fbpx

Documentos para entrar na Tailândia em 2023/24: precisa de visto?

Quer saber quais os documentos para entrar na Tailândia? Vamos começar pelo mais básico: brasileiros não precisam de visto para Tailândia caso a viagem seja de turismo ou de negócios.

Nesse caso, você precisa apenas de um passaporte com seis meses de validade e do comprovante internacional de vacinação contra febre amarela.

Brasileiros podem permanecer na Tailândia por 90 dias. Passou desse período? Você vai pagar multa.

Documentos para entrar na Tailândia

Os documentos exigidos pela imigração da Tailândia para cidadãos brasileiros são:

  • Passaporte com validade de seis meses
  • Comprovante internacional de vacinação contra a febre amarela. Veja aqui como obter o seu.
  • Seguro de viagem com proteção contra Covid-19

Há também uma lista de documentos recomendados para ter com você, caso o oficial da imigração implique com o seu caso. Eles não são, no entanto, obrigatórios.

  • Passagem de volta ou de saída do país no prazo de 90 dias
  • Comprovantes de hospedagem nas cidades que você vai visitar
  • Comprovante de compra de passeios turísticos, se houver
  • Comprovantes financeiros diversos: extrato do travel card, do cartão de crédito, comprovante da compra de moeda estrangeira, etc.
  • Comprovante da compra do seguro de viagem internacional

Seguro de viagem na Tailândia

O seguro de viagem é obrigatório para entrar na Tailândia. Até a pandemia de Covid-19, o documento não era exigido, mas isso mudou desde que o país reabriu as fronteiras para o Turismo, em 2022.

Agora, assim como o comprovante de vacinação contra a febre amarela, é preciso apresentar uma apólice de seguro de viagem com alguns requisitos mínimos ao passar pela imigração na Tailândia.

O seguro viagem para a Tailândia precisa ter uma cobertura mínima de 20 mil dólares (US$20.000) e incluir em suas cláusulas o tratamento em caso de Covid-19. Além disso, é obrigatório que o nome do país conste na apólice de forma específica.

Como a maioria das seguradoras pede que você informe os países da sua viagem no momento da compra do seguro, isso não deve ser um problema. Mas é bom ficar atento a essa cláusula. Algumas opções de seguros para Tailândia:

  • O Affinity 60 tem cobertura de até 60 mil dólares e atende covid. Esse seguro é hoje dono do melhor preço e custo/benefício dentre as opções que cobrem problemas relacionados à pandemia.
  • O GTA 75 Euromax tem cobertura de até 75 mil euros, o que é muito bom. E também garante cobertura para covid-19.
  • MultiAssist MTA40 tem cobertura de 40 mil dólares e incluí a cobertura para covid-19. Tudo isso com bom preço.
Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Comprovante da vacina de febre amarela na Tailândia

Atenção: é muito importante que você tenha o comprovante de vacinação contra febre amarela. A imigração da Tailândia realmente cobra o documento. 

A vacina precisa ser tomada 10 dias antes da sua viagem, no mínimo, e vale por toda a vida. Até 2014, a exigência era de que a dose fosse renovada a cada 10 anos, mas isso não é mais necessário. Mesmo certificados antigos, que apresentavam data de validade, continuam válidos. 

O comprovante não é aquele fornecido pelo posto de saúde, mas o da Anvisa. Para obtê-lo, leve seu cartão de vacinação num dos postos da Anvisa da sua cidade.

Assim que chegar a Bangkok, siga diretamente para o setor de Health Control e apresente seu comprovante de vacinação e o passaporte. Você terá que preencher um formulário. Só depois disso siga para a imigração. Se você não fizer isso, terá que enfrentar a fila da imigração duas vezes.

E quem, por motivos médicos, não puder tomar a vacina contra febre amarela? Esse é o caso de grávidas, bebês e pessoas alérgicas ao medicamento. Em situações assim, é preciso ter um Certificado Internacional de Isenção de Vacinação, também fornecido pela Anvisa.

Veja também:
Como planejar uma viagem para a Tailândia
Roteiros de viagem para a Tailândia

visto da Tailândia

Aeroporto de Bangkok (Foto: Domínio Público)

Como ficar mais de 90 dias na Tailândia?

