fbpx

Como viajar de trem na Europa: todas as dicas para economizar

Nesse texto você encontra todas as dicas sobre viagem de trem na Europa: quais as vantagens e desvantagens, como comprar as passagens pela internet, como economizar, se vale a pena comprar um passe e quando é melhor optar pelo avião, carro ou ônibus?

Leia também:
5 ideias de roteiro de viagem de trem pela Europa
Roteiros de Viagem pela Europa: 10, 15, 20 e 30 dias prontos para usar
Roteiros na Europa: quantos dias ficar em cada cidade?

Trem Europa

Viajar de trem na Europa: quando vale a pena?

Viajar de trem na Europa vale a pena principalmente para trechos curtos ou médios, ou para viagens noturnas, caso você não encontre uma passagem de avião num horário ou preço decente.

Já para viagens mais longas durante o dia, viajar de trem é uma desvantagem, uma vez que você vai gastar muito tempo dentro dele.

Trem ou Ônibus na Europa

No quesito trem x ônibus na Europa, o ônibus costuma sempre ganhar no preço, ainda mais com as empresas low cost, como Flixbus. 

Porém, é uma opção que pode ser desconfortável e mais longa – muitas vezes até mais do que o transporte rodoviário no Brasil. Então, se você fizer uma viagem noturna, prefira o trem – mesmo que isso envolva um gasto de 10 ou 20 euros a mais.

Leia mais: Como viajar de ônibus pela Europa

Trem ou Aluguel de Carro na Europa

Quando o assunto é a relação trem ou carro na Europa, é preciso pensar seu roteiro como um todo. Se você for viajar apenas entre cidades maiores, o carro não compensa muito.

Mas em viagens dentro um único país, por exemplo a Itália ou Portugal, muita gente sonha em alugar um carro, porque essa opção te possibilita conhecer cidades menores e ver a paisagem. De fato, nesses casos, o carro é imbatível: chega em vilas e passeios pitorescos, onde o transporte público não alcança.

Cuidado, porém, com taxas extras: o deslocamento de carro entre países ou tentar pegar o carro numa cidade e devolver em outra pode sair muito caro.

Nesse texto, explicamos todas as pegadinhas e complexidades: Aluguel de carro na Europa: todas as dicas de viagem.

Trem ou Avião na Europa

Com as companhias aéreas low cost, viajar de avião na Europa pode ser muito mais barato do que fazer o mesmo deslocamento de trem. Mas caso você encontre os trechos mais ou menos pelo mesmo preço, como decidir?

Saiba mais: Como funcionam as low costs na Europa

Se você quiser economizar tempo, escolha trechos de trem que demorem até quatro horas. Nesses casos, ir de trem é sempre melhore do que a mesma viagem de avião, por conta do tempo de deslocamento até o aeroporto, check in, embarque, etc.

Documentos para entrar Europa

Temos um texto bem completo sobre o que você precisa levar para passar pela imigração na Europa.

Não custa lembrar que seguro de viagem é obrigatório para entrar na Europa. A apólice deve cobrir pelo menos 30 mil euros. Nós recomendamos que você use um buscador para comparar entre as diferentes opções de seguradoras e escolha a opção que melhor se adeque ao seu perfil. Por isso, recomendamos a Seguros Promo, um buscador que você consegue obter descontos de até 25% no seu seguro viagem para Europa.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Passes de trem na Europa: vale a pena?

Olha, vou ser bem sincera: eu não vejo motivos para comprar um passe de trem na Europa (tipo Eurail ou Raileurope). Por quê? Bom, é MUITO mais caro do que comprar os trechos avulsos.

Além disso, é necessário pagar uma taxa extra pela reserva do assento em cada trem que você for pegar. Ah, e se você for maior de 26 anos é obrigado a comprar as passagens na primeira classe (o dobro do preço!).

Enfim, comprar passe de trem só vale pena se você tiver até 25 anos e realmente quiser ter flexibilidade de decidir para onde vai durante a viagem.

