fbpx

Como viajar sem falar inglês? Dicas para se virar no exterior

Já recebemos a pergunta aí do título algumas vezes: como viajar sem falar inglês? É possível se virar no exterior entendendo bulhufas do idioma?

Eu entendo o receio das pessoas – além de ir para um país de cultura diferente, não ter como se comunicar é com certeza mais complicado. Mas isso não precisa ser um impedimento para viajar. Para provar que é possível, vou usar como exemplo a pessoa que me transmitiu todo esse amor por viagens: minha mãe.

Viajando para o exterior sem falar inglês: um case de sucesso

Minha mãe adora História. Por isso, conhecer a Europa (e depois o mundo) sempre foi vontade dela. Mas isso não é fácil quando se tem três filhas, trabalho e tudo mais. Quando eu e minha irmã mais velha já estávamos na faculdade, minha mãe percebeu que dava para economizar uma grana para realizar o sonho.

Só que aí, bateu a dúvida: Como ela ia se virar se não falava inglês e também não tinha a menor experiência ou segurança para organizar uma viagem internacional pela primeira vez?

A solução? Ela viu um anúncio de um grupo de viagem para a Europa e resolveu participar da reunião. Detalhe: o anúncio ficava numa igreja e minha mãe é o oposto de uma pessoa religiosa, ela só queria viajar mesmo.

No final das contas, era o padre quem organizava a viagem, junto com uma agência de turismo. Apesar do cenário bem cristão, o objetivo da viagem não tinha nada a ver com isso. Eram pessoas que, como a minha mãe, sonhavam em conhecer a Europa, mas não sabiam muito bem como fazer isso.

Como viajar sem falar inglês: estudo de caso

Em Londres (As fotos deste post são um oferecimento do Facebook da minha mãe) 

Dicas para viajar sem falar inglês e se virar muito bem no exterior

Em 2008, lá se foi mamis, com um um monte de gente numa excursão de um mês por oito países europeus. Depois disso, ela já várias outras viagens. Depois dessa excursão, minha mãe ainda encarou outra. Da segunda vez, ela já tinha percebido que viajar de maneira independente é bem mais legal, então passou uns dias sozinha em Paris e Roma antes de encontrar o grupo para o resto da viagem.

É possível viajar sem falar inglês

Estocolmo, Suécia

Com isso ela reuniu várias dicas para se virar no exterior sem falar inglês:

1. Viaje em grupo

Se você não fala nada de inglês e tem medo de encarar sua primeira viagem internacional sozinho, uma boa ideia é procurar uma excursão ou pacote. Essa escolha, por mais que tenha suas partes chatas, vai te ajudar a aprender a viajar. Isso mesmo, organizar a viagem e seguir seu roteiro sem problemas é questão de prática. S

e você dominar essa arte, vai ser bem mais fácil sobreviver lá fora e viajar sem falar inglês, e isso mesmo sem conseguir se comunicar, pelo menos não com palavras.

2. Não tenha vergonha de usar mímica

Está se perguntando como ela fez para se virar sozinha? Minha mãe é dessas pessoas que conversam com todo mundo a qualquer momento. Ou seja, esse negócio de fazer mímica e se virar sem falar a língua é a pura verdade.

Aliás, em vários lugares da Ásia as pessoas não falam inglês – na Índia, é possível até fazer compras e barganhar falando apenas português, enquanto o vendedor fala só hindi. Quer prova maior que a linguagem dos gestos é quase universal?

3. Tente conversar em outras línguas que não o inglês

Talvez você tenha estudado francês na escola e saiba algumas palavras de italiano. Esse conhecimento ajuda, pois há palavras muito parecidas entre as línguas que nem imaginamos.

Aliás, é uma boa alternativa perguntar em restaurantes, hotéis e lojas se algum atendente fala espanhol, porque é mais fácil entender espanhol que inglês, mesmo que você só mande bem no portunhol.

Na passagem pela imigração, inclusive nos Estados Unidos (onde eles têm até placas em espanhol no metrô), você pode explicar que não fala inglês e solicitar alguém que te entenda. Veja o post sobre imigração na Espanha.

4. Peça ajuda a outros brasileiros que falam inglês

É um desafio encontrar lugar no mundo onde não existam conterrâneos. Na Nova Zelândia, por exemplo, eu tinha muita dificuldade para entender o sotaque local e precisava resolver um problema com o telemarketing do meu cartão de crédito.

Eis que, no ápice do meu desespero, uma funcionária do hostel revelou que era brasileira e me ajudou. Se isso aconteceu comigo num hostel minúsculo, imagina em grandes cidades? Sempre tem um brasileiro dando sopa pelo mundo para te ajudar num momento de crise linguística.

5. Use e abuse de fotos e imagens

No caso de lugares onde ninguém fala inglês, como a Ásia ou o Leste Europeu, procure restaurantes com cardápios que tenham fotos. Era o que uma amiga minha que morou no Japão fazia no início da viagem dela pelo país. Foi o que a minha minha mãe também fez quando se separava do grupo, na Europa.

