Tags:

7 dicas para tirar fotos melhores de estranhos

Quem não tem uma coleção de fotos estranhas, tiradas por estranhos em viagens, provavelmente nunca pediu para um desconhecido te fotografar em frente a um ponto turístico. A verdade é que sempre que eu levanto esse assunto lá no Instagram (já segue a gente??), sempre chovem de comentários sobre o tema, em geral reclamando também das más experiências.

Eu já escrevi aqui uma vez sobre minhas selfies frustradas, mas resolvi, inspirada num comentário das redes sociais, a me aprofundar no assunto e dar dicas para melhorar as fotos que você tira de pessoas desconhecidas por aí. A ideia foi baseada no comentário do @:

“Então é assim: todo mundo aqui tira foto boa quando solicitado e o resto do mundo não. Vocês só precisam se encontrar ?”

De fato, faz bastante sentido. Se todo mundo que reclama das fotos de estranhos começar a tirar fotos melhores dos outros, talvez criaremos juntos um ciclo sem fim de fotos melhores! Gentileza gera gentileza e esses segundos a mais que você vai levar se esforçando podem levar a um mundo de boas possibilidades fotográficas – sem contar que vai melhorar suas próprias fotos.

Leia também: 5 reflexões sobre viajar sozinho

1. Pergunte para o estranho: como você quer a foto?

De nada adianta você achar que está tirando uma foto linda, se a pessoa queria enquadrar o outro lado. Eu gosto de estranhos que me dizem exatamente qual o fundo que gostariam e qual o enquadramento, mas no caso da pessoa não me dizer, eu pergunto. Já teve gente que me disse: “Esqueça do fundo, o que eu quero é uma foto nossa”.

luiza portugal

Um exemplo de boas práticas: meu rosto na luz, o fundo bem enquadrado e sem cortes estranhos

2. Não corte o ponto turístico

A não ser que a pessoa te diga expressamente para você esquecer o fundo, o que ela quer é uma foto dela naquele lugar. Então, porque diabos você vai cortar a Torre Eiffel em favor dos pés da pessoa? Tenha o cuidado de manter o fundo turístico no quadro e todos sairão felizes.

3. Dê mais de uma opção de enquadramento

Quando alguém me pede para eu tirar uma foto, eu já tiro três de uma vez, de forma que já posso dispensar o estranho rápido e também dou mais chances deles gostarem do resultado final. Eu sempre tiro: uma foto na horizontal, uma foto na vertical e uma foto em plano americano (aquela que a pessoa fica enquadrada da cintura para cima).

4. Dê atenção para a luz

Se o rosto do estranho estiver na sombra e o fundo no sol, a foto não vai ficar boa. Uma boa solução é sugerir que os indivíduos fotografados dêem um passo em direção à luz. Claro, em situações que os estranhos estiverem totalmente contra a luz, o melhor a fazer é já avisá-los que não vai ficar bom de jeito nenhum.

Dicas de fotografia - vienna

Um bom exemplo do que não fazer: eu fiquei no escuro, cortada de uma forma esquisita e ainda com uma mulher no fundo que poderia ter sido escondida com a mudança de enquadramento.

5. Use a regra dos terços

Crédito: Moondigger – CC BY-SA 2.5

Às vezes, uma boa ideia para melhorar a fotografia é usar a regra dos terços. Pode usar essa técnica em qualquer foto, não só nas de estranhos. Leia aqui umas dicas mais completas sobre isso. Ao invés de colocar o objeto fotografado no centrão da imagem, você divide mentalmente a cena como se fosse um jogo da velha e posiciona o ponto de destaque da foto (ou seja, o estranho fotografado) num dos quatro pontos de convergência das linhas. Parece complexo, mas o próprio Instagram e algumas câmeras de celular já até fazem essa divisão das grelhas automaticamente.

dicas de fotografia

Exemplo da regra dos terços. Foto tirada por um fotógrafo amigo, o Jérôme Cantalupo

6. Evite outros estranhos no fundo, de preferência

Isso é meio impossível em lugares lotados, mas dá para tentar, vai? Não tem nada pior do que ter uns gatos pingados fazendo photobombing no fundo da sua foto. Você pode esperar a pessoa sair, se ela só estiver passando. Ou se mover, mudando o enquadramento para que o estranho não fotografado desapareça.

dicas de fotografia

Dava para ter esperado a criança sair do quadro, né?

