fbpx

Home office e solidão: como ser produtivo trabalhando em casa

No final de um dia de trabalho, eu fechei meu computador, liguei a TV e enquanto aqueles agentes do FBI se mobilizavam para desvendar quem era o psicopata numa dessas séries policiais americanas, me dei conta de que não tinha falado nada o dia inteiro. Claro, eu me comuniquei por email e mensagens o tempo todo, mas o ato de gerar sons com a minha boca não aconteceu.

O que ninguém te conta sobre morar sozinha e trabalhar em casa é que se você não tomar cuidado, cria um monstro terrível da solidão, que vai afetar sua produtividade e seu estado mental.

Eu demorei um pouco mais do que esse dia não-falado para me dar conta que estava rendendo bem menos na minha casa sozinha do que na casa da minha mãe, onde passei os meses anteriores, sempre movimentada e barulhenta. Muita gente fala que ninguém respeita o home office e que as outras pessoas acham que você não está trabalhando, mas pouca gente já tinha conversado comigo sobre quando o combo viver sozinha-trabalhar sozinha poderia ser prejudicial para o trabalho em si.

Até eu ler uma matéria da BBC sobre o assunto, chamada “Trabalhar de casa pode, na verdade, atrapalhar sua carreira” que levava para uma tese de doutorado da London School of Economics and Political Science, exatamente sobre isso: solidão e home office. Como quem saía do escritório comum e ia trabalhar de casa descobria o isolamento e as dificuldades de adaptação. 

Claro, há benefícios inegáveis em se trabalhar de casa, conta esse outro estudo. A ideia deste post não é contrariar isso: é possível ser mais produtivo, mais feliz e eficiente com o home office. Mas isso depende de outro fato, que a autora do estudo citado ali em cima, Esther Canonico, explica: treino.

trabalhar em casa sozinho

Segundo ela, o que diferencia o sucesso ou falha de se trabalhar em casa é exatamente se preparar para isso. “Trabalhar de casa é muito mais que simplesmente abrir um computador e trabalhar“, explica ela, na entrevista para a BBC. “Não há suficiente gerenciamento ativo do procedimento de trabalhar em casa e o que acontece quando você não gerencia ativamente a prática é que ela fica fora de controle.”

Eu trabalho de casa desde 2013. Demorei algum tempo, muita determinação e treino sobre o gerenciamento do meu tempo para saber me organizar em meio às distrações do dia a dia e ser mais eficiente mesmo com outras pessoas por perto. Não levei em conta, porém, que ia precisar passar por outro processo de aprendizado e treino para superar as distrações causadas pela ausência de contato humano no meu dia e as dinâmicas diferentes de se morar sozinha.

Como tenho lidado com isso? Bem, aproveitei algumas dicas que eu mesma tinha recolhido para escrever um post sobre como combater a procrastinação e ser mais disciplinada. Uma das soluções para meu problema foi praticar exercício físico. Duas vezes por semana, saio de casa para fazer uma aula de yoga, que não só me distrai e acalma, como também gera algum contato humano. Nas sextas-feiras, sempre que possível, tento dedicar um tempo para explorar a cidade, descobrir algum lugar ou evento novo.

Também criei um horário de trabalho fixo, que tento – sem tanto sucesso ainda – respeitar – fica colado na minha área de trabalho. A dificuldade é saber a hora de parar. Ou forçar a produtividade para render naqueles momentos e criar mais horas livres para tentar conhecer e conviver com pessoas. Ou aproveitar em paz um bom livro ou filme.

meu home office luiza

Meu espacinho de trabalho

No fim das contas, treinar um melhor gerenciamento do tempo é o segredo, seja para quem se sente sozinho, seja para quem não consegue lidar com a bagunça em casa, que permite que mesmo com o home office o trabalho seja realizado de forma eficiente. Conta aí nos comentários o que vocês fazem para gerenciar o tempo e não procrastinar.

*Crédito imagem destacada: Shutterstock

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

25 comentários sobre o texto “Home office e solidão: como ser produtivo trabalhando em casa

  1. Quando comecei a ler, pareceu que alguém estava lendo minha mente.
    Foram duas semanas de crise de ansiedade, sendo que trabalho em home office e moro em apartamento, é horrível ficar o dia todo sozinha, e já estou assim a um ano e meio, e o pior que estou sem amigos para sair, e grana pouca TB, parece que o cerco foi se fechando, faxino a casa, vejo Tv, ouço música,leio , mas parece que mesmo assim vou surtar ,só choro o tempo todo, tive que vir pra casa da minha mãe, sem previsão de retorno.Infelizmente n tô sabendo lidar e n trabalho para mim, ent tenho horários até de intervalos, e só posso sair lá de dentro nesses horários.

    1. Oi Luciana,

      Sinto muito que você esteja passando por isso. Tem algum parque ou área verde que você pode ir dar um passeio perto de casa? Tenta descobrir algumas atividades gratuitas na sua cidade, muitas vezes tem clubes de livro, ou de corrida, onde você pode conhecer pessoas e sair de casa sem gastar tanto.

  2. Faço agenda “to do list” do macro para o micro: planos para o ano, que divido em mês, semanas e dias. No começo incluía muito mais que minha produtividade era capaz de produzir mas agora estou ajustando conforme vou me conhecendo melhor. Trabalhar em cafés me ajuda muito tbm, preciso sempre tomar um ar fresco e esticar as pernas então a caminhada de ida e volta é perfeita, especialmente logo após o almoço.

  3. Oi, Luiza, também trabalho sozinha e de casa! É preciso muita disciplina. Para não me isolar, saio para fazer exercícios físicos, tomar sol e geralmente almoço fora de casa. E aos finais de semana arrumo um tempinho para encontrar os amigos. Tem dado certo!! :o)

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.