fbpx

O que fazer em Londres: Roteiro de 5 dias ou mais!

Nesse post sobre o que fazer em Londres em 5 dias, montamos um roteiro que serve tanto para quem vai pela primeira vez a cidade quanto para quem está numa segunda ou terceira visita. Detalhamos todas as principais atrações para visitar na capital inglesa, tudo prontinho para você usar.

Você encontra também sugestões para quem vai ficar menos dias (2 ou 3 dias em Londres) ou mais dias (6 ou 7 dias em Londres), além de outras dicas e sugestões de passeio pela Inglaterra.

Leia aqui:
Como é a imigração em Londres
Seguro Viagem para Londres com desconto
• 5 documentos para viajar para Europa: o que levar para a imigração

O que fazer em Londres em 5 dias: roteiro pronto pra usar!

Não recomendo que você faça as atrações desse roteiro no dia em que chegar de viagem.

Os aeroportos de Londres são distantes do centro e todo o processo de fazer check in e cansaço da viagem não são compatíveis com o ritmo corrido do roteiro.

No mais, prepare o sapato mais confortável que tiver e se jogue nas ruas, pubs e atrações de Londres. Lembrando que o metrô é tão bom que se tiver muito cansado, sempre tem esse atalho – ou você pegar um busão de dois andares, claro. 

Dia 1: As principais atrações de Londres

  • Palácio de Buckingham
  • St. James Park
  • Horse Guards Parade
  • Museu dos Gabinetes de Guerra de Churchill
  • Big Ben
  • Westminster Abbey
  • London Eye
  • Queens Walk
  • Golden Jubilee Bridge
  • Trafalgar Square
  • National Gallery
  • Covent Garden e Soho

Comece o dia em frente ao Palácio de Buckingham, onde vive a rainha da Inglaterra.

Palácio de Buckingham, em Londres, uma atração para ver em 5 dias na cidade

Apesar de você provavelmente não topar com a Elizabeth, há uma rotatória com uma estátua em homenagem à Rainha Victoria. Acredite, não vale a ir até lá para ver a troca da guarda – essa é uma das piores pegadinhas para turista que se tem notícia. Mas, se fizer questão, confira o horário certinho da Troca da Guarda no site oficial, que varia a longo do ano.

Dali, siga pela agradável parque St. James e a The Mall, uma avenida linda, ladeada por árvores.

Do outro lado do parque, você chegará ao quartel dos cavaleiros – onde há uma troca da guarda mais legal e menos cheia do que aquela oficial, a Horse Guards Parade, às 11h.

Tem mais dias em Londres? Por ali também que fica a Downing Street, onde o primeiro ministro britânica trabalha, e o Museu dos Gabinetes de Guerra de Churchill. É um passeio bastante informativo, passando pelo bunker onde o governo de Churchill trabalhava durante a segunda guerra e também um museu interativo com a história do político. Porém, é uma visita de umas 3 horas, que não cabe muito nesse roteiro corrido.

O clássico Big Ben está a um pulo. A torre e o relógio mais famosos do mundo fazem parte do Parlamento Britânico. É possível fazer visitas guiadas ao parlamento (eu nunca fiz), basta checar no site oficial os tours disponíveis: as datas são limitadas.

Também é por ali que fica a Westminster Abbey, a igreja mais importante da cidade, onde acontecem as cerimônias reais. A entrada é paga e custa 20 libras. Vale a pena considerar um tour guiado que incluí a entrada da Abadia e tem a opção de extender a visita ao Parlamento.

Tire algumas fotos da beira do rio e depois, cruze a Westminster Bridge. Desse lado do rio fica a London Eye. A atração é cara, mas imperdível para quem gosta de ver cidades do alto: é uma das vistas mais bonitas de Londres. Como as filas costumam ser enormes, recomendo comprar com antecedência.

Siga caminhando pela Queen’s Walk, que é o calçadão na beira do rio Tâmisa, com a vista mais clássica de Londres. Vá na direção do Royal Festival Hall e dali cruze a Golden Jubilee Bridge.

Seguindo alguns metros à frente está a Trafalgar Square. Não deixe de ir na escadaria da National Gallery, um museu cheio de quadros importantes, e tirar uma foto da praça e dos leões. Taí, infelizmente, mais um museu que você tem precisa ter mais dias para visitar.

Caminhe (ou pegue transporte público, afinal, os pés já devem estar cansados) até Covent Garden, um mercado muito fofo, que tem opções de comida e lojas. É especialmente lindo na época do natal. Se ainda não tiver parado para almoçar em outro canto, ali há várias opções (um pouco mais caras).