Para todas as outras pessoas, incluindo mochileiros menores de 25 anos que não ligam de planejar a viagem com certa antecedência, vale a pena reservar os bilhetes avulsos. Vou explicar como fazer isso nos próximos tópicos.

Passagem de trem para viajar pela Europa: quando comprar?

A maioria das passagens de trem na Europa fica disponível no sistema com cerca de 90 dias de antecedência (no Leste Europeu são 60 dias).

As empresas que administram os trens adotaram a mesma política das companhias aéreas, ou seja, o preço do assento varia de acordo com a disponibilidade, hora e dia da viagem.

Por isso, o quanto antes você comprar, maiores são as chances de encontrar descontos. Já vi uma passagem de Roma para Florença ir de 19 para 49 euros, com a diferença de um mês.

Os descontos para quem compra antecipado podem chegar a 50% dependendo do país. Vale muito a pena.

Compre aqui suas passagens de trem na Europa com desconto

Quando você não precisa comprar as passagens de trem com antecedência?

Existem alguma passagens de trem que você não precisa, ou não deve comprar com antecedência:

Não há necessidade de comprar com antecedência trechos curtos e regionais dentro dos países. Essas passagens têm preços fixos e dá para comprar na hora numa boa. Ou seja, se você quer viajar na Itália de trem dentro da Toscana. Ou ir do Porto ao Douro em Portugal, é perfeitamente possível comprar os trens urbanos / regionais na hora, direto na bilheteria da estação.

Também não recomendamos comprar a passagem com antecedência – a não seja que seja uma tarifa com flexibilidade de horário – se você precisar de uma passagem de trem logo após a chegada de um voo – principalmente um voo internacional.

Por exemplo, eu decidi não comprar com antecedência a passagem citada acima (Roma para Florença) porque meu voo chegaria às 17h em Roma, mas como voo internacional atrasa e a retirada da mala pode demorar, eu não quis arriscar perder o trem. Dito e feito. Minha mala foi perdida na chegada e eu gastei umas duas horas no processo de resolver esse problema. Tive que comprar a passagem do trem na hora e acabei pagando 49 euros. Moral da história? Não compre passagens de trem com antecedência se seu horário estiver apertado ou a possibilidade de imprevistos for muito grande.

Dentro da segunda classe trem europa

Crédito: Maxim75/wikimedia commons

Também não recomendo comprar as passagem com antecedência se você vai viajar para países do Leste Europeu, porque muita vezes não vale a pena viajar de trem nesses países. Explicamos melhor aqui como planejar o transporte para esses lugares: 11 dicas de viagem para os países do Leste Europeu

Como comprar passagens de trem na Europa online?

Como eu expliquei no tópico anterior, para conseguir promoções de mais de 50% do valor do bilhete, é necessário comprá-las com antecedência. Com isso, provavelmente você terá que comprar suas passagens de trem na Europa online.

Uma das formas de fazer isso é entrar no site nacional da empresa de trem para pesquisar lá, diretamente o trem que você precisa comprar. Para isso você precisa ficar atento à algumas coisas:

  1. Todos os sites estão na língua local, mas em geral tem a opção de tradução em inglês.
  2. Fique atento à pegadinhas, porque existem diferentes tipos de trem, tempo de duração da viagem e as vezes a busca não te mostra as opções mais baratas de cara.
  3. Confira se você precisa pagar alguma taxa extra para reservar o número do assento.
  4. Veja com atenção se eles irão enviar o bilhete pelo email para você imprimir / mostrar no celular, ou se você tem que retirar o bilhete na bilheteria, com o cartão que usou na compra.
  5. Alguns países – como a Itália e a Inglaterra – tem mais de uma empresa de trem, pode ser necessário buscar em mais de um site.