6. Leve o cartão do hotel com você

E coloque o nome e endereço escritos na língua local (em alguns lugares, isso pode significar uma mudança de alfabeto).  Caso você fique perdido, use-o para pedir ajuda para voltar ao hotel. E sempre tenha em mãos um mapa da cidade. Esse ainda é o melhor jeito de pedir informações, principalmente se você não sabe a língua. Basta apontar.

Viajando pela Europa sem falar inglês

Les Mans, França

7. Comece por países com línguas que você entende melhor que o inglês

A gente sabe que excursões não são a cara de todo mundo e que viajar de maneira independente é mais interessante. Por isso, se você não quer fazer como minha mãe e se juntar a um grupo na sua primeira viagem, escolha um país que fale uma língua que você entenda, nem que seja só um pouco. Esse é um bom jeito de aprender a viajar e se acostumar a lidar com pessoas que se comunicam de forma diferente.

8. Estude um pouco antes de viajar

Para quem planeja uma viagem mais longa, como uma volta ao mundo ou um mochilão de vários meses, minha sugestão é que faça um cursinho de inglês. Viajar sem falar inglês, nesses casos, pode ter fazer passar vários perrenguinhos chatos.

Mas não é preciso ter nível avançado para viajar, basta saber se comunicar minimamente, ler placas, pedir e entender as instruções ou fazer seu pedido em restaurantes. Pouco tempo de aula e força de vontade serão suficientes para você perder o medo e partir para a estrada.

Como aprender inglês no exterior gastando pouco

Uma forma de praticar o inglês, ganhar confiança e, de repente, sair falando por aí, é conversando com outras pessoas na vida real. Mas aí vem o problema: intercâmbios de idioma podem ser muito caros e, com o dólar nessas alturas, os preços podem ser impeditivos para muita gente.

Mas não precisa desanimar! Há maneiras de praticar o inglês e outros idiomas, ter uma vivência internacional e fazer amigos do mundo inteiro gastando muito menos do que você gastaria com os intercâmbios tracionais.

Muita gente tem participado dos programas de Work Exchange justamente com essa finalidade! Além de ser uma forma de viajar economizando muito na hospedagem, eles também acabaram se tornando uma ótima opção para quem também quer aprender ou melhorar o conhecimento em uma língua por serem baratos e flexíveis.

Já pensou em trabalhar quatro horas por dia em um hostel em troca de hospedagem e aproveitar os momentos de folga para conhecer outro país, interações com os hóspedes e outros viajantes para dar um gás no seu inglês? Pois veja aqui como isso é possível!

Trabalhar com recepção não é a sua? Então, que tal ser voluntário em um centro holístico? Ou, ainda, trabalhar em uma fazenda orgânica; como em escolasprojetos de impacto social e de recuperação ambiental ou como acampamentos de surf! Imaginou? Com certeza tem uma experiência única esperando por voê.

Os programas se adaptam a viagens de qualquer duração, não tem limite de idade e a diversidade de destinos é muito grande. No Worldpackers, parceiro do blog, a membresia custa U$ 49 por pessoa ou U$ 59 para um casal ou dupla de amigos, e você pode participar de quantos programas quiser durante um ano.

Leitores do 360meridianos ganham U$ 10 dólares de desconto!

basta utilizar o cupom 360MERIDIANOS na hora da compra. Clique aqui para saber mais sobre o programa.

No valor, está incluído um seguro que te ajuda a achar outra atividade caso você encontre condições diferentes da combinada ao chegar. E o site é brasileiro, logo, você tem suporte 24 horas em português.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

18 comentários sobre o texto “Como viajar sem falar inglês? Dicas para se virar no exterior

  1. Deu dicas muito importantes.
    Nunca sai do país.
    Pegarei a dica do casal que viajou primeiro para Cuba, por ter a língua mais próxima.
    Primeira parada será em Portugal e acho que terei q ir sozinha. Farei como a sua mãe. Coragem!!!

  2. Oii Luiza ! Sei que o post é antigo,mas só conheci o seu blog agora ( Simm,que pena ! )
    Eu e meu namorado estamos.planejando uma viagem a nova York sem saber inglês ! Kkk parece loucura mas é verdade..
    Então pesquisando no Google encontrei o seu blog e estou amando !

    Sobre o inglês eu conheço muitas frases pois jogava the Sims e na época não tinha a versão em inglês,então a frase ” quero beber água” preciso ir aí banheiro,eu praticava brincando!
    Então acho que vou me sair bem nas coisas práticas…

    Dicas para ajudar no inglês é ao app Duolingo.
    Você aprende inglês muuuito muuuito fácil e é muito legal !

    E temos também a última versão app Google tradutor.
    Tem uma opção lá que você tira FOTO do que não entende e ele traduz !! Isso ajuda muuuuito

  3. Ano passado fui p Itália, sem falar absolutamente nada em inglês. Você não pode ter medo de perguntar. Os italianos foram super solícitos em me ajudar. Eu viajei sozinha e contei também com o google tradutor. Coloque internet no seu telefone assim que chegar ao destino, é fundamental na hora do apuro e para outros fins também. Na volta, foram 3 dias em Paris… ai amigos, o bicho pegou… Tive que me bater para conseguir as coisas… Não quis gastar com o chip da internet (frança) e me arrependo. Compra a passagem, leia muito a respeito do lugar, cultura,, horarios, transportes e não tem o que dar errado. Boa viagem .