Se já tiver comido no caminho, não deixe de comprar os deliciosos Ben’s Cookies: veja os endereços na cidade.

Dali, você pode caminhar um pouco pelos teatros e em direção ao Soho, um bairro que mistura pubs e a Chinatown de Londres. Por fim, encontre um pub no Soho para terminar o dia. Eu gostei bastante de conhecer o Brew Dog.

Dia 2: Coisas para fazer em Londres

  • Torre de Londres
  • Tower Bridge
  • Borough Market
  • Shakespeare Globe
  • Tate Modern
  • Catedral de St. Paul
  • Sky Garden

Comece o dia na Torre de Londres – basta descer no metrô Tower Hill. A visita dura pelo menos duas horas, mas vale muito a pena conhecer o castelo por dentro. Vale a pena comprar com antecedência o ingresso para Torre de Londres e evitar perder tempo com fila.

Dali, siga (e tire muitas fotos) para a Tower Bridge, a ponte mais clássica da cidade. A vista do outro lado do Tâmisa e seus prédios envidraçados é do centro financeiro e comercial da cidade.

Sobre a Tower Bridge, é possível fazer também uma visita ao ponto mais alto da ponte, e descobrir mais sobre a história e o funcionamento dela. Já contei como é o passeio aqui, mas sugiro que você deixe para outra oportunidade, a não ser que tenha mais dias!

Torre de Londres: roteiro de 5 dias em Londres
Essa é a Torre de Londres, que não deve ser confundida com a clássica Tower Bridge

Siga então caminhando entre os prédios altos, de olho na vista do rio, para a próxima parada, que é o Borough Market. Na verdade, o mercado agora abre todos os dias!

Depois, volte para a beira do rio e siga sua caminhada pelo Tâmisa, até o teatro Shakespeare Globe, o museu Tate Modern e a ponte, a Millennium Bridge. Você pode escolher entrar numa dessas atrações ou cruzar a ponte e ir para a Catedral de St Paul.

Ainda nessa região, dá para terminar o dia visitando o Sky Garden, um jardim no topo de um prédio: é gratuito, mas é preciso reservar o horário. Recomendo que você reserve cerca de uma hora antes do sol de pôr, o que varia muito ao longo do ano. Por exemplo, se o pôr do sol estiver previsto para às 19h, marque para às 18h ou 18h15.

Dica extra: No mesmo quarteirão do Sky Garden fica o Leadenhall Market, um mercado fechado com uma arquitetura belíssima, que foi cenário de diversos filmes, incluíndo Harry Potter!

Dia 3: Roteiro em Londres

  • British Museum
  • King’s Cross
  • Oxford Street
  • Carnaby Street
  • Baker Street
  • Abbey Road
O que fazer em Londres: British Museum

Comece o dia no British Museum, que é gratuito e tem uma coleção para lá de impressionante de artefatos históricos do mundo inteiro. É um museu enorme e você pode facilmente gastar quase um dia ali, mas dá também para fazer uma visita mais curtinha, de até duas horas, e escolher as alas que você considerar mais interessantes.

Depois da visita, siga pelas agradáveis ruas do bairro até a King’s Cross. Quem não é fã de Harry Potter pode pular essa parte. Se você fizer questão, é dentro da estação, no átrio, que fica o carrinho com a metade “para dentro” da parede, a Plataforma 9 3/4. Prepare-se para uma fila para conseguir sua foto.

A próxima parada, no entanto, é para quem curte compras ou apenas gosta de ver o movimento da cidade. Pegue um metrô (ou, se estiver saindo diretamente do Museu Britânico, dá para ir caminhando) até a Oxford Street, a famosa rua de lojas em Londres. Caminhe pela rua, faça compras ou não, e não deixe de ir até a Oxford Circus, o ponto onde a Oxford St. encontra a Regent St. Outro lugar legal de ver por ali é a Carnaby Street, hoje um quarteirão cheio de casas coloridas e lojas famosas.

Em seguida, pegue um metrô até a estação Baker Street, onde, você já pode imaginar, fica a casa em que moraria o personagem Sherlock Holmes. Há um museu, que é uma pequena atração, mas bastante simpática. Também é nessa região que fica o Museu de Cera da Madame Tussaud – saiba mais sobre a história do lugar e sua criadora. 

Dali você pode pegar o metrô novamente (para a estação St. John’s Wood) ou caminhar dois km até a Abbey Road, onde ficam os estúdios em que os Beatles gravavam e a famosa faixa de pedestres da capa da disco com o nome da rua.

