Copa do Mundo 2018: viagem para Rússia

A gente comentou no Twitter e depois no último post sobre a Copa do Mundo do Brasil: nosso objetivo em 2018 é um só – conferir de perto a Copa do Mundo da Rússia. E, depois disso, quem sabe frequentar todas as outras que rolarem. Ou seja, não nos convidem para viajar a cada 4 anos em junho/julho.

Quando divulgamos no mundo da internet esse desejo, um monte de gente declarou o mesmo propósito. Então, num último post sobre Copa, pelo menos o último em 2014, vamos contar tudo o que você precisa saber (e que já foi divulgado) para organizar sua viagem para a Copa do Mundo 2018, na Rússia. Quem sabe até lá não rola uma caravana 360meridianos?

Quais são as cidades-sede da Copa do Mundo 2018?

A Rússia é o maior país do mundo, mas decidiu concentrar as 11 cidades-sede da Copa do Mundo 2018 na parte mais ocidental do território. Bom para os turistas, afinal isso facilita a locomoção. E também é para nossa alegria que algumas dessas cidades tem pontos turísticos incríveis. Quer saber um pouco mais sobre elas? Veja abaixo.

Moscou: A capital do país é rica em símbolos culturais declarados como Patrimônio Mundial da Humanidade, entre eles o Kremlin (sede do governo), a Praça Vermelha (famosa por conta da Revolução Socialista) e a Catedral de Santo Basílio (que fica na Praça Vermelha e tem aqueles domos coloridos famosos no mundo inteiro). Além disso, a cidade tem vários museus, é sede do Teatro Bolshoi e durante a Copa do Mundo terá dois estádios de futebol.

São Petersburgo: São Petersburgo foi a capital da Rússia no período dos Czares, antes da Revolução. É considerada por muitos a cidade mais bonita do país e também a mais cosmopolita. Uma das principais atrações da cidade é o Museu Estatal Hermitage / Palácio de Inverno. Além disso, já contamos aqui que São Petersburgo tem uma vida noturna muito animada.

canal são petesburgo

Canal Griboyedov, São Petersburgo. Foto: Gabriela Dilly

Volgogrado: O nome Voldogrado talvez não te remeta a nada, mas saiba que essa é uma famosa cidade russa, antigamente chamada de Stalingrado (há um referendo agendado para 2015 para que o nome volte a ser esse, inclusive). Foi ali que, em 1942, ocorreu a Batalha de Stalingrado, na Segunda Guerra Mundial, onde o exército russo venceu os nazistas, depois de um rigoroso inverno.

Kaliningrado: Nessa cidade fica um dos mais importantes portos russos, com saída para o Mar Báltico. Ali você encontra belezas naturais, em especial a reserva de Kurshskaya Spit, que é Patrimônio Mundial da Humanidade.

Nizhny Novgorod: Essa cidade fica às margens de dois importantes rios russos: o Volga e o Oka. É uma cidade rica, famosa por ser um centro comercial. Entre 1932 e o final da União Soviética foi conhecida como Gorky e durante a Guerra Fria não podia ser visitada por turistas, pois ali aconteciam pesquisas nucleares secretas.

Sochi: Provavelmente poucos turistas estrangeiros tinham ouvido falar de Sochi antes das Olimpíadas de Inverno, que rolaram em 2014. Mas entre os russos a cidade é bem popular, muito disso por ser um balneário agradável no Mar Negro.

Sochi_Russia

Sochi, Russia. Foto: Ganoshenko Roman/CC BY-SA 3.0

Saransk: A cidade é pouco turística, mas tem bastante infraestrutura. Eles têm investido muito em esportes por lá – principalmente o futebol, claro.

Ecaterimburgo: Essa é a quarta maior cidade russa e fica na região dos Montes Urais. Foi lá que os últimos membros da dinastia Romanov, incluindo a famosa princesa Anastácia, foram executados, durante a Guerra Civil Russa. O local da morte da família real, que se chamava Casa Ipatiev,  foi demolido em 1977. Hoje o terreno abriga a Igreja do Sangue.

Samara: A cidade é muito interessante para quem curte história do século 20. Lá você pode visitar um enorme abrigo subterrâneo construído por Stalin, que abrigou funcionários dos departamentos governamentais e diplomáticos, gente que tinha escapado de Moscou durante a Segunda Guerra. Samara também é famosa por conta da corrida espacial. Lá fica exposto o foguete Soyuz, usado por Iuri Gagarin no primeiro voo humano para o espaço.

Rostov do Don: A cidade às margens do Rio Don é lar do povo cossaco. É uma cidade de ares jovens e culinária interessante, baseada em peixes de água doce. A principal atração turística fica a 27 quilômetros de distância: a cidade histórica de Starocherkasskaya, antiga capital dos Cossacos.

Cazã: Essa é uma das cidades mais antigas da Rússia, tendo sido fundada em 1005. É a capital da República do Tartaristão e um importante centro cultural (tem cerca de 30 das maiores universidades russas) e comercial para o país. O principal ponto turístico é o Complexo Arquitetônico e Histórico do Kremlin.

Cazã Rússia Copa do Mundo 2018

Catedral de Cazã, São Petersburgo. Foto: Ivan Smelov/ CC BY-SA 3.0

Qual o clima na Rússia na época da Copa do Mundo?

