Tags:
Atlas: Brasil

Projeto Caixa de Sapato: o Natal em uma caixa de papelão

E se o Papai Noel viesse dentro de uma caixa de sapatos? “O Projeto ‘Caixa de Sapato’ representa um jeito diferenciado de você, sua família ou membro da sua organização demonstrar que se importa com o próximo, ao compartilhar o amor e a esperança às crianças carentes em todo país”. Para contar um pouco mais sobre o projeto, a gente bateu um papo com o Filipe Portugal, fundador da inciativa.

2020 tem sido difícil pra todo mundo, não tem como negar. Definitivamente, é um ano que será lembrado para o resto das nossas vidas. Se para nós, que entendemos o que estamos passando, já é difícil, para as crianças esse período de confinamento, sem aulas e de relações completamente alteradas, pode ser ainda pior. Principalmente no Natal.

Por conta disso, o Projeto “Caixa de Sapato”, que é um projeto que já existe há 15 anos, em 2020 terá um sabor bem mais especial. Vai levar pra essas crianças um pouco de alegria, coisa que todos nós estamos precisando, não é mesmo?

crianças recebendo presentes de natal

“É um privilégio. É melhor dar do que receber! Nas entregas eu sempre, sempre me emociono. Quando alguma criança me pede para ler as cartinhas, eu simplesmente não consigo e começo a chorar e perco a voz. Aí eu peço ajuda para algum dos meus filhos”.

Todos os anos a ideia deles é, no Natal, encher caixas de sapato com brinquedos, material escolar e guloseimas para crianças do país inteiro.

“A ideia surgiu nos EUA, há 30 anos. E eu, quando fazia um intercâmbio em Massachusetts, pude participar. Em 2006 fui desafiado em um curso na Igreja a apresentar um projeto e foi quando a ideia de implementar aqui o Caixa de Sapato fez todo o sentido. Desde então tem sido um sucesso de engajamento em escolas, empresas e igrejas, com a mesma taxa de participação de países desenvolvidos”, conta Filipe.

Um pouquinho de amor e alegria dentro de uma caixa de sapatos. Gesto que parece simples, mas que faz uma grande diferença. “A caixa de sapato é um tamanho padrão e todo mundo tem uma. Quem não tem eu sempre digo de brincadeira que é uma excelente desculpa para comprar um sapato! O tamanho é ideal pois cabe muita coisa: brinquedinhos, material escolar, itens de higiene pessoal, uma cartinha e brindes que as crianças amam”. Filipe conta que, por ser um tamanho padrão, não acontece de uma criança ganhar um presentão e outra uma sacolinha. Além de cada um poder montar da maneira que quiser (com itens novos ), de acordo com a idade da criança. “É livre e leve para todos!”

crianças abrindo presentes natal caixa de sapatos

Projeto Caixa de Sapato: onde cada real é multiplicado por 100

“Precisamos receber mais doações em dinheiro para poder escalar o projeto. Com os poucos recursos em dinheiro que recebemos conseguimos envolver muitas pessoas para doar caixas. E depois sempre processamos essas caixas e enviamos para bem longe, onde ninguém mais ajuda”. Funciona assim: a cada real que você doa, essas doações se transformam em caixas de sapato com presentes, material escolar e itens de higiene em até 100 vezes o valor.

A cada ano eles alcançam mais de 1000 famílias. Eles foram responsáveis direta e indiretamente pela distribuição de aproximadamente 30 mil caixas de sapato nos últimos 14 natais. “Isto quer dizer que 20 mil famílias foram beneficiadas recebendo as caixas de sapato. E outras 20 mil famílias foram abençoadas tendo o privilégio de contribuir”.

Eles fazem a escolha dos locais que receberão as doações pensando em regiões onde poucas – ou quase nenhuma – organização está atendendo. “Essas crianças estão em regiões longínquas e estão esquecidas. Temos algumas renomadas entidades parceiras que têm uma grande capilaridade e conhecimento do território brasileiro, que nos indicam boa parte dos destinos”.

presentes natal caixa de sapatos

Nos últimos anos eles enviaram doações a destinos a mais de 1000 km de distância, em média, justamente onde há poucos recursos e organizações apoiando. Entre tantas entregas, Filipe conta que uma se destacou: “A primeira entrega foi para as comunidades ribeirinhas do Amazonas. Foi muito especial! Hoje estas crianças são jovens adultos e provavelmente ainda se lembram destas caixinhas e desse gesto de amor e encorajamento”, diz ele, orgulhoso.

“Não repetimos destinos. Existem muitas organizações não atendidas. Queremos alcançar o máximo de crianças. Não queremos criar expectativas nem dependência. A ideia é encorajar os pais para que eles consigam presentear seus filhos! O projeto é de Natal e queremos justamente contar sobre o verdadeiro sentido do Natal. E que Deus não se esqueceu destas crianças – e nós também não”!

