Tags:
Atlas: Madrid, Espanha

Imigração na Espanha: como é (e o que mudou)

O Aeroporto de Barajas, em Madrid, já foi um problema sério para o viajante brasileiro. Há alguns anos, era nesse lugar que centenas de brasileiros se encontravam com o mais temido inimigo do turista: a deportação. De artistas plásticos a idosas, muita gente foi impedida de entrar na Espanha. A ponto do governo brasileiro aplicar a reciprocidade, exigindo as mesmas coisas e barrando espanhóis que tentavam entrar no Brasil. A crise teve fim em junho de 2012, quando o rei espanhol fez uma visita ao Brasil e os dois países firmaram um acordo de facilidade para turistas. Mas isso não significa que a imigração na Espanha tenha se tornado menos amedrontadora: muita gente ainda não encara entrar na Europa por lá.

Tudo bem, existem várias formas de entrar no Velho Continente, melhor evitar um local problemático, certo? Só que com vários voos diários ligando o Brasil a Madrid, as passagens para esse trecho costumam ser as mais baratas. O que fazer? Encarar a imigração espanhola ou pegar um voo mais caro? No meu caso a resposta foi simples – nas duas últimas vezes que estive na Europa, fiz a imigração pela Espanha.

Imigração no aeroporto de Madrid

Aeroporto de Madrid

Como foi minha imigração na Espanha

A primeira vez foi em outubro de 2011, antes do acordo firmado entre os dois países e no meio da crise. Eu, Naty e Lu pegamos um voo da Ibéria que partiu de São Paulo e tinha como destino Madrid. Vou confessar, eu estava morrendo de medo da imigração. É que ainda por cima aquela era a primeira parada de nossa volta ao mundo, que iria durar 10 meses. Se alguma coisa desse errado, não era apenas uma viagem para Europa que iria por água abaixo, mas a maior viagem de nossas vidas.

Numa pasta de papel, levei todos os documentos necessários: itinerário de viagem, comprovante de reserva de hotéis, extratos bancários. Juntos, nos aproximamos do oficial de imigração.

– “Brasileños? Van a la fiesta?”, ele perguntou.

– “Sim!”, respondemos.

E nossos passaportes foram carimbados, sem mais perguntas.

Planeje sua viagem: Saiba onde  ficar em Madrid

imigração na espanha

Aeroporto de Madrid (Foto:Fernando Carmona, Wikimedia Commons)

Dois anos se passaram. Nesse meio tempo, enfrentei a imigração de duas dezenas de países e aprendi a ficar tranquilo com isso.  Como dito antes, Brasil e Espanha firmaram um acordo para deixar a imigração espanhola mais fácil, afinal um país em crise não pode abrir mão dos reais brasileiros. Por tudo isso eu estava bem mais tranquilo quando embarquei num voo da Air Europa, que liga Salvador a Madrid.

Percebemos o problema assim que chegamos no setor de imigração. Todas as filas andavam rápido, com os funcionários praticamente nem olhando para os passaportes dos turistas. Menos a nossa, que andava vagarosamente. Péssimo sinal. Com receio de que uma mudança de fila chamasse atenção pra gente, ficamos por lá mesmo.

“Brasileiros? Quanto dinheiro vocês tem?”, perguntou o espanhol.

Mostramos nossos extratos dos cartões.

“Isso pode ser falso, não vale nada”. Vocês precisam ter no mínimo 60 euros por dia para entrar na Espanha, tem que ter dinheiro vivo, sem isso não dá. Vocês têm que aprender a ler as regras antes de viajar”, completou o sujeito.

A bronca era injusta – nós tínhamos todo o dinheiro, mas não em espécie, o que não é necessário. Imagine o risco que é carregar 60 euros por dia, para 53 dias de viagem, na carteira! Óbvio, argumentamos isso, mas ele parecia irredutível. Foi nessa hora, já encarando uma deportação absurda e nossa entrada para as estatísticas de brasileiros que se deram mal Espanha, que o cara carimbou nossos passaportes e mandou a gente seguir.

Depois concluímos que o sujeito se divertia ao ver a cara de desespero e incredulidade de turistas, já que parte do nosso grupo, que passou por ele logo em seguida, também enfrentou pedidos esdrúxulos, embora diferentes.

Você vai passar pela imigração da Espanha, em Madrid? Não entre em pânico! Afinal, aparentemente a situação está bem mais tranquila hoje em dia. O único risco real é você cair nas mãos do fanfarrão do aeroporto de Barajas (evitem um careca com cara de poucos amigos).

Documentos que você precisa para a imigração na Espanha

Embarque com passaportes roubados

– Passaporte com validade de três meses após a saída prevista da Europa (no mínimo);

– Comprovante de passagem de volta para o Brasil ou para fora da União Europeia;

– Comprovante de reserva de hotéis;

– No caso de viagem com agência, comprovação de compra e itinerário de viagem;

– Caso for ficar hospedado na casa de alguém, uma carta simples com o convite dessa pessoa. Nela deve constar o endereço, o documento de identidade da pessoa, assim como o nome e número de passaporte do visitante brasileiro;

– Caso a viagem seja de trabalho ou estudo, mostrar os comprovantes e convites da atividade profissional ou da escola;

– Comprovantes de recursos financeiros (60 euros por dia e no mínimo 540 euros no total). Podem ser extratos bancários e de cartões, tirados na véspera da viagem;

– Seguro médico com cobertura mínima de 30 mil euros. Contratar o seguro é obrigatório não só para a Espanha, mas para dezenas de países europeus. Sem ele você pode ser barrado na imigração. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Veja também: O que é o Tratado de Schengen e por que o Seguro Viagem é obrigatório

Vale lembrar que turistas brasileiros podem ficar até três meses na Europa, a cada período de seis meses. No acordo firmado em 2012, Brasil e Espanha se comprometeram a dar assistência aos viajantes que tiverem a entrada proibida por algum motivo. Além disso, o turista tem o direito de receber a mala em até 24 horas ou menos, em caso de emergência.

No mais, a dica é ficar calmo, estar relativamente bem vestido e ter toda a documentação necessária preparada para apresentar, mas somente caso te peçam. Acredito que provavelmente não vão te pedir, assim como aconteceu conosco na nossa primeira passagem por lá.  E sempre consulte as dicas do site do consulado brasileiro na Espanha antes de embarcar para o país.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

259 comentários sobre o texto “Imigração na Espanha: como é (e o que mudou)

  1. Oi ,

    Estou na espanha a mais de 5 meses. Entrei como turista, no entanto já seria a segunda vez que venho para cá , e dessa vez entrei , mas somente no 4 mês , com entrada p/ casamento etc… mas o processo esta somente comecando . Nao fiz antes porque estava faltando documentacao, por isso nao entrei no segundo mes.

    Enfim , agora estou me sentindo um pouco preso, e preciso de ir a Londres, ou talvez até voltar ao Brazil para resolver alguns negocios…As perguntas sao mtas.

    O que realmente posso ou nao posso fazer. Um amigo meu simplismente saiu do aeroporto de Malaga , depois de 6 meses , sem problema algum, nao sei se vale o risco.

    1. Oi, Doglas. Também não sei te dizer o que fazer. Se você sair, existe sim o risco de te contestarem na saída e isso dificultar um retorno. E pode não acontecer nada também, como foi com seu amigo.

      Abraço e boa sorte.

  2. Olá! Passei pela imigração em Madrid esse mês, e foi muito tranquilo! Fui com o policial barbudo, super simpático, eu estava viajando sozinha para um Festival de música clássica na Itália, com carta-convite. Ele perguntou se eu era cantora, o que cantava, quantos dias ia ficar e pronto.

  3. Olá!

    Tenho uma viagem pra Madrid com uma escala de 14 horas em Lisboa. Pretendo sair do aeroporto pra conhecer mais Lisboa.
    Nesse caso eu faço a imigração só em Lisboa, correto?

    Obrigada!

  4. Oi Rafael! Já li esse seu texto lá na época que postou mas não me atentei muito pois a famosa viagem era um sonho distante rsrs. Mas agora finalmente vou ano que vem e estou ficando doida! Meu marido e eu vamos pra estudar, ficando 6 meses na casa dos nossos tios, mas ainda não consegui descobrir quanto dinheiro preciso comprovar na imigração. Vi sobre os 60 euros por dia, só que aí fica inviável, será isso mesmo? Obrigada, parabéns pelo trabalho de vcs :*

  5. Rafael vou para Italia em julho, porem minha escala sera Madri, estou indo ficar na casa do meu namorado com carta convite dele, copia de doc dele, todos os tels de lá, fora meu seguro viagem, dinheiro, passagem de volta. Tenho carimbos de Amsterdã recentemente, vc acha que terei algum problema ? Começo a ter trauma de imigração pq fiquei presa na imigração por 8 horas em Amsterdã, sendo metralhada de tudo qto é jeito e por fim me liberaram.
    Ahh minha duvida tbm é… quando pegamos escalas em outros paises, eles puxam no sistema os dados de tudo que falei anteriormente na imigração ou não?

    1. Oi, Adriana. Se você tem todos os documentos – inclusive a carta-convite – não deve ter problemas. Não sei dizer se eles têm esse nível de informação de passagens anteriores.

      Abraço.

  6. Oi Rafael
    Estou preparando minha documentação para entrar por Madri, e o que consta nos site da Embaixada sobre a carta convite, é que ela tem que ser expedida pela polícia local, e o pior, custa 90 euros. Você comentou na postagem que pode ser uma carta simples, pode me indicar a fonte por favor? Gostaria muito de me esquivar dessa despesa .
    Obrigada! 🙂

  7. Boa noite Rafael, tenho uma dúvida posso entrar na Europa por qualquer país e voltar ao Brasil por outro ou tenho que entrar e sair pelo mesmo país?

  8. Olá! Pretendo viajar em outubro. Já comprei passagem e seguro viagem. Vou ficar na casa de um amigo que tem residência fixa. Eu falei com ele. Ele disse que não precisa desta carta. Que os seus pais foram para lá e não precisaram. Estou confusa. Realmente é necessário? Consigo entrar sem ter esta carta, só apresentando o endereço e telefone dele?

    1. É assim: a regra exige a carta sim. Mas te garanto que muito provavelmente não pedirão nada na imigração. Raramente pedem qualquer coisa. Então, desse ponto de vista prático vocês podem fazer a carta à toa. Por outro lado, se acontecer de um fiscal mais exigente pedir a carta, aí não ter se torna um problema.

