Tags:
Atlas: Brasil

Como evitar ingressos falsos para a Copa do Mundo

Nesses tempos, não importa o motivo do encontro, o assunto entre meus amigos é sempre a Copa do Mundo. Num desses papos, a Aline Gonçalves, uma amiga jornalista, contou a história de uma amiga dela, que está trabalhando na entrada do Mineirão, conferindo os ingressos:

“Chegou um colombiano com um ingresso com nome estranho, definitivamente não parecia latino. Apesar de não ter conferido a identidade dele, ela passou o ingresso na máquina de código de barras e o aparelho apontou que aquele ticket já tinha sido usado. Ela avisou ao sujeito: olha, esse seu ingresso é falso, já tem outro em uso no mesmo nome. O cara reclamou: poxa, acabei de comprar aqui na porta, custou 1000 reais. Ela fez cara de dó e avisou que ele tinha caído num golpe. Ele foi embora. Passou um tempo e outro sujeito, dessa vez um brasileiro, apareceu na entrada com o mesmo ingresso. Ela reconheceu por conta do nome estranho. O colombiano tomou um golpe e repassou o mesmo golpe para o próximo desesperado por ingresso na porta do estádio.” 

argentina ingressos falsos para copa do mundo

Notícias como essa estão em praticamente todos os jornais e sites brasileiros: torcedores têm ingressos roubadosTorcedores são impedidos de entrar no jogo porque descobrem que os ingressos eram falsos. A Fifa já lançou alguns alertas: “Nenhum site ou terceiro tem qualquer direito de vender legitimamente entradas para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.” Segundo o diretor de marketing da associação, Thierry Weil, “nas últimas semanas, infelizmente estamos vendo cada vez mais pessoas saindo decepcionadas de nossos centros de venda por não conseguir retirar os ingressos comprados em sites não oficiais. A FIFA cancela todos os ingressos que forem descobertos como fruto de venda ou revenda ilegal, e os portadores correm o risco de não serem autorizados a entrar nas partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014™” (leia o comunicado na íntegra)

Boa parte desses ingressos comprados por vias ilegais são falsos, vide a história contada no início do post. Essa confusão, da pessoa pedir a reimpressão do ingresso oficial e depois vender aquele que foi invalidado (supostamente roubado ou perdido), garante material para quem vende, seja na internet, seja na porta do estádio, um ingresso aparentemente verdadeiro, mas inútil. Por isso, a nova orientação da Fifa é proibir a reimpressão de ingressos perdidos ou furtados no dia do jogo, independente da pessoa ter um boletim de ocorrência.

entrada mineirao ingressos falsos para copa do mundo

E ainda assim, tem um monte de gente comprando ingressos com cambistas na porta do estádio ou na internet, em sites ou fóruns de Facebook. Os comentários de qualquer notícia sobre ingressos para Copa do Mundo trazem gente oferecendo ou clamando por ingressos, a qualquer custo.

Sério mesmo, já cansei de ver ofertas de ingressos de 1000 reais ou mais, para um ingresso que custa 60 ou 180 reais pelas vias oficiais. Aqui no Brasil existe uma lei, chamada Estatuto do Torcedor, que estabelece ser crime vender ou fornecer ingresso por um valor superior ao original. Mas é um ciclo sem fim: se ninguém topasse pagar uma fortuna dessas por um ingresso, não teria ninguém vendendo de maneira ilegal.

Ingressos falsos na Copa do Mundo: como evitar

ingresso para falsos para copa do mundo costa rica

Se você está se perguntando: mas se eu não comprar o ingresso de cambista ou nos fóruns na internet, como vou conseguir ver o jogo? Entendo, sinceramente, que a vontade de ver um jogo da Copa gere esse comércio ilegal. Mas se você quiser colaborar para o fim desse abuso de preços e quantidade de golpes envolvendo ingressos da Copa do Mundo e, claro, não quiser sofrer com um ingresso falso, tem jeito!

Fizemos um post ensinando o passo a passo como conseguir ingressos de última hora pelo sistema de revenda oficial da Fifa. É chato, precisa ter paciência e sorte. Mas, além das pessoas que conheço que conseguiram ingressos pelos preços justos, nos comentários do post várias pessoas relataram que também conseguiram.

Também faço um apelo àqueles que tem ingressos sobrando: não vai poder ir ao jogo? revenda pelo site da Fifa e não colabore com golpes absurdos. Afinal, de que adianta protestar tanto contra a corrupção dos políticos se não mudamos atitudes no dia a dia que também são criminosas?


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Como evitar ingressos falsos para a Copa do Mundo

  1. “Afinal, de que adianta protestar tanto contra a corrupção dos políticos se não mudamos atitudes no dia a dia que também são criminosas?” That’s it!

  2. Parabéns e obrigada pelo post!!! Material esclarecedor e de utilidade pública. É de gente assim que precisamos para termos um país ainda melhor. Em tempo, usando suas dicas de como conseguir um ingresso para a Copa 2014, já consegui três. O caminho é esse! Vamo que vamo!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.