Festival No.6: música, cultura e gastronomia no País de Gales

“Essas botas foram a melhor ideia da vida”, eu disse, sorrindo, enquanto afundava a borracha grossa da galocha em um terreno instável formado por 10 centímetros de lama. A chuva já tinha parado de me incomodar há algum tempo e eu gostava da sensação do solo derretendo aos meus pés. Ainda mais quando me lembrava do meu All Star branco novinho são e salvo no ônibus desde o momento em que paramos em uma loja de conveniência para encontrar calçados mais apropriados para o ambiente. Mas eu sabia que o tempo úmido e o barro eram parte da experiência de um festival de música no Reino Unido. Experiência que eu esperava desde a adolescência para viver.

Festival No.6 - País de Gales

O No.6 é um festival anual de arte e música situado na teatral cidade de Portmeirion, no País de Gales. Mas ele não é exatamente o que se espera de um festival de verão na Europa. Além da presença de bandas de peso – e outras menos conhecidas – que comandam os vários palcos espalhados pelo evento, o festival ainda possui inúmeras atividades culturais, artísticas e gastronômicas, teatro, desfiles e palestras espalhadas entre o descampado que comportava os principais palcos, o bosque adjacente – que proporcionava uma bonita caminhada para descobrir as bandas e festas mais obscuras – e a cidadezinha que promove o evento.

Festival No.6 - País de Gales
Festival No.6 - País de Gales
Festival No.6 - País de Gales

Portmeirion é, aliás, uma atração por si só. A cidade se parece com uma ensolarada cidade italiana em meio ao chuvoso País de Gales. Construída pelo arquiteto Clough Williams-Ellis, que se inspirou no ar mediterrâneo da cidade de Portofino, na Itália, como uma resposta ao que o idealizador chamava de esterilidade da arquitetura moderna.

A pequena vila era uma extensão do festival e abrigava algumas das coisas que tornavam o No. 6 único: uma piscina comunitária que estava sempre cheia apesar do mau tempo, apresentações de dança, palestras, programação para crianças e declamações de poesia, além de diversas referências à série cult dos anos 1960, The Prisioner, que teve suas cenas externas gravadas ali. O nome do festival, diga-se de passagem, é uma homenagem a um agente secreto da série.

Festival No.6 - País de Gales

Festival No.6 - País de Gales

Mas como o que interessa mesmo em um festival de música é, bem, a música, o No. 6 não deixou a desejar. A grande estrela da noite este ano era Noel Gallagher, que animou a plateia com os maiores sucessos do Oasis. Hot Chip, Bastille, Super Furry Animals, Broken Social Scene e Echo and the Bunnymen eram outros chamarizes da programação. Em outros anos, já passaram por lá Belle & Sebastian, Beck e New Order.

Festival No.6 - País de Gales

Como parece estar na moda nos últimos tempos, a comida era fornecida por nada mais, nada menos que os nossos amados food trucks com opções que vão desde hamburgueria gourmet até comida indiana. Para quem preferia algo menos hipster – se é que é possível não ser hipster em um festival alternativo no Reino Unido – havia restaurantes em Portmeirion que serviam comida típica local, sanduíches naturais e lanches diversos.

Em 2018, o festival ocorre entre 6 e 9 de setembro. Para saber a programação de cada ano, você pode se inscrever para receber as novidades por email. E não se esqueça das galochas.

Festival No.6 - País de Gales

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

A blogueira foi ao Festival No. 6 a convite do Visit Britain.


Compartilhe!







Quer nosso kit de Planejamento de Viagens?
Contém um Ebook, tabelas de orçamento,
roteiro e check-list (DE GRAÇA!)




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Festival No.6: música, cultura e gastronomia no País de Gales

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.