Categorias: Crônicas de Viagem

O que as pessoas pensam do Brasil no exterior

Vamos ser sinceros: somos um país difícil de ignorar. Não é só porque ocupamos uma boa porção de terra por estas bandas da América do Sul. Temos o 5º maior território do mundo, a 6ª economia e ocupamos o 5º lugar na população mundial. Mas não é só isso. Basta pronunciar Brasil e boa parte do mundo se lembra imediatamente de festas, carnaval, praias lindas e biquínis.  E como esquecer da nossa hegemonia no esporte mais popular do mundo? Qualquer criança sabe pronunciar, ainda que com sotaques engraçados, os nomes de Ronaldinho, Kaká e Romário.

Mas não se enganem, amigos tupiniquins, por mais que o nosso país não seja um mero desconhecido no mapa-mundi, as informações que as pessoas lá fora têm sobre a gente podem ser bastante distorcidas. Assim como nós criamos imagens e estereótipos que raramente correspondem à realidade dos outros países. Veja agora algumas situações engraçadas pelas quais passamos quando revelamos nossa nacionalidade mundo afora.

Brasil, um país tão pequeno!

Escutamos essa frase inúmeras vezes, acredite se quiser. Na maior parte das situações tivemos a sensação de que a pessoa que proferiu tal absurdo nunca tinha ouvido falar na nossa ilustre terrinha. Sim, quando comparado com Júpiter, o Brasil é minúsculo, mas não somos exatamente difíceis de encontrar em um mapa, concordam?

O Brasil faz fronteira com muitos países, mas, não, nenhum deles fica na Europa.

“De onde vocês são?”

“Do Brasil”.

“Brasil? Fica perto da Bélgica?”

“Hun, não!”

“E da Inglaterra?”

“…”

Tradições matrimoniais duvidosas

Uma amiga de trabalho da Hungria foi até a minha mesa.

“Queria te perguntar uma coisa sobre o Brasil. Acabei de ler em um site de notícias húngaro que as mulheres brasileiras têm a tradição de não usarem calcinha no dia do casamento! Achei muito engraçado! É verdade?”

“O que? Nunca ouvi falar disso em toda a minha vida! De onde eles tiraram isso?”

Bom, eles tiraram daqui, ó.

Acho que a tradução do Google do português para o húngaro deixa muito a desejar, não é mesmo?

A música mais famosa do Brasil não é “Ai se eu te pego”

Ouvimos a mesma pergunta incontáveis vezes, em vários países diferentes e de pessoas de todas as nacionalidades.

“Brasil? Vengaboys! Vocês conhecem?”  E terminavam cantando desafinadamente algo parecido com “Brasil la la lala lalalaia”

Por um bom tempo, não entendemos nada. Porque essas pessoas vinham falar com a gente sobre Vengaboys? Essa nem é uma banda brasileira! Até que descobrimos o vídeo:

Pois bem, amigos. Essa é a música que as pessoas se lembram quando você diz que é do Brasil:

Dilma, pode ficar feliz. O programa Luz para Todos é um sucesso no Nepal!

“Então vocês vêm do Brasil, certo?”, perguntou o moço da lavanderia em Katmandu.

“Sim”

“O Brasil é muito famoso. Vocês sabem por quê?”

“Futebol? Carnaval? Praias?”

“Não. Eletricidade!”

“…”

Velozes e Furiosos é cultura!

Pegamos carona com nosso chefe indiano para ouvir a seguinte pérola:

“O Rio de Janeiro, é muito parecido com Daramshala, não?”

Daramshala é uma vila indiana que fica no Himalaia, próxima à residência oficial do Dalai Lama, Mcleod Ganj.

“Que? Não!”

“É sim, eu vi no Velozes e Furiosos 4. O Rio é uma vilazinha!”

“Que lugar é esse, meu deus?” Foto: Divulgação

E eu não vou nem contar das vezes que me perguntaram se eu falava espanhol, porque essa já é clássica!

No entanto, queridos leitores, devo dizer que o mundo não é formado apenas por pessoas que bombaram em geografia. Um colega nosso, do Djibuti, sabia muito mais sobre o nosso país do que nós sabíamos sobre o dele, chegando a conseguir falar o nome da atual e do nosso ex-presidente. Um outro amigo, da Sérvia, foi o único estrangeiro que eu já ouvi dizer que detesta Paulo Coelho (menino sábio, esse!), já tinha assistido aos dois Tropa de Elite e veio comentar comigo sobre uma greve da polícia no Rio, que aconteceu no início do ano.

