Neste texto, você vai descobrir o que é o Sistema de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS), como funcionará a entrada na Europa a partir de Janeiro de 2023, por que ele foi implementado e como é simples fazer o cadastro.
O que muda com a implementação do ETIAS?
Atualmente, quem tem a nacionalidade brasileira pode desfrutar de estadias de curta duração (até 90 dias) nos 26 países do Espaço Schengen usando somente um passaporte válido.
Saiba mais: O que é o Tratado de Schengen: quais países, regras e como funciona
Os países europeus entenderam que, apesar disso fornecer uma grande liberdade de movimentação – e não só para brasileiros, não é eficiente para oferecer os mais altos níveis de proteção e segurança.
Torre Eiffel em Paris, França
Por isso, a partir de 2023, os viajantes brasileiros que forem visitar países como França, Itália e Portugal precisam antes se cadastrar no Sistema de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS).
Na verdade, turistas e viajantes a negócios que sejam naturais de países isentos de visto até o momento, como o Brasil, poderão continuar viajando para as nações europeias sem visto, mas será exigido que solicitem o ETIAS antes de embarcar.
Continue lendo para descobrir o que isso significa para você e que passos devem ser tomados antes de sua partida para a Europa.
O Impacto do ETIAS nas viagens para Europa
O ETIAS é um sistema de isenção de visto e será implementado para alavancar a segurança nos 26 países para os quais se aplica.
Isso será feito por meio da verificação de todos os viajantes: as pessoas que possam representar uma ameaça à segurança podem ter sua entrada no país europeu bloqueada. A expectativa europeia é que isso reduza as ameaças de terrorismo nesses países.
Passaportes e determinadas informações pessoais serão checadas e comparadas junto a diversas bases de dados de segurança internacional, incluindo Europol, Interpol e ECRIS. Se houver alguma sinalização de risco, isso pode resultar na negação do acesso à Europa.
Catedral de Berlim, Alemanha
Como solicitar o ETIAS com Passaporte Brasileiro
De acordo com esse site informativo sobre o ETIAS, no formulário a ser preenchido, os cidadãos brasileiros precisam inserir os dados pessoais, entre eles os do próprio passaporte.
Também telefone, emails e país de entrada na Europa, e haverá questões sobre antecedentes criminais, histórico de emprego e informações sobre viagens anteriores ao continente.
Além disso, os solicitantes brasileiros precisam cumprir algumas exigências simples para o cadastro no ETIAS:
- Possuir um passaporte válido por ao menos três meses contados após a data de partida,
- Um cartão de crédito ou débito para pagar a taxa do ETIAS
- Endereço de e-mail para o qual o documento aprovado será enviado.
Outras informações ou documentos adicionais podem ser requisitados para dar suporte à solicitação.
Não é obrigatório imprimir o PDF com o ETIAS recebido por email. Mas a recomendação é que você carregue uma cópia impressa que possa apresentar às autoridades, caso seja solicitado.
Vale também a pena lembrar que, na chegada, outros documentos podem ser pedidos pela imigração:
- Prova de recursos financeiros para suportar a viagem
- Passagem de saída do Espaço de Schengen
- Seguro de viagem com cobertura de 30 mil euros
- Comprovantes de hospedagem
Duração do processo de solicitação do ETIAS: quanto tempo demora?
Tudo será feito online. A expectativa é de um processamento rápido e acredita-se que 95% das solicitações serão validadas em questão de minutos, então não há necessidade de se preocupar com atrasos.
Contudo, isso não significa que você deve deixar para a última hora. A indicação é que você faça a solicitação até três dias úteis antes da partida, para evitar qualquer problema.
Os turistas do Brasil geralmente aproveitam as viagens à Europa para visitar o máximo de lugares possível. O mesmo ETIAS pode ser usado para explorar 26 países do Espaço de Schengen – não é exigido um ETIAS separado para visitar cada uma das nações.
Apenas solicite um ETIAS para o seu ponto de entrada.
Sé de Lisboa, Portugal
Quanto tempo posso ficar na Europa com o ETIAS?
Assim que tiver o ETIAS, você pode passar até 90 dias no continente dentro de um período de 180 dias, com finalidade de negócios ou lazer.
Ele também permite múltiplas entradas, o que significa que você pode sair do Espaço Schengen e entrar novamente quantas vezes quiser dentro do prazo de validade de três anos – ou até que o seu passaporte expire. No entanto, se você esgotar os 90 dias permitidos, precisa solicitar o documento novamente.
Para mais informações, acesse o site ETIAS Visa
É importante lembrar que o Sistema de Informação e Autorização de Viagem é ligado ao passaporte usado quando é feita a solicitação. Se o passaporte expirar, um novo ETIAS deve ser solicitado.
Para quem deseja ficar mais do que 90 dias na Europa, tal como as regras funcionam hoje, é necessário pedir um visto numa das embaixadas ou consulados de países europeus. Quem ultrapassa esse tempo de estadia está sujeito a multas ou deportação.
Bom, espero que essa medida possa evitar que brasileiros que não se comportam decentemente no Brasil entrem na Europa, principalmente os corruptos da política. Porque se não for assim não será justa.