e may?

    1. Chrys,

      Obrigada! Como eu disse, a melhor época é a que a gente pode ir 🙂
      Não sei o que vc quer dizer com “suficiente”. 8 dias não é muito tempo, vc vai ver pouca coisa, ainda mais com uma viagem tão longa, mas se é o que vc tem, dá pra aproveitar.
      A moeda é o baht. Você pode trocar lá diretamente por dólares ou euros.

      Precisa de vacina para febre amarela.

      Sobre Phi Phi: https://www.360meridianos.com/dica/phi-phi-e-phuket-ilhas-tailandia

      Me parece que vc ainda está bastante no começo da sua pesquisa, sugiro ler outros posts no blog.

      Abraços

  6. Nath, adorei seu post! Mas posso ir lá em agosto ou setembro, por conta do trabalho, mas enfim, se podemos nesua época, nela que iremos!=)
    Vc lembra qnt gastou, mais ou menos com a viagem? Andei dando uma olhada e vi que o aéreo é bem puxado, mas e lá? Como é?

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.