E vocês, têm alguma história engraçada? Conta aí nos comentários!

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

Ver Comentários

  • Aqui na Itália muitos:

    Por exemplo:

    você gosta da montanha, mas como é que pode? você nasceu de frente pro mar!! Eu respondo: sim, aquele grande mar que passa no meio de Brasília. O povo de fora acha que no Brasil só existe mar. Uma vez eu fui um passeio na montanha com uma amiga minha de Brasília e um rapaz de uma cidade italiana chamada Napoli disse para ela? Mas você não vai para a praia? Ela disse que não porque prefere a montanha, ele respondeu rindo: puxa mas você tem a pele escura e ela respondeu: porque proibiram as pessoas de pele escura de ir para a montanha?? Como vocês podem ver a ignorância tem em todo lugar

    Outras perolas: no Brasil todo mundo morre de fome, todo mundo é preto, todo mundo mora na favela, toda mulher é prostituta, só existe o Rio e o Nordeste, quem não mora na favela mora na selva e o povo aqui so usa roupas estampadas com flores.

    Uma vez meu marido, na época meu namorado veio de Roma para o Brasil com um amigo e nos encontramos no Rio. Um dia o amigo dele (um completo imbecil) me pergunta: mas onde estão as mulheres que caminham na rua só de biquíni, eu vejo só gente vestida?? Sim porque as pessoas vão trabalhar de biquíni, fazer compras de biquíni...Na noite eu levei os dois para as "noites cariocas" e o tipo ficou parado igual a um poste porque segundo ele pelo fato de ser italiano as mulheres iam ficar grudadas nele tipo imã de geladeira, ficou sozinho o ridículo.

    Um dia eu tava com o meu cachorro e se aproximou um cara que tava com o cachorro dele, a gente tava conversando normalmente até o momento que eu disse que era brasileira. O cara achava (como muitos aqui) que eu era da Sardenha e até ali eu não era interessante. Quando eu disse que era brasileira o cara começou a fazer propostas eu cai fora!!

    A mesma chatice para cerveja e futebol, eu não bebo e isso para eles é estranho visto que todos os brasileiros são bebuns

    e a lista não acaba aqui :)))

  • eu tenho 13 anos e sempre vão pessoas fazerem intercambio na minha escola e um dia uma americana disse que achava que achava que ia encontrar muitos índios e selvas.O mais engraçado foi quando ela descobriu que quem tinha em ventado o avião era um brasileiro e não aqueles irmãos americanos que não me recordo o nome hehe.

    • Desculpe informa-lo, mas o inventor do avião realmente foram os irmãos wright, santos dummont inventou o primeiro avião com trem de pouso ;)

  • Natália, aconteceu comigo em Veneza ano passado: num vaporeto uma jovem asiática me pediu algumas informações e, conversa vai, conversa vem, surgiu o de onde vc é? Ela era Coreana, e eu brasileira...mas Brasil? Onde fica o Brasil? Nossa, meu mundinho caiu! Até então nunca tinha conversado com alguém que simplesmente nunca tinha ouvido falar da gente! Rs

    • Sério mesmo, Fernanda? E dizem que a Coreia tem uma educação de qualidade. Quer dizer, se a pessoa abriu um mapa mundi uma vez na vida, ela tem que ter visto o Brasil. A gente não é exatamente uma ilha perdida no pacífico...

  • Estou morando nos EUA por uma ano, e na minha escola todos sabem que sou do Brasil. Eles acham estranho eu comer abacate com acucar. porque aqui eles comem com sal. Tambem vivem me perguntando como vao meus pais em Portugal. (?) So porque falamos portugues nao somos de portugal. kkkkk
    Nossa, posso inumerar dezenas de coisas que eles acham estranho aqui que e normal no Brasil. Vou voltar para o Brasil em julho agora, e nao vejo a hora. Gostei dos EUA, mas nada melhor que Brasil!

    • hahah essa coisa do abacate eu tenho que dizer: o mundo inteiro está errado! Nós somos o único país que come abacate com açúcar, acho isso mto estranho! Aproveita muito a sua experiência.