Todo mundo tem medo do inverno russo, que já foi decisivo, inclusive, na vitória de pelo menos duas guerras – contra Napoleão e contra Hitler. Mas, felizmente, a Copa do Mundo acontece no verão russo, entre junho e julho. Claro, devido à extensão territorial do país, as temperaturas variam bastante. Por exemplo, em São Petesburgo, mais ao norte, a média nessa época é de 20 graus. Em Moscou, a média é 25, com picos de 30. Em Sochi, a média também é 25 graus, mas com picos de até 40.

Qual o custo médio de uma viagem independente para lá?

Se você comprar um pacote turístico para a Copa, isso provavelmente vai custar uns 8 mil dólares, no mínimo. Mas vocês sabem que a gente é a favor da economia, né? E pacotes turísticos não permitem muito isso. Mesmo levando em conta que época de Copa do Mundo é mais cara do que o usual, vamos às contas, baseadas no nosso guia sobre mochilão pela Europa.

A moeda russa é o Rublo, que atualmente tem a seguinte conversão: 1 dólar = 34 rublos.

Os preços que encontramos no completo index do site Price of Travel aponta os custos de 41 dólares por dia para São Petersburgo, com hospedagem em hostel, e 68 dólares se você ficar num hotel 3 estrelas. Os valores incluem, além da hospedagem, alimentação, transporte, atrações turísticas e entretenimento. Já Moscou é mais cara: são 61 dólares para hostel e 139 dólares para hotel 3 estrelas.

são petersburgo russia

Museu Hermitage em São Petersburgo. Foto: Gabriela Dilly

Essas cidades, as mais turísticas da Rússia, atualmente não têm muita estrutura: são poucos hotéis ou hostels bons de verdade, e esses são caros. Restaurantes com menu em inglês têm o preço triplicado. Imagino que até a Copa a estrutura melhore bem, tal como no Brasil, mas dificilmente os preços vão cair. A melhor ideia para quem quer hospedagem boa e barata é buscar opções como Bed and Breakfast, AirBnb e Couchsurfing (que é de graça).

Enfim, as cidades menores provavelmente vão ser mais baratas que Moscou. Mas como é Copa do Mundo, vale pensar a média mais cara para todos os dias. Então, se você for um viajante econômico que vai passar os 30 dias de Copa, planeje o valor maior como média, no caso, 61 dólares, o que daria um total de 1830 dólares. E 4170 dólares para um viajante comum, sem luxos. A esse valor é necessário ainda somar o preço da passagem aérea, as passagens internas e, óbvio, os ingressos dos jogos da Copa – dá uma olhadinha na tabela de preços oficial:

ingressos copa russia 2018

A compra dos ingressos irá abrir em 2017, depois da Copa das Confederações (Fonte)

Como chegar e quanto custa uma passagem

Atualmente não há voos diretos entre Brasil e Rússia. Há duas opções: comprar um voo com escalas ou comprar um voo direto para alguma capital europeia de de lá ir para a Rússia de low cost. Qual é a opção mais barata: isso vai depender das promoções de passagens e pesquisas mais perto da data.

O ideal é que você comece a monitorar os preços de passagens cerca de um ano antes, no caso, em junho de 2017. Por exemplo, se rolar uma promoção incrível de voos para Frankfurt, pode ser que valha a pena descer lá e depois ir para a Rússia. Mas vale lembrar que low costs têm várias taxas e limites de bagagem chatinhos. Então, dependendo do preço da passagem, vale mais a pena só pegar o voo com escala mesmo.

Praça Vermelha Moscou Russia

Praça Vermelha, Moscou. Foto: Anne-Laure PERETTI/ Wikimedia Commons

Ah, também dá para chegar na Rússia de trem, partindo de destinos do Leste Europeu, além de Berlim, Paris e Londres.

Pelas minhas pesquisas, o preço de uma passagem para Moscou saindo do Brasil varia entre 2500 a 3 mil reais. Claro, daqui a 4 anos muita coisa pode mudar. Se seguir as tendências atuais, provavelmente a passagem vai ser mais barata. Oremos.

Preciso de visto?

Não. Brasileiros não precisam de visto de turista se forem ficar no máximo 90 dias. Além disso, o governo russo vai liberar pessoas da qualquer nacionalidade da necessidade de visto, desde que elas tenham ingressos para os jogos e passaporte válido.

Como se locomover entre as cidades?

Há várias formas de se locomover entre as cidades russas. O trem é, sem dúvida, o método mais seguro e confortável. O país possui um sistema férreo moderno e extenso, com direito a linhas de alta velocidade e opções que vão da luxuosa à ordinária. Os preços de uma viagem entre Moscou e São Petersburgo variam entre 30 a 90 dólares, dependendo da classe e da época que você comprar. Para saber mais sobre os trens russos, leia o Guia da Viagem de Trem na Rússia (em inglês) do seat61.

Kaliningrado Russia

Kaliningrado. Foto: Domínio Público

Ônibus e aviões também estão bem distribuídos pelo território, mas as estradas não são muito boas e as cias aéreas não são exatamente confiáveis. Os ônibus são sempre mais baratos, mas pode ser difícil comprar com antecedência, já que na maioria das cidades é difícil encontrar um serviço que opere com tabela de horários certinha, além de ter pontos de parada indefinido.