Clique nos links para ir para o site principal de Trem de cada país europeu:

Se você tiver dificuldade com outros idiomas e quiser ter a facilidade de comprar num site de fácil navegação e em português, mais uma vez vou recomendar buscar diretamente no site da Omio. No buscador, você consegue pesquisar os valores na moeda local e em real, como também compara entre diferentes empresas, oferece opções com bons descontos e deixa bem claro os alertas sobre como você vai receber seu bilhete e o que deve fazer no dia da viagem.

comprar passagens de trem europa comparacao

Comparação entre passagens de trem no site da Omio

Trem na Europa: entenda como funcionam

Trem europa

Crédito: Kabelleger/wikimedia Commons

Tipos de trem na Europa

Na Europa, em geral, existem 5 tipos de trem:

• Os trens de alta velocidade, que cobrem grandes distâncias em pouco tempo, por exemplo os trem Freccia na Itália ou Alfa Pendular em Portugal. Em geral, essas são as viagens mais caras, mas também as mais confortáveis e rápidas.

• Os trens intercidades ou interregionais, que fazem o transporte entre regiões de um mesmo país, mas não são tão rápidos como as opções de alta velocidade. Em geral, tem um custo menor.

• Os trens urbanos ou regionais, que circulam dentro de uma mesma região ou área urbana. São trens mais lentos, mas que chegam em cidades pequenas e no interior. Esses trens devem ser comprados diretamente na bilheteria, não tendo necessidade de adquirir o bilhete com antecedência.

• Os trens noturnos são comboios para viagens longas. Em geral contam com cabines fechadas com assentos que se transformam em camas. Contamos melhor aqui como funcionam: Viagem de Trem Noturno: tudo o que você precisa saber

• Os trens internacionais, que podem ser de alta velocidade como o EuroStar Londres / Paris ou noturnos como o Lusitano Lisboa / Madrid. Nesses trens, poderá haver uma parada na fronteira entre os países (mesmo que no meio da madrugada).

Tipos de cabines e classes de trem na Europa

Em geral, os trens na Europa são vendidos com a Primeira e a Segunda classe. A Primeira conta com assentos mais confortáveis e alguns mimos extras.

Isso não quer dizer que a Segunda Classe – que é a que eu sempre viajei – seja desconfortável: a grande maioria das pessoas viaja ali. Você também tem acesso ao carrinho de comida / vagão restaurante, se precisar.

Além disso, alguns trens tem a diferença de cabines: assentos ou cabines fechadas. Isso em geral acontece em viagens mais longas e ou noturnas. Nesses casos, cabe a você avaliar se prefere ter um espaço mais confortável dividido entre menos pessoas ou ficar na área comum, com cadeiras enfileiradas.

Conexões entre trens na Europa

Quando você estiver comprando seu bilhete, vai perceber que existem opções com paradas em estações e trocas de trem.

Em geral, o tempo de conexão previsto é curto mesmo, questão de minutos. Isso é planejado pela própria empresa, afinal, você só precisa sair do trem e entrar no outro, sem nenhuma barreira de imigração, check in, ou qualquer coisa do tipo.

Mesmo que o próximo trem não esteja na mesma plataforma que você vai descer, é uma troca rápida. Sim, atrasos acontecem, mas não são tão comuns. Além disso, grandes são as chances de, em caso de atraso, ter outra opção do trem que você perdeu passando nos próximos 30 minutos.

Agora, a verdade é que quanto mais conexões, mais complicada vai ser sua viagem, principalmente se ela for noturna. A gente caiu na burrice de comprar um trem com duas trocas (ao invés da opção direta, 20 euros mais cara), indo de Munique pós-Oktoberfest para Amsterdam. Imagina você morrendo de sono, tendo que acordar na hora certa para trocar de trem? Pois é, evite comprar trem com conexões, se possível.

Reserva de assentos

A reserva de assentos costuma variar de país para país. Por exemplo, em Portugal, a compra do seu bilhete de trem Intercidades ou Alfa Pendular já incluí a escolha do seu assento marcado no trem. Já na Inglaterra, mesmo em trens de longa distância, você precisa pagar uma taxa extra para ter seu lugar marcado.

Na prática, como funciona:

• Se na hora de comprar a passagem de trem online, te derem a opção de escolher o lugar imediatamente no processo da compra, isso significa que a reserva de assento está incluída na passagem. Com isso, no dia da viagem, você terá que sentar exatamente onde comprou.