  4. Olá luiza tudo bem, eu não tenho tempo nem dinheiro pra fazer um curso de inglês, mais saber um pouco do assunto não resolveria mais ajudaria e muito ,por isso busquei na net cursos baratos ou gratuitos que ajudariam com nosso problema, então encontrei uma sequência de video-aulas gratuitas que está me ajudando a destravar o meu inglês ,eu queria deixar o link para cadastro dessas aulas pra quem quiser estudar também,se for de grande ajuda , o link é https://bit.ly/1Oawe2u até mais … um abraço

  5. Adorei o seu post, porque maridão e eu meio que viajamos assim mesmo 😛 Eu fiz alguns anos de inglês, mas é aquela coisa… se o sotaque é um pouco diferente, se fala um pouco rápido ou fazem alguma pergunta fora de um contexto, já era hahaha
    Já ele, nem inglês teve na escola. Estudou mal e mal um espanhol. Essa questão de adquirir a habilidade em viajar e se safar de furadas conta demais!

    Na nossa primeira viagem internacional optamos por ir para Cuba, por ter uma cultura mais próxima da nossa e conseguirmos enrolar no Portunhol. Foi ótimo para começarmos a pegar as manhas de viajar independente. Depois, fizemos Espanha e Portugal e aí, na Europa, já estávamos beem mais desenvoltos. Depois disso, já viajamos para alguns países asiáticos e nos saímos superbem. Por outro lado, as viagens tens no motivado a melhorarmos o inglês e estamos estudando em casa mesmo 😀

    Então, uma dica que eu dou por experiência própria para quem quer fugir de agências e começar a viajar por conta é: comece por um país com língua e cultura um pouco mais parecidas com a nossa. Facilita muito! 🙂

    Beijos!

  6. Eu quero muito trabalhar fora do Brasil por que quero ter una boa renda pra comecar minha vida . Trabalho em um restaurante no rio de janeiro e sou auxiliar de cozinha posso ser ultil com certeza .

  7. Olá Luiza! Li a matéria “Como viajar para o exterior sem falar inglês” e gostei muito. Nunca viajei para muito longe, muito menos para o exterior, principalmente porque morro de medo de entrar num avião. Por mais que digam que há muito mais acidentes envolvendo automóveis do que aviões, pense: num acidente de carro, as chances de você escapar são infinitamente maiores, já em um acidente de avião a probabilidade de você morrer é maior. Enfim, o que quero dizer é o seguinte, com todo esse meu medo, morro de vontade de conhecer outros países, mas gostaria de ir mais segura, ou seja, sabendo falar inglês, mas sabe quando você tem a vontade mas nem sabe se um dia vai conhecer aquele lugar por medo? Então, tô nessa dúvida: faço ou não o curso de inglês?

  8. Oi, acompanho o blog de vcs e acho demais!!! Parabéns >< … Bem eu quero uma dica. Vou com um grupo da minha paroquia para Jornada Mundial da Juventude em 2016 e será na Polônia, porém, antes iremos para outros países do leste europeu. Entraremos pela Áustria. Mas eu falo apenas um francês bem básico e minha namorada fala portunhol(KKKKKK), estou preocupado na hora da imigração no aeroporto. Posso solicitar alguem que fale pelo menos espanhol? E vou poder acompanhar minha namorada e meu irmão na entrevista? Eu sou bem parecido com sua mãe quanto a esperteza e eles nem tanto KKKKKK dai fico preocupado de eles ficarem nervosos e tal!!

    PS é nossa primeira viajem internacional ;P

    1. Oi Lucas,

      Não precisa se preocupar com a imigração. Você não tem obrigação de saber inglês e isso não é pré-requisito para entrar em nenhum país. Pode solicitar alguém que fale espanhol sim, mas na maioria dos casos, a pessoa não vai te perguntar nada, só vai pedir seu passaporte, ainda mais que você está indo para um evento internacional enorme. Sugestão: saia do Brasil com a camiseta do evento, só para chegar na imigração com essa identificação extra.

      Boa sorte, torço para que dê tudo certo na viagem! Qualquer dúvida, estamos aqui (e tem nosso ebook para viajantes iniciantes, depois dá uma olhada!)

      abraço

  9. Gente… to impressionada!
    Mas não to impressionada com a desenvoltura da sua mãe, porque tenho uma amostra dessas em casa (rs)!
    To impressionada em COMO VOCÊS SÃO IGUAIS!!!!!! hahahahaha Achei até que era você, olhando rápido, na primeira foto!

    Que sua mae viaje muito!!!!! Quem sabe uma viagem em família? 😉

    Beijos

    1. hahaha, somos parecidas mesmo Isabel. E essa viagem em família já está sendo planejada para o final do ano, depois conto mais detalhes aqui no blog!

      bjs

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.