fbpx

Cahuita, Costa Rica: visita ao parque nacional e os recifes de coral

O Parque Nacional Cahuita está localizado a 43 km de Limón, no sul da Costa Rica, e é um dos principais destinos litorâneos daqueles que buscam contato com a rica biodiversidade do país. O local é um refúgio natural de recifes de corais, casa de uma enormidade de espécies de plantas e animais nativos, ecossistemas marinhos e de praias intocadas com areia branca e a água morna do Caribe.

Na língua indígena local, “Kawe” significa sangrillo – uma árvore muito comum na zona – e “Ta” é ponta. Dessa forma, Cahuita significa Ponta do Sangrillo.

Vai viajar pela Costa Rica? Veja mais dicas:
O que fazer em Puerto Viejo de Talamanca, Costa Rica
É seguro viajar para a Costa Rica?
O que fazer em San José, capital da Costa Rica
Dicas de viagem para La Fortuna e o Vulcão Arenal

Parque Nacional Cahuita, Costa Rica

Como chegar ao Parque Nacional Cahuita

A base mais comum para se explorar o Parque Nacional é a cidadezinha com o mesmo nome, Cahuita. O Parque possui duas entradas e essa é a mais conhecida. Não é difícil encontrar, já que o lugar é pequeno e o parque é a principal atração local. A. entrada fica a uns quatro quarteirões do centrinho.

Quem sai de Puerto Viejo de Talamanca. só precisa pegar um ônibus do centro até Cahuita. A viagem demora uns 40 minutos. De lá, basta seguir a pé para a entrada do Parque.

Para entrar, é preciso apenas deixar uma contribuição voluntária (o valor sugerido é de cinco dólares, mas você pode doar quanto quiser. A verba vai para a preservação local e pesquisa), e o lugar tem estacionamento gratuito.

A outra entrada é em Puerto Vargas, mas por ali a entrada tem o valor fixo de 10 dólares.

Parque Nacional Cahuita, Costa Rica

Seguro de viagem para a Costa Rica

O seguro de viagem é opcional para a Costa Rica. Mas é importante que você nunca viaje sem um, em especial se você pretende fazer atividades como mergulho e snorkeling.

O seguro te protege no caso de qualquer emergência médica, roubo, extravio de bagagem ou necessidade de interromper a viagem por conta de algum grande imprevisto. Veja abaixo alguns planos recomendados para a América Central, com desconto exclusivo para leitores do blog através do cupom 360MERIDIANOS05:

Seguro Viagem:
America Central
Intermac I60 Am. Latina +Covid-19 Intermac I60 Am. Latina +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19 Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 800 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Como é a visita ao Parque Nacional Cahuita

O parque foi construído em uma área de 23.290 hectares mar a dentro e envolvendo 1.102 hectares de floresta tropical úmida. Por isso, reúne diversos tipos de habitats, para um grande número de espécies. Quem chega somente na entrada do parque pode se decepcionar com a água escura do mar por ali, mas essa é apenas uma zona pantanosa da reserva, que abriga quatro espécies diferentes de caranguejos (veja o site oficial).

Com alguns minutos de caminhada, o pântano dá lugar à água azul que todos sonham em encontrar no Caribe. Ali também há uma floresta mista que serve de casa para duas espécies de macacos, duas de bicho preguiça, guaxinins, coatis e nútrias, além de aves e cobras. Esse é um dos melhores lugares da América Central para observar a fauna nativa em seu habitat natural, sem tanta intervenção humana.

Dentro do parque há uma trilha de 7 km que liga uma entrada à outra. É aí que está outra vantagem de entrar por Cahuita: nessa área, a trilha corre paralela ao mar até chegar à Punta Cahuita. Dali você pode voltar para a entrada ou seguir pela trilha por mais 2 km até Puerto Vargas. Mas fique sabendo que nessa parte a trilha entra na floresta e já não é tão interessante, já que a maior parte do tempo você caminhará sobre pontes de madeira.

