fbpx
Tags:
Atlas: São Paulo, Brasil, São Paulo

O mundo inteiro cabe em São Paulo

Eu e São Paulo temos uma relação complicada e com algumas idas e vindas. Minha primeira passagem por aqui foi em 2009, para um final de semana que incluiu um show no Jockey Club, o mais completo embasbacamento ao caminhar pela Avenida Paulista e queixo ainda mais caído ao entrar no metrô pela primeira vez. Por muito tempo, jurei que a atração mais interessante da capital paulista era justamente essa capacidade de locomoção rápida, de um ponto a outro, por baixo da terra. O tipo de coisa que qualquer metrópole de respeito precisa ter, mas que é rara em terras verde e amarelas.

Se o encantamento veio de cara, foi em São Paulo que estive pela primeira vez em outro país. Andar pelas ruas do Liberdade, com suas luminárias orientais, seus restaurantes japoneses, seus jornais chineses e lojas coreanas, foi coisa de outro planeta. O outro lado do mundo do lado do coração da cidade. Fui embora jurando que um dia viveria aqui; voltei três vezes antes de me mudar de fato.

Nessas passagens mais curtas, conheci outros lados, digo, nacionalidades da metrópole. A festa italiana da Achiropita, os restaurantes peruanos, nordestinos, indianos. Ouvi dizer que havia uma feira boliviana e que mais tantos outros países cabiam nas mesmas ruas, nos mesmos bairros. E do Aeroporto de Guarulhos parti para um mundo que habitava a cidade de onde partia.

passeios em são paulo

Fui, voltei, e pela primeira vez, percorrendo a Marginal Tietê, achei São Paulo feia. O dia estava fechado, chovia sem parar e o trânsito teimava em não andar.  O cheiro que vinha do rio não ajudava – como qualquer metrópole que se preze, São Paulo tem um lado difícil e nada amigável. Um lado que eu conhecia pela primeira vez.

Voltei para minha cidade e, meio que sem querer e justamente no momento em que estava em dúvida, fiz as malas e me mudei. Durante um ano, transformei a Zona Oeste da capital paulista em minha casa. Fiz poucas coisas turísticas, mas, francamente, elas não fizeram falta. São Paulo não é uma cidade de grandes cartões-postais, de programas turísticos imperdíveis e lugares icônicos. O melhor da capital paulista é esse emaranhado de gente, de vários sotaques e nacionalidades, que juntos dão vida a uma das cidades mais interessantes que existem por aí.

Por 12 meses, convivi com baianos e gaúchos, com mineiros e paranaenses, com pernambucanos e, olhe só, até com alguns paulistanos. Vivi numa numa cidade em que ouvir outros idiomas serem falados na rua é comum; me acostumei a saber que São Paulo é de tudo um pouco. E às vezes esse pouco pode ser ruim.

Os piores momentos envolveram ir e voltar do trabalho. Num deles, depois de uma confusão nas linhas do metrô – era junho de 2013, época daquelas manifestações que sacudiram o Brasil – o clima esquentou. Literalmente. O trem parou, lotado. As pessoas começaram a passar mal com o calor. Batiam nos vidros, desesperadas, e uma multidão tentou forçar as portas para sair, eu entre muitos. Saímos, vi idosas e crianças serem carregadas para fora do trem, em transe, e de repente notei que minha mão sangrava, nem sei como.

O metrô lotado, as (muitas) horas de engarrafamento, o trânsito em que pedestre vale menos que nada, as ruas que alagam a cada chuva e os rios que teimam em ser esgoto mesmo após décadas de obras públicas. São Paulo, a cidade do dia a dia, não aquela que conheci como visitante, era mais difícil do que eu imaginava. Some a isso empresas onde bater cartão não existe, em que perguntar por hora extra remunerada era motivo para risadas. Uma cidade cara, caríssima, onde o trabalho consome boa parte do dia e o custo das coisas te força a trabalhar mais.

A vida quis que eu fosse embora, mas confesso que quando fui já estava satisfeito. Na última semana, já de malas prontas, fui turista em São Paulo novamente. Percorri o centro, os museus, praças e parques. Fui em estádios, entrei em igrejas e gastei um bom tempo num dos melhores programas turísticos que encontrei aqui: fui ver São Paulo do alto.