Já o sistema de aviação doméstico da Rússia é conhecido por ser pouco confiável, mas, sinceramente, como nunca fui lá, não sei dizer se é igual, melhor ou pior que o Brasil. Eles têm muitos problemas com atrasos e serviços muito ruins. Por fim, para as cidades que são cortadas pelo mesmo rio, dá para ir de barco.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

*Imagem Destacada: Yves Picq/Wikimedia Commons


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

120 comentários sobre o texto “Copa do Mundo 2018: viagem para Rússia

  1. Oi Luiza estou pretendendo chutar o balde colocar a mochila nas costas e fazer uma tour pela europa começo de 2017 ou 2018 na copa da russia. não vou levar muito dinheiro pela sua experiência achas que seria uma boa ideia levar uma barraca de camping para acampar etc…como vou só quero ter o mínimo de custo, por isso gostaria de opinião. obrigada

  2. Boa tarde, Copa se aproximando, e estou super interessado em conhecer a Rússia neste período. Gostaria de receber algumas dicas, como ir com um custo mais baixo, grupo que está em formação para ir, etc. Gostaria de realizar este sonho. Sou, Divaldo Pinheiro e resido em Natal-RN.

  3. Olá, galera! Meu nome é Valeria. Sou russa e adminisrto uma escola de Russo no Rio de Janeiro. Oferecemos aulas preparatórias para Copa do Mundo de 2018 presenciais e em grupos. Qualquer dúvida aqui é o meu contato: (21) 96920-2535

  4. Olá pessoal !!

    Se tiver algum grupo se organizando me add, também estou me programando para ir na copa do mundo da Russia, sou de Balneário Camboriú – SC
    (47) 9-9191-3355

    Marcelo Zanardi

  5. Meu telefone é 11982255440 se tiver grupo me add caso não tenha em alguns dias vou pegar o tel do pessoal q postou aki ou postar e vou add em algum grupo para trocarmos informações e quem sabe viajarmos juntos p russia

  6. Estou planejando ir para copa, porem Moro em Belém, e é meio complicado saída daqui para Europa , principalmente tratando de pacotes de viagens, se alguém puder me ajudar cm dicas econômicas, agradeço.
    Wpp 091 983955233

  7. Ja montei um grupo de brasileiros que vão a RUSSIA em 2018, pelo whatsapp, e estamos trocando dicas , como por exemplo ir até Berlim….e de lá até a Moscou.

    11.98218-1333

  8. Olá.
    Fui para Moscou ano passado,onde morei 3 meses na cidade.
    Pretendo ir novamente para a Copa do Mundo.
    Se tiver um grupo de wpp me add novamente 5521988010058.
    Falem que viu meu número no blog para eu lembrar

  9. Estou pretendendo ir a copa do mundo na Russia e queria ir com duas pessoas no máximo,pois estou com um roteiro específico, ou seja:pretendo inicialmente começar por kaliningrado, depois seguir viagem para São Petersburgo, depois seguir para Moscow, depois seguir no bate e volta para Nizhy Novgorod, depois seguir para Kazan terminar em Sochi ou então começar por São Petersburgo, excluindo kaliningrado e também pretendo fazer alguns passeios de forma gratuita. Devo ficar hospedado em hóstel.

  10. Ola amigos.

    Estou combinando com uns amigos para ir pra Copa tb. Se puderem me adicionar no grupo do whats: +64 2108165098.

    Moro na Nova Zelandia entao eh +64 mesmo.

    Grato

  11. Luiza, eu pretendo viajar para a copa da Russia. Eu queria ir com mais duas pessoas no máximo ou alguma companhia para não viajara sozinho e queria assistir a alguns jogos da fase de grupo, pois os ingressos são mais baratos e queria visitar Moscow, são Petersburgo, Nizhy Novgorod, Sochi, Samara e Kazan e assistir pelos menos tres jogos do Brasil. Eu queria que você pudesse informar quais as principais atrações turísticas de cada cidade sede da copa do mundo na Russia.

  12. Olá!!!
    Tenho interesse de participar de grupo no WhatsApp para a Copa 2018. Meu esposo e eu estamos planejando viajar para Rússia em junho/2018. Também temos um casal de amigos que tem interesse nessa viagem.

  13. Olá, Bem legal o post!
    Quero participar do grupo para a copa do munda da Russia, iremos em 5 pessoas, caso exista algum grupo já formado, meu whats é 11 98707-0092
    Abraços

  14. Muito bacana este Post! Me ajudou muito na Ilha da Madeira, e agora vai ajudar com a Russia. Estou indo com mais um amigo e se realmente existe um grupo com este propósito podem me incluir
    21 979905050.