Os melhores lugares para tomar banho de mar estão nos primeiros 2 km a partir de Cahuita, antes que a trilha cruze o rio Suárez. Se você chegar até Puerto Vargas, pode pegar um ônibus na parada em frente ao parque para voltar a Cahuita.

Parque Nacional Cahuita, Costa Rica

Na entrada, é possível contratar guias locais por a partir de 25 dólares por pessoa. Eles são especialistas em encontrar as espécies de plantas e animais que habitam o parque e levam lunetas para que seja mais fácil observar aves e bichos-preguiça no topo das árvores.

Não é obrigatório, no entanto, contratar alguém para te acompanhar no caminho, já que o nível de dificuldade da trilha é bastante baixo, todo o percurso é muito bem sinalizado e você com certeza verá alguns animais mesmo indo só.

Atividades no Parque Nacional Cahuita, Costa Rica

Além da trilha natural e do uso das praias, o Parque Nacional Cahuita oferece diversas atividades, como um percurso marinho para a prática de snorkeling e mergulho e observação de espécies marinhas.

Se a diversidade na terra já impressiona, é no mar que a reserva guarda a maior parte de suas belezas. São 600 acres de recifes de coral, que, apesar dos esforços empregados na região, estão ameaçados pela poluição dos oceanos e já sofreram uma redução significativa nos últimos anos. São 35 espécies de corais encontradas dentro da área de proteção do parque, incluindo o coral-cérebro, exclusiva do Caribe, e os coloridos corais moles.

Parque Nacional Cahuita, Costa Rica

Extremamente venenosa, a cobra Oropel é uma das espécies nativas do Parque Nacional Cahuita. Sua cor amarela vibrante faz com que as presas a confundam com uma flor e se aproximem. Foto: Shutterstock

Caso você esteja interessado nessas atividades, vai precisar contratar um guia ou um tour com agência, já que é proibido percorrer o percurso marinho sem a companhia de uma pessoa autorizada. Também não é possível praticar esse tipo de esportes fora das áreas designadas. Há diversas agências na cidade que te levam em barco até a zona de mergulho.

O Parque Cahuita também conta com quadras de futebol de areia e vôlei de praia.

Onde ficar no Parque Nacional Cahuita: vila Cahuita

O município de Cahuita é um pequeno povoado, desses bem hippies praieiros, que vive da atividade turística gerada pelo parque. Vale a pena se hospedar por ali se você pretende visitar o parque mais de uma vez, já que no centro de Cahuita mesmo não há praias próprias para banho.

Dá para percorrer tudo em um dia, mas talvez você queira passar um tempo só curtindo sombra e água fresca de frente para o mar. Nesse caso, veja uma lista com as hospedagens em Cahuita, para todos os bolsos e estilos de viagem.

Eu me hospedei no Hakuna Matata Hostel, que fica do ladinho da estação principal de ônibus, o que me poupou de sair carregando a mochila por aí. A entrada do parque estava a uns quatro quarteirões. E o hostel ainda tinha piscina, cozinha e panquecas no café da manhã.

Hospedagem em Puerto Viejo de Talamanca

Se você pretende só conhecer o Parque Nacional em um dia, no entanto, recomendo que se hospede em Puerto Viejo, que é uma cidade maior. Lá também tem melhores praias públicas no centro e está só a 40 minutos de Cahuita. Dá para pegar um ônibus pela manhã para Cahuita, visitar o parque e voltar para Puerto Viejo pela noite, tranquilamente.

De Puerto Viejo também é mais fácil percorrer as atrações da região. Veja uma lista de hotéis e hostels em Puerto Viejo.

Como passei também uns dias por lá, me hospedei no One Love Puerto Viejo, um pequeno hostel com quartos confortáveis e um quintal convidativo que está a três minutos de caminhada da Playa Negra e tem quartos compartilhados por a partir de 8 dólares e privativos por 19 dólares.

No centro da cidade tem o badalado Selina Puerto Viejo e o Lion Fish Hostel, além de diversas opções que vão de hostels para mochileiros a resorts de luxo. Confira todas elas aqui.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.