Do alto do Martinelli, do Banespa e do Itália. Já vi skylines mais bonitos, mas vi pouquíssimas metrópoles onde a selva de concreto é mais impactante, uma confusão de prédios a perder de vista. Naquela época, perguntei para um estrangeiro que estava de passagem pelo Brasil qual tinha sido a imagem mais marcante da viagem dele. Esperava as respostas óbvias: o Rio, Foz, a Amazônia, alguma praia paradisíaca do nordeste…

A resposta dele foi completamente fora de lógica. Para aquele gringo, nada tinha sido mais impactante do que assistir São Paulo da janela do avião, durante um voo para o Aeroporto de Congonhas. Hoje concordo com ele, por mais que meu medo de avião, corrijo, meu cagaço de avião, me deixe completamente desconfortável em voos para lá. Numa pista curta cercada por arranha-céus, enfrento o pouso agarrando os braços da cadeira e apreciando a vista, tudo ao mesmo tempo.

Nos últimos dois anos, a cidade virou pra mim casa novamente. Segunda casa. Vindas mensais, passeios diversos, tempo para conhecer bares, restaurantes, museus e parques. Frutos de uma relação à distância que me trouxe para São Paulo. Não sou morador, mas quase sou: caminho no Ibirapuera como faço na Lagoa da Pampulha, frequento os bares de Pinheiros como vou nos da minha BH.

São Paulo virou segunda casa e talvez esse seja seu papel ideal pra mim. De todos os lugares do mundo, o que mais me dá vontade de voltar. E não é que hoje acho a cidade linda e cheia de cartões-postais? A Sé, por exemplo, só não tem sua beleza mais valorizada porque não está na Europa e o Ibirapuera não deixa a desejar na comparação com muito Central Park por aí.

Depois de tanta ponte aérea, tenho ainda mais certeza que a beleza de São Paulo está no alto. Odeio pousar em Congonhas; adoro pousar em Congonhas. Curto cada segundo da janela do avião, mesmo que eu sempre faça isso arrancando pedaços dos braços da cadeira.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 comentários sobre o texto “O mundo inteiro cabe em São Paulo

  1. São Paulo , pra mim, é o RESUMO DO MUNDO. É minha possibilidade de conhecer OUTROS PAÍSES sem sair dali.
    Morei no BOM Retiro(rua Prates)e por vezes, nem parecia BRASIL.
    Me encantava e ainda me encanto com a Estação da Luz.Fazia compras no Brás(que até hj não consigo conhecer tds as ruas) me parece infinito assim como a cidade. Bexiga, Lapa, Liberdade(que coisa linda, onde filhos moram hoje e me apaixono cada dua mais).
    Av Paulista é incrível.
    Ibirapuera… que lindo!
    Ahhhhh, nao tem como NÃO AMAR SP.
    E se vc SE VIRA ali, está apto pra QUALQUER LUGAR NO MUNDO.
    Ah, não tem como falar sobre os pedacinhos de SP que conheci e conheço a cada retorno meu.
    Mas não posso esquecer tb do aeroporto de Congonhas e tb do MEDO e ENCANTO que senti qdo pousamos. O de Cumbica PELA IMENSIDÃO e quantidde de gente que VEM gente que VAI. Tb o terminal rodoviário do Tietê que sou capaz de dispensar o ônibus que está saindo e comprar O PRÓXIMO só pra ficar admirando aquele “formigueiro humano”.
    Genteeeee…e o metrô???
    Resumindo SOU UMA MINEIRA PAULISTANA!!!
    AMO Minas e AMO São Paulo

  2. Como morador, eu acho interessante esse olhar de fora digamos, é curioso que vc disse que quando fez a Zona Oeste sua casa, fez poucas coisas turísticas, pois é exatamente isso que a maioria dos paulistanos fazem, a cidade tem um monte de coisas e possibilidades (e muita coisa grátis) que pouca gente aproveita.

    Eu moro na periferia, então minha relação com a cidade seria bem melhor se eu não levasse 2 hs para chegar onde trabalho ou 1h30 para chegar no Centro rs, concordo plenamente com muita coisa do texto, mas quando não tem rotina envolvida na sua relação com a cidade, seja qual for, é sempre melhor.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.