O estado do Rio é muito mais do que praia. Prova disso é o Vale do Café, uma região que, segundo nos conta a santa Wikipédia, já foi responsável pela produção de 75% do café consumido no mundo. Aquele tempo já se foi, mas hoje o lugar ganhou outro atrativo: o turismo. Foi isso que fui fazer no último final de semana, em minha primeira viagem desde que voltei ao Brasil, há dois meses. Viajamos a convite do Eco Resort Chalés San Thomaz
O Eco Resort San Thomaz fica em Minas Gerais quase que por acidente – ele está praticamente na divisa com o Rio de Janeiro e basta cruzar uma simpática ponte, a poucos metros da entrada do Resort, para mudar de estado. Esse clima diferente, que reúne o sotaque fluminense com o comecinho das Minas Gerais já me conquistou de primeira, enquanto eu dirigia pela rodovia RJ-151 e ainda não tinha chegado ao destino. Ficou a certeza de que o Vale do Café merece uma estadia mais longa, com tempo para explorar as várias fazendas e cidades da região. Quando chegamos, o final de semana ficou ainda melhor, já que lá estavam outros membros da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem.
O Resort San Thomaz
A primeira coisa que chama a atenção é a natureza. O San Thomaz é muito verde, e conta com lagos (com pedalinho), jardins e uma trilha ecológica. As opções incluem um campo de golfe amador, uma quadra de tênis, uma quadra de futebol, piscina, sauna a vapor, pista para caminhada, uma sala de brinquedos e uma charrete. Um bar e um salão de jogos também estão disponíveis.
São 15 chalés nas categorias luxo, superluxo e standard. Todos os quartos são confortáveis, e têm varanda, estacionamento privativo, sistema de ar condicionado, geladeira e TV. Os quartos superluxo também têm lareira e ofurô.
Como chegar
O Resort San Thomaz fica num distrito chamado Porto das Flores. Pouco mais de duas horas separam o lugar da capital fluminense, e cerca de uma é suficiente para chegar a Juiz de Fora. Já a distância até a capital mineira é maior – demoramos 5 horas para fazer o percurso.
Para quem vem do Rio basta seguir a BR 040. Logo depois da entrada do município de Levy Gasparian e antes da divisa entre Minas e Rio há uma saída à direita, sentido Valença, Rio das Flores, Monte Serrat, Museu Rodoviário. De lá basta seguir as placas até Rio das Flores.
Já quem vem de Juiz de Fora (ou BH) deve virar à direita logo depois do pedágio e seguir até Mont Serrat. De lá, siga sentido Valença – mas fique atento porque não há nenhuma placa que indique o caminho. A melhor coisa a fazer é perguntar aos moradores. Mais informações aqui.
A equipe do blog 360meridianos viajou a convite do Resort.
Inscreva-se na nossa newsletter
Muito obrigado por citar o Esse Mundo É Nosso! E adorei as dicas, já salvei todas aqui nos favoritos para o dia que estiver próximo desses lugares. Abraços, Rafa
Só faltaram as ovelhas e o morcego, hem, Rafa!