  15. Olá, tenho um filho de 21 anos que quer muito ir para Copa

    Deixei de dar presentes para ele em troca desta viagem,mas a crise chegou se tiver algum grupo com sugestões de preços e hotéis baratos, favor incluir meus whats 11 96102-0569

  16. Boa tarde, Galera

    Também estou muito a fim de ir para Copa do Mundo na Russia, vamos em um casal e uma criança de 4 anos, gostaria de saber se existe alguma empresa fazendo pacote de viagem para esse evento?
    Caso alguém tenha alguma informação segue o meu número de Wats!!!
    01194033-9295. Frankly

  17. Boa tarde a todos tenho muito interesse em participar de algum grupo no Whats tenho amigos na Polônia,assim gostaria de aproveitar a viagem para ir lá

    1. Boa tarde George! Estou pensando em assistir primeiro o jogo em Kaliningrado na Russia que fica na fronteira da Polonia, porém dependo da divulgação da tabela da copa.

  18. Bom dia a todos! Meu nome e Vladimir, sou filho do brasileiro e uma russa. Moro em Moscou há muito tempo (na realidade a vida toda ))) e estou disposto a ajudar a todos os brasileiros que desejam vistar a Rússia em 2018. Si alguém precisa de dicas, conselhos o, alguma informação sobre Rússia estou disposto a ajudar ) Meu whatsupp e cadastrado com numero de São Paulo + 55 11 95 770 6995
    Abs e espero a você aqui em Moscou )

    1. Boa tarde gente, a copa do mundo está chegando! estou tentando buscar o máximo de informação para ir bem atualizada, ainda não sei qquantos dias vou passar na rRússia, porém estou indo atrás de preço. E dicas, quanto mais informações conseguir melhor! Estou em um grupo no wpp muito bom, se alguém ficar interessado me chama nowpp que coloco! Número : 85 997188578

      1. Boa noite !Nataly!Eu estou querendo ir a Copa do Mundo, mas queria ir com uma companhia ou mochileira. Sou baiano e moro em Aracaju.

    2. Vladimir O Brasil assegurou a classificação hoje. Tenho muita vontade de ir e espero ter 10 mil dolares p 2 pessoas…vc acha que da?
      7 dias

    3. Muito bom! Pretendemos ir eu e meu esposo. Vamos precisar de ajuda sim!Queremos comprar tudo com antecedência.
      Desde já obrigada!

      Teresinha Regina de Alencar Barata.
      WhatsApp: 55 16 99365 7768

  19. Gostaria de encontrar alguem que possa me dar dicas como proceder para comprar passagens de trem entre as cidades da Russia, pois vou para a Copa e queria ir com alguma companhia, mas se não conseguir vou sozinho e a minha dificuldade será interpretar as mensagens em Russo nas estações do Metrô, Rodoviária, aeroporto estações de trem. Existem também várias modalidades de trem. Esta informações é preciosa a fim de me planejar sobre os custos de passagens.

      1. Vladimir, eu pretendo passar aproximadamente 15dias na rsusia, visitando Moscow, São Petersburgo, Nizhy Noggorod, Kazan, Samara e Sochi e talvez Valgogrado. Queria saber como proceder para embarcar de trem entre as cidades, pois quero viajar no trem regular, pois os superrápidos são mais caros. Eu não falo Inglês e tampouco russo. Eu queria saber como proceder para me situar na estação de trem e metrô para embarco no trem com o destino para outra cidade sede da copa e se é melhor comprar a passagem pela internet ou na hora de embarque? Estou pretendendo viajar com alguma companhia para esta copa do mundo.

      2. Vladimir, eu gostaria de obter algumas informações. Estou aguardando a divulgação da tabela da copa do mundo na Russia, pois a depender dos jogos da seleção brasileira vou priorizar o meu roteiro. Inicialmente queria começar por 5 dias em Moscow,depois fazer um bate e volta para Nizhy Novgorod, depois passar 4 dias em São Petersburgo, depois ir para Kazan, devendo ficar dois no máximo, depois embarcar para Volgogrado, antiga staliningrado devendo ficar so um dia para assistir a algum jogo ou fazer algum passeio, depois embarcar para Samara, devendo ficar so um dia e finalmente embarcar para Sochi, devendo ficar 3 dias e depois seguir para Moscow para embarcar para o Brasil. Eu pretendo embarcar um dia antes da abertura da copa em 14 ou 16/06/2018, mas estou dependendo da divulgação da tabela dos jogos para estabelecer em definitivo o meu roteiro, pois poderia começar a viagem por Kaliningrado. Eu queria que você pudesse me orientar como proceder para comprar passagens e embarcar nos nas estações de trem e metrô para ir para outras cidades e também para os estádios, pois pretendo ficar hospedado em hóstel porque é mais barato e queria circular em locais turísticos que não precise pagar e também queria obter informações sobre restaurantes em que a alimentação seja econômica, pois estou viajando como mochileiro. Também soube que o torcedor não pagará transporte de trem se estiver portando o ingresso dos jogos. Será que vale para o deslocamento ente as cidades sede da copa? Eu estou empenhado em encontrar uma amiga ou colega para ir comigo para esta copa a fim de não ficar circulando sozinho durante a copa ou encontrar alguma pessoa do Brasil na Russia para ser um orientador e também queria fazer este roteiro dos jogos comigo. Queria que você me indicasse uma operadora de celular que possa comprar um chip de internet onde possa acessar de forma ilimitada e sem custos adicionais na Russia.Aguardo resposta. Você pode me informar se existem atrações turísticas em Volgogrado, antiga Staliningrado, pois foi nessa cidade em que o exército alemão de Hitler foi derrotado, como também na cidade de Samara, pois se não houve atrativos que vale a pena me deslocar para estas duas cidades eu me limito a apenas quatro cidades. Você tem uma ideia de quantos Dólares seria suficiente para passar 15 dias na Russia, excluindo as minhas despesas com passagem aérea e hóstel?