• Se na hora da compra, te cobrarem uma taxa adicional para a escolha do lugar, isso significa que você pode, ou não, pagar pela reserva do assento. Se você escolher não pagar, na hora da viagem, pode sentar em qualquer lugar, mas terá que trocar de lugar caso uma pessoa com lugar marcado chegue. Não há risco de que você fique em pé, mas você pode ter que andar e trocar de lugar mais de uma vez durante a viagem.

Por fim, os trens regionais/urbanos não têm a opção de reserva: você chega e se senta onde tiver lugar. E se tiver lugar, você viaja de pé mesmo, como num ônibus comum lotado.

trem lotado itália
Eu sentada no chão num trem regional lotado na Itália

Durante a Viagem: o que fazer?

Com quanta antecedência preciso chegar na estação de trem na Europa?

Recomendo chegar cerca de 30 minutos antes da hora da partida do seu trem, para que você possa encontrar com calma sua plataforma, vagão e trem. Se você nunca viajou de trem antes ou for um país que você não fala a língua, recomendo que chegue 45 minutos antes.

É necessário chegar com certa antecedência a estação de trem, para que você possa encontrar com calma a plataforma certinha.

Os trens em geral saem exatamente na hora marcada.

Como localizar seu trem e plataforma?

Toda estação de trem na Europa costuma conta com um quadro eletrônico com os números dos trens, destinos e horários de chegadas e partidas. Nesse quadro também haverá informações sobre qual plataforma esse trem irá partir.

Siga as setas da estação para a plataforma correta. Pode ser que você tenha que cruzar um corredor subterrâneo ou uma passarela.

Uma vez que o trem chegar, verifique se esse é o trem correto para seu destino (pode ser algum outro trem que passe pela sua plataforma).

Se estiver tudo certo, veja o número do vagão que você deve entrar: costuma ficar o número perto das portas para entrar no trem.

Uma vez dentro do vagão correto, procure pelo seu assento. Qualquer coisa, com o bilhete em mãos, você pode pedir ajuda para um dos guardinhas do trem para te indicarem o local que deve se dirigir.

Se você não tiver lugar marcado, deverá apenas verificar a classe do trem e entrar em qualquer vagão da classe que comprou.

Como é o embarque no trem?

Muitas vezes, o trem para por apenas alguns minutos na estação. Então, é necessário ficar esperto para embarcar rápido. Lembre-se que você será responsável por carregar todos os seus pertences.

Durante a viagem, o fiscal passará para conferir seu bilhete, seja ele no celular ou impresso.

Dentro dos trens interregionais ou noturnos, costumam haver vagões-restaurante ou uma pessoa que passa com carrinho de comida/água/café. Os banheiros costumam ficar perto das saídas.

O que fazer com a bagagem

Você é responsável por colocar e tirar sua mala do bagageiro. Em geral, você terá espaço no início ou final do vagão para deixar lá sua mala grande e terá espaços nas prateleiras acima das poltronas.

Ou seja, malas grandes não ficarão sob sua supervisão.

Além disso, lembre-se que a maioria dos trens para por poucos minutos na estação e você que vai ter que tirar sua mala do bagageiro e carregá-la para fora. Ou seja, faça uma mala leve, para seu próprio bem.

O desembarque: como descer do trem sem sustos

Costumo verificar quais estações meu trem vai passar e também quais os nomes das duas ou três estações que ele parará antes da minha. Grandes são as chances que a sua parada não é o destino final da viagem, por isso, é bom ter uma noção geral do local que você precisará descer.

Na maioria dos casos, não há um alto falante anunciando as paradas, então cabe a você ficar atento e se dirigir para a saída uns 5 minutos antes da sua parada.

Se você estiver num trem noturno e não for descer no destino final, coloque seu celular para despertar um pouco antes do horário de chegada marcado.