      Abraços!

  • olha, nem dá pra reclamar, porém nós somos tão ignorantes quanto eles. há anos atrás eu estava conversando com um cara de austin (texas) e perguntei pra ele sobre roupas de cowboy. ele ficou BEM chateado e me deu aquela resposta hahahaha

    sou negra e da bahia e, muita vezes, sou tratada assim em sp. além do estereótipo irritante do preguiçoso, o povo fala barbaridades e acha que eu devo ser aquela fã de axé e carnaval... quando eu falo que não sou muito chegada, tem gente que fica insinuando se eu tenho algo de errado. me poupe. salvador é muito mais do que a imagem que vendemos de axé e pelourinho, rs

    • Tbm acho que não dá pra reclamar não, Nadja! tem um monte de coisa que a gente não sabe, mas que é engraçado ouvir essas histórias, isso é. hahaha queria ver a cara desse texano quando você falou de roupa de cowboy!

      Abraços!

    • Nossa Neka! Esse aí é muito bem informado hein! Deve ser um fã do futebol brasileiro. =)

      Abraços e volte sempre!

  • Eu nunca viajei para o exterior, mas costumo praticar meu inglês em alguns chats gringos(nunca fiz curso, e acredito que não estou muito longe de ser fluente hahaha). O que eu mais visito é o do site Karaoke Party, e uma vez, quando eu disse que eu era do Brasil, uma pessoa me perguntou se era verdade que todos no Brasil são negros. Todos os anos, no meu colégio, vem 2 intercambistas para cá, e esse ano, um deles era de NYC. Ele falou para a minha turma, que ele veio para cá achando que iria ver muitos macacos, e que é assim que muitas pessoas acham que é o Brasil.

    • Laura,
      Você sabia que de quando em vez um crocodilo (Aligator) engole e mata uma criancinha ou um bicho de estimação nos pântanos da Flórida?

    • hahah uma amiga minha hospedou uma intercambista americana uma vez e a mãe dela ligava perguntando se ela via muito jacaré na rua. Que maluquice que é um estereótipo, não é mesmo?

      Obrigada por comentar e volte sempre! =)

        • hhaha pior que aqui em BH também tem um que vive na Lagoa da Pampulha. E de vez em quando ele vai passear no meio da rua...

  • Verdade... Já passei pela situação de uma irlandesa me dizendo "todos acham que a capital do Brasil é o Rio, mas eu sei que não! É Buenos Aires". Mas também já conheci um sueco que conhecia tudo de cinema nacional (ele viu até o Cheiro do Ralo e sabia pronunciar o nome em português) e um romeno que me parou na rua para dizer que tinha todos os discos do Roberto Carlos (creiam!) e que tinha reconhecido que eu era brasileira por causa do sotaque! Mas essa do Vengaboys eu nunca tinha ouvido, hehehe

    • Uma coisa que eu nunca vou entender é como eles confundem a capital da Argentina com o Brasil, viu. ahhaha e essa do Vengaboys é uma pérola!

      Abraços! =)

Compartilhar
Publicado por
Natália Becattini

Posts Recentes

O que eu vi do alto do campo base do Everest

*Por Silvia Paladino No dia 12 de outubro de 2023, eu cheguei ao acampamento base…

6 meses atrás

Como é a relação dos iranianos com o álcool

– Aí estão vocês, eu estava esperando! Venham!, disse, apontando para um beco que parecia…

6 meses atrás

Lençóis Maranhenses e o artesanato com fibra de Buriti

Chegar no povoado Marcelino é uma atração à parte na visita aos Lençóis Maranheses. Depois…

3 anos atrás

Como são os Cursos Domestika? Descubra como funciona a plataforma

A Domestika é uma comunidade criativa e que oferece diferentes categorias de workshops: do desenho…

3 anos atrás

Niède Guidon, a arqueóloga que mudou a Serra da Capivara

“Na Pedra Furada, abaixo de um local onde havia pinturas, escavamos tentando encontrar marcas do…

3 anos atrás

Comida saudável pra todos: comer bem e descolonizar o paladar

“Muita gente acha que comer saudável é cortar açúcar, por exemplo, entrar num mundo de…

3 anos atrás