Dia 4: O que visitar em Londres

  • Notting Hill e Portobello Road
  • Hyde Park e Kensington Gardens
  • Museu de História Natural, Museu de Ciências e/ou Victoria and Albert
  • Brick Lane, Shoredich
O que fazer em Londres: Hyde Park

Comece o dia no famoso bairro de Notting Hill. A Portobello Road é a rua mais famosa por ali, cheia de antiquários e lojinhas interessantes. Todos os sábados, acontece uma feira que movimenta bastante o bairro. No mais, aproveite para explorar essa região sem pressa e nem pressão.

Depois, você pode caminhar ou pegar o metrô até o Hyde Park / Kensington Gardens, dois parques adjacentes que formam uma das maiores áreas verdes da cidade, com um grande lago no centro e algumas atrações internas, como as galerias de arte Serpentine, um playground, memorial para a Princesa Diana, estátuas e o Palácio de Kensington, residência oficial do Principe Willian e sua família, onde também funciona um museu da realeza.

Depois de cruzar o parque, você chega na parte sul, onde há três opções de museus para escolher, todos gratuitos.

O Museu de História Natural, que tem até ossadas de dinossauros; o Museu de Ciências, que tem aquelas atrações interativas para ajudar a entender melhor do assunto; e o Victoria and Albert Museum, cuja a coleção permanente de arte e design é gratuita, mas as exposições incríveis que eles montam são pagas e você COM CERTEZA precisa comprar com antecedência.

A sugestão para o fim do dia é seguir para Brick Lane, uma mudança completa de ares. É uma rua famosa da região de Shoredich, cheia de arte de rua, brechós, barraquinhas de comida e gente descolada. É especialmente movimentado no sábado.

Dia 5: Passeios em Londres

  • Estúdio Tour Harry Potter
  • Camden Town
O que fazer em Londres: Camden Market

Se você é fã de Harry Potter, reserve esse dia para fazer o passeio do Estúdio Tour. Lembre-se que é preciso comprar com antecedência e como os estúdios ficam fora da cidade, o passeio vai ocupar boa parte do seu dia, mesmo que você escolha a primeira entrada do dia no estúdio. Dá pra fazer isso por aqui.

Temos um post mega completo com tudo sobre Harry Potter em Londres, incluindo a visita ao estúdio, teatro, lojas e muito mais.

Se sobrar tempo, ou se você não for aos Estúdios, a dica é explorar Camden Town.

Esse é um dos meus bairros favoritos em Londres. Lá você encontra diversos mercados de rua e lojas com tudo o que você imaginar, além de feirinha com comidas do mundo inteiro e alguns dos pubs mais legais que já conheci. Também temos um post inteiro sobre Camden Town.

O que fazer em Londres: 6 ou 7 dias de roteiro

Ao longo do roteiro acima citamos vários museus que você pode visitar se tem dias sobrando.

Se alguma das opções citadas não te agradou, lembre-se de que não falta o que fazer em Londres. Além dessas sugestões para um roteiro de cinco dias, Londres é uma cidade com diversos museus – vários que eu já citei aqui no post, além de outros muito legais, como o Imperial War Museum.

Além claro, do charme que é apenas andar pelas ruas dos diferentes bairros, como o rico Kensington ou o descolado Brixton.

Ainda, aproveitar o dia num dos parques da cidade. Ou fazer um dos bate-voltas listados abaixo:

Ideias de bate-voltas a partir de Londres

As 15 principais atrações turísticas de Londres

Veja abaixo as 15 melhores atrações para ver em Londres:

