Escadaria Selarón, no Rio de Janeiro

Você já se perguntou como nascem os pontos turísticos? Em alguns casos, eles são presentes da natureza. Em outros, são investimentos megalomaníacos. Mas não é preciso isso tudo para tornar um lugar interessante. Às vezes, apenas um pouco de criatividade já é capaz de fazer os olhos do mundo se voltarem para um lugar. É o caso da Escadaria Selarón, no Rio de Janeiro.

Tudo começou quando o artista plástico Jorge Selarón, um chileno que adotou a capital fluminense como casa, resolveu que a escadaria do Convento de Santa Teresa merecia um pouco de cor. Um azulejo aqui, outro ali, logo o local se tornou um grande mosaico.

Veja também: Onde ficar no Rio de Janeiro – dicas de hotéis e bairros

O que fazer no Rio de Janeiro

Escadaria Selaron - Rio

No início, Selarón se ocupou em revestir os “espelhos”, aquela parte vertical dos degraus. Mais tarde, revestiu também os muros das casas, as rampas que ficam ao lado da escada e colocou algumas banheiras para servirem de canteiros de plantas.

Escadaria Selaron - RJ

Com o tempo, seu trabalho começou a chamar a atenção das pessoas e os turistas começaram a chegar. Entre eles, alguns nomes famosos, como o rapper Snoop Dog e a banda U2, que gravaram clipes no local.

Com a fama, azulejos do mundo inteiro começaram a chegar e Selarón continuou a compor a escadaria, num trabalho que durou quase 20 anos. Se não havia espaço para uma nova peça, ele arrancava os antigos sem nenhum remorso e colocava o presente no lugar.

Azulejo Escadaria Selaron - Rio de Janeiro

Azulejos Escadaria Selaron

Quando estava vivo (o artista morreu em 2013), era comum que os visitantes o encontrassem por lá, enquanto ele colava os azulejos. Selarón costumava dizer que aquela obra era sua homenagem ao país que escolheu para viver.

Visita à Escadaria Selarón, no Rio de Janeiro

Escadaria selaron - Rio de Janeiro

A escada liga a rua Joaquim Souza, na Lapa, ao bairro Santa Tereza. Como a região não é das mais seguras, é aconselhável fazer a visita durante o dia, quando o movimento turístico é grande. Nós chegamos lá por volta das 16h e ainda tinha muita gente.

Para chegar, você pode partir do Largo da Lapa pela Rua Theotônio Regatas até a Joaquim Souza. Depois de uma olhada atenta aos azulejos, aproveite para tomar uma cerveja em um dos bares próximos ou compre com um dos ambulantes e sente-se na própria escada.

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta nossa página no Facebook

 Siga o @360meridianos no Twitter

Veja nossas fotos no Instagram

Receba novos posts por email


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei muito lugar de casa, mas é pra Belo Horizonte que eu sempre volto. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Além do 360, mantenho uma newsletter sobre o a vida, o universo e tudo mais, que eu chamo de Vírgulas Rebeldes. Vira e mexe eu também estou procrastinando lá no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Escadaria Selarón, no Rio de Janeiro

  1. Parabéns pelo blog, to adorando os posts!

    Uma curiosidade bem interessante sobre a Escadaria de Selarón, mas que pouco é falada, pode ser até uma lenda, mas eu como Guia aqui no Rio acredito que seja real.

    O inicio da escadaria vem da mistura da inquietude artística de Selaron e uma tradição brasileira, durante as Copas do Mundo os Brasileiros costumavam pintar as ruas de Verde e Amarelo e dai Selarón fez uma Bandeira Grande que fica no Alto da Escadaria, em 94, quando Brasil foi Campeão Mundial pela 4ª vez.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.