  20. olá tb procuro grupo para organizarmos a viagem para a copa do mundo. se houver algum grupo gostaria de participar. Segue meu contato 91-982284243. Desde já magradeço

  21. Pessoal
    Minha irmã mora em Kaliningrado e decidimos juntar as 2 coisas, visitá-la e curtir a copa. Se tiver algum grupo de WhatsApp também gostaria de participar. 11 99473-9086. Patricia Lindner

    1. Patricia, estou querendo ir copa, começando por kaliningrado e pretendo ir na fase de grupo, e pelo que li sua irmã mora em kaliningrado e seria ideal para mim ir com vocês começando por Kaliningrado.

  22. Vagando pelas ruas de algumas cidades russas você vê muito lada que eu acho um guarda-loucinha com roda de velocípede. Mas você vê força em igrejas lindíssimas e algumas arquiteturas graciosas e alegres. Vira e mexe vê-se um volgão, tentativa fracassada de imitar o lincâo americano. Ruas de terra que o comunismo matou na raiz o empreiteiro de asfalto, agora o reflexo histórico, ainda que de periferias mais bucólicas que favélicas. Mulheres com roupas sóbrias principalmente as mais velhas. E uma vastidão infinita quando você vaga pelo mundo rodoviário emoldurado de bétulas e imensidões complanadas e vastas a estirarem-se sem fim para o topo do mundo…

  23. Galera, minha esposa e eu estamos muito interessados em ir a copa do mundo da Russia em 2018. Estamos querendo informações de pacotes de viagem ou até mesmo de nós mesmos nos programarmos. Se houver algum grupo de whats com troca de informações 62 98145-5000. Agradeço desde já

  24. Olá pessoal, eu e meu namorado estamos planejando também em ir pra copa do mundo na Russia. As dicas de vocês são ótimas, caso montem mesmo um grupo quero participar.

  25. Olá amigos,tudo bem? Moro em Curitiba e VOU para a Copa da Rússia. Algum grupo de torcedores ja existe para aumentarmos a amizade e até dicas para fechar um pacote ou algo do genero? Meu contato é 41- 99934-1577

  26. Olá. Talvez tenha havido um equívoco, pois a foto da Catedral de Cazã, utilizada para ilustrar a capital do Tartaristão, é uma igreja situada em São Petersburgo.

  27. Luiza, tomara que encontre alguem que tenha interesse de ir para a copa do mundo na Russia, pois não queria ir sozinho devido a segurança com outra pessoa ficaria mais motivado. Eu estou com um roteiro: primeiro viajo de forma econômica de Berlin para kaliningrado depois embarco para São Petersburgo ficando tres dais, depois embarco para Moscow devendo ficar tres dias, depois viajo para Caza devendo fazer um passeio especial, depois embargo para valgogrado, devendo ficar dois dias e finalmente retornar para Moscow e finalmente retornando de ônibus para Berlin. Na Alemanha pretendo fazer a melhor visita. Boa tarde Luiza.

  28. Luiza, você pode me orientar onde encontro algum material para estudar o alfabeto russo, porque quando estiver na Russia terei que me comunicar para pedir informações no aeroporto, no metrô, rodoviária e entender as palavras básicas para poder me orientar e circular com segurança.

    1. Olá washington, procure por alfabeto cirilico, vc vai entender a pronuncia dos caracteres do alfabeto russo.. e nao é dificil decorar dando uma estudada rapida vc vai conseguir ler varias palavras no alfabeto russo em pouco tempo.. ja aprender o idioma em si ja e mais dificil…

      fui assistir alguns jogos em salvador na copa 2014 e la tive vontade de ir pra copa da russia 2018 ja que sempre tive vontade de conhecer a russia e essa seria uma grande oportunidade pois poderia encontrar brasileiros la o que facilitaria as coisas…

      de uns dias pra ca voltei a pensar na ideia e estou analisando aqui as possibilidades pra ver se vai ser viavel a viagem..

      vc é de qual cidade?