    2. Vixi, eu me garantia com a carta Lu, pois mesmo que não precisa, melhor se prevenir, pois com os pais dele talvez tiveram sorte com o agente da imigração neste dia e tbm conta que são os pais dele e não amigo, mas se eu fosse vc pegaria essa carta, não custa nada seu amigo fazer pra ti. Eu fui barrada em Amsterda por causa disso e nunca mais vou pra europa sem carta, fica a dica

  9. Olá, sou Rozeli, no ano de 2010, fui para Espanha entrei por Portugal , não tive problema algum, permaneci de forma ilegal por quase três anos, em 2012 voltei ao Brasil, por Portugal, agora pretendo voltar de novo daqui uns 6 meses, vc acha que eu deveria mudar a porta de entrada ou nada à ver? Obrigada

  10. Hola!

    Estou indo para Barcelona daqui a 6 semanas e faço conexão em Madrid, vou ficar na casa de um amigo então pedi para ele fazer a carta convite para mim, e hoje descobrir que vai ficar pronta na semana que eu vou viajar, acho que não vou conseguir recebe-la a tempo. Tem alguma solução para me ajudar?

    1. Você pode reservar um hotel, só para garantir, Cassi. Alguns tem cancelamento gratuito. Outros não. Aí é o caso de pensar se vale perder o dinheiro do hotel/hostel ou correr o risco. Entrei três vezes pela Espanha e nunca me pediram nada, mas pode acontecer.

      Abraço.

  11. Olá Rafael

    Eu e minha esposa, acompanhado de duas filhas (11 e 12 anos), estamos indo estudar em Portugal (doutorado sanduíche e intercâmbio acadêmico) em 2017. Nosso visto é de estudo (residência temporária). Devido aos preços baixos de passagens queremos entrar por Madri e pegar um comboio até nosso destino. Não estou encontrando resposta para um questionamento: É possível entrar em Madri com visto para Portugal?
    Obrigado e fico aguardando

    1. Imagino que sim, Silvio. Nem que você entre em Madrid como turista, com permissão para ficar por 90 dias, e de lá siga para Portugal. Acho que vocês não terão problemas não. Levem toda a documentação portuguesa.

      Mas, como você vai com família, crianças, etc, é sempre bom consultar esse tipo de coisa com o próprio consulado.

      Abraço.

  12. Bom dia Rafael,
    Estamos com viajem pra Lisboa agora em outubro saindo de SP, porém com conexão em Madrid.
    O tempo dessa conexão em Madrid é de 1h40min.
    Minha dúvida é: Como faremos a imigração em Madrid, esse tempo de conexão é razoável?
    E as malas só recebo em Lisboa?
    Muito obrigado,

    1. Tienen que salir rápido del avión y caminar hacia la puerta correspondiente. Eso puede tardar 45minutos pues se suben y bajan 3 pisos. Se monta en tren . Etc etc
      Ya pase por eso y perdí el avión. Suerte que era la misma aerolínea y me pasaron al siguiente vuelo 2 horas despues

  13. Olá Rafael
    Vou viajar de São Paulo para Lisboa com conexão para troca de avião em Madrid, onde vai ser a imigração pois está conexão é de apenas uma hora, será que dará tempo? Minha viagem é agora em setembro.

  14. Olá tudo bem? Parabéns pelo site!!! Tem muitas infos super importantes!!!
    Estou indo estudar durante 1 ano em Barcelona, mas quero ver pessoalmente os apartamentos antes de alugar a temporada.
    No início estarei no quarto alugado pelo airbnb. Será que somente esse comprovante é necessário para apresentar como comprovante de estadia? mesmo que seja 1 ou 2 semanas???? Pq é impossível já ver para o período todo.. rs

    Obrigada!!!
    Bjs

  15. Olá. Me tire uma dúvida .Vou para Lisboa em voo Direto , To levando passagem Ida e volta ,seguro, 700 euros em espécie , cartão internacional . A reserva fiz no booking por 1 dia, pois caso não goste do hotel, posso trocar .
    Isso será problema na imigração? Reserva de apenas 1 dia ? Me ajuda . Minha viagem é de 15 dias .

    1. Oi, Marcielle. Desculpa a demora, estava viajando. Você pode reservar hotéis com cancelamento gratuito também, há opções no próprio Booking.

      Nunca me pediram reserva de hotel, em nenhum país, mas em tese podem pedir.

      Abraço.

  16. Olá Rafael, excelente post.
    Meu destino final é Beijing, porém por questão de preço, comprei um vôo de São Paulo a Madrid e separadamente outro de Madrid a Beijing com escala em Moscow.
    Minha dúvida é: quando passar pela imigração de Madrid, vou poder fazer a primeira conexão provando que não vou permanecer na Espanha apenas mostrando o meu ticket para Beijing ou podem me empedir de entrar de pegar as malas e fazer o proximo check in?
    obs: meu vôo saindo de Madrid é 12 horas depois da chegada (queria dar um passeio se possível mas não preciso reserva de hotel pra isso.)

    Agradeço desde já!

  17. Prezados, estou indo a Portugal/Porto mas com conexão em Madri. aqui no brasil sou autônoma e minha mãe que está pagando tudo. Irei ficar na casa de uns conhecidos e vi que precisa carta convite, tem que ser de próprio punho? registrada? pode ser por email? estou levando todos os dados nome completo, endereço e telefone das pessoas que irei ficar hospedada. Preciso que minha mãe faça uma carta comprovando o salário? estou levando 1000 euros para 15 dias, o que mais preciso?

  18. Bom Dia Pessoal, excelente as matérias que vocês escrevem ajudam demais! Mas tem uma dúvida que não vejo ninguém falando sobre isso, eu vou para a Espanha a estudo, mas vou receber um amigo que ficará lá comigo 90 dias (3 meses), ele é daqui do brasil, já li todos os pré-requisitos que ele precisa, mas nao entendo em relação a quantia minima, ele tem que ter 60 euros por dia? ou se ele tiver 570 euros por mês também não tem problema? Agradeço desde já pessoal.

    1. Oi, Paulo. O que os oficiais de imigração me falaram, quando passei por lá e quase fui barrado, é que eram necessários 60 euros por dia. E ele não pode se esquecer da carta-convite!

      Abraço.

  19. Ola eu viajei para Portugal e Madri no inicio de Março/2016 e procurei por blog que me orientasse na viagem, amei este blog realmente as dicas foram preciosas, entramos na Europa por Madri como todos já devem ter ouvido falar é uma das imigrações mais rigorosa e assim foi pediram nossa carta convite e a vários passageiros que estavam na fila, fizeram varias perguntas e questionamentos aos passageiros, voltamos bem após ao atentado em Bruxelas os aeroportos de Portugal e Madri estavam sobe aviso e bem tenso com muita fiscalização policiais com cão farejadores, mas graças a Deus a viagem ocorreu tudo bem e ficamos encantados com Portugal e Madri!

  20. rafale por favor me esclareça uma duvida minha irmã vai para lisboa mas o voo que sai do brasil de guarulhos faz conexão em madri ou seja ela passara pela migração tanto de madri e depois em lisboa tambem ou somente em lisboa portugual pois em madri é só conexão ???

    1. Ola Leandro eu fui para Portugal no inicio de Março, e meu voo saia de Guarulhos e fazia conexão em Madri, porém passamos na imigração só em Madri que foi rigorosa, pediu carta convite se ela não tiver reserva em hotel é bom que ela tenha carta convite, em Portugal ela só desembarcará conforme aconteceu conosco!

  21. Ola
    Sou residente em Espanha e meus pais vao vir me visitar por 1 mes. Estou com duvida sobre a carta convite. Tem que ser mesmo feita na policia por $E100 ou eu mesma posso fazer com os dados necessarios?
    Obrigda

      1. Ola Rafael
        Obrigada pela sua resposta, porem parece que cartas “informais” nao sao mais aceitas. Liguei para a embaixada brasileira em MAdrid. Ou tem que se fazer a carta pela Policia, ou ter reserva de hotel, ou arriscar a sorte…

  22. Olá Rafael, bom dia!

    Meu esposo está sendo transferido para a espanha pela sua empresa, e eu gostaria de abrir um negócio la, como funciona esta questão?

    Ele já tem a cidadania portuguesa, e eu vou por direito de esposa, porém, gostaria de abrir um negócio no meu nome e nome de meu pai, para que ele tivesse livre acesso também. Há essa possibilidade?

    Obrigado!

    Virgínia [email protected]

  23. meus dois netos vão passar 1 mes na Espanha ,sendo um menor,onde mora a mãe deles, que esta ilegal,quem vai recebe-los eo padrasto ,portugues ,ja morou 10 anos na Espanha,ele tem que mandar carta convite,eles precisam ter muito dinheiro no bolso? o que e passagem com estadia pra tres dias,sera que perderão a volta? obrigada

    1. Oi, Marly. Eles precisam cumprir os requisitos listados no posts, comuns para qualquer turista. 🙂

      Não entendi a última pergunta.

      Abraço.

  24. Minha filha vem passar o Natal comigo na Barcelona. Ela tem 7 anos,vem com uma comissaria de bordo da TAP faz conexao em Lisboa, necessito fazer a carta convite nesse caso?

  25. Olá Rafael !
    Rafael estou indo para Portugal em Novembro com conexão em Madrid e vou ficar na casa de uma amiga .
    Não tenho a carta convite mais tenho em mãos todos os dados dela.( ENDEREÇO , TELEFONE , NOME COMPLETO , NUMERO DE PASSAPORTE ETC… )
    Você acha que isso pode me acarretar algum problema na imigração ??

    Obrigada!!!

    Amanda .

  26. Boa noite!!!

    Primeiro dizer que esse blog é show!

    Vou a Portugal e meu voo faz uma escala de 13 horas em Madrid durante o dia. Gostaria de saber se é tempo suficiente para fazer um rápido passeio por Madrid e também se preciso de algum visto ou autorização para sair do aeroporto.

    Valeu!!!

    1. É sim, Augusto. Você pode ir de metrô e descer no centro. Apenas lembre-se de voltar antes do seu voo. hehehe

      Não precisa de nenhum visto.

      Abraço

    1. Você sempre pode tentar entrar em outros países e até no mesmo, Claudia. Mas é importante saber a razão para a negativa, caso contrário a situação pode se repetir.

      Abraço.

  27. Olá Rafael.

    Estou planejando fazer o caminho de Santiago português desembarcando em Lisboa. Pesquisando irei entrar na Espanha pela cidade de Tui. Como é a entrada na Espanha para quem faz esse itinerário? Ou seja, entrar na Espanha por Portugal. Devo ficar uma semana na Espanha e aproximadamente 10 dias em Portugal.

    Obrigado.

  28. Olá, parabéns pelo sait, estarei indo pra Madrid dia 1 de fevereiro sendo que meu destino é Alicante, benidorm onde minha irmã mora, comprarei passagens rio X Madrid X Alicante (iberia), passarei 10 dias no hotel (em benidorm e mais 18 na minha irmã(também em benidorm), estarei indo com passagem de 28 dias e hospedagem de 10, também estou indo com a minha mãe e vó, é a primeira vez que viajamos pra lá, estaremos fazendo surpresa nesses 10 dias anteriores, oque eu faço pra ser uma viagem tranquila e agradável ? Comprovo hospedagem de 28 dias ou 10 ? Vi também que no aeroporto de Alicante tem trem que me deixa em benidorm, achei que é a melhor rota por ser próximo, mas como tudo é novo estamos com medo de perder a surpresa e tudo, minha irmã tem medo, porque mesmo casada com espanhol e tendo filho, já teve alguns problemas com a imigração ( só por ser brasileira), depois de uns dias estalados vou com minha irmã em paris mas ainda estamos vendo o percurso, se poder nos ajudar também agradeço.
    Forte abraço.