Caso você pretenda permanecer na Tailândia por mais de 90 dias como turista poderá requerer um visto com duração maior junto ao Consulado da Tailândia.

Esse visto também é concedido para quem vai ficar apenas os 90 dias previstos, mas tem receio de ter a entrada negada no aeroporto ou queria deixar tudo mais garantido, nesse caso é possível tirar um visto no Brasil e diminuir as chances (já muitíssimo baixas) de não te deixarem entrar no país.

 Se você optar por tirar o visto, acesse o site do Consulado da Tailândia e siga os seguintes passos:

* Preencha (em inglês) duas cópias do formulário para vistos.

* Leve fotos do tamanho 3×4 ou 5×7, comprovante internacional de vacinação contra febre amarela e passaporte válido.

* Vá ao consulado mais próximo de você (veja lista com os endereços aqui).

A taxa é de 80 dólares (para um entrada) e 200 a 400 dólares (para múltiplas entradas). O visto demora três dias úteis para ficar pronto e os documentos podem ser entregues no consulado por um despachante ou motoboy. Não há entrevista.

Ilhas da Tailândia

Visto da Tailândia para quem quer morar no país

Se sua viagem for de trabalho, estudo ou imigração, então você precisa mesmo de um visto. Quem for trabalhar no país terá que providenciar uma carta-convite da instituição tailandesa (em que conste o nome e número de passaporte do requerente).

A taxa é de 80 dólares (para um entrada) e 200 a 400 dólares (para múltiplas entradas).

Consulado da Tailândia no Brasil

Há consulados da Tailândia em Brasília, no Rio de Janeiro, em Barueri e na cidade de São Paulo.

O Consulado Geral Real da Tailândia em São Paulo entrou temporariamente em recesso desde 1º de janeiro de 2019 e segue assim até novo aviso.

Embaixada Real da Tailândia em Brasília

SEN-Av. Das Nações-Lote 10, Brasília-DF.

Tel: +55 (61) 3224-6943 ou +55 (61) 992-485-620 (Linha direta de emergência consular)

Fax: +55 (61) 2108 0075 ou em thaiembbrazil@gmail.com.

Mais informações nos sites do consulado e da embaixada.

Como é a imigração na Tailândia

A imigração na Tailândia é, em geral, muito tranquila. Brasileiros, ao contrário de Europeus, são isentos até mesmo do famoso visto de aeroporto, aquele em que você viaja só com o passaporte, mas chegando ao país precisa pagar uma taxa de imigração.

Depois de passar pelo Health Control, siga para o guichê da imigração e apresente o passaporte e o formulário que você recebeu carimbado do pessoal do controle de saúde. Só mostre demais documentos caso seja solicitado. Na maior parte das vezes, não o é, e o fiscal vai te liberar com algumas poucas perguntas.

Caso ele considere que precisa te dar mais atenção, mantenha a calma e só responda o que precisar. A entrevista é feita em inglês, mas se você não dominar o idioma, eles costumam chamar alguém para ajudar na tradução.

Trabalhar na Tailândia

Antes de viajar para lá, verifique se não é um golpe. Quem recomenda isso é a Embaixada Brasileira em Bangkok. Segundo o site oficial, muitos brasileiros – principalmente jogadores de futebol e modelos – têm recebido propostas aparentemente interessantes para viver e trabalhar no país.

No entanto, ao chegarem lá as vítimas percebem que caíram num golpe. Caso receba uma oferta assim, não envie dinheiro para a pessoa que te contatar, mesmo que ela garanta que essa é a única forma de garantir o trabalho.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (2 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

94 comentários sobre o texto “Documentos para entrar na Tailândia em 2023/24: precisa de visto?

  1. olá, vc sabe me tirar uma dúvida? estou indo passear em Bangcoc depois vou pro Japão via Vietnã. sabe se preciso de visto de trânsito no Vietnã?

    1. Oi, Sueli. O visto de turismo para o Vietnã eu sei que é preciso, mas de trânsito, para o caso de conexão, eu honestamente não sei.

      Vou tentar pesquisar. 🙂

  2. Oi Rafael. Gostaria de tirar uma dúvida. Para tratamento médico na Tailândia,eu precisaria de visto para poder ficar pelo menos 30 dias no país.

