Vozes

Favelados pelo mundo: Descendo o morro pra descobrir o planeta

A favela está presente em todos os cantos do país e tem muito mais histórias pra contar do que as que a gente vê no noticiário. Uma delas vem lá das bandas do Rio de Janeiro: é o “Favelados pelo mundo”, um projeto da Thamyra Thâmara e do Marcelo Magano. Ela veio de Gama, no Distrito Federal, mas agora mora no Complexo do Alemão, ele é da Cidade de Deus.

Eles se definem como: “um ator e uma jornalista sendo transformados pelos encantos dos cantos do mundo. Viajar é a escola que todos deveriam ter o direito de ir”.

São exemplos que a periferia precisa e merece. Afinal, são mais de 11 milhões de pessoas que moram nas favelas brasileiras. Segundo o IBGE, 12,2% dessas pessoas (ou 1,4 milhão) vivem no Rio de Janeiro. Isso quer dizer que cerca de 22,2% dos cariocas, ou praticamente um em cada cinco, são moradores de favelas. Um número que não podemos ignorar. Lá tem muita gente que precisa descobrir que é possível desbravar o mundo e conhecer lugares novos.

“Não importa a nossa origem social, raça ou gênero, é possível romper barreiras com muita coragem, planejamento e determinação”, afirma Thamyra.

 

Como nasceu o Favelados pelo Mundo

Há alguns anos, Thamyra, junto com uns amigos, resolveu viajar pela América do Sul. Se apaixonou. Começaram o mochilão com uma viagem de ônibus até Buenos Aires, dormindo em hostels e gastando pouco. Lá, ela conheceu gente do mundo inteiro e foi assim que descobriu que a experiência era mais importante do que o consumo. Os gastos com a viagem foram tão moderados que ela até conseguiu voltar pra casa com uma graninha sobrando. Dos R$3 mil que levou, R$300 ainda ficaram na carteira. O mochilão sul-americano, que começou de ônibus passando por Floripa, Curitiba e Buenos Aires, terminou em uma volta de avião, pela Bolívia. E tudo dentro do orçamento.

Depois de descobrir que viajar não é um sonho impossível, ela resolveu ousar e organizou a primeira viagem, sozinha. O destino foi Nova York, mesmo sem dominar muito o inglês. Para não passar perrengue, Thamyra escreveu em um papel todas as informações mais importantes que ela precisava, e foi com o inglês básico, na cara e na coragem. Super deu certo!

Quando voltou pro Brasil, já formada em Jornalismo, saiu do Distrito Federal e foi morar no Rio de Janeiro. Lá, começou a trabalhar com comunicação comunitária e agora está há sete anos vivendo no Complexo do Alemão. Foi nessa de escrever sobre a comunidade que ela conheceu o Marcelo. Ele, que é ator e roteirista, fazia parte de um grupo de teatro na favela, adorava viajar, mas nunca tinha saído do Brasil. Hoje, além de ator, é também roteirista do Zorra Total.

O trabalho dos dois fez com que eles se conhecessem. E a vida e os objetivos em comum fizeram com que se apaixonassem e encontrassem um no outro um novo projeto de vida.

Eles foram pra Colômbia na primeira viagem juntos. Lá, entenderam que muito mais do que turistar, eles podiam incentivar outros jovens a descobrirem o mundo. Assim criaram o “Favelados pelo Mundo”, nome escolhido pelo Marcelo.

Já nessa primeira viagem, eles produziram vídeos pro YouTube, materiais para as outras redes sociais e começaram a ganhar o apoio dos seguidores. É uma galera que viu neles a possibilidade de viajar, que percebeu que sair da favela não é impossível. Thamyra diz que chegavam mensagens de pessoas dizendo que se sentiam emocionadas. Eram seguidores falando que também queriam viajar. Foi a partir daí que eles viram o projeto tomando uma proporção maior.

A aceitação foi tamanha que logo eles começaram a viajar mais. Juntos, com o Favelados pelo Mundo, eles já foram para Angola, Nova York, México, Guatemala e várias cidades do Brasil.

Para a Thamy e o Marcelo, o principal objetivo dessa jornada é “conhecer pessoas de todos os cantos, aprender com as diferenças, ampliar o conhecimento, se divertir e voltar para o Brasil cheios de ideias para inovar e transformar suas vidas e de suas comunidades”.