  29. Marcela e Lana e Gabriel e Bárbara e muitos outros que vão a capa eu estou muito ansioso também. Eu quero ir como mochileiro pois ficará caro para mim viajar, então eu queria encontrar pessoas com o mesmo pensamento de mim para fazer esta viagem, porém cada pessoa tenha as suas preferencias e interesses. Sou baiano e pretendo apenas assistir a tres jogos pela Copa do mundo, sendo que inicialmente pretendo assistir o primeiro jogo em kaliningrado, depois em são Petersburgo e o terceiro em Kazan e devo também fazer os passeios em Moscow,alguns gratuitos e e alguns pagos, São Petersburgo, Kazan e Valgogrado, antiga cidade Staliningrado, onde os alemães forma derrotados na segunda guerra mundial. Eu pretendo embarcar de Salvador com destino para Berlin ou Frankfour e estou analisando o custo do transporte até a cidade de kaliningrado, posi não sei se existe transporte direto para kaliningrado ou teria que embarcar para alguma cidade da Polonia e depois seguir de Onibus para kaliningrado ou de três, esta é a minha dúvida no momento, pois soube que o transporte de trem é mais caro do que ônibus. Soube que existe a empresa Ecolines e Eurolines e Flixbus. Se houver alguma empresa aérea que faça Berlin a kaliningrado sem fazer a conexão em alguma cidade da Russia, pois na conexão posso passar no aeroporto de Moscow ou outro aeroporto da Russia mais de 12 horas esperando outro voo para embarcar para kaliningrado e não teria paciência de esperar, além da dificuldade, então não havendo a opção de embarcar direto para kaliningrado pelo aéreo, embarco mesmo pela Ecolines ou outra empresa de Berlin para kaliningrado. Em kaliningrado vou ficar apenas para assistir ao jogo e no dia seguinte embarco para são Petersburgo ,devendo ficar de tres a quatro dias e vou assistir ao segundo jogo. Gostaria de saber se existe alguma empresa aérea que faz direto kaliningrado até São Petersburgo, caso contrário vou de ônibus, mas poderia também embarcar para Riga de ônibus e depois embarcar para são Petersburgo. Após tres a quatro dias em São Petersburgo, viajo de trem para Kazan e fico apenas tres dias para passear, depois embarco para Valgogrado e fico apenas dois dias para passear e finalmente embarco para Moscow ficando quatro ou cinco dias para passear. Deposi de Moscow embarco de ônibus para Berlin e pretendo fazer um tour pelas cidades da Alemanha, principamente pela rota romanica do reno para conhecer os castelos medievais e muitas atrações históricas, além da floresta negra e Baviera, Munique, etc.., mas eu não queria fazer este passeio sozinho e queria encontrar pessoas que tenham interesses de fazer este roteiro ou no máximo uma ou duas companhias com interesses afins ao meu. Outra questão que também tenho que me preocupar refere-se as hospedagens nessas cidades sede da copa, pois haverá muitos turistas e torcedores e quanto mais cedo reservar mais garantido ficará as reservas e não passar apuros por falta de vagas em hospedagem na Russia e estou pesquisando hosteis e AirBnb e se alguem puder me dar uma sugestão de acomodação eu ficaria grato. Então Luisa, mais um dica para você informar. Queria saber qual a melhor opção de comprar de moeda. Dólar ou Euro? Alguem interessado me adicionar no whatsap 79988530721 washington. Obrigado

  30. Luiza, eu pretendo viajara para a Copa da Russia pelas oitava de final e estou numa grande dúvida de quanto seria necessário levar em Euro para passar 15 dias no mínimo, pois pretendo ficar hospedado em hostel e e estou com dificuldade em relação a logística do transporte, pois devo sair de salvador com destino para Berlin ou Frankfour e depois pretendo viajar de Berlin para Kaliningrado e não sei se existe voo direto ou seria melhor embarcar de ônibus para evitar a conexão com outra cidade da Russia; depois viajo de Kaliningrado para São Petersburgo para assistir ao segundo jogo, devendo ficar tres dias em São Petersburgo,depois embarco de trem para Kazan, devendo assistir ao segundo jogo e pretendo ficar tres dias,depois embarco de trem para Valgogrado, antiga Staliningrado, devendo ficar apenas dois dias, depois viajo de trem para Moscow, devendo ficar tres dias e termino a minha visita a Russia. portanto, eu queria que algum que tem experiência possa me orientar em relação a este roteiro e como proceder para comprar as passagens de trem e em relação ao custo desta viagem, bem como onde faria o câmbio com o rublo com segurança e gostaria de uma orientação onde conseguir algum livro ou endereço na internet onde possa treinar algumas palavras em Russo para que possa entender e poder me comunicar na Russia. Eu também queria encontrar pessoas que pretendam fazer o roteiro equivalente ao meu para não viajar sozinho.

    1. Olá Washington,

      Entendo a sua ansiedade com essa viagem, mas sinceramente, tem algumas decisões que você não conseguirá ter agora, sendo que a copa será só em 2018!

      Os trajetos dentro da Rússia, por exemplo, está muito cedo para decidir, porque horários de trem ou rotas de ônibus podem mudar. Além disso, passagens de trem só abrem para venda de 6 a 3 meses de antecedência. Você pode ver mais ou menos os preços no site da empresa de trens russa: http://pass.rzd.ru/main-pass/public/en

      Sobre o câmbio não sei lhe informar onde fazer e sobre o custo da viagem também fica muito complicado falar agora, tendo em vista que os preços podem subir muito. Mas no post eu coloco um site que te fala exatamente os custos de viagem por cidade. Você já consultou?