    1. Oi, Wallace. Você precisa ter uma carta-convite para os dias que for ficar na casa dela. Veja esse texto e esse vídeo, linkados abaixo:

      https://www.360meridianos.com/2014/07/modelo-carta-convite.html

      https://www.youtube.com/watch?v=J9P_X528zxc

      Sobre os deslocamentos, veja esses textos:

      https://www.360meridianos.com/2014/12/como-funcionam-low-costs-na-europa.html
      https://www.360meridianos.com/2014/04/como-viajar-de-trem-pela-europa.html

      Abraço.

  29. Oi Rafael, obrigada pelo site ajudou muito. Estou indo pra Barcelona este mês e estou com dúvida em relação ao extratos báncarios, vou ficar 71 dias e pretendo apresentar os extratos de cartão, porém no site do governo da espanha fala que não aceita extratos da internet, e nos caixas eletronicos não tiram o extratos de limite, como faço para apresentar esse valor?

    1. Oi, Nathielle.

      Pois é, a Espanha é o país mais chato na questão dos extratos. Eu acho que a melhor saída é ligar para seu gerente e pedir ajuda. Só para evitar problemas. A tendência maior é eles não pedirem isso, mas, sabe como é, né? Melhor garantir.

  30. Olá!

    Irei à Itália no fim do ano para passar 45 dias e farei escala em Madrid. Tenho o dinheiro, o seguro saúde, a passagem de volta e meu namorado fará a “carta-convite”. Mas mesmo sabendo que hoje a imigração em Madrid está mais tranquila eu ainda serei uma mulher que viaja sozinha (e com uma carta-convite de um homem). Vc acha que seria interessante em vez de levar a carta convite levar comprovantes do booking (aqueles de cancelamento gratis), pq ai ficaria mais claro que é só turismo?

    Obrigada!

    1. Oi, Melissa.

      Isso é uma avaliação muita complicada de fazer. Em geral, eu acho que é melhor falar a verdade. Mas não sei te dizer como eles vão encarar a sua situação específica.

      Abraço.

    2. Melissa,

      Estou numa situação semelhante, meu namorado mora na Bélgica e estou indo no meio do ano pra lá, num voo com conexão em Madrid. Passarei 43 dias e também tenho tudo, dinheiro, seguro saúde, passagem de volta, menos a carta convite. O visto dele é de 1 ano, e ele não conseguiu fazer a carta convite na prefeitura. Será que é melhor fazer um modelo “informal” de carta convite ou reservar hotel pelo booking? Como foi a sua experiencia?

      Obrigada 🙂

      1. Olá Beatriz,

        no fim decidi levar a carta-convite em vez das reservas no Booking.
        Na Espanha não tive problemas. O policial foi mal educado mas nem pediu para ver nenhum documento, só me perguntou quantos dias eu iria ficar e qual era a finalidade da viagem. Respondi os dias e falei que era para turismo e pronto, passaporte carimbado.
        Porém, como viajei logo depois dos atentados em Paris quando cheguei na Itália eles estavam controlando todos os passageiros, mesmo os cidadãos da UE e os que já haviam passado nos controles.
        Na Itália me pediram para ver TUDO e ainda me perguntaram cinco vezes como eu tinha conseguido o dinheiro para viajar, respondia sempre que eu trabalhava no Brasil e tinha economizado para viajar.
        O policial só me liberou quando entreguei a carta-convite ainda dentro do envelope que tinha o selo e data (no fim foi uma boa tática levar o envelope junto). No caso meu namorado é italiano, não sei como funciona para estrangeiros com visto lá.
        Se houver a possibilidade providenciem a carta-convite mas caso contrário é melhor levar as reservas do booking do que nada. O importante ´´e ter todos os documentos certos e ter calma por lá, como disse na Espanha não tive nenhum problema e inclusive viajaria por lá de novo. Se vc já tiver vistos e carimbos no passaporte ajuda ainda mais 🙂
        Boa sorte!

  31. Oi, Rafael!

    Estou indo para a Turquia e tenho conexão em Madrid.
    Liguei na companhia aérea e eles me disseram que eu preciso passar pela imigração na conexão.
    Preciso estar com os documentos em dia para lá? Por exemplo, a Turquia não exige seguro saúde etc, já a Espanha sim.

    Já procurei em vários lugares por uma resposta e não achei rs 🙁

    Obrigada!

    1. Oi, Alissa. Pra mim isso não tem sentido. A Turquia não faz parte do Espaço de Schengen, o normal seria você nem sair da área internacional do aeroporto. Pode valer a pena tentar checar com a empresa aérea de novo. Em todo caso, as passagens aéreas comprovarão que você não pretende passar de fato pela Espanha.

      De qualquer forma, sendo muito franco: eu não viajaria sem seguro de saúde. Não pela obrigatoriedade, mas porque pode te ajudar em situações de emergência. Já passei por situações assim.

      Abraço.

  32. Olá, pretendo fazer uma viagem de 15 dias no fim do ano para Santiago de Compostela, mas vou desembarcar em Madri.
    Minha namorada está lá com visto de estudos. Ela mesma pode fazer a carta convite?
    E como ficarei hospedado no apartamento que ela está, eu preciso comprovar pagamento de hotel? Ou somente a carta convite já comprova a estadia também?
    E a comprovação de renda poderia ser feita através de cartão para crédito internacional?

    Obrigado desde já e peço desculpas caso algum termo não foi utilizado corretamente. Primeira viagem ao exterior.. Rsrs..

  33. Parabéns pelos posts 360 Meridianos. Viajarei dia 20 de setembro com meus filhos de 15 e 3 anos para Dublin. Vou com carta convite de minha irmã que mora lá. Tenho passagem de ida e volta com retorno para 30 dias, seguro de 30 mil, Visa Travel Money e mais uma quantia em especie. Na ida farei escala em Amsterdã com conexão de 40 minutos. Tenho dúvida se terei que apresentar a carta convite em Amsterdã e depois em Dublin, se o tempo p conexão é curto? Pode fazer uma só carta incluindo o nome e núm de passaporte de meus filhos? Já ouviu falar em algum problema de imigração nesse caso, viajando com crianças levando carta?

    1. Oi, Lilian. Sua imigração é em Dublin. Em Amsterdam você nem sai da sala de embarque internacional – sai dum avião e entra no outro, sem burocracia.

      Nunca vi um caso como o seu, de carta-convite com crianças, mas parece que você está com todos os documentos. Acho que vai dar certo. 🙂

      Boa viagem!

  34. Opa, beleza?
    Tenho familiar na Espanha, e ele que se responsabilizará com todos os meus custos (hospedagem, alimentação)… Então sou dispensado de comprovar os recursos financeiros, e peço para meu familiar inserir a sua responsabilidade de custos na carta convite? Ou realmente sou obrigado a comprovar através de extratos e dinheiro? Obrigado e sucesso.

    1. Oi, Arthur.

      Olha, o site da embaixada diz duas coisas sobre isso:

      “Para a comprovação dos meios económicos, será considerado o estabelecido na Portaria PRE/1282/2007, de 10 de maio, sobre meios económicos, cuja disposição terá de ser garantida pelos estrangeiros para que a entrada em Espanha seja permitida. A quantia mínima a provar é de €64,86 por pessoa e dia, num mínimo de €583,74, ou o seu equivalente legal em moeda estrangeira”.

      E também: “IMPORTANTE: Em caso algum, a carta-convite substituirá a acreditação pelo estrangeiro dos restantes requisitos exigidos para a entrada”.

      Enfim, não achei informações precisas para seu caso. Se ficar com dúvidas, uma solução seria procurar a embaixada espanhola no Brasil. http://www.exteriores.gob.es/Embajadas/BRASILIA/pt/InformacionParaExtranjeros/Pages/RequisitosDeEntrada.aspx

      Abraço.

  35. Olá Parabéns pela qualidade do site !!!

    Minha esposa vai ficar 4 meses fazendo estágio em Sevilha. Ela já está com o visto. Tendo o visto ainda é necessário carta convite ? e novamente comprovação de renda, etc…???

    Ainda, ela fará conexão em Lisboa, nesse caso a imigração é em Lisboa ?

    obrigado

    1. Oi, Anésio. Sim, a imigração é em Lisboa. Mas nesse caso é diferente: ela não vai como turista. Vale conferir as regras de imigração para o tipo de visto dela, no site da embaixada espanhola.

      Abraço.

  36. Ola Rafael tudo bem? Entao setembro estou indo para Barcelona, porem irei para Madrid primeiro, estou meio assustado com a imigração e o tempo dela ja que tenho que comprar um voo para Barcelona porem o voo que quero sai as 10 da manha e eu chego em Madri as 7, nesse tempo de quase 3 horas eu consigo fazer a imigração, pegar bag, fazer check in para meu voo. E em relação com documentos tenho uma amiga que mora em uma cidade vizinha de Madri você acha melhor eu pedir para ela fazer uma carta convite? obrigado desde ja, adorei muito o site!

    1. Oi, Felipe. O problema do seu caso é que você está comprando as passagens separadas. Até dá tempo, em tese, mas se o voo para Madrid atrasar ou houver qualquer problema, o risco é você perder o voo para Barcelona. E sem direito a ser encaixado em outro.

      Você precisa ter a comprovação do lugar que você vai ficar. Pode ser em Barcelona mesmo.

      Abraço.

  37. Rafael, mto show o seu port! A minha dúvida é a seguinte.
    Viajo em Setembro para Jerusalém com conexão em Madri, porém para o meu desespero só tenho UMA HORA de conexão e isso me preocupa mto! Mesmo não sendo o meu destino final eu faço imigração em Madri?
    Será que esse tempo será suficiente?

    Valeu!

    1. Obrigado, Leandro.

      E relaxa: você não faz imigração na Espanha. Isso só aconteceria se você estivesse indo para a Europa continental. Como seu voo é para Jerusalém, você nem sai da área de trânsito internacional. Entra por uma portinha e sai por outra. 🙂

      Abraço.

  38. Rafael, parabéns pelo site e obrigado pelas dicas!

    Eu estou indo estudar na França, intercambio de um ano, e vou entrar na Europa pela Espanha e ficar uns dias lá antes de ir pra França. Preciso ter em mãos apenas o dinheiro equivalente aos dias que ficarei na Espanha? Apresentando o visto frances a chance de eles criarem problemas é pequena ne?