Pra não perder o embalo, eles já estão com um projeto novo. O próximo passo é redescobrir nossas origens africanas.

 

Favelados pelo Mundo: missão África

Um resgate às origens, uma volta ao passado para entender o presente e desenhar o futuro. Para isso, a Thamy e o Marcelo vão para a África pra resgatar a memória afrobrasileira e afrodiaspórica. Serão dois meses nas estradas africanas pra aprender um pouco sobre as suas origens e depois poder contar tudo pra gente.

Eles vão vivenciar a cultura como verdadeiros locais. Dormindo na casa dos moradores, conhecendo a verdadeira África e, claro, gastando pouco. A viagem vai passar pela África do Sul, São Tomé e Príncipe, Gana, Nigéria e Senegal. “A gente vai fazer um programa mostrando as relações que a África tem com o Brasil a partir de dois jovens afrobrasileiros e que são moradores de favela, buscando essas relações ancestrais e mostrando a África a partir de um turismo artístico, cultural e afetivo para além dos estereótipos”, diz Thamyra.

Se você gostou do projeto, pode contribuir para tornar essa ideia possível. É que eles estão com uma vaquinha online para arrecadar uma grana e tornar a viagem real e muito mais informativa. E quem contribuir, além de ajudar nesse projeto super bacana, vai ganhar uns mimos da dupla. Legal, né?

Você pode doar aqui por esse link aqui.

Para saber mais sobre o Favelados pelo Mundo, acesse as redes sociais: Blog, Facebook e Instagram.

A Vozes

A Vozes é uma newsletter especial, enviada quinzenalmente, onde nós contamos histórias de pessoas e projetos extraordinários, que usam o universo das viagens para transformar o mundo. Vez por outra o conteúdo é publicado aqui no blog também, mas se quiser sempre receber os textos, e em primeira mão, assine a nossa newsletter. É de graça e você ainda ganha de presente um ebook recheado de dicas para planejar sua primeira viagem ao exterior.

Se quiser acompanhar o que nós já fizemos:

#1 – Um intercâmbio feminista que arrecadou 12 mil reais
#2- Black Bird: por um mundo com mais viajantes e destinos negros
#3- Antropologia Visual: olhar para o diferente e enxergar o semelhante
#4- Oficina Shanti: Os tecidos que mudaram uma vida
#5- Guia do cadeirante viajante: as duas rodas que rodam o mundo
#6- Plan International Brasil- Um basta ao turismo sexual

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Fernanda Pádua

Tenho BH como meu ponto de partida e o meu porto seguro. Entrei pela primeira vez em um estádio de futebol aos 10 anos e ali descobri que queria ser jornalista. 20 anos depois, me tornei repórter esportiva e viajante nas horas vagas. Fiz intercâmbio na Irlanda em 2016/2017, pra estudar inglês. Tenho um objetivo de visitar todos os estados brasileiros e metade dos países do mundo e já percorri boa parte do trajeto, mas várias histórias e paisagens legais ainda estão por vir.

Compartilhar
Publicado por
Fernanda Pádua

Posts Recentes

O que eu vi do alto do campo base do Everest

*Por Silvia Paladino No dia 12 de outubro de 2023, eu cheguei ao acampamento base…

5 meses atrás

Como é a relação dos iranianos com o álcool

– Aí estão vocês, eu estava esperando! Venham!, disse, apontando para um beco que parecia…

5 meses atrás

Lençóis Maranhenses e o artesanato com fibra de Buriti

Chegar no povoado Marcelino é uma atração à parte na visita aos Lençóis Maranheses. Depois…

3 anos atrás

Como são os Cursos Domestika? Descubra como funciona a plataforma

A Domestika é uma comunidade criativa e que oferece diferentes categorias de workshops: do desenho…

3 anos atrás

Niède Guidon, a arqueóloga que mudou a Serra da Capivara

“Na Pedra Furada, abaixo de um local onde havia pinturas, escavamos tentando encontrar marcas do…

3 anos atrás

Comida saudável pra todos: comer bem e descolonizar o paladar

“Muita gente acha que comer saudável é cortar açúcar, por exemplo, entrar num mundo de…

3 anos atrás