      Não sei te indicar um site específico para aprender a falar russo, mas se você buscar no google vai encontrar muitas opções

  31. Marcela, pode contar comigo. Estou interessado em assistir a tres jogos pelas copada do mundo na primeira fase de grupo, pois os ingressão são mais em conta e pretendo viajar de Salvador para Frankfour ou Berlin e depois seguir viagem de avião de baixo custo para Kaliningrado para assistir ao primeiro jogo; depois embarco para São Petersburgo de avião de baixo custo e pretendo ficar tres dias para passeio e assistir ao segundo jogo;depois embarco de trem para Kazan para fazer o passeio de tres dias; depois embarco de trem para valgogrado,antiga staliningrado para conhecer a cidade; depois embarco de trem para Moscow devendo ficar tres dias para fazer um passeio. A partir de Moscow embarco de ônibus para Berlin, devendo fazer um citytour em Berlin e também pretendo conhecer a rota românica do Reno e após o passeio na Alemanha embarco para Salvador/Ba. Eu queria conehcer uma pessoa ou duas pessoas que queria fazer este roteiro específico e quanto a hospedagem pretendo ficar em hósteis. Queria ter uma noção de quanto dólares seria necessário para fazer esta viagem específica

    1. Olá!
      Ontem decidi com minha esposa que tb iremos para a copa. Queria passar do inicio até as finais. E nesse meio termo conhecer alguns paises da Europa. Moro em Salvador tb! Anota meu contato para irmos nos falando. Abraçao Gabriel Moreira – 71 999617261

  32. Olá! Moro na Rússia há três anos e conheci muitas das cidades que serão sede. Escrevo em um blog sobre a cultura da Rússia e as novidades que um visitante pode encontrar por lá! Muito útil para quem ainda não conhece direito o país…
    Deem uma olhada: http://www.vidarussa.com

    🙂

    1. Olá Lorena, muito legal seu blog! Por favor, caso exista algum grupo já formado no Whats e puder participar, fica meu contato! Com certeza estaremos lá torcendo! 11 98707-0092

      1. Vou está fazendo algum planejamento em relação a hospedagem passagens entre outros? Quero ficar hospedado em hosteis ou similares econômicos.

  33. Olá moro em Palmas – TO, estou amadurecendo a ideia de ir para a copa 2018, quero tentar ver todos os jogos, quanto será que me custara a viagem de modo econômico, nunca fui para fora do Brasil então o medo está muito grande… Quero muito realizar essa viagem… Ficaria feliz com as orientações e dicas, quero ir sozinha…

  34. Gostaria de encontrar pessoas que tenham interesse de viajar para a Copa do Mundo na Russia e prefiram ficar hospedado em cidades onde os preços de hoteis e hósteis são mais econômicos do que em Moscow e São Peterburgo. Inicialmente pretendo assistir a dois ou tres jogos pela oitavas de final em alguma dessas cidades, ou seja, Kaliningrado, Cazã ou Volgogrado e, após assistir aos jogos numa dessas cidades, pretendo viajar de trem para São Petersburgo e depois para Moscow para fazer e realizar os famosos passeios, antes de embarcar para Berlin e depois embarcar para o Brasil, sendo que pretendo ficar durante 10 dias na Russia.Eu gostaria de saber como proceder para encontrar passagens econômicas para algum dessas cidades e o meio de transporte que interliga Berlin a kalinningrado, Berlin a Cazã e Berlin a Volgogrado.

  35. Luiza, nunca na minha vida viajei para o exterior e a próxima Copa do Mundo seria a primeira oportunidade de conhecer outros países, entretanto não tenho recursos suficiente para conhecer várias cidades da Europa Ocidental e oriental, a exemplo de Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Suiça, Austria, Hungria, Polonia, Theslováquia, etc.., sendo que vou me limitar a apenas a alguns jogos da Copa do Mundo, sendo que inicialmente para reduzir despesas com passagens, vou optar para assistir a apenas dois jogos na cidade de kalinnigrado, pois fica próximo da fronteira da Polonia e reduziria o custo com passagens em contraste se fosse para Moscow ou São Petersburgo, além do mais durante a Copa do mundo tanto Moscow quanto São Petersburso os custos das diárias dos hotéis ficarão caras, inclusive as diaŕias dos hósteis devem aumentar e não tenho certeza se existem hósteis em quantidade suficiente para atender a demanda de turistas e torcedores durante a Copa do Mundo, logo vou ficar estrategicamente hospedado em kaliningrado e, após assistir a dois jogos pela Copa, eu pretendo contratar os serviços de uma agência de turismos, ainda no Brasil, para fazer um passeio em São Petersburgo e Moscow. Eu pretendo inicialmente embarcar de avião de Salvador/Ba para Berlin/Alemanha e a partir de Berlin, devo viajar de ônibus para Kalinningrado, pois não queria fazer totalmente a viagem de avião porque queria conhecer a geografia da Alemanha, Polonia até chegar a kaliningrado e depois conhecer a parte terrestre até chegar a Moscow e São Petersburgo.Infelizmente não falo inglês para me comunicar assim que chegar a Berlin para obter informações sobre a localização do ônibus internacional para me transportar até Kaliningrado, logo eu gostaria de obter uma orientação de você a fim de proceder quando chegar ao aeroporto de Berlin para me deslocar até a estação rodoviária de Berlin, a fim de embarcar no ônibus internacional para Kalinningrado. Eu espero comprar a minha passagem de ônibus através da internet, pois asseguraria a minha vaga com antecedência. É possível comprar a minha passagem on line? Existe algum site de buscas de pousadas e hósteis mais econômico na Russia, especialmente nas cidades de kaliningrado e São Petersburgo? Em relação ao retorno, eu pretendo embarcar de avião de baixo custo até Madrid, ficando em Madrid um a dois dias para conhecer Madrid e alguns monumentos culturais na capital da Espanha, já que não poderia viajar para outras cidades em face da pouca disponibilidade financeira e no final do segundo dia retornaria para Salvador/Ba. Luíza, eu preferiria me integrar a algum grupo de torcedores, ou seja no máximo ate quatro pessoas de forma que estaria mais seguro em outros país desconhecido e que pelo menos alguem do grupo saiba falar inglês porque no grupo grande pessoas haveria várias opiniões divergentes, já que haverá torcedores que vão assistir jogos em Moscow, enquanto outros vão assistir em São Petersburgo e outros em outras cidades da Russia, logo eu queria me integrar a algum grupo de torcedores que pretendam assistir aos jogos em kaliningrado inicialmente, ainda nas oitavas de final, então fica dado o meu recado e agora fazer uma poupança para fazer esta viagem dos meus sonhos.