  • Torre de Londres: A não ser que você queria ver apenas as Joias da Coroa, reserve pelo menos quatro horas para visitar a Torre de Londres. Construída em 1078, a fortaleza já foi moradia de reis, Casa da Moeda, prisão e até zoológico. Nobres como a Ana Bolena, a segunda esposa de Henrique VIII, e plebeus foram executados aqui. Muitos deles deixaram suas últimas palavras nas paredes do castelo. A história e a visita à Torre de Londres.
Torre de Londres; atrações turísticas de Londres
  • Museu Britânico: Mas se for para escolher apenas um museu em Londres, recomendaria investir seu tempo no Museu Britânico. Sabe porquê? É que ao longo de muitos anos em que o império britânico dominou o globo, eles roubaram acumularam muitos tesouros históricos de diversas civilizações do mundo. É no Museu Britânico, por exemplo, que você pode ver a Pedra Roseta Egípcia, ou esculturas de templos gregos, ou boa parte do que restou de antigas maravilhas do mundo como o Mausoléu de Halicarnasso. Como o museu é gigantesco, reserve algumas horas para o passeio e foque sua visita primeiro nas galerias que mais te interessem. O British Museum abre todos os dias das 10h às 17h30 e na sexta até às 20h30.
  • King’s Cross: Se você é não é fã de Harry Potter, talvez valha a pena pular esse ponto turístico londrino. Agora, se você quer encontrar a plataforma 9¾, então basta seguir as placas. Vai descobrir que o local a se visitar não fica na plataforma de trem em si, mas no hall de entrada da Kings Cross. E aproveite para ler o post sobre todos os lugares que fãs de Harry Potter devem visitar em Londres.
  • Oxford Street: A Oxford Street é uma das ruas mais famosas de Londres – são cerca de 300 lojas ao longo de menos de três quilômetros. É a rua para compras mais movimentada da Europa. Vai de lojas de luxo à bugigangas e promoções, passando pelas famosas lojas de departamento. O cruzamento com a Regent Street é conhecido como Oxford Circus, um círculo de prédios brancos projetado no século 19.
  • Abbey Road: A Abbey Road é um local de peregrinação de beatlemaníacos, e não uma ruela sem graça qualquer. Aproveite para estimular seu espírito delinquente ops, digo, seu espírito de turista e escreva uma mensagem no muro do Abbey Road Studios. Não que a gente tenha feito isso, claro.
  • Camden Town: Local dos alternativos, punks, roqueiros ou só buscadores de boas barganhas. O distrito fica no centro-norte de Londres e costuma ser lembrado por causa de uma moradora ilustre: a Amy Winehouse nasceu, cresceu e (infelizmente) morreu lá. Fora isso, as ruas do bairro são cheias de lojas e mercados. Ótimo lugar para comprar aquelas camisetas engraçadinhas ou peças únicas feitas por designers londrinos. Temos um post com um roteiro para conhecer o bairro!
Atrações turísticas de Londres: Camden Town
  • Abadia de Westminster: A Abadia de Westminster é o tradicional local de coroação dos monarcas do Reino Unido e uma das principais construções religiosas da Inglaterra, que data de 960 d.C. Ali também estão enterrados Charles Dickens, Charles Darwin e Isaac Newton, entre outros. Você deve ter visto o local pela televisão no casamento real de Kate e Willian. Para entrar na abadia, porém, o preço é salgado: custa 20 libras. Mais informações no site oficial. 
  • The Queens Walk e South Bank: É na Queens Walk, um calçadão a beira do Rio Tâmisa, que você se depara com a imagem que é os principais cartões postais da cidade. A caminhada começa na Westminster Bridge e segue até o Shakespeare’s Globe Theatre. Prepare a câmera porque você vai passar pela melhor vista da cidade: Big Ben, London Eye, Southbank Centre, Tate Modern, London Millennium footbridge, a Catedral de St. Paul, e a Tower Bridge.
  • Borough Market: Um dos maiores e mais antigos mercados de Londres, o Borough Market é um lugar para experimentar comidas deliciosas de produtores locais e também de outros cantos do mundo. Fica num prédio de 1850, mas tem história que vai desde o século 13. Para quem gosta de comida. Abre de segunda a sábado, mas de quarta a sábado é que todos as barraquinhas estão abertas. Saiba mais sobre o passeio. 
  • Hyde Park:Hyde Park e seu adjacente Kensington Gardens formam juntos a maior área verde de Londres. São 2,5 km² de área, cortados pelo lago Serpentine. Esse é um parque de propriedade da realeza. Hoje, o espaço é aberto e gratuito para os habitantes da cidade e dentro do parque fica a Galeria de Arte Serpentine, um memorial para a Princesa Diana e outro para o Principe Albert. Isso sem contar o Kensington Palace, onde vivem os príncipes da realeza atual. No parque acontecem shows de artistas famosos e também, no inverno, a feira de natal Winter Wonderland.
  • Covent Garden: Esse pequeno distrito de Londres é um microcentro do que há de melhor na cidade. São mais de mais de 60 pubs e bares, cerca de 13 teatros, incluindo a Royal Opera House. Ali você verá a movimentação das pessoas, vitrines e decoração linda, e diversos artistas de rua. E o principal: três mercados, num prédio adorável do século 19, com uma Praça Central sempre movimentada.

Onde se hospedar em Londres?

Não deixe de ler o nosso guia de hospedagem em Londres, onde tem muitas dicas da melhor região da cidade para se hospedar.

Esses são os valores médios que você vai pagar na hospedagem em Londres:

Alguns lugares onde já nos hospedamos na cidade são o três estrelas The Euro Hotel.