    1. Se você tem o visto, não deve ter problemas. 🙂 Leva uma quantia em espécie e os comprovantes financeiros que você tiver.

      Abraço.

  39. Oi Rafael, meu namorado acabou de ir para a França onde irá estudar durante 1 ano… Ele irá morar em casa de estudante, e em dezembro pretendo ir p lá passar minhas férias com ele. Vi passagens baratas com conexão em madri, e fiquei em duvida quanto o que levar para confirmação de hospedagem, já que ele por não ser visto de morador, não poder emitir a carta convite (pelo menos acho q não) como faria?

  40. Oiii queridos!! Entrei sozinha por Barajas e morri de medo pois passei justo por esse careca sem graça! rsrsrs
    Meu namorado é espanhol, mas não queriamos casar SÓ para eu ficar mais do que os tais 3 meses. Sabem como posso me regularizar pra achar emprego? Ou a forma mais simples é casar ? Desde já obrigada!

  41. Sei que é a imigração da espanha, mas estou com duvidas na imigração dos EUA.
    Irei viajar sozinha, tenho 20 anos. Meu medo é o fato de viajar sozinha e ser bem jovem. Irei ficar 07 dias em NY. Irei levar 800 dólares. Isso basta?

    1. Oi, Luana. Basta sim. E não preocupa com essa questão da idade não. Minha irmã tinha 19 anos quando esteve lá pela primeira vez, também sozinha. Foi tranquilo e ela continua indo todo ano.

  42. Uma viagem, principalmente de férias, é para que seja de relaxamento, curtição, adquirir cultura, no entanto, quando se trata de ir à Espanha os brasileiros temem ser enxotados daquele país como cães sarnentos.
    Não passou da hora de rever esta síndrome de submissão? afinal, o mundo é enorme, com milhares e milhares de opções de passeios, para quê ficar se submetendo a humilhações em um país que não nos aceitam como turistas, muito menos como seres humanos iguais a eles.

    1. Oi, Solange.

      Olha, eu acho que esse medo que você falou não passa de falta de informação. Em dois sentidos: o primeiro é que já tem alguns anos que os problemas de imigração na Espanha não são mais graves. E o segundo envolve os brasileiros que chegam lá, mas não estão com toda a documentação necessária para comprovar que a viagem é de turismo. Por exemplo, os que chegam sem carta-convite (quando é o caso).

      A Espanha é um país incrível. No geral, sempre fui muito bem tratado lá. 🙂

      Abraço e obrigado pelo comentário.

      1. Olá Rafael
        Estava procurando pacotes para viagem à Europa ano que vem, exceto a Espanha, claro, porém, o que me interessei faz conexão em Madri, acabei desistindo porque estou a fim de espairecer, e, não, me stressar, antes mesmo de começar os preparativos, como muitos comentários que li aqui.
        Espero mesmo que a imigração de lá tenha mudado seu comportamento, mas depois de tudo que já aconteceu com meus compatriotas, prefiro mesmo outro destino tão bonito quanto, e onde serei bem tratada, para deixar meu dinheiro, afinal, como escrevi antes, o mundo é enorme e tenho muito prá conhecer.

        1. Solange, eu te entendo. O que eu não entendo é o medo de tanta gente que comenta aqui, francamente. Não há mais motivos para tanto medo. É mais uma questão que ainda não saiu do imaginário coletivo mesmo. Com o tempo isso será superado. 🙂

          Eu digo no primeiro parágrafo do texto:

          “A crise teve fim em junho de 2012, quando o rei espanhol fez uma visita ao Brasil e os dois países firmaram um acordo de facilidade para turistas”.

          Já tem três anos que a situação foi resolvida. É claro que ainda tem gente que é barrada lá, mas quem respeita as regras e leva os documentos não deve enfrentar problemas não. 🙂 Eu entrei na Espanha três vezes. Em duas delas nem me pediram a documentação obrigatória. Só me desejaram boa viagem.

          Abraço.

      2. Rafael faço das suas palavras a minha. Eu fui no final do ano passado para Portugal, fiz conexão em Madrid e fui muito bem tratado, desde o voo até na imigração. Dezembro desse ano vou com a família e não tem o que temer mesmo que te chamem para entrevista não precisa ter medo se tem tudo certo.

  43. Olá, Rafael,

    Vou fazer uma viagem à França de dezembro a janeiro, com duração de um mês… sei que no inverno a Europa costuma ficar menos cheia, mas como vou durante o Natal e o Réveillon eu não sei… meu tempo de espera em Barajas será de 2:30 min, e depois rumarei para Bruxelas. Acha que dá tempo de passar pela imigração em Madrid? A particularidade é que escolhi desembarcar por Bruxelas pois vou ficar no norte da França com a fronteira belga. Vou providenciar a CARTA convite com um amigo que possui visto de estudante e mora lá… Acha que terei problemas? Peço para ele fazer a carta em inglês, francês, espanhol ou nos três idiomas? Levarei comigo a quantidade mínima necessária em espécie, mas possuo cerca de 8mil em limite do meu cartão internacional… como proceder? Levo uma carta do banco, ou a própria fatura do cartão? Contra-cheques ajudam? Essa é minha primeira viagem à Europa obrigado desde já e parabéns pelo conteúdo do blog. Ahh sou fluente em inglês e francês, mas não espanhol.

    1. Oi, Jorge. Acho que dá sim. A não ser que o voo atrase, claro. Mas deve dar. Sobre a carta, se ele está legalmente lá e com visto de residência, então pode fazer a carta.

      Você pode pedir a carta na língua do país de destino (certamente) e uma outra, que você escolhe entre o espanhol ou o inglês.

      Leia os seguintes textos também:

      https://www.360meridianos.com/2014/07/modelo-carta-convite.html

      https://www.360meridianos.com/2014/09/como-levar-dinheiro-para-o-exterior.html

  44. Olá Rafael,

    Irei em agosto para a Espanha para estudar por 1 ano.
    Tenho o visto de estudante com validade a partir do dia 01/09, porém chegarei lá no dia 26/08, ou seja, imagino que entrarei como turista.
    Aluguei um apartamento para morar lá, porém o proprietário abriu mão do valor da reserva pois quem me indicou foi um amigo que morou lá antes de mim. Sendo assim, não tenho ainda o contrato de aluguel. Nesse caso, como faço para comprovar estadia na imigração? Um email do proprietário com o valor e endereço comprovaria a locação?

    Obrigada

    1. Oi, Maira.

      Sinceramente, não sei bem como funciona seu caso. As exigências são outras, já que você vai estudar, não viajar.

      O melhor seria tirar essa dúvida com a embaixada, pra não correr riscos. 🙂

      Abraço.

  45. Olá Rafael, td bem?
    Viajarei para a Italia fazendo conexão em Madri. Depois de comprar as passagens me deparei com os comentários acerca da imigração. Confesso estar em panico. A minha situação é a seguinte: viajo com minha sogra para visitar meu marido (italo-brasileiro) que esta passando uma temporada na Italia à trabalho. A carta convite pode ser um problema neste caso? no sentido de acharem que por ser meu marido estou indo pra lá com intenção de ficar? ou melhor fazer reservas em hoteis, com cancelamento gratuito, e não mencionarmos nd disso… apenas que estamos indo fazer turismo?
    Agradeço desde já.

    1. Oi, Bia. Mas ele está legalmente lá, certo? E você vai ficar na casa dele?

      Se ele estiver legalmente lá, com direito de residência, o melhor é fazer a carta-convite mesmo, tudo dentro das regras.

      E o mais provável é que você nem mostre essa carta, ok? Diga que você vai fazer turismo na Itália, que você vai viajar por tais e tais lugares, e só mencione a hospedagem se te perguntarem algo a respeito.

      Abraço.

  46. Vou a Lisboa,mas meu voo faz conexao em madri,vou passar por imigraçao em madri ou Lisboa? porque em 2001 fui por paris e la nem me olharam a cara, nao carimbaram passaporte nada, em lisboa que me perguntaram onde eu me hospedaria e nada de dinheiro ,mas claro que muita coisa mudou em 14anos, aguardo a resposta

  47. Olá Rafael, eu fui aprovado num mestrado na cidade do Porto-Portugal.
    minha duvida é a seguinte : eu nao tirei o visto estudantil aqui, por ser muito caro e burocratico, entao estou optando por tirar na cidade do Porto.
    eu comprei apenas a passagem de ida e meu voo é Manaus-Guarulhos-Madrid-Porto.

    tenho todos os documentos comprovando que vou para estudar em Portugal,carta de aceitaçao da universidade, carta convite de residente portugues, passaporte,cartao de credito internacional e outros… minha pergunta é :na imigraçao em Madri, corro o risco de ser barrado pelo fato de estar sem visto e so com a passagem de ida…mesmo com todos os documentos ?

    1. Oi, Jonielson.

      A falta de passagem de volta pode ser um problema sim, ainda mais porque você não tem visto de estudante. A pergunta mais comum de oficiais de imigração é “Quantos dias você vai ficar na Europa?”

      Fica complicado você responder isso sem mentir, o que pode ser um problema.

      Foco no pode, ok? Há chances de você chegar lá, passar pela imigração e não te perguntarem nada. Acho até que essa é a maior das chances, francamente.

      Faz o seguinte: leia e comente nesse texto aqui, da Luíza. Ela estuda em Portugal e pode te ajudar mais.

      https://www.360meridianos.com/2014/08/estudar-em-portugal-o-que-voce-precisa-saber.html

      Abraço.

  48. Oi Bruno, vou viajar com uma amiga para Paris. Nossa conexão será em Madri, minha dúvida é se devemos nos dirigir juntas a um guinche da imigração ou devemos ir separadas? A pergunta é simples mas em vista de tantos comentários sobre a dificuldade de entrar por Madrid fiquei preocupada.

    1. Kerolaine,

      Não é tão difícil assim. Se você ler o texto com calma, vai perceber que a ideia central é exatamente a de que ficou mais fácil. Apenas tenha os documentos necessários.

      Vocês podem passar juntas na imigração, se isso fizer vocês se sentirem mais calmas, normalmente os fiscais não reclamam. Eu mesmo já passei acompanhado na imigração de Madrid em duas ocasiões.

    2. Pessoas? Se nao souberem com clareza, melhor nao responder. Assim confundem aqueles que estao a tracar seus planejamentos… Membros da familia sim, passam juntos, caso contrario nao!!!

      1. Luciano,

        Mantenho o que disse: já entrei em Madrid acompanhado, com pessoas que não eram minha família. Inclusive com amigos – e os fiscais deixaram. E ainda perguntaram se meu grupo de (três) amigos ia para a “festa”.

        Óbvio que sei que a regra é só parentes passarem juntos. Mas se passarem juntas vai deixar elas mais calmas (e os fiscais não impedirem), numa boa, não vejo problema nisso. E digo porque já fiz isso, ou seja, eu tenho clareza no que eu estou falando.