7. Evite objetos feios poluindo a foto

Fios, carros, lixeira e quaisquer outros objetos que não fizerem parte da foto podem e devem ser evitados. Nem sempre isso é possível, mas talvez se você, fotógrafo, der um passo para o lado ou se aproximar um pouco, já conseguirá um melhor resultado no enquadramento.

E vocês, tem mais dicas para tirar melhores fotografias, suas ou de estranhos?

Clube Grandes Viajantes

Olá, somos a Luíza Antunes, o Rafael Sette Câmara e a Natália Becattini. Há 10 anos fazemos o 360meridianos, um blog que nasceu da nossa vontade de conhecer outras terras, outros povos, outras formas de ver o mundo. Mas nós começamos a sonhar com a estrada ainda crianças e sem sair de casa, por meio de livros sobre lugares fantásticos. A gente acredita que algumas das histórias mais incríveis do mundo são sobre viagens: a Ilíada, de Homero, Dom Quixote, de Cervantes; Harry Potter, Senhor dos Anéis e Guerra dos Tronos. Todo bom livro é uma viagem no tempo e no espaço. E foi por isso que nasceu o Grandes Viajantes: o clube literário do 360meridianos. Uma comunidade feita para você que ama ler, escrever e viajar.

Somos especialistas em achar livros raros, já esquecidos pelo tempo. Fazemos a curadoria de crônicas, contos e histórias de escritores e escritoras incríveis, que atualizamos numa edição moderna e bonita. A cada mês você receberá em seu e-mail uma nova aventura sempre no formato de livro digital, que são super práticos, para você ler onde, quando e como quiser.

Além do livro raro e do bônus exclusivo, recompensas que todos os nossos associados recebem, oferecemos duas experiências diferentes à sua escolha:

1) Para quem quer se aprofundar nas histórias e conhecer pessoas com interesses parecidos;< br/>
2) Para quem, além de ler, também quer escrever seus relatos.

Conheça cada uma das categorias e escolha a que combina melhor com você. Venha fazer parte do Clube Grandes Viajantes.

recompensas clube recompensas clube


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 comentários sobre o texto “7 dicas para tirar fotos melhores de estranhos

  1. Eu sou host, levo muito os guests para passeios pertinho de casa, eu tiro muitas fotos deles e ficam bons! Quando vem casal então ! Ficam felizes de poder sair nas fotos juntinhos! E sempre me ofereço para tirar se vejo alguém precisando, tiro umas 3 posições e ainda uso o zoom da tela.

  2. Amei as dicas!! Lembrando que valem também pra fotos que tiramos dos amigos quando viajamos juntos, assim não temos que pedir pra pessoa tirar varias fotos. Lembro de uma vez que estava em Recife e eu pedia pra minha tia tirar varias vezes a foto e tentar não deixar que estranhos aparecessem, e ela disse que lá não era praia deserta rs. Eu disse ok mas não quero estranhos na foto. Também odeio quando aparecem lixeiras, placas e coisas do tipo. Estragam qualquer foto.

  3. Otimas dicas!!
    Eu viajo muito sozinha e já desisti de querer aparecer nas fotos… outra situação que eu detesto é quando cortam somente meus pés da foto! rs.

  4. Amei a postagem! Vou seguir as dicas!
    Na minha ultima viagem, estranhos tiraram varias fotos para mim e no final eu só guardei duas (além de a pessoa não ter a minha perspectiva , eu sei usar recursos da camera e os outros não).Apesar de ser um Samsung Duos, meu celular tem varios recursos baixados e de fabrica e só eu sei usar, minhas irmãs já tentaram usar sem sucesso!

    Um abraço!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.