  36. Luiza, eu queria uma orientação para viajar para a Russia durante a Copa em 218 de forma econômica.Inicialmente viajo de avião de Salvador para Berlin ou Frankfur e a partir da Alemanha eu pretendo viajar de trem adquirindo uma passagem econômica até Varsóvia na Polonia. Soube que existe transporte de ônibus entre Varsóvia para alguns países Bálticos, a exemplo de Estônia e Letônia, pois evitaria passar na Bielorussia que exige vistos e embarcaria para São Petersburgo na Russia, a partir de algum país da região Báltica, logo gostaria de saber se existe a opção de embarcar de ônibus e se esta opção é mais econômica do que de trem ou seria mais barato viajar de ônibus? Existe hosteis em São Peterburgo ou Cazã?

    1. Oi Washington,

      A Eurolines tem diversas linhas de ônibus para a Rússia: https://www.eurolines.de/en/international-bus-lines/fahrplaene/buslinien-deutschland-russland/

      Mas talvez o jeito mais barato e rápido não seja ônibus! Você pode pegar um voo low cost de Riga ou Talin para São Petersburgo, por exemplo. Se você comprar na promoção, consegue passagens por até 10 euros!

      Sim, há hostels em São Petersburgo.
      Sugiro que você dê uma lida nos textos que já temos sobre a Rússia e viagens pelos Bálticos: https://www.360meridianos.com/russia

      Abraço

  37. Oi Luiza estou pretendendo chutar o balde colocar a mochila nas costas e fazer uma tour pela europa começo de 2017 ou 2018 na copa da russia. não vou levar muito dinheiro pela sua experiência achas que seria uma boa ideia levar uma barraca de camping para acampar etc…como vou só quero ter o mínimo de custo, por isso gostaria de opinião. obrigada

  38. SAO PETERSBURGO É UMA CIDADE MARAVILHOSA, A HISTORIA E A CULTURA ESTÃO NO AR. ESPERO QUE O BRASIL SE CLASSIFIQUE PARA A COPA E FIQUE NESTA SEDE.
    ROSTOV ON DON TAMBÉM SERIA INTERESSANTE PARA O BRASIL, POIS O CLIMA NO VERÃO É IGUAL AO DO BRASIL.

  39. A Rússia é tudo de bom, Rodrigo, são parques, praças imensas, museus, igrejas, fortes, um metrô incomparável, muita segurança. É um país belíssimo.

    Se você ficar em Moscou cinco anos, não conseguirá ver tudo o que eles têm de lindo e interessante para se conhecer.

    Kazan é um espetáculo de cidade e fica a doze horas de trem de Moscou. Os transportes funcionam super bem, como um relojinho.

    Recomendo a visita…

  40. Aproveitando o clima de futebol, em 2016 tem eurocopa na França…é bom q n tem o Brasil pra fazer a gte sofrer dá só p curtir,vcs podiam fazer um post sobre a euro tbm. =]

  41. Olha! Eu sigo o mesmo pensamento que vocês e com certeza vou estar lá em 2018. Trabalhei como voluntário durante os jogos aqui em SP e foi uma experiência incrível, só aumentou a minha admiração por megaeventos. Me formo em 2017 e acho que vou criar coragem, seguir a dica de vocês, comprar uma passagem RTW e claro, incluir a Russia nesse periodo como trecho. Preciso ler aquele post de novo por falar nisso.

  42. Excelente post!! Isso demonstra como é acessível, para a maioria das pessoas, uma viagem desse tipo. Basta um pouco de economia como 150 reais mensais até lá que todo mundo pode ir! =)

    1. Verdade Rodrigo. Não só essa, como várias viagens são possíveis! As pessoas as vezes acham que é muito difícil, quando na verdade nem precisa ser tão caro ou complicado.

  43. AMEI esse post!!
    Sempre quis ir pra Rússia, e assim que acabou essa Copa tive certeza que junho/julho de 2018 seria o momento ideal para visitá-la.
    Ano que vem voltarei nesse post pra começar a planejar! =)

      1. Tenho grande vontade de participar da Copa do Mundo na Russia se alguem tiver dicas agradeço. Fui volunt’ario Rio 2106 grande experiencia.

      2. Luiza, você pode comentar sobre as principais atrações turísticas de cada cidade sede da copa do mundo na Russia, a fim de que o torcedor possa conhecer melhor as atrações turísticas caso decida viajar para cada uma das cidade.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.