        Eu só respondo comentários quando sei a resposta. Muitas vezes, quando não sei a resposta, perco bastante tempo pesquisando, tudo para ajudar quem passa por aqui. O 360 é um trabalho sério e dá informações sérias o tempo todo.

        Abraço.

        1. Claro se o Blog e seu? E como dizer” sou o dono da Bola… ” o que eu quis dizer, não fora com intuito de ofender… Desculpe se sentiu assim. Forte abraco e agradeco todas dicas que recebi……

  49. Desculpe Rafael, mas eu não entendi, só se passa na imigração uma vez?
    Ex.: Vou a Europa entrando por Portugal e de lá para outros países de ônibus, avião ou trem…só vou ter que apresentar passagem de volta, carta convite/reservas e quantidade de dinheiro no país de entrada na UE ou em cada fronteira tenho que apresentar esses documentos?

  50. Oi, Rafael!

    Pretendo ir a Santiago de Compostela e depois atravessar a fronteira com Portugal para visitar o norte do país. Pretendo fazer a travessia Espanha-Portugal de ônibus ou de trem. Nessa travessia eu teria que passar novamente pela imigração (terrestre)?

    Abraço

  51. Olá, eu vou para Madrid com meu marido e filho ano que vem para viver. Eu e meu filho temos cidadania e passaporte italianos, mas meu marido não. Eu sei que conjuge e pai de cidadão europeu tem direito de viver legalmente nos países da união européia. Mas ainda estou com dúvidas de que tipo de visto ou permissão ele precisa tirar para entrar e viver lá conosco. Vc saberia me dizer o que devemos fazer?

  52. Oi Rafael boa tarde
    Estou indo para Espanha porem estou preocupada se irei ter problemas na imigração por conta da pré reserva do hostel ter sido feita pelo Booking. Qual a sua opinião pois já vi outras pessoas falando que essa reserva não é aceita na imigração . obrigada

    1. Oi, Fernanda. Nunca ouvi falar de alguém negar reserva do Booking, que é o maior site do tipo no mundo (na real, nunca vi negarem qualquer site de reserva).

      Fui em Madrid três vezes. Todas com reservas do Booking. Não tive problemas.

      Acho que é tranquilo.

      Abraço.

    2. Oi Fernanda, fique tranquila…. Fiz também pré reserva pelo Booking… Normalmente eles não pedem, mas vai com tudo certinho… até porque isso é bem comum (fazer pré reserva de hostel).
      Você já comprou a sua passagem? Senão, tente comprar passagem que faça conexão em algum país mais tranquilo (eu fiz em Munique)… é só ir com tudo certinho que você não terá problema nenhum, independente do país.
      Boa sorte!

  53. Ola Rafael, pesquisando sobre viagens, encontrei seu Blog, e desde ja te rendo Parabens….
    Estou com uma duvida e gostaria de sua dica: estou viajando agora fim de ano para Madrid, juntamente com minha noiva. Devo evitar Barajas e fazer conexao em outro Pais? Qual vc indicaria?? E sobre Hoteis…. Conhece algum facil para eu fazer uma pequena reserva? Ah algum que nao necessita pagar adiantadamente?

    Obrigado….
    Ficarei feliz se me responder…
    Felicidades….

  54. Então estou indo passar dez dias em Paris e cai na besteira de comprar o vôo entrando por Madrid, fui buscar relatos de como seria passar pela imigração já que vou ficar 2 horas no barajas. Sou funcionaria publica e planejou levar só mil euros em espécie. Mas ainda assim tenhi medo de ser barrada, o q fazer, vou alugar um studio em Paris e quero saber como funciona esta comprovação pq não é hotel.

    1. Cinthia, leva o comprovante do estúdio. Vai ser tranquilo.

      Mil euros em espécie é muito acima do mínimo pra entrar na Europa por 10 dias, que seria 600 euros. Você não deve ter problemas.

      Francamente, já tem muito tempo que a imigração de Madrid não é esse problema todo.

      Abraço.

  55. Olá, farei uma viagem para Portugal em 04/05/15, mas entrarei por Paris, em 05/05/15, e irei para Portugal somente no dia 06/05/2015. Em Portugal ficarei em casa de parentes, e já verifiquei que precisarei de uma carta convite, a minha dúvida é se precisa ser original e reconhecida em cartório lá, ou se serve somente escaneada.
    Depois voltarei em 18/05/2015 para Paris, para passar 7 dias, e voltarei diretamente para o Brasil (Rio). Para essa estada aluguei um apartamento por um site (airbnb),
    e tenho a comprovação da reserva e o pagamento no cartão, será que isso basta para apresentar na imigração, ou tb terei que pedir uma carta convite para a pessoa da qual aluguel o aparto? Obrigada!

  56. Minha amiga está indo com seu marido para Portugal, para entrará pelo aeroporto de Madri, e no mesmo dia seguirá para Lisboa. Em Portugal ficará em casa de parentes, ela precisa da carta-convite? Essa carta convite tem que ser registrada em cartório? Ela tem que ser enviada ao Brasil para que a minha amiga viaje com a original? Obrigada

    1. Sim e preocupacao sim !!
      Eles estao barrando sim…mesmo se tiver certo com todos documentos eles te barram
      Ainda fica preso no aeroporto ,sem sua mala , sem celular e etc
      E colocam vc na mesma companhia do voo pra ir mas rapido p brazil.
      Estou muito revoltado
      Fui no dia 22 e chegeui dia 23 de fevereiro ,mal desci do aviao ja me barram na escadaria .
      E outra nao vao p madri gente
      Cuidadoo

      1. Aff que medo!! Estou indo dia 28/03 para passar somente uma semaninha… não é possível que irão me barrar… Daniel, quantos dias você iria ficar na Espanha?

  57. Olá, depois de muita pesquisa há vários blogs achei o seu mais relevante para minha dúvida, que é a seguinte: Irei para Granada final de Março deste ano, no dia 26/01/15 farei a entrevista para o passaporte, pois será minha primeira viagem! Eu e minha esposa iremos com um amigo Brasileiro com nacionalidade espanhola que mora em Granada,mas que está aqui no Brasil de férias… Vamos ficar na casa dele em Granada, compraremos apenas passagens de ida/volta para 30 dias e o dinheiro que comprovarei é apenas o extrato da minha poupança no valor de 25mil, não possuo contra chegue, sou autônomo… Como vou ficar na casa dele preciso comprovar como irei me manter durante 30 dias???
    Certo de sua atenção, obrigado!

  58. Sexta dia 09 retornei de Portugal onde fiquei alguns dias e fui para Espanha também, a imigração foi feita em Madrid e eu com um medo infeliz. Graças a Deus deu tudo certo, apenas entreguei o meu passaporte e nenhuma pergunta foi feita para mim apenas carimbaram meu passaporte. Digo para ficarem tranquilo pois dá tudo certo. Abração e meu próximo destino será NY o ano q vem com a família, abraços.

    1. Bruno, obrigada por tranquilizar-me…
      Minha ida a Barcelona está prevista para junho, e ainda tenho algumas dúvidas quanto ao seguro saúde, e valor para entrar no país.
      A quantia exigida para o tempo que vou ficar já tenho que são os quinhentos e quarenta euros.
      A dúvida é quanto a obrigatoriedade de cartão de crédito e comprovantes bancários , visando que vou por meio de carta convite,ficarei hospedada na casa do meu namorado, então, quase não haverá custos.
      Morrendo de medo !

      1. Oi Helen, quanto ao dinheiro é bem relativo ao seu estilo de viagem. Olha eu levei cartão de crédito por emergência para não ficar levando alta quantia comigo, depende de quantos dias irá ficar também, seguro saúde eu fiz pela agencia de viagens que comprei as passagens e o hotel, mas tem de cartão de crédito, em casas de cambio vendem também e seguradoras. Fique tranquila pois dará tudo certo.
        http://www.espanhafacil.com/informacoes/64-entrada-de-brasileiros-na-espanha.html

  59. Tenho uma duvida, vou para a Espanha com conexão em Portugal, vou fazer migração em Portugal. Eu tenho que preencher os requisitos de entrada de Portugal ou da Espanha? Li no site que Portugal pede vínculos de trabalho laboral no Brasil autenticados em cartório e a Espanha não.
    Então tenho que preencher os requisitos de entrada de Portugal ou espanha? Sendo que meu destino final é a Espanha.

    1. Sua imigração, nesse caso, é em Portugal. O voo para a Espanha será doméstico.

      Você leu essa informação dos vínculos de trabalho aqui no blog?

  60. olá, boa noite tenho uma viagem para a frança em maio e vou pela ibéria, além dos documentos de praxe minha tia ira fazer junto a prefeitura de sua cidade uma carta convite para mim. minha dúvida é a seguinte, o controle de entrada será feito em minha conexão em Madrid ou em paris e caso seja em Madrid peço a ela para pedir a carta convite também em espanhol ou deixo somente em português?

  61. Estou indo pra Alemanha ficar na casa do meu namorado por 1 mês. Ele vai bancar toda a minha estadia lá, absolutamente tudo, e ele vai colocar na carta convite que ele é o responsável por financiar a viagem. Preciso mesmo assim levar a quantia de dinheiro que eles pedem pra entrar ou não?

    1. Oi, Juliana.

      Você não precisa levar esse dinheiro todo, só comprovar que tem esse dinheiro todo para gastar. Ou seja, se ele vai bancar sua viagem, você precisa ter os comprovantes de que ele pode bancar esse valor.

      Provavelmente ninguém vai te pedir essa documentação, mas é importante ter.

      Abraço.

  62. Olá. Dia 30 estou indo para Portugal com conexão em Madrid, vou passar pela imigração em Madrid ou Portugal ? Eu não trabalho, sou soldado da reserva do Exercito Brasileiro e sou da reserva por motivo de saúde. Meus pais que pagaram tudo e estou indo sozinho. Isso não gera problemas ?
    Segue abaixo minha documentação:

    Passaporte
    Seguro saúde
    600 euros para 9 dias
    Reserva do hotel
    Passagem de ida e volta
    Carta dos meus pais comprovando o salário
    E carta do exercito provando meu afastamento e reservista.

    1. Oi, Alex.

      Nesse caso você nem sai do aeroporto, a não ser que tenha tempo de sobra e você queira fazer isso.

      Sua imigração é só em Israel mesmo.

  63. Olá, Rafael!

    Vou para Paris em janeiro ficar na casa do meu namorado, vou ficar dois meses lá. É necessário o número do meu passaporte para fazer a carta convite e o meu passaporte ainda não está pronto, então acho isso meio inviável. Acho que o jeito, como li nos comentários, vai ser de reservar hotel e depois cancelar. Olhei o Booking e só posso reservar por no máximo 30 dias, sendo que vou ficar 2 meses.

    E aí vão minhas perguntas:

    1) O que eu faço então? Faço duas reservas, uma pros primeiros 30 dias e outra pros outros dias, ou só uma reserva de 30 dias já basta?

