fbpx
Tags:
Atlas: Braga, Portugal

5 curiosidade sobre Braga, Portugal

Braga é uma cidade no norte de Portugal, na região do Minho. É a terceira maior cidade de Portugal, com construções históricas barrocas, festas e festivais famosos no país, comida deliciosa, ruas bonitas e agradáveis de se passear. Além disso, tem uma história tão rica e interessante, que antes de contar para vocês o que fazer por lá, decidi compartilhar algumas curiosidades sobre a cidade que descobri durante a minha visita!

Leia também:

O que fazer em Braga: Roteiro de um dia

Onde ficar em Braga: dicas de hospedagem

Visita ao Santuário de Bom Jesus do Monte, em Braga

Roma portuguesa

curiosidades-de-braga-portugal-igreja

Braga é um cidade com duas coisas em abundância: jardins floridos e igrejas. Ok, talvez fora da temporada de primavera / verão não sejam tão floridos assim, mas as igrejas, capelas e santuários são mais de 15! O que é impressionante, porque a maioria delas se concentram no centro histórico, que é pequeno e completamente possível de caminhar inteiro. Isso é o motivo por trás do título de “Roma Portuguesa” e não é uma questão aleatória.

curiosidades-de-braga-portugal-se

Sé de Braga

É que, no século 16, o arcebispo da cidade voltou de Roma e achou que era uma boa ideia construir várias praças e igrejas assim como a capital italiana. Por isso, Braga é a cidade portuguesa com mais igrejas por metro quadrado.

Bracara Augusta

Braga é a cidade mais antiga de Portugal. Sua fundação vem do período antes de Cristo, ou seja, está aí há mais de dois mil anos. Inicialmente, foi fundada por um povo de origem celta, os Brácaros. Mas por volta do século 2 a.C. foi dominada pelos romanos, que na época eram comandados pelo Imperador Augusto. Resultado? O nome da cidade passou a ser Bracara Augusta. E assim foi por muitos e muitos anos, próspera, capital da província da Galécia (hoje, a Galícia e parte das Astúrias, na Espanha), até a queda do Império.

braga-portugal-termas_de_maximinos

Termas da Cividade. Crédito: Manuel Anastácio – CC BY 3.0

Infelizmente não há muitos lugares para se visitar desse tempo, somente a Fonte do Ídolo, as Termas Romanas da Cividade e o museu de Arqueologia. Supostamente, abaixo de toda a cidade que vemos hoje há ruínas romanas e boa parte das igrejas do centro histórico ou tem fundação em algum antigo prédio romano – a Sé de Braga, por exemplo, foi construída sobre as ruínas de um Templo da deusa Ísis. Mas não é permitido fazer escavações nessa área porque os prédios medievais são monumentos nacionais tombados.

Os dias da semana

curiosidades-de-braga-portugal-inscricao-romana

Inscrição romana na entrada da Igreja Sé de Braga

Se você, como eu, sempre se perguntou por que diabos em português nós contamos os dias da semana de forma diferente do inglês e do espanhol, a resposta está em Braga. É que no período de transição entre o domínio romano e a conquista cristã portuguesa, houve uma grande transformação na cara da cidade, inclusive nos aspectos linguísticos: tudo que era considerado pagão precisava ser transformado.

Assim, os dias da semana, que antes era contatos como: Lunae dies, Martis dies, Mercurii dies, Jovis dies, Veneris dies, Saturni dies e Solis dies, ou seja, de acordo com os planetas e deuses romanos, passaram a ser Feria secunda, Feria tertia, Feria quarta, Feria quinta, Feria sexta, Sabbatum, Dominica Dies, o que derivou para a segunda-feira que dizemos hoje na língua portuguesa.

Caminho de Santiago

A ligação entre Braga e Santiago é antiga. Hoje, no lugar onde fica a Catedral em Santiago, na Galícia, onde alega-se que foram descobertos os restos mortais do apóstolo Tiago, existiu um povoado romano. Passava por ali uma estrada romana chamada Via XIX, que ligava a Bracara Augusta a outra cidade, Astúrica Ausgusta.