  3. Ola, tudo bem? Adorei sua explicação.
    Um duvida, se eu não tirar o visto, e sair de BGK -SIngapura-Bangkok-Vietnam – Bangkok- Camboja – Bangkok, terei que passar todas as vezes pelo mesmo procedimento? Health Control e Imigração? O que você sugere?
    Muito obrigada!

    1. Oi, Klaus. Pode ser necessário ter paciência, jogo de cintura e alguns cuidados, mas é possível sim.

      baixe aplicativos de tradução e teste em casa. Você escreve no celular, mesmo quando offline, alguma coisa em português. E já programa para ser traduzido para tailandês. Aí você mostra pra pessoa e pronto.

      Acredita: funciona! Fiz isso no interior da China, onde ninguém falava inglês.

  4. No visto de 90 dias posso ter mais de 1 entrada no país? Pois vou fazer um mochilao pela asia e o melhor caminho é Bangkok. No caso, terei três entradas.
    Brasil – Bangkok- Malásia- Singapura- vietnam- Bangkok- Índia- Bangkok- Brasil
    Obrigada

  5. Fala, Rafael, obrigado pelo artigo.

    Cara, tenho medo de ir sem visto e perder minha viagem. Tive problemas no México, onde fui mandado de volta e por isso tenho receio. Quais são as chances de eu voltar sem o visto?

    1. Oi, Maicon. Mas quando ocorreu essa questão do México? Foi recentemente?

      Sobre a questão da Tailândia, eu fui sem visto e não tive problemas. A maioria dos brasileiros vai sem, porque não é obrigatório.

      Mas, se vai te deixar mais tranquilo, tira e pronto. 🙂

      Abraço.

  6. Olá….no meu caso eu moro no Japão, e não tenho a mínima idéia se conseguiria esse certificado de vacinação contra a febre amarela…

    1. Então, houve essa atualização no site da embaixada brasileira em Bangkok:

      Em caso de extravio do Certificado Internacional, os visitantes brasileiros podem efetuar a vacinação contra a febre amarela ao chegar, nas dependências do controle sanitário (“Health Control”) dos aeroportos internacionais da Tailândia. Por essa razão, não há registro de casos de brasileiros impedidos de ingressar no país por não disporem do Certificado Internacional de Vacinação no momento do desembarque.

      https://bangkok.itamaraty.gov.br/pt-br/tailandia_informacoes_uteis.xml

  7. Olá Rafael,

    Queria saber se até hoje não recebeu essa informação. Se brasileiros que vivem fora do Brasil e areas de risco, precisam ou não da vacina.
    Obrigada!
    “Pois é, não sei dizer, Rafael. Já até encaminhei essa pergunta pra Embaixada da Tailândia, mas não me responderam.”

    1. Então, Carolina. Eles nunca responderam. E realmente não sei o que fazer nessa situação.

      Estou tentando novamente, nesse instante. Vamos ver.

      1. Olha o que foi dito no site do Itamaraty:

        “Em caso de extravio do Certificado Internacional, os visitantes brasileiros podem efetuar a vacinação contra a febre amarela ao chegar, nas dependências do controle sanitário (“Health Control”) dos aeroportos internacionais da Tailândia. Por essa razão, não há registro de casos de brasileiros impedidos de ingressar no país por não disporem do Certificado Internacional de Vacinação no momento do desembarque”.

        https://bangkok.itamaraty.gov.br/pt-br/tailandia_informacoes_uteis.xml

  8. “Assim que chegar a Bangkok, siga diretamente para o setor de Health Control e apresente seu comprovante de vacinação e o passaporte. Você terá que preencher um formulário. Só depois disso siga para a imigração. Se você não fizer isso, terá que enfrentar a fila da imigração duas vezes.” esse formulário é em inglês, ou a língua local ? Pois vi um PDF de um formulário e estava em tailandês, fiquei preocupado

        1. Não dá pra tomar aí e pegar o comprovante num órgão português ou mesmo num consulado brasileiro, Ludmylla?

          Não sei dizer ao certo, são sugestões possíveis mesmo. Vou perguntar pra Luiza, aqui do 360, que morou em Portugal por três anos. Talvez ela tenha alguma ideia. Te retorno.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.