Tags:
Atlas: País de Gales, Reino Unido

A cidade com o maior nome do mundo (que não cabe neste título)

Imagine que você é o prefeito de uma cidadezinha no minúsculo País de Gales, lá pelos anos de 1860. Você vê turistas passando pela sua cidade, pela linha férrea recém criada em Chester, em direção a outros destinos na Ilha de Anglesey, e pensa: poxa, o que será que eu posso fazer para atrair essas pessoas para cá? Então, você tem uma ideia.

Colocar, no nome da vila, todas as atrações que você vai encontrar por lá. E, de quebra, chamar a atenção das pessoas, não pela qualidade dessas atrações, mas pelo tamanho do seu nome:

A Igreja de Santa Maria (Llanfair) no Vale (pwll) da avelaneira branca (gwyn gyll) próximo (go ger) ao rápido redemoinho (y chwyrn drobwll) e a Igreja de São Tysilio (Llantysilio) da gruta vermelha (gogogoch)

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch. nem adianta tentar, não dá para pronunciar o nome dessa vila no País de Gales, com tantas consoantes que fazem um nó na nossa cabeça. O que, para nós, tem aparentemente 58 letras, para esse idioma de origem celta são “apenas” 51, já que -ll- e -ch- contam como uma letra só.

cidade com maior nome do mundo pais de gales 4

Saiba mais sobre o País de Gales:
12 motivos para visitar o País de Gales
5 aventuras imperdíveis no País de Gales
5 castelos para conhecer no País de Gales

O nome enorme está lá, na estação de trem, para que todos os que passem por ali tenham a curiosidade de descer e descobrir as surpresas desse título. Antes do batizado, o nome era grande, mas nem tanto: Llanfair Pwllgwyngyll. Hoje em dia, as placas na estrada indicando a direção para a cidade dizem Llanfairpwll ou Llanfair.

cidade com maior nome do mundo pais de gales 2

Mas a cidade mesmo não tem nada para visitar. São pouco mais de três mil habitantes. Eu estive lá em julho de 2017, a convite do Visit Wales, e a única parada interessante é a estação de trem de Llanfair, onde você encontra placas com o nome inteiro. Ou seja, a jogada de marketing deu tão certo, mas tão certo, que até hoje tem gente que visita a vila só pelo nomão. E pela foto ou vídeo no Instagram: não deixe de pedir para algum galês pronunciar o nome para você.

Lugares com nomes muito compridos

cidade com maior nome do mundo pais de gales 3

Leia também:
38 cidades com nomes engraçados
23 atrações turísticas absolutamente bizarras

Em tempo, Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch pode até ser a cidade de nome mais comprido, mas é apenas o segundo lugar batizado com o nome mais longo do mundo.

Esse título vai para “Taumata whakatangi hangakoauau o tamatea turi pukakapiki maunga horo nuku pokai whenua kitanatahu”, uma colina que fica na Ilha Norte da Nova Zelândia. O nome em maori significa: “o lugar onde Tamatea, o homem com grandes joelhos, que deslizou, escalou e engoliu montanhas, conhecido como o comedor de terra, tocou sua flauta para sua amada.” São 85 letras!

E o terceiro lugar fica com Chargoggagoggmanchauggagoggchaubunagungamaugg. Trata-se de um lago, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, também conhecido como Lago Webster. A língua do nome é nipmuc, um idioma indígena, e a tradução é “local de pesca que está na divisa e é um lugar neutro de encontro”. Como vocês podem imaginar, fica na divisa do estado com Connecticut. São 45 letras e também o nome de lugar mais longo nos Estados Unidos.

Clube Grandes Viajantes

Olá, somos a Luíza Antunes, o Rafael Sette Câmara e a Natália Becattini. Há 10 anos fazemos o 360meridianos, um blog que nasceu da nossa vontade de conhecer outras terras, outros povos, outras formas de ver o mundo. Mas nós começamos a sonhar com a estrada ainda crianças e sem sair de casa, por meio de livros sobre lugares fantásticos. A gente acredita que algumas das histórias mais incríveis do mundo são sobre viagens: a Ilíada, de Homero, Dom Quixote, de Cervantes; Harry Potter, Senhor dos Anéis e Guerra dos Tronos. Todo bom livro é uma viagem no tempo e no espaço. E foi por isso que nasceu o Grandes Viajantes: o clube literário do 360meridianos. Uma comunidade feita para você que ama ler, escrever e viajar.

Somos especialistas em achar livros raros, já esquecidos pelo tempo. Fazemos a curadoria de crônicas, contos e histórias de escritores e escritoras incríveis, que atualizamos numa edição moderna e bonita. A cada mês você receberá em seu e-mail uma nova aventura sempre no formato de livro digital, que são super práticos, para você ler onde, quando e como quiser.

Além do livro raro e do bônus exclusivo, recompensas que todos os nossos associados recebem, oferecemos duas experiências diferentes à sua escolha:

1) Para quem quer se aprofundar nas histórias e conhecer pessoas com interesses parecidos;< br/>
2) Para quem, além de ler, também quer escrever seus relatos.

Conheça cada uma das categorias e escolha a que combina melhor com você. Venha fazer parte do Clube Grandes Viajantes.

recompensas clube recompensas clube


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários sobre o texto “A cidade com o maior nome do mundo (que não cabe neste título)

  1. cada vez melhor seu (nosso) blog , parabens.
    Mas gostaria de fazer um pedido: me inscrevi para ser assinante , mas não reivindiquei o roteiro de viagem. Poderia faze-lo agora????
    se possível ai vai meu email para conferencia e envio.:
    Grato

  2. Amei!!!

    Estou adorando visitar esse blog maravilhoso, sempre tem posts legais.

    Parabéns!!!

    Posso compartilhar esse post no meu facebook?

    Quero compartilhar com as minhas amigas!

    1. Obrigada Nathalia!

      Pode compartilhar o link no Facebook sim. Desde que você não copie e cole o texto (e não o link), tudo certo!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.