É que Santiago de Compostela mesmo só foi fundada por volta de 812, quando descobriram o suposto corpo do apóstolo e a cidade se desenvolveu por conta da importância religiosa e como um destino de peregrinação, um período importante também para Portugal com a reconquista cristã e a fundação do país.

fonte_sao_tiago_braga_portugal

Fonte de São Tiago. Crédito: Joseolgon – CC BY-SA 3.0

Braga é uma das cidades de que se parte para fazer o Caminho de Santiago Português, inclusive se você caminhar dentro da cidade seguindo as marcações no chão, partindo da Sé de Braga, encontrará a Fonte de São Tiago, construída em 1531, na rua da Cónega,

Cidade jovem

Apesar dessa longa história e tanta religiosidade, Braga é uma cidade jovem. Uma das mais jovens da Europa, inclusive, ao se observar a porcentagem de habitantes mais novos em relação a idosos. O fato de ser uma cidade universitária, por conta da Universidade do Minho, ajuda bastante.

curiosidades-de-braga-portugal-jovens

Em 2012, Braga foi selecionada como Capital Europeia da Juventude, um titulo concedido pelo Fórum Europeu da Juventude, e que durante o ano desenvolve várias iniciativas culturais, sociais e políticas focadas na juventude. Um legado disso até hoje é a Noite Branca, uma festa em setembro que dura 48 horas e chega a atrair cerca de 300 mil pessoas com uma programação de shows, festas, feiras e outras atividades. Infelizmente, eu visitei Braga um dia antes do início da festa.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 comentários sobre o texto “5 curiosidade sobre Braga, Portugal

  1. uma cidade muito interessante pela sua história .fiquei muito curioso em conhece la .vou coloca la em meu roteiro de viagem

  2. A ORIGEM DA MINHA FAMÍLIA É DESSA CIDADE, E ESTOU ENCANTADA COM TUDO QUE FIQUEI SABENDO AQUI; OBRIGADA, JÁ AGENDEI UMA VIAGEM PRA LÁ COM O INTUITO DE BUSCAR MINHAS RAÍZES, AINDA MAIS AGORA COM SEU INCENTIVO; CONTINUE INSPIRANDO AS PESSOAS E VIAGE O QUANTO DESEJAR. FELICIDADES

  3. Olá Luiza, gostei muito de todas as informações…
    Eu como muitos Brasileiros estou querendo meter a cara em outro País… E vi que essa cidade é muito bacana…
    Como é em questão de emprego?
    Área de garçom…sempre tem por ae?
    Grato… espero que possa me ajudar…

  4. Braga é sem dúvida uma bela cidade. Vivo tão próximo de Braga que por vezes a sua beleza passa despercebida por estar tão habituado a frequentar a cidade. Mas é definitivamente uma das mais belas cidades portuguesas.

  5. Olá. Quero ir ao festival de órgão de Braga. De 27 de abril a 6 de Maio de 2018.

    Devo ir sozinha.

    Alguma dica?

    Clima.

    Hospedagem.

    Já fui a Portugal 3x.
    Conheço mais a região de Lisboa.

    Obrigada.

    Angelica.
    Goiânia. Goiás. BRASIL.

  6. Olá Luiza,

    Estou querendo passar um mês em Braga com meu marido e 3 filhos, vc recomenda locação de casa/ap por onde? Queria saber tb sobre saúde e educação na cidade…

  7. Olá Luiza, amei as dicas de vcs! Já montei um pré roteiro e queria saber sua opinião (sua bençao) rs!
    Chegaremos em Lisboa – 4 dias
    5to dia- Bate e volta Sintra
    6to dia- Bate e volta Fatima
    7to dia – Coimbra (pernoite)
    8to dia – Aveiro
    9 dia – Porto (2 dias)
    Daqui de Porto queríamos seguir para Madri. Tem trem de Porto para Madri?
    O que vc sugere??
    Um detalhe básico, estarei com minha mae e meus filhos, 21 anos, 5 anos e 3 anos.
    Sobre a temperatura nessa época?
    Vamos 16 de Dezembro a 25 de Janeiro!
    Gostamos demais das dicas do Blog. Vcs são ótimos!!!

    Fiquei com uma dúvida sobre o hotel da porta azul em Massarelos, qdo diz quarto duplo seria o que? Esse quarto contemplaria eu, minha filha, mae e as 2 crianças? 68 euros???
    Aguardo suas orientações!!
    Estou procurando dicas de hospedagem para Lisboa e Coimbra.
    Bjos

    1. Oi Paula,

      Já respondi boa parte das suas dúvidas em outro post.

      O tempo é muito imprevisível, mas costuma ser bem frio e chuvoso nessa época do ano.

      Quarto duplo é um quarto para duas pessoas. Como vocês são 3 adultos e duas crianças, ou alugam um apartamento, ou reservam dois quarto num hotel (um duplo e um triplo).

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.