Buenos Aires parece ter sido feita para passeios de bicicleta. Plana, com ruas largas e na maior parte das vezes bem cuidadas, a cidade é um convite para algumas boas pedaladas e as magrelas parecem já fazer parte do dia a dia portenho. Para que você não fique de fora, preparamos este guia completo para os melhores passeios de bicicleta em Buenos Aires.
Há gente circulando com elas por todos os lados, como meio de transporte ou apenas por lazer. As estações de aluguel, espalhadas por toda a cidade, são sempre concorridas. As ciclovias, embora não onipresentes, facilitam nossa vida nas principais ruas. Para os turistas, é possível alugar as bicicletas através de aplicativos ou em lojas especializadas. Há, ainda, diversas agências que oferecem essa modalidade de tour guiado, com o equipamento incluso.
Leia também:
• O que fazer em Buenos Aires: guia completo
• Onde ficar em Buenos Aires: melhores hotéis e regiões
• Onde comer em Buenos Aires
Seguro de viagem na Argentina
Contratar um seguro de viagem é essencial, ainda que seja para países tão próximos quanto a Argentina. Por mais que seja perto de casa, o melhor é viajar protegido para não sofrer com os imprevistos.
A boa notícia é que é possível contratar um bom seguro de viagem gastando cerca de 10 reais por dia. Para isso, recomendamos utilizar um buscador como o do Seguros Promo, que compara as principais seguradoras e garante que você encontre o melhor custo/benefício, de acordo com suas necessidades.
Além disso, leitores do blog têm direito a um cupom de desconto exclusivo: 360MERIDIANOS05. Veja algumas das ofertas abaixo e escolha o seu:
Aplicativo para aluguel de bicicleta em Buenos Aires
Assim como as principais metrópoles do mundo, Buenos Aires também ganhou seu próprio serviço de aluguel de bicicletas nas ruas. Por ali, ele é chamado de EcoBici, e o melhor de tudo é que, ao contrário do que acontece em outras cidades, em Buenos Aires as bicicletas são completamente grátis, free, na faixa.
O projeto é uma iniciativa da prefeitura da cidade para incentivar o uso das bicicletas como meio de transporte alternativo, mas acaba servindo também para passeios, em especial no fim de semana, tanto por parte dos moradores quanto dos turistas. São mais de 100 estações e 4 mil bicicletas espalhadas pela cidade.
Utilizar o Ecobici é muito fácil. Basta baixar o aplicativo oficial para Android ou iOS e preencher o cadastro lá mesmo. Para isso, é preciso ter em mãos um cartão de crédito internacional, que serve de substituto ao comprovante de residência solicitado. O sistema fará uma cobrança de valor mínimo para se certificar de que o cartão inserido é válido. O valor será estornado em seguida.
Uma vez que seu cadastro no Ecobici estiver ativo, você pode se dirigir a alguma das estações de aluguel espalhadas pela cidade. Antes disso, vale a pena conferir dentro do aplicativo ou no mapa disponível no site da Ecobici se há bicicletas disponíveis nas estações perto de você. O desbloqueio das bicis também é feito no aplicativo.
Quando você estiver com sua bicicleta em mãos, terá meia hora para circular com ela. Esse tempo pode ser prorrogado devolvendo a bicicleta em qualquer uma das estações e retirando uma nova, porém é preciso esperar 15 minutos entre as retiradas. Há uma tolerância de 5 minutos para devolver a bicicleta. Caso você ultrapasse esse tempo, será cobrada uma multa progressiva.
Lojas de aluguel de bicicleta em Buenos Aires
A grande vantagem do EcoBici é que é de graça, mas as restrições de tempo de uso e renovação podem ser bastante inconvenientes se você está turistando com calma pela cidade. Por isso, pode valer a pena alugar uma bicicleta só para você por uma tarde e percorrer os principais pontos da cidade no seu ritmo.
Veja algumas lojas que alugam bicicletas em Buenos Aires:
- Biking Buenos Aires, Calle Peru, 988 – San Telmo
- Ba Biking: Calle San José, 525 – San Telmo
- La Bicicleta Naranja: Pasaje Giuffra, 308 – San Telmo / Calle Nicaragua, 4825 – Palermo. Também oferece tours guiados.
Ciclovias em Buenos Aires e como planejar seus roteiros de bicicleta
Com mais de 230 quilômetros de ciclovia espalhados por Buenos Aires, a capital argentina segue firme no seu propósito de adotar a bicicleta como uma forma rotineira de locomoção. Isso é ótimo, porque melhora o trânsito para todo mundo e promove um meio de transporte muito mais sustentável que os carros individuais.
Na prática, isso quer dizer que é bem fácil e seguro pedalar por lá, mesmo a passeio. A prefeitura está ciente que, para muitas pessoas, a bicicleta é um transporte de lazer. Por isso, também tratou de colocar placas indicativas com a direção e distância das principais atrações turísticas também nas ciclovias, o que torna bem fácil traçar seu roteiro.
No site Como Llego, da prefeitura, há um mapa completo com todas as ciclovias de Buenos Aires. Funciona como o Google Maps e basta você selecionar a bicicleta como seu meio de transporte que ele vai te mostrar os melhores caminhos.
Outros lugares ótimos para pedalar são os Bosques do Palermo e a Costanera Sur.
Passeios guiados de bicicleta em Buenos Aires
Há diversas agências que oferecem passeios guiados de bicicleta em Buenos Aires. Além do guia, eles costumam incluir o equipamento, capacete, água e algumas lembrancinhas, como alfajores.
Essa é uma boa forma de pedalar pela cidade caso você não tenha muita experiência manejando uma bicicleta em área urbana. Estando em grupo e seguindo as instruções do guia fica bem mais fácil. É também um maneira diferente de ver as principais atrações de Buenos Aires e conhecer mais da história e cultura locais.
Você pode reservar o seu passeio de bicicleta com antecedência por aqui.
Veja ainda essa proposta de passeio de bicicleta que inclui um piquenique às margens do Rio del Plata!
Onde ficar em Buenos Aires
Os principais bairros para se hospedar em Buenos Aires são:
- Centro
- San Telmo
- Recoleta
- Palermo
Os dois primeiros são para quem quer economizar, ficar perto de tudo e não se incomoda com bagunça. Já Recoleta e Palermo têm hospedagens mais caras, mas são bairros mais nobres e bonitos. Você pode saber mais sobre as regiões no nosso texto Onde ficar em Buenos Aires.
Acomodações recomendadas em Buenos Aires:
- Hostel Suites Florida (albergue, centro)
- Artfactory On Tap (albergue, centro)
- Puerto Limón Hostel (albergue, San Telmo)
- Telmho Hotel Boutique (pousada, San Telmo)
- Hotel Bel Air (hotel, Recoleta)
- Benita Hostel (albergue, Recoleta)
- La Casa de Bulnes (pousada, Palermo)
- Malevo Murano Hostel (albergue, Palermo)
Encontre hotéis em Buenos Aires
Inscreva-se na nossa newsletter
Obrigado por prestigiar nosso trabalho, gente! As ciclovias, chamadas de bicisendas em Buenos Aires, são tão movimentadas que tem até congestionamento na hora do RUSH. haha Os portenhos abraçaram mesmo a causa!
Adorei o passeio, Túlio! Obrigada você pelo convite! 🙂