Eles já passaram por São José da Tapera-AL, Alto Jequitibá-MG, Delmiro Gouveia-AL, Machacalis-MG, Santa Rita-MA, Goiana-PE, Poço Verde-SE, São Cristóvão-SE, Itabaianinha-SE e Ribeirópolis- SE.

criança doação caixa de sapatos natal Projeto Caixa de Sapato

Projeto Caixa de Sapato: trabalho durante todo o ano

Esse trabalho não começa somente no final do ano, muito pelo contrário. Para que o “Projeto Caixa de Sapato” dê certo em dezembro, é feito o ano inteiro. “Estimulamos as empresas, escolas ou igrejas a se organizarem a cada ano para a nossa arrecadação de Natal. Uma dica é para os grupos se organizarem com metas e a cada mês terem o item do mês. Por exemplo, janeiro: brinquedos; fevereiro: item de higiene pessoal; março: material escolar – e assim por diante. Todos conhecem algum tio ou tem um contato de um negócio que doa ou vende a preços de custo. Assim um grupo pequeno consegue muitas caixinhas”.

O período de entrega das caixinhas é de 15 de Outubro a 15 de Dezembro. “Como bons brasileiros, deixamos tudo para a última hora. Então, temos que processar e separar tudo com os voluntários para enviar e encaixar na agenda das empresas parceiras de logística. Em alguns casos, as caixas chegam um pouco depois do Natal. Mas não faz a menor diferença. Para criança não tem dia de ganhar presente. É uma festa só!”.

pilha presentes natal Projeto Caixa de Sapato

Doe e ajude o projeto

Para que tudo dê certo, as doações são parte importante do processo. “Simplesmente compartilhamos esta ideia com pessoas. Não é um CNPJ ajudando uma ONG. É uma pessoa alcançando com um gesto de amor a vida de uma criança. Quanto mais você capricha na sua cartinha e na caixinha, mais a criança percebe e quer agradecer, além de se lembrar por muito, muito tempo”.

Como tudo em 2020 anda de outra maneira, com o “Projeto Caixa de Sapato” não seria muito diferente. “Este ano tivemos que implementar a ideia da Caixinha Digital. A data proposta é até o dia 20 de dezembro, mas as caixinhas que chegarem depois sempre serão entregues”.

Por conta da pandemia, Filipe conta que as doações se fizeram ainda mais necessárias. “As necessidades só aumentaram para as famílias que alcançamos. Ajudar é uma questão de prioridade e amor. Neste ano criamos a caixinha digital justamente para facilitar quem está distante ou sem tempo, mas quer ajudar.

crianças recebem presentes de natal caixa de sapato

Quer fazer parte? Ainda dá tempo de doar pro Natal de 2020. É só entrar nesse link aqui e fazer a sua doação.

Pra te encorajar a doar, Filipe deixa um recado: “Cada criança é diferente, assim como cada caixinha é diferente. Faça sua caixinha e escreva sua cartinha. Sua criança vai sentir o seu carinho e lembrará de você por muito tempo! Uma caixinha pode mudar a vida de uma criança para melhor, pois leva uma mensagem de amor e esperança, que todos precisamos”.

doações crianças de mascara natal pandemia Projeto Caixa de Sapato

Gostou do Projeto Caixa de Sapato? Que tal dar uma olhada nas redes sociais deles?

Site

Whatsapp

Instagram

Facebook

YouTube

 

A Vozes

A Vozes é uma newsletter especial, enviada quinzenalmente, onde nós contamos histórias de pessoas e projetos extraordinários, que usam o universo das viagens para transformar o mundo. Vez por outra o conteúdo é publicado aqui no blog também, mas se quiser sempre receber os textos, e em primeira mão, assine a nossa newsletter. É de graça e você ainda ganha de presente um ebook recheado de dicas para planejar sua primeira viagem ao exterior.

Se quiser acompanhar o que nós já fizemos:

Clube Grandes Viajantes

Gostou deste texto? O 360meridianos faz jornalismo de viagem profissional, completo e de qualidade. Com a pandemia, vimos o site entrar em risco. É que produzir conteúdo bem-feito dá trabalho – e custa caro. Infelizmente, não conseguimos escrever reportagens especiais, dicas de viagem completíssimas e histórias cativantes sem dinheiro.

Foi por isso que criamos o Clube de Assinaturas Grandes Viajantes, um espaço para apaixonados pelo 360meridianos, por viagens e por leitura. As contribuições de 9 ou 19 Reais garantem não só que consigamos continuar produzindo textos como este, mas também te prometemos diversas recompensas exclusivas: ebooks, lives, um grupo de discussão, um minicurso de escrita e muito mais! Venha fazer parte do Clube Grandes Viajantes.

recompensas clube recompensas clube


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Fernanda Pádua

Tenho BH como meu ponto de partida e o meu porto seguro. Entrei pela primeira vez em um estádio de futebol aos 10 anos e ali descobri que queria ser jornalista. 20 anos depois, me tornei repórter esportiva e viajante nas horas vagas. Fiz intercâmbio na Irlanda em 2016/2017, pra estudar inglês. Tenho um objetivo de visitar todos os estados brasileiros e metade dos países do mundo e já percorri boa parte do trajeto, mas várias histórias e paisagens legais ainda estão por vir.

  • 360 nas redes
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.