    2) Não dá problema cancelar depois não, né?

    3) Você não acha que vão desconfiar eu indo pra Paris a turismo pra ficar 2 meses em hotel lá? Porque geralmente a galera em 2 meses visita várias cidades e tal. Se me perguntarem é pra eu dizer que quero ficar 2 meses em Paris mesmo? Qual desculpa eu dou?

    4) Eu sou estudante, não tenho renda, tava pensando em ir com os meus cartões de crédito em que sou dependente do meu pai? Acha que dá problema isso? Eu tenho que ser titular dos cartões?

    Enfim, eu tô meio aflita com muito medo de ser deportada porque é minha primeira imagem internacional e estou bem perdida. Inclusive, não acha que o fato de ser minha primeira viagem não vai ser um mal indício pra eles?

    1. Oi, Quesia.

      Calma! 🙂 O único objetivo deles é impedir quem vai para lá para trabalhar e viver ilegalmente. Você pode entrar na Europa por até 90 dias sem problemas, desde que a turismo, o que é o seu caso. E pra eles não faz diferença se você vai gastar seus dias em Paris ou em outras cidades.

      Leve os comprovantes de que você está no meio do curso da universidade e os documentos que comprovam que seu pai vai pagar sua viagem.

      Na realidade, o problema maior de você não ser titular dos cartões não é nem a imigração, mas para pagar contas em geral. Alguns lugares podem reclamar do fato de não ser seu nome no cartão. Sugiro que você faça um travel card no seu nome. Seu pai carrega pra você e pronto, tudo funciona direitinho e você passa a ter comprovantes em seu nome mesmo. Leve uma quantidade em espécie também, não muito, mas o bastante para emergências.

      Sobre a reserva do hotel, essa é uma saída que muita gente adota. Eu já fui para a Europa sem ter todos os hotéis reservados – só tinha os do começo da viagem. E não deu problemas.

      Enfim, é uma questão de avaliar o quão segura você quer estar. Mas uma coisa é importante: se for reservar pelo Booking, tenha certeza as regras do hotel e o que ocorre em caso de cancelamento. Nem todo hotel devolve o dinheiro. Depende de quando você vai cancelar. Outros cancelam, mas cobram uma taxa. Enfim, são regras do hotel, não do Booking. Isso é informado na página de cada hotel no Booking.

      O problema é que essa taxa (se for cobrada), em Paris, para um período tão longo, tende a ser absurda de cara. Enfim, se optar por esse caminho, procure um hotel com cancelamento grátis, sem taxas.

  64. Oi, eu vou para Madrid em fevereiro do ano que vem, tenho 20 anos, sou auxiliar de escritório e essa é uma viagem que ganhei de presente dos meus pais de aniversário.
    Tenho dinheiro suficiente, passaporte com validade, seguro saúde, cartão em meu nome, mas tem um problema a reserva que eu tenho em meu nome só será paga no momento da saída do hotel. Você acha que isso pode influenciar na imigração por elas ainda não estarem pagas? acontece que no hotel só aceitam pagamento em dinheiro e uma garota me falou que s reservas tinham que está pagas é verdade?
    Outra coisa é que sou jovem e irei sozinho como experiência, pois meus pais estarão trabalhando, eu tenho contra cheques e contas em meu nome isso pode provar vínculos? estou com muito medo em relação as reservas de hotel.

    1. Oi, Thiago.

      Eu estive algumas vezes na Europa, sempre entrando por Madrid. Nunca me pediram os comprovantes do hotel. De qualquer forma, normalmente as pessoas pagam é na hora do checkin mesmo.

      Até sites como o Booking trabalham assim, muitas vezes só cobrando uma pequena taxa antecipada, em torno de 10% da reserva, com o restante sendo pago no hotel.

      Enfim, acho que é tranquilo. O mais importante é você ter as passagens de ida e volta e a comprovação do dinheiro. Leve um pouco em espécie e os comprovantes dos cartões.

      E saiba o que você vai fazer na Espanha. Quais cidades vai visitar? Que monumentos vai ver? Quais os seus planos?

      Isso comprova que você é turista, não alguém que pretende trabalhar ilegalmente.

      Abraço.

  65. Gostaria de tirar uma dúvida. Se você for ficar um mês o mínimo será 540 também? Ou realmente o mínimo é 60 euros por dia? Eu ficando 19 dias o mínimo é 1140 ou é 540?

    1. Oi, Vitor. Desculpa pela demora na resposta.

      Se você ficar um mês, o mínimo é 60 x 30 = 1800.

      Se você ficar 19 dias, o mínimo é 60 x 19 = 1140.

      Aquele mínimo de 540 é só se você for ficar pouco tempo. Exemplo. Você vai ficar 5 dias. Nesse caso, 5 x 60 = 300. Só que 300 está abaixo de 540. E você não pode levar menos que 540.

      Abraço.

      1. Meu voo fará escala em Portugal antes de ir para a Espanha. A minha namorada disse que devo passar pela imigração do país da escala e não na da Espanha em si? Ela está certa? O mínimo é mesmo 60 euros por dia? Que tem cantos que vejo diferentes hahahaaha

        1. Oi, Vitor.

          Sua imigração será mesmo em Portugal. Há muita desinformação em torno do mínimo, mas quase todo mundo concorda que fica entre 60 e 65 euros. 🙂

          1. Em portugal vi que era menos. Era cerca de 40. Não sei. Pelo menos já saberei aonde será. Ela falou que lá é mais tranquilo, mas prefiro levar o mínimo da espanha. Por via das dúvidas né? 🙂

  66. Olá Rafael,

    Acho que quando fui pra Madrid passei por esse careca que gosta de encrencar com brasileiros… rsrs Em maio/2014 fui passar minha lua de mel em Madrid, ao chegar na imigração o cara me fez um interrogatório, pediu tudo que é comprovante que eu tinha… mas graças a Deus eu passei… (Acredito que o motivo da perseguição fui minha roupa, estava “meio malaco”)… rsrs

    Abraço!

  67. Olá, quero dar os parabéns pelo site! Muito bom mesmo! Queria saber se você pode tirar uma dúvida… A carta convite nao ficou pronta a tempo, estou pensando em reservar um hotel que não exija dar nenhuma entrada em dinheiro e faça o cancelamento das reservas grátis em Madri. Você acha que isso da certo ou podem implicar pela reserva não estarem pagas?
    Obrigado!

  68. Bom Dia, irei ficar na casa de um amigo na Alemanha, pretendo ficar 2 mês ele vai me mandar carta convite, ele tem carro, então não vou gastar com alimentação e nem transporte e nem pretendo gastar muito, qual o valor minimo a levar, para que não tenha problema com a imigração? continua sendo os € 60,00 por dia ?

    1. Oi, Alex. Para entrar na Europa sim, esse é o valor mínimo. Mas certamente você não vai gastar isso tudo.

      Tente ter os documentos que comprovam que você tem o dinheiro, caso necessário, mas calcule um orçamento menor.

      Abraço.

  69. Olá!
    Pretendo viajar para Barcelona ano que vem, é minha primeira vez em uma viagem internacional e vou sozinho, pois minha namorada já mora na Europa e vamos se encontrar lá em Barcelona.
    Ela já reservou o hotel em meu nome, vamos passar 10 dias lá.
    Pretendo levar:
    – as passagens de ida e volta
    – esse comprovante do hotel
    – o dinheiro em espécie (ja que são 10 dias, acho que consigo levar)
    – e minha carteira de trabalho, talvez.

    Pretendo levar tudo isso numa pasta, na bagagem de mão. Mas tenho umas perguntas.

    1) Por estar viajando sozinho e ficar só 10 dias, isso poderia me prejudicar?

    2) Tudo que vou levar está bom?

    3) Eu só mostro todos esses documentos se ele me pedir? ou assim que chegar na imigração eu já coloco tudo na mesa? hahahaha

    Obrigado!!

    1. Oi, Matheus.

      O tempo de viagem e o fato de você estar sozinho não atrapalham em nada.

      Eu consideraria fazer um seguro de viagem também, mais por sua segurança pessoal do que pelo risco de pedirem o documento.

      E só mostra os documentos se eles te pedirem isso. Provavelmente não vão pedir, então é só responder tudo com calma. 🙂

  70. Ola!! Estou indo pra bcn com conexao em madrid. Estou levando 4000 euros pra mim e pro meu namorado. Sao 15 dias e nao queremos usar cartao de credito.
    Mesmo levando essa quantidade de dinehrio preciso levar uma fatura do meu cartao? Pois meu cartaode credito ehdependente do meu pai..
    Outra coisa.. Sou advogada concurseira e nao tenho comprovamte de renda, mas tenho minha carteirinha da oab. Logo, em virtude disso e de eu nao ter comrpoavnte d renda terei problemAs?

      1. Ok rafael mas no caso.. Sao 4000 euros… 2000 euros pra cada um (eu e meu namorado) entao esse valos nao ultrapassa os 10 mil reais por pessoa certo? Emtao mesmo assim preciso declarar?

        Outra coisa… Vc acha que so levar minha carteirnha da oab eh suficiente? Pq eu nao tenho comprovante de rendimentos… Mto obg!!!!

        1. Ahh, nesse caso não precisa declarar. Desculpa, esqueci de dividir o dinheiro por dois. 🙂

          Leva a carteira da OAB, mas acho que como você vai estar com o dinheiro todo, não terá problema nenhuma não.

          Provavelmente nem vão te pedir nada.

          Abraço.

  71. Bom Dia Rafael…
    me explica uma coisa!
    quais os documentos que eu tenho que levar em versão espanhola!?
    tipo carta convite, extrato bancário ?
    você poderia me explicar, e tem que ser por um interprete oficial?

  72. Olá, viajo dia 22/09/2014, vou para Barcelona, minha conexão é em Zurique. Então vou passar pela imigração da Suíça, é isso? E se tudo estiver ok, estou livre de outra situação como essa??? Li e reli diversas vezes o seu texto, é só para garantir rs.

  73. Olá, Rafael… Estou indo para Barcelona dia 22/09/14. Já estou com tudo ok…Passaporte, hospedagem, seguro, voos domésticos, a minha volta ao Brasil… Tenho 23 anos, e eu vou sozinha, minha 1° viagem… Voce acha que eles vão encrencar comigo?

  74. Gostaria de tirar uma duvida, vou para barcelona em outubro de 2014 e pretendia ficar apenas um dia lá e depois seguir para Roma, Atenas, Paris e no final da viagem conhecer Barcelona… estava pretendendo comprar as passagens na hora e fazer o mesmo com as reservas dos hotéis, reservando daqui apenas um dia em Barcelona, será que terei problema na hora de entrar? Obrigada desde já.

    1. Oi, Ana.

      Difícil dizer se vai ter problema – na maioria das vezes eles não pedem nada. Mas, de forma geral é sempre bom (e mais adequado) ter as reservas.

      Uma saída pode ser reservar hotéis que não tenham taxa de cancelamento e nem cobrem nada antes do checkin. Dá para achar hotéis assim no Booking.

      Abraço.

  75. Boa tarde, Rafael!

    Estou indo para Madrid no dia 02/02/2015 e volto no dia 02/03/2015.
    Sou universitária e estou providenciando todos os documentos… Porém estou com medo porque eu tenho 19 anos.
    O que você acha?

    1. Não tem motivo para temer a imigração, Juliana. Leva os documentos exigidos e pronto – quem vai para fazer turismo e tem como comprovar isso, passa tranquilamente.

      Abraço.

  76. Olá Rafael, depois de ler os comentários, me surgiu a dúvida… meu voo é para Madri mas faz conexão em Lisboa, a imigração será em Portugal ou Madri mesmo???

    obrigada

  77. Ola. bom dia!

    Estarei indo pra Espanha no proximo mes para visitar minha namorada, que e espanhola. Ela estara fazendo a carta convite para mim. Nesse caso, se ela colocar que estara recebendo o namorado pode acarretar em algum problema, ja que estarei no pais por cerca de 2 meses?
    Ou seria melhor colocar simplesmente que somos amigos?

    Obrigado

  78. Bom Dia Rafael
    Obrigado pelo seu post.
    Muito proveitoso as informações aqui.
    Eu estou indo com minha esposa e nossas duas filhas uma de 3 e outra de 1 ano.
    Quero visitar minha irmã que mora em Alméria – Andaluzia.
    Também penso nesta questão de Madrid, vi que há passagens em conta por Portugal até Malaga que fica próximo.
    Tenho em mente de ter em mãos cópias dos documentos e empadronamento de minha irma e cunhado Espanhol.
    Minha pergunta é… se eu passar pela imigração portuguesa, em Malaga precisarei passar por outra? E a imigração portuguesa é mais tranquila que a de Madrid?
    Obrigado

    1. Oi, Laudelino.

      Se você entrar por Portugal, não passa por outra imigração na Espanha. É só uma vez mesmo.

      Já tem um tempinho que não escuto falar de problemas na imigração da Espanha. Me parece que as coisas lá estão tranquilas.

      Abraço.

  79. Oi Rafael! Parabéns pelo post.
    Minha pergunta é em relação ao valor minimo levado em euros.
    Minha viagem será para Dinamarca, mas com conexão em Madrid (ou seja, passarei pela imigração espanhola), porém como vou me hospedar no país da Dinamarca pretendo levar apenas o valor em coroas dinamarquesas. Você acha que isto atrapalhará na imigração? É melhor trocá-las por euros?

    Obrigada!

  80. Boa noite, pretendo fazer uma viagem no começo do ano que vem para Vigo na Espanha, porém minha tia falou para voar para porto em portugal e de la pegar um onibus pois segundo ela a imigração em porto é mais fácil… Então tenho algumas perguntas a fazer a respeito de tudo isso…

    1- Se eu comprar de São Paulo para porto com conexão em Madri, a imigração vai ser feita aonde?
    2-E se comprar São Paulo para Vigo com conexão em Madri? A imigração é aonde?

    No caso se nos dois casos for em Madri, seria mais fácil comprar direto né.

    3-Se eu comprar passagem direto de são Paulo a Porto, posso apresentar a Carta-Convite da Espanha na imigração portuguesa?

    4-A imigração portuguesa é mais fácil mesmo?

    Obrigado.

    1. Oi, Paulo.

      Nos dois casos a imigração seria em Madri, então é melhor você pegar o voo direto.

      Caso você resolva entrar por Portugal, teria que fazer um voo direto para Lisboa e de lá ir para seu destino final.

      Sinceramente, eu iria para a Espanha de uma vez – a não ser que sua viagem não seja de turismo ou você não esteja indo 100% legal.

      Abraço.

  81. Bom dia Rafael, irei para barcelona em setembro, mas a conexão será em madri, irei passar pela imigração em madri? Você acha que leva quanto tempo, pois o tempo entre os vôos é de aproximadamente uma hora.

    att.

    André

    1. Oi, André.

      Sim, a imigração é em Madri. O tempo depende muito do tamanho da fila, mas não costuma ser muito demorado não.

      Como você só deve pegar as malas em Barcelona, creio que será ok.

      Abraço.

    2. André, farei o mesmo vôo que você no fim do ano e minha conexão é de apenas duas horas na ida e uma hora na volta. Você conseguiu passar pela imigração e pegar o outro vôo tranquilamente? Obrigada

  82. Olá Rafael… excelente post. Minha dúvida é a seguinte, estou indo estudar em Dublin, Irlanda, porém meu vôo faz conexão em Madrid. Tenho que me precocupar com a imigração ou nem preciso passar por ela? Obrigado.

    1. Oi, Thomas. Desculpa pela demora.

      De qualquer forma, sua imigração será apenas na Irlanda. Em Madrid você nem sai da área de trânsito internacional do aeroporto.

      Abraço.

  83. Rafael estou indo fazer um curso de espanhol com duração de 4 semanas na Espanha e pretendo ficar só a primeira semana hospedada na casa que a escola oferece, pois depois dessa semana pretendo ficar na casa de uma amiga vc acha que posso ter problemas na imigração com relação a isso ?

  84. Fala pessoal, tudo bom ?

    Aqui, o lance do comprovante de hotel vcs levaram né ? Eu vou usar Couchsurfing, mas o esquema da carta convite é um parto e caro. Ter qq coisa não registrada escrita pelo meu host acham que adianta algo ? Ou será que é mais jogo eu reservar um hostel qq pros primeiros dias e dar esse migué na imigração ? hahahaha

    Abração !

    1. Oi, Enrico.

      Teoricamente essa coisa da carta convite deveria ser simples, mas não há informação oficial sobre o assunto, infelizmente.

      Eu fui com comprovante de hotel mesmo. Nunca me pediram isso, mas é fundamental ter.

      Abraço.

    1. Oi, Sonia.

      Tem muito tempo que não escuto falar de algum problema na imigração de Madri. Apenas garanta que ele tenha todos os documentos necessários e tudo deve dar certo.

      Abraço.

  85. Olá Rafael, estou indo para a Espanha em junho e vou ficar na casa de uma amiga. Ano passado eu fui com uma carta convite simples, mas não pediram pra ver nada. Esse ano vou de novo e pretendo ir com a carta simples novamente, porem estou com medo deles encrencarem pois todo lugar que leio fala que a carta tem que ser requerida na delegacia de policia. Sabe me informar onde consta que a carta convite pode ser simples? Conhece relato de alguem que ja foi com carta simples e na imigração eles pediram e aceitaram?

    1. Oi, Murillo. Não conheço ninguém, infelizmente. As informações que estão nesse texto são as que Brasil e Espanha divulgaram na época que o acordo citado foi feito.

      Se estiver inseguro quanto a isso, envie um e-mail para a embaixada brasileira em Madrid. Eles costumam responder. =)

      http://madri.itamaraty.gov.br/pt-br/

      Espero que dê tudo certo! Abraço.

      1. Obrigado Rafael, ja havia enviado o email e eles me mandaram o link redirecionando pro site do itamaraty, ou seja não resolveu em nada, porque lá nao explica como adquirir a carta convite, em varios lugares fala que tem que ir na Delegacia de Policia mais perto da residencia do anfitrião, porem quando meus conhecidos que moram na Espanha foram na delegacia, eles não souberam falar a respeito da carta de invitacion, não tinham a minima ideia de como proceder. E eu vi umas noticias do ano passado de pessoas que foram deportadas porque na carta convite não tinha o carimbo da policia estrangeira.

        Por fim das contas, decidi fazer a reserva em hotel e chegando la faço o cancelamento, acho que é a forma mais garantida.

  86. olá rafael! gostaria de esclarecer umas dúvidas, morei 2 anos em portugal, voltei ao brasil a 6 meses, tenho dois carimbos no passaporte, o de entrada e o de saida 2 anos depois.. fiquei por lá sem visto de residência, acha que isso pode atrapalhar minha entrada na europa agora que pretendo voltar? entrei por paris da outra vez, não me pediram absolutamente nada, passagem tranquila, agora depois de ler seu post vou encarar o temido aeroporto de barajas pelas passagens de baixo custo da air europa, vou marcar a volta para 21 dias depois, e levar 3 mil euros em especie mais cartões de crédito e reserva em hotel, acha que posso ter problemas pelos carimbos anteriores no passaporte com intervalo de 2 anos sem visto de residência??

    1. Oi, Jeck.

      Isso é muito complicado prever. Por um lado, sei de vários casos de pessoas que viveram sem visto num país, voltaram ao Brasil, e depois retornaram a turismo, sem problemas.

      Por outro, sim, isso é algo que o pessoal da imigração pode implicar. Garanta que você tenha todos os outros requisitos (comprovante de estadia, seguro, dinheiro, etc, para evitar problemas).

      No mais, boa sorte.

      1. Olá Rafael!
        Gostaria de saber se o aeroporto de Frankfurt, é uma boa opção para fazer conexão frente ao meu problema descrito acima, mudei de idéia e comprei bilhete da Lufthansa, estou com mal pressentimento e com vontade de emitir novo passaporte, o que você me sugere?
        Desde já eu agradeço a sua resposta!

        1. Oi, Jeck.

          Sinceramente, não sei o que te dizer. Nunca ouvi falar de problemas na imigração da Alemanha. Então acho que sua situação melhorou, já que Madri é mesmo mais complicado.

          Agora, se você está tão inseguro assim, pode valer a pena tirar outro.

          Não conheço ninguém que tenha passado por essa situação. Já tentou fóruns sobre o assunto? =(

          Abraço.

  87. Rafael, boa noite!!

    Estou indo pra Paris com conexão em Madrid. No caso, vou ficar na casa de uma amiga.
    Gostaria de saber se tem problema se a carta convite estiver em Francês, pois a imigração provavelmente será em Madrid!

    1. Oi, Irene.

      Como a França faz parte do Espaço Schengen, sua imigração será mesmo em Madrid. Com a mudança das regras, a carta-convite pode ser simples, com nome, identidade e endereço da pessoa que vai te receber, além de assinatura.

      O ideal é que a carta esteja em espanhol.

      Abraço.

  88. Queria agradecer pelo seu blog
    .. Ele é excelente alem de vc ser muito atencioso. Gostaria de tirar uma duvida. Estou fazendo um estagio aqui na Alemanha e em Junho minha mae vai vim me visitar junto com minha irma de 10 anos. Ela vai ficar em casa e vai fazer uma conexão em Madri. Estou apavorada com isso. Vc acha que elas terão problEmas? Alguma dica? Muito obrigada

    1. Oi, Letícia.

      A imigração na Espanha ficou muito mais tranquila nos últimos anos, acho que você pode relaxar.

      Só providencie todos os documentos e não se esqueçam da carta-convite.

      No mais, tenha tranquilidade. Vai dar tudo certo. =)

      Abraço!

  89. Olá Rafael, muito bom o seu post.
    Você pode me ajudar com uma dúvida?
    Estou indo para Londres via Iberia, com conexão em Madrid. Estou levando uma declaração funcional do meu emprego, que ainda está em portugues. Ainda estou em duvida se farei uma tradução simples ou juramentada para o inglês. É necessário fazer em Espanhol também? Se sim, você recomenda fazer declaração simples ou juramentada?

    Obrigada desde já.
    Abraços.

  90. Prezado,
    Estou entrando por Madrid em conexão para londres com minha esposa e um filho de 09 anos. Preciso comprovar o dinheiro dos três? Ou seja 540 x 3? Grato
    Sérgio

    1. Oi, Sergio.

      Em tese precisa sim, mas esse dinheiro não tem que ser todo em moeda. Comprovantes bancários resolvem, mas leve uma parte em espécie.

  91. Olá RafaeL;

    Estou indo pra Italia, é apenas uma conexão (as das últimas vezes que fui foi por Portugal) então minha dúvida é referente a carta -convite(vou ficar na casa do meu namorado) ,tem que está de acordo com o país que vou ficar no caso Italia ou Espanha?(onde vai ser a conexão )e sobre seguro saúde( pq nunca utilizei), como fazer??

    Grata,

    Roseane.

    1. Oi, Roseane.

      As regras são as mesmas. Nesse caso você precisa ter a carta-convite onde deve estar informado o documento de identidade do anfitrião e o endereço da casa. Você precisa também de uma cópia do documento de identidade de quem está te recebendo. Tudo isso está informado com mais detalhes no portal do Ministério das Relações Exteriores. Olha aqui:

      (http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes-de-viajar-1/alerta-aos-viajantes-1/italia)

      Sobre o seguro saúde, você precisa contratar um. Dá uma olhada neste texto:

      https://www.360meridianos.com/2012/11/como-funciona-seguro-de-viagem.html

      Abraço.

  92. Oi, Rafael

    Primeiro quero elogiar seu blog. Muito bom, com texto fácil e muita informação. Me tranquilizei um pouco com duas dicas de imigração na Espanha, porém ainda tenho uma dúvida que queria que você esclarecesse ou só desse mesmo um palpite sincero.
    Estou indo pra Espanha em 26 de Maio e retornando ao Brasil em 29/06. Tenho comprovante que estarei de férias, sou servidora publica federal ( eles podem comprovar na internet, e tal) e já estive na Europa 4 vezes ( no passaporte velho tem os carimbos e pretendo levá-lo). Vou levar cerca de 1000 euros , pois tenho intenção de ir pro Irã durante 14 dias, terei o visto e as passagens pra comprovar.

    No meu retorno a Espanha, para mais 16 dias , é que está o X da questão, pois eu quero fazer as pré-reservas em albergues ( ou seja, pagarei as taxas e mais 10% da hospedagem) para assim conseguir comprovar que tenho lugar pra ficar. Não quero precisar obter uma carta convite de um amigo, pois a bendita custa 100 euros e pra mim é um dinheiro perdido.
    Li em algum lugar que a falta de pagamento das reservas é um dos motivos pra deportação. Mas se eu pagar 100% das reservas não posso ter o dinheiro de volta, caso decida ficar na casa de amigos.
    Você acha que eu devo :
    1) fazer pré-reserva pra todos esses 16 dias ou só pra uns 8 dias?
    2) ou optar pela carta convite ( R$ 100 euros) ?
    Você acha que , como eu ja estive na Europa várias vezes e estarei com visto de turismo iraniano e levarei uma boa grana, a imigração não vai implicar muito comigo?

    Obrigada,
    Elis

    1. Oi, Elis.

      Bom, confesso que eu nunca paguei reserva de hotel antecipadamente. Sempre fui no sistema dos sites mesmo, que envolve pagar 10% ou não pagar nada. Inclusive, já estive três vezes em Madri, todas desse jeito.

      Francamente, não sei o que te dizer além disso: Eu não tive problemas. Pode ser que dê para alguém, mas eu nunca ouvi falar.

      Abraço.

  93. Ola Rafael, vou chegar em Madri as 6:20 da manha, pretendo pegar um voo para a Suica as
    9:30 acha que da tempo? quanto tempo se demora na emigracao? com quanto tempo de antecedencia precisamos estar para pegar um voo na europa para outro Pais europeu?? Valeu

    1. Oi, Eduardo. Você precisa de uma hora de antecedência, então em tese dá tempo sim. Não dá pra te falar quanto tempo demora a imigração, já que isso varia. O processo mesmo é uma questão de menos de cinco minutos, mas pode ter fila.

      Abraço.

  94. Minha dúvida é quase igual a da Lanny, vou agora em março para madri, tbém vou ficar na casa de uma amiga, mas como faço essa carta, ela pode mandar por email? Pra ser sincera estou bem preocupada em passar por essa imigração, estou levando a passagem de volta, o seguro saúde, dinheiro e cartões.

    1. Oi, Daniela. A informação divulgada pela Embaixada brasileira em Madri e pelo Ministério das Relações Exteriores é a que está no texto. Ou seja:

      “Caso for ficar hospedado na casa de alguém, uma carta simples com o convite dessa pessoa. Nela deve constar o endereço, o documento de identidade da pessoa, assim como o nome e número de passaporte do visitante brasileiro”.

      Como sempre fico em hotéis, não tenho mais detalhes. Mas entrei em contato com a Embaixada, por e-mail, para ver se consigo alguma outra informação.

      Se conseguir, aviso aqui, ok?

        1. Oi, Daniela.

          Então, quando foi feito o acordo a imprensa disse que os órgãos oficiais de Brasil e Espanha divulgariam um modelo da carta-convite.

          Só que isso nunca aconteceu, aparentemente.

          A Embaixada me respondeu o seguinte:

          “Todas as questões relacionadas com legalização, permanência, residência ou naturalização dos brasileiros na Espanha não é da competência das repartições consulares brasileiras. É matéria das autoridades espanholas, porque é o país de acolhimento (Espanha) que decide sobre a permanência do imigrante estrangeiro em seu território.

          Para esclarecer dúvidas sobre os assuntos mencionados, recomendamos contatar as autoridades espanholas de imigração http://www.map.es/servicios/servicios_on_line/extranjeria/oficinas_extranjeria ou uma das Repartições Consulares da Espanha no Brasil http://www.mre.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1139&Itemid=490

          Enfim, não ajuda muito. =(

  95. Olá Rafael, maravilha esse blog! Eu pretendo ir a Espanha em julho ou agosto irei visitar amigos. Minha dúvida eh a respeito dessa carta convite, ela pode ser simples com nome, endereço, assinatura do anfitrião e constando meu nome e passaporte sem precisar carimbar em algum setor responsável?

    no aguardo.

  96. Olá Rafael!
    O 360 meridianos tem me ajudado muito! Vou para Europa (20 dias) em Março e entrarei pela temida Espanha. Vc acha que está mais tranquilo então? Fico mais aliviada.
    O que vc acha interessante eu levar? Uns 600 euros seriam suficientes para passar pela alfândega? Fora os comprovantes bancários e o cartão de crédito internacional. Assistência Viagem também, né? E para eu comprovar vínculo com o País? Carteira de Trabalho? Algo mais??
    Obrigada por tudo!
    Beijos

    1. Oi, Thamires.

      Desculpe-me pela demora em te responder.

      Sim, está bem mais tranquilo. E acho que esse dinheiro é suficiente para 20 dias sim, mais o comprovantes.

      Além de tudo que você falou, não se esqueça da passagem de volta e dos comprovantes de reserva em hotéis.

      Boa viagem! Vai ser ótima, tenho certeza.

      Beijos

  97. Obrigado por responder Rafael. Vou no portunhol então. Qdo fui pra Londres passei pela mesma tensão, com imigração e tudo. Achei que tinha me livrado disso e fico sabendo que Madrid é pior. rsrs
    Tô viajando agora em março. Seja o que Deus quiser!

  98. Ótimas dicas. Gostaria de saber o seguinte: na entrevista, é melhor usar o português mesmo (sendo bem parecido com o espanhol, apesar das particularidades) ou o inglês? Meu inglês é meio enferrujado. Tenho medo de falar besteira.

    1. Oi, Altair.

      Use o idioma que te deixar mais confortável. O mais provável é que ele comece a falar com você em espanhol mesmo. Eu sempre respondi as perguntas em bom portunhol.

      Abraço e boa viagem!

    1. Oi, Caroline.

      Olha, nunca aconteceu de me pedirem o seguro, mas teoricamente eles podem sim. E se você estiver sem, eles têm um motivo para te mandar de volta ao Brasil, sem dó.

      Agora, o mais importante é que viajar sem seguro é um risco muito grande. Eu já passei por apertos complicados que teriam sido ainda piores sem um seguro.

      Enfim, não recomendo que ninguém viaje sem um, muito mais pela utilidade dele do que para passar pela imigração. =)

      Abraço.

  99. Olá Rafael, em fevereiro irei visitar meu irmão em Copenhague e, devido ao preço bem mais em conta que as demais e uma condição de pagamento mais atraente acabei comprando minha passagem pela Iberia, passando por Madrid. Confesso ter ficado meio com pé atrás, mas seu relato me tranquilizou bastante. Agora uma dúvida, alem dos documentos citados, acha interessante comprovar meus vinculos aqui no Brasil? Eu mesmo sou servidor federal e mestrando. No caso é bom comprovar essas atividades?

    1. Oi, Felipe.

      Olha, se não for complicado demais conseguir esses documentos, então mal não vai fazer. De qualquer forma, acho que o mais provável é não te pedirem isso. A situação está bem mais tranquila por lá.

  100. Olá, bem minha experiência foi bem sucedida, ano passado em junho fui a Europa com minha mãe, três irmães e uma amiga, apenas passear pelo velho mundo, entrei por Madrid, mas graças a Deus tudo deu certo, não nos perguntaram nada, absolutamente nada, apenas carimbaram nosso passaporte , mas confesso, fui muito preocupada, só consegui relaxar depois que saímos do aeroporto, esse ano fui novamente e aconteceu a mesma coisa, apenas carimbaram meu passaporte. Foi tudo de bom.

  101. Mais um post em boa hora! Já tenho todos esses docs, o que falta agora é só ficar calma.. ainda faltam 4 meses 🙂

    (acho que o pior é quando vc nem vai ficar na Espanha mesmo, é só uma conexão para outro lugar, e mesmo assim eles têm o poder de encrencar com vc)

    1. Opa! Quatro meses passam rápido… daqui a pouco você estará lá, Bethânia. E acho que eles não estão encrencando mais não. Só tem esse cara, que gosta de dar um susto nos turistas. hehehe

      Abraço!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.