Procurando passagem para a Europa com desconto? Dá uma olhada:

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
ITA GRU São Paulo MAD Madri 04 Fev 11 Fev R$ 3592 Air China CNF Belo Horizonte MAD Madri 13 Mai 26 Mai R$ 3735 ITA GRU São Paulo MAD Madri 24 Nov 30 Nov R$ 3798 ITA GRU São Paulo MAD Madri 01 Fev 13 Fev R$ 3832 Air China CGB Cuiaba MAD Madri 05 Mai 30 Mai R$ 3899 Air China MAO Manaus MAD Madri 17 Mai 30 Mai R$ 4010 Ver mais ofertas

*Crédito Imagem Destacada: Ivanfurlanis/wikimedia commons

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

84 comentários sobre o texto “Como viajar de trem na Europa: todas as dicas para economizar

  1. Olá Luiza,
    Simulei compra no site da SCNF de bilhete 1 classe trecho Paris / Barcelona. Quando fui marcar os assentos ele só me permite selecionar às minhas preferências (upper deck, Lower deck, etc) .Você saberia me dizer como faço para marcas esses assentos?

    1. Oi Ana Paula,

      Muitas empresas de trem só permitem você escolher as suas preferências e eles te dão um assento aleatório com base nisso. Que eu saiba, se for assim com a SCNF, não tem muito o que fazer não.

  2. Oi Luiza. Gostaria de saber se o trecho Barcelona/ Madrid é melhor comprar na hora ou antecipado? Vi alguns comentários, que trechos no mesmo país, são tabelados. Não precisa comprar antes. Procede?
    Ah! Qual site vc indica? Desde já agradeço pela informação.

  3. Boa tarde, Luiza!

    Eu vou viajar para Frankfurt no início de Agosto, mas não pretendo ficar no país, pretendo ir direto a Paris de trem. Pesquisei na go euro. Você acha esse site seguro e se é melhor comprar já agora com antecedência os bilhetes? E quanto a apenas desembarcar em frankfurt para depois pegar um trem, acha que pode haver algum problema com imigração?

    1. Oi Manuela,

      O Goeuro é seguro sim. Já uso o site há alguns anos, sem problemas.

      Sobre a imigração, vc vai passar quando desembarcar no aeroporto de Frankfurt, não tem problema seguir para Paris depois.

      É sempre melhor comprar as passagens de trem com antecedência. Costumam ficar até 50% mais baratas com antecedência

  4. Boa noite Luiza!
    Eu quero fazer Brasil/ Praga, Praga/Viena de trem e Viena/Budapeste de trem e retornar ao Brasil de Budapeste. Gostaria de saber qual a empresa que opera esses trens alem da Rail Europe. Obrigada.
    Roberta.

  5. Boa noite, Luiza!
    Vou comprar passagem de Munique para Zurique. Estou tentando comprar pelo site http://www.bahn.de que seria direto da operadora da ferrovia, mas só tem trechos nacionais.

    Você sabe em qual site posso comprar para ICE (Intercity)

    Desde já agradeço a atenção.

  6. Olá! Preciso de uma informação. Estou tentando comprar bilhetes para trens da Suíça para viagem em maio e não consegui, sabe informar se é só com 30 dias de antecedência que consigo? Li em alguns sites que pode ser com 90 dias. Temo deixar para um mês antes e não conseguir comprar on LINE para impressão em casa e se tiver que receber os bilhetes via correio não recebê-los a tempo

    1. Oi Myriam,

      Consultei o site oficial. A compra só abre com 30 dias de antecedência. Sugiro que você tente comprar imediatamente 30 dias antes, para tentar conseguir a tarifa promocional, chamada Supersaver

      Quanto aos bilhetes, pode ficar tranquila, são enviados para imprimir.

  7. Gostaria de uma informação, para efetuar a compra do Brasil de passagens de trem na Itália ou entrada em pontos turísticos é necessário um cartão internacional? Mesmo que o pagamento seja feito pelo PayPal?
    Obrigado

  8. Luiza,

    Primeiro parabéns pelas dicas!!
    Segundo, quero levar minha esposa em maio 2018 para conhecer Madrid, aí pensei em ir de trem a Paris e algum lugar da Itália, acha que compensa de trem ? Sabe o tempo aproximado e se é viável esses trechos ? Será a primeira vez na Europa, não tenho nenhuma noção , se puder ajudar rsrs

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.