E os hostels: Generator, Astor Hyde ParkKensington Holland Park. Recomendamos todos esses lugares.

O Metrô de Londres e outros meios de transporte: como usar?

Para se deslocar com o transporte público na cidade, compre o cartão Oyster assim que chegar em Londres.

Vendido nas estações de metrô, tanto na bilheteria quanto nas máquinas, você precisa pagar 5 libras pelo cartão (que serão reembolsáveis) e mais o quanto for carregar, já que o sistema é “pague quanto use”.

Se você vai ficar de 5 a 7 dias na cidade, vale a pena carregar seu Oyster com um passe semanal chamado 7 day Travelcard. Custa 34,10 libras e permite viagens ilimitadas.

Caso você for caminhar mais, carregue seu Oyster com 15 libras, vá usando nos primeiros dias e depois recarregue com o que precisar. No final da viagem, numa das máquinas do metrô ou na bilheteria, você consegue o reembolso do cartão e também do dinheiro que sobrar de saldo.

Para descobrir qual o melhor trajeto, recomendo usar o app do Google Maps no celular, que te avisará exatamente qual estação descer e as direções que você precisa tomar.

Com o aplicativo do Google ou o site oficial de transportes da cidade, também dá para descobrir as linhas de ônibus de dois andares, alguns dos quais funcionam a noite inteira.

Algumas das linhas dos ônibus comuns fazem belos trajetos turísticos e só custam a passagem normal. Confira quais aqui. 

No mais, uber e os tradicionais táxis pretos também te levar de um lado ao outro, mas saí muito mais caro e, veja bem, a libra custa mais do que ouro em relação aos reais.

Quantos dias ficar em Londres?

Sugerimos ficar 5 dias em Londres, que é o que consideramos o mínimo necessário para uma primeira vez por lá, tendo em vista o tamanho da capital Inglesa e a quantidade de coisas para fazer

Quer saber o que fazer em Londres em 2 ou 3 dias? Sem problemas! Concentramos as atrações mais importantes no roteiro abaixo nos dois primeiros dias. E aí você pode escolher o que fazer no terceiro.

Tem 6 ou 7 dias em Londres? Ou está visitando a cidade pela segunda vez? Dou algumas ideias extras do que fazer ao longo do texto. E mais ideias ainda no final.

Como economizar em Londres? O London Pass vale a pena?

Qualquer passe de visitantes só vale a pena de a soma das entradas nas atrações que você quiser muito ver for maior do que o valor do passe por dia.

Para economizar, vale a pena se você comprar o passe para 1 ou 2 dias e focar nesses dias as atrações pagas mais caras, como a Torre de Londres, a Abadia de Westminster, etc.

E ainda, caso você tenha interesse em visitar outros lugares como o Castelo de Windsor, ou fazer o Tour no Estádio do Chelsea.

Clique aqui para entender todas as atrações inclusas e comprar o London Pass.

Passagens baratas para Londres

Atualmente, espere pagar entre R$ 4000 e R$ 6000 por um voo de ida e volta para o velho continente comprado de dois a três meses antes da viagem.

Para encontrar preços mais baixos que isso, você precisa ficar de olho nas promoções e comprar suas passagens com grande antecedência.

Ideias de destinos no Reino Unido além de Londres

Crédito imagens: Shutterstock

Inscreva-se na nossa newsletter

4.9/5 - (43 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “O que fazer em Londres: Roteiro de 5 dias ou mais!

  1. Estou montando um roteiro para Inglaterra, partindo de Londres e suas dicas irão ajudar muito.
    Obrigada por compartilhar sua experiencia.

  2. Adorei! A minha intenção é a mesma que a sua, quero morar em Portugal e de lá conhecer outras cultura. E aperfeiçoar o idioma. Pensei em arrumar um trabalho dama de companhia ou olhar idosos. Para mim sem problema. Tenho formação em Administração Pública, na área do governo. Enfim, fui exonerada pelo Governo de Minas Gerais e agora quero tentar a vida em Portugal. Gostaria de ajuda. Sou muito organizada e tenho disponibilidade para qualquer área, não estou escolhendo se for para morar e trabalhar, para mim seria o ideal. Preciso uma oportunidade. Desde já, agradeço a sua atenção, carinho e presteza. Obrigada. Carla

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.
3 dias em Londres: o que visitar? Harry Potter: Tour em Londres A bizarra história do Gin: a bebida da moda
3 dias em Londres: o que visitar? Harry Potter: Tour em Londres A bizarra